O mais pequeno chama-se Gita, o maior responde pelo nome Kilo. São os primeiros projectos desenvolvidos pela Piaggio Fast Forward (PFF), uma divisão do Grupo Piaggio, sedeada em Boston, que se dedica ao desenvolvimento de soluções avançadas de mobilidade.

Além de uma aparência “patusca”, Gita e Kilo são um concentrado de tecnologia. Tanta que são capazes de seguir o dono, esteja ele a circular a pé, a passear de bicicleta, ou a andar de skate. O Gita, por exemplo, consegue deslocar-se a uma velocidade de 35 km/h. OK, mas o que é que isso interessa? Interessa porque, além de fiel ao dono, este robot é capaz de transportar carga (18 kg). Ou seja, está a ver aqueles saquinhos de compras com que sai do supermercado e que lhe deixam um vinco na mão quando são pesados? Esqueça!

[jwplatform DOdxpaKU]

Melhor (ainda): já se imaginou a fazer compras pelo shopping, com o Gita a segui-lo de loja em loja, sempre apto a acolher mais umas “compritas” – o que lhe deixa as duas mãos livres (e toda a gente sabe que, sobretudo em saldos, a liberdade de movimentos pode ser decisiva para agarrar primeiro “aquela” peça).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para ter uma ideia do potencial destes dois robots autónomos, saiba que o Kilo pode transportar até 100 kg num compartimento com 120 litros de capacidade. “É muita fruta” (ou outra coisa qualquer)!

As três rodas do Kilo concedem-lhe uma estabilidade superior

Ainda não se sabe quando serão disponibilizados no mercado europeu, mas estes dois novos robots autónomos têm lançamento marcado já para a segunda quinzena deste mês no mercado norte-americano, por preços ainda não conhecidos.

Se quiser saber mais acerca destes produtos, não deixe de ver o vídeo:

[jwplatform 8pDco4v1]