Quando, em Agosto passado, a Tesla lançou o Model S equipado com um novo pack de baterias com 100 kWh de potência (disponível também no Model X), a sua berlina de topo tornou-se, de imediato, no automóvel eléctrico de produção em série mais veloz no mundo, e também naquele que oferecia a maior autonomia. Cerca de cinco meses volvidos, com a chegada da versão desta bateria desprovida do modo Performance, o modelo perdeu o segundo título para o… Model S!

E isto porque já está disponível no catálogo da marca californiana a versão da referida bateria desprovida do modo Performance. Com isto, o novo Model S 100D promete oferecer uma autonomia máxima de 539 km, ou seja, mais 32 km que a sua versão mais performante, ao passo que o Model X 100D anuncia uma autonomia máxima acrescida em cerca de 48 km, e que é agora de 474 km.

Não menos importante, o posicionamento comercial destes dois novos modelos. Nos Estados Unidos da América (EUA), o Model S 100D é proposto a partir de 89.500€, ou seja, 37.000€ menos do que o Model S P100D, e sendo apenas 2.800€ mais caro do que o Model S 90D (equipado com a antiga bateria de 90 kWh, e que, de forma algo surpreendente, se mantém no catálogo da Tesla). Quanto ao SUV da casa de Palo Alto, custa, no seu país de origem, desde 92.000€, contra os 127.000€ pedidos pelo Model X P100D.

Para os próximos tempos, a Tesla não tem previsto um aumento da potência do seu pack de baterias mais poderoso, mas conta incrementar a autonomia através da introdução de alguns melhoramentos tecnológicos, que estão já a ser desenvolvidos em conjunto com a Panasonic na sua Gigafactory do Nevada.

Não menos importante para o seu futuro, a chegada, lá mais para o final do ano, do Model 3, que se prevê que venha a ser disponibilizado, nos EUA, a partir de 33.000€ com uma autonomia a rondar os 350 km.

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