Vai estar muito frio este fim de semana. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma descida da temperatura em todo o país, acompanhada por uma neblina e nevoeiro densos principalmente na região sul e interior de Portugal, que aumentará ainda mais a partir de terça-feira. No litoral do território continental, o mercúrio dos termómetros estará entre 13ºC e 17ºC, mas pode descer aos 8ºC. As temperaturas mínimas em Portugal Continental rondarão os 7ºC, mas no interior podem descer aos 2ºC negativos. Nas ilhas, as temperaturas máximas estarão entre os 17 e os 21ºC. Pode ainda assim deixar o chapéu de chuva em casa: o céu vai estar limpo pelo a até terça-feira e a previsão de chuva mantém-se muito baixa durante a próxima semana.

De acordo com os meteorologistas do IPMA, o facto de estar a chover pouco e a fazer muito frio é normal para a época, mas difere muito do que aconteceu em janeiro de 2016. É que há uma tendência natural para que, em tempos de muita chuva, a temperatura seja superior à registada quando chove pouco. Segundo o IPMA, o segredo para este fenómeno está nas nuvens: se não chover, mas o tempo estiver nublado durante a noite, as nuvens impedem que a Terra perca o calor que acumulou a partir da radiação vinda do Sol.

Se vive no interior do país, espere também acumulação de geada, cristais de gelo que se formam nas superfícies exteriores (principalmente na vegetação) por causa das temperaturas baixas. A situação pode piorar quando o vento deixar de soprar de leste e passar a vir de norte. Mas não se preocupe: o IPMA prevê que chegue fraco ao território nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR