O inspetor-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho alertou esta quinta-feira que o tráfico de seres humanos e escravidão vão continuar se não houver preocupação em integrar fluxos migratórios, relacionando com os trabalhadores ilegais encontrados na Vidigueira.

A ser ouvido na Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação, o inspetor-geral Pedro Pimenta Braz apontou que o “fenómeno da Vidigueira” está relacionado com o fenómeno migratório, apontando que se trata de algo com dimensão internacional, que está a entrar na União Europeia.

O “fenómeno da Vidigueira”, a que o responsável da ACT se refere, tem a ver com vários casos de escravidão e exploração laboral detetados recentemente naquele município alentejano, denunciados pelo autarca local.

Nesse sentido, Pedro Pimenta Braz defendeu que os fluxos migratórios são hoje um dos grandes desafios ao mundo do trabalho.

“O fenómeno migratório veio para ficar e se não houver da parte do legislador, nacional e internacional, uma preocupação clara de integrar esses fenómenos migratórios, de forma decente, este fenómeno do tráfico de seres humanos e da escravidão não vai acabar”, alertou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR