Orçamento do Estado

Centeno afasta mais medidas

Mário Centeno garantiu que Portugal não é um dos países de que o Presidente do Eurogrupo disse que estaria a preparar mais medidas.

STEPHANIE LECOCQ/EPA

O presidente do Eurogrupo disse esta terça-feira que alguns países já estão a preparar medidas adicionais, mas o ministro das Finanças garantiu esta segunda-feira que Portugal não é um desses países. Mário Centeno rejeitou ainda comentar o futuro da presidência do Eurogrupo.

“Vários ministros anunciaram que estão a preparar medidas adicionais” de consolidação orçamental. Foi assim o anúncio de Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo (não se sabe por mais quanto tempo). No entanto, questionado diretamente se Portugal era um desses países, Mário Centeno deixa-se completamente fora.

“Nada indicia que tal tenha acontecido. Portugal cumpriu. As reuniões são obviamente fechadas por algum motivo, são matérias de enorme relevância para cada um dos países”, disse Mário Centeno, garantindo mais adiante aos jornalistas, em declarações após a reunião do Eurogrupo desta segunda-feira, que os compromissos do Governo português “são estabelecidos em Portugal, no âmbito orçamental, de forma muito transparente e aberta”.

O ministro aproveitou para deixar mais uma farpa à Comissão Europeia, dizendo que foram novamente discutidos “os frequentes erros de previsão que Comissão Europeia tem cometido em relação a alguns países”. Lembrando que “alguns desses erros [foram cometidos] em relação a Portugal”, Centeno diz que eles “são bastante comprometedores para a metodologia” usada, que Portugal – e outros países – tem questionado sucessivamente.

(Artigo corrigido às 18h25, removendo as declarações do ministro sobre a Holanda. Mário Centeno referia-se às eleições na Holanda e não à Presidência do Eurogrupo quando disse que não votava na Holanda, ao contrário do que estava referido anteriormente neste artigo)

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: nmartins@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site