O fim das tarifas de roaming nos países da União Europeia a partir do dia 15 de junho deste ano poderá motivar o aumento dos preços das comunicações domésticas em países que recebem muitos turistas, como é o caso de Portugal, conclui um estudo da Altran citado este domingo pelo Diário de Notícias.

Segundo o estudo, o fim das tarifas de roaming implica um maior investimento na capacidade de rede dos países que recebem grandes quantidades de turistas estrangeiros e esse investimento poderá ter de ser suportado pelos cidadãos desses países. Uma das medidas poderá ser a subida dos preços dos tarifários por parte das operadoras, que terão mais custos para alojar as comunicações estrangeiras.

A ideia da medida Roam like at Home é permitir a todos os cidadãos europeus que utilizem os seus telemóveis para chamadas, SMS ou Internet móvel em qualquer estado-membro da União Europeia sem pagar taxas adicionais.

Instituições chegam a acordo informal para fim do roaming em 15 de junho

Mas a redução poderá ter um impacto duplamente negativo em países como Portugal, onde, além da grande quantidade de turistas, os rendimentos são baixos relativamente à média europeia. Isto significa que os portugueses, além de poderem ter de suportar os custos do aumento da capacidade da rede de telecomunicações, têm também menos possibilidades de viajar para o estrangeiro e usufruir dos benefícios do fim do roaming.

“Pessoas com menores rendimentos irão subsidiar o acesso aos serviços digitais de pessoas com elevados rendimentos”, conclui o estudo da Altran. Uma conclusão apoiada pela divisão entre países de origem e países de destino dos turistas: a maioria dos viajantes é oriundo de países do Norte da Europa, com maiores rendimentos, enquanto a maioria dos destinos são no Sul da Europa, onde os rendimentos são menores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR