O público de todo o mundo pronunciou-se e o voto é soberano: o Porto foi eleito o melhor destino turístico europeu de 2017. As votações no site European Best Destinations terminaram esta sexta-feira e o vencedor foi anunciado às 15h00 pela mesma organização. A Invicta é a única cidade portuguesa a ter vencido e é também a única repetente de todo o concurso: em 2012 e 2014, também foi eleita destino do ano.
“Nunca a escolha de uma cidade foi tão unânime entre os viajantes de todo o mundo”, revela o site, acrescentando que o Porto recebeu votos de 174 países.
“Mais de metade dos votos no Porto foram registados no estrangeiro“, acrescenta ao Observador a Câmara Municipal do Porto, que foi informada pela organização com alguma antecedência, e que marcou uma conferência de imprensa para as 15h30, com a presença de Rui Moreira.
Em países como os Estados Unidos, França, Dinamarca, Coreia do Sul, Irlanda, África do Sul, Inglaterra e Canadá, o Porto foi a cidade número um para os votantes, adianta ainda o site de turismo. Ao todo, a cidade recebeu mais de 130 mil votos. Na quinta-feira, Milão e Atenas eram as principais adversárias. Em segundo ficou mesmo a cidade italiana, com Gdansk, na Polónia, a ascender ao terceiro lugar.
Manuel Aranha, vereador com o pelouro do Turismo, destaca a “visibilidade” que o concurso dá à cidade, que se soma ao “orgulho dos cidadãos do Porto, por receberem mais uma vez este prémio, fruto de uma votação aberta a todo o mundo”, destaca ao Observador. O peso dos votos estrangeiros é “bastante positivo”. “Sobretudo tendo em conta a forma como este tipo de concursos é visto, baseado em mobilizações nacionais.”
O município não deixou de fazer, nas últimas três semanas, um trabalho de mobilização ao voto na cidade, convidando personalidades como o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, o cantor Miguel Guedes ou a atleta Sara Moreira, a explicarem porque era importante votar. Na quinta-feira — e de forma autónoma, garante a autarquia –, a super-modelo portuense Sara Sampaio também escreveu um post nas redes sociais a promover a cidade. Que, só no Facebook, conquistou 8,3 mil ‘gostos’.
O facto de a maior parte dos votos ter chegado do estrangeiro mostra que “a cidade tem um posicionamento de destino de excelência” lá fora, destaca o vereador Manuel Aranha, sem que, no entanto, seja fácil medir o impacto direto no crescimento do turismo.
Voting is now closed! The 8th edition of #EBD2017 beats all previous figures with a total of 426,859 votes from 174 countries ???? Thank you ???? pic.twitter.com/AFbIScpUgD
— European Best Destinations ???????? (@ebdestinations) February 10, 2017
Esta foi a 8.ª edição dos European Best Destinations. De acordo com o site, esta foi a edição mais concorrida de sempre, com 426 mil votos. Viena (Áustria), Berlim (Alemanha), Atenas (Grécia), Londres (Inglaterra), Bruxelas (Bélgica), Praga (República Checa), Basileia (Suíça), Stari Grad (Croácia), Wild Taiga (Finlândia), Amesterdão e Roterdão (Holanda), Madrid e San Sebastian (Espanha), Sozopol (Bulgária), Gdansk (Polónia), Roma e Milão (Itália), Paris e Bonifacio (França) eram as outras cidades finalistas.