Modelo cuja actual geração remonta a 2012, o Audi Q3 prepara-se já para a vinda do sucessor, que a marca prevê lançar no mercado em 2018. E que, segundo avança a britânica Auto Express, deverá ser mais leve, mais funcional e com um posicionamento acima do actual. Além de “verde”.

Numa altura em que a concorrência, nomeadamente interna – traduzida na chegada dos “primos” Volkswagen Tiguan e Seat Ateca –, promete aquecer o mercado, o futuro Q3 deverá tentar afirmar-se, desde logo, com o facto de contar com uma nova e mais evoluída plataforma, a MQB. A mesma que, hoje em dia, no Grupo Volkswagen, serve de base a modelos que vão desde o Audi TT ao novíssimo Skoda Kodiaq. Graças a esta opção, o SUV alemão deverá registar não só um emagrecimento, como também uma maior habitabilidade, além da possibilidade de vir a contar com uma versão híbrida plug-in.

No exterior, o futuro Q3 promete um ligeiro aumento no comprimento e largura (60 mm e 50 mm, respectivamente), a par de um mais significativo crescimento na distância entre eixos. E que, além da já referida melhoria nas quotas interiores, nomeadamente, para os passageiros dos lugares traseiros, lhe garantirão igualmente um capacidade de carga na bagageira melhor que os actuais 420 litros.

Em termos estéticos, a revista avança que a nova geração deverá seguir os passos iniciados com a segunda geração do Q5, do qual se destacam a opção, por exemplo, por uma nova grelha Singleframe mais larga e ópticas mais afiladas.

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Já no interior, alterações bem mais significativas, a começar num tablier igualmente inspirado no do próximo Q5 – mais ergonómico, construído na horizontal e despido de pormenores. Sem esquecer a disponibilização (certamente, como opcional) do já conhecido Audi Virtual Cockpit.

Relativamente à versão híbrida plug-in, a Auto Express fala na possibilidade de um Q3 e-tron, cuja chegada ao mercado só deverá acontecer cerca de um ano após o lançamento do novo Q3. No entanto, e a elevar as expectativas, destaque-se o facto de, segundo a revista, este e-tron, impulsionado por um 1.4 TFSI apoiado por um motor eléctrico, prever consumos de não mais que 1,9 l/100 km, com emissões abaixo dos 40 g/km!

Mas porque nem só de consumos se fazem as vendas do Q3, no plano diametralmente oposto, surgirá o RS Q3, o qual deverá contar com a mais recente versão do cinco cilindros turbo a gasolina da Audi, o qual não só é mais leve (é totalmente construído em alumínio), como também muito mais potente, com cerca de 400 cv.

Tal como na geração actual, o mais desportivo dos Q3 contará com transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades, além de tracção integral quattro. Finalmente e quanto às restantes versões, deverão optar por motores de quatro cilindros, a gasolina e a diesel, com cilindradas que poderão variar entre os 1,5 e 2,0 litros, e potências entre os 150 e os 221 cv.