“Parabéns, sobreviveu à Maratona de Boston!” Foi este o e-mail que a Adidas enviou a todos os que participaram na 121.ª edição da Maratona de Boston, que decorreu na segunda-feira naquela cidade norte-americana. A mensagem rapidamente se tornou polémica e levou a marca de produtos desportivos, que era a patrocinadora oficial do evento, a emitir um pedido formal de desculpa.

Na edição de 2013, duas bombas explodiram junto à linha da meta, matando três pessoas e deixando mais de 260 feridas. O culpado foi identificado como Dzhokhar Tsarnaev, um jovem norte-americano nascido no Quirguistão, e condenado à pena de morte, após ter confessado a autoria do atentado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As palavras utilizadas pela Adidas no e-mail de participação foram entendidas pelos participantes como sendo de mau gosto, o que levou a marca a afirmar, em público, que a escolha de palavras foi “insensível”, mostrando-se “incrivelmente arrependida” pelo envio da mensagem. De acordo com a BBC, a marca destacou ainda em comunicado que a Maratona de Boston “é um dos eventos desportivos mais inspiradores do mundo” e um sinal da “esperança e resiliência da comunidade das corridas”.

https://observador.pt/videos/explica-me/o-que-foram-os-atentados-de-boston/

Ainda de acordo com a estação britânica, pelo menos dois sobreviventes da edição de 2013 participaram na corrida deste ano. Antes da corrida, foram efetuadas buscas de segurança com recurso a cães pisteiros, e todo o percurso da maratona foi vigiado em permanência por agentes armados.