Ter uma rotina de beleza exemplar à noite… é mais fácil falar do que fazer. O que até é um pouco incoerente. Faz mais sentido ter mais tempo à noite do que de manhã — quando uma pessoa já anda a correr para sair de casa a horas. Mas porque é a dormir que a pele trabalha para recuperar de todos os danos que sofreu durante o dia, a rotina de beleza, por mais simples que seja, acaba por ter impacto e não deve nunca ser desvalorizada. Nem relegada para segundo plano.

Se chegou a casa às três de manhã e não tem energia para grandes coisas, há o básico que se deve fazer. E ao domingo, quando está relaxada e tem todo o tempo do mundo, pode apostar numa rotina dedicada e profunda para compensar os outros dias. O site Refinery29 reuniu o que deve fazer se tem 5, 10, 15, 20 ou 30 minutos para tratar da pele.

Se só tem 5 minutos…

Limpeza + hidratação

É o básico para quem chegou a casa de rastos e não tem energia (nem tempo) para nada mas não consegue dormir sem limpar a pele. Em SOS — ou seja, quando está mesmo muito cansada — pode usar umas toalhitas desmaquilhantes mas o ideal será uma água micelar para remover toda a sujidade rapidamente. De seguida, passe uma camada de hidratante e está pronta para dormir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se só tem 10 minutos…

Limpeza + creme de olhos + hidratação ou máscara

E 10 minutos já dão para muita coisa. Faça uma limpeza profunda com água micelar ou desmaquilhante (se tiver muita maquilhagem, opte por um óleo de limpeza) para deixar a pele limpa e, de seguida, aproveite o tempo e aplique um creme de olhos para relaxar, hidratar e minimizar as linhas. De manhã, vai ver como o creme de olhos faz toda a diferença. No fim, aplique uma camada de hidratante ou, se tiver a pele muito seca, pode trocar o seu creme por uma máscara reparadora noturna.

Se tem 15 minutos…

Limpeza + tratamento + creme de olhos + hidratante

Se tem tempo extra antes de se deitar, deve adicionar um sérum na sua rotina que trate aquilo que a sua pele mais precisa — quer seja falta de luminosidade, rugas, manchas, acne… É também a altura certa para aplicar cremes com retinol (anti-idade) que só podem ser usados à noite. De seguida, aplique o creme de olhos e, no fim, o seu hidratante. Lembre-se que a ordem dos produtos devem ser dos mais leves para os mais pesados, ou seja, séruns antes de cremes.

Se tem 20 minutos…

Limpeza dupla + tratamento + creme de olhos + hidratante

Já tínhamos falado aqui do erro que é não fazer uma limpeza dupla à noite depois da pele ter estado exposta a tanta coisa. A primeira camada remove a maquilhagem, a sujidade e a poluição. A segunda remove os restos da primeira, para que os poros não entupam, reequilibra e nutre a pele. Ou então, pode começar por limpar com água micelar ou um desmaquilhante para garantir que a pele fica limpa. Depois, aplique um óleo desmaquilhante para tirar os resíduos de maquilhagem. E, no fim, pode aplicar um esfoliante suave para remover as células mortas. Com a pele perfeitamente limpa, aplicque o sérum ou o creme com retinol, o creme de olhos e o hidratante.

Se tem 30 minutos… tem todo o tempo do mundo.

Todos os passos anteriores + máscara

Se tem o luxo de ter meia hora para se dedicar à sua rotina noturna, usar uma máscara é absolutamente obrigatório. Pode fazê-lo enquanto lê ou vê um episódio de uma série para relaxar. Depois de limpar a pele duas vezes, opte por uma máscara de argila para limpar os poros ou uma máscara de tecido em gel para hidratar. Deixe por 10 minutos e, no fim, siga os passos anteriores: sérum ou creme com retinol, creme de olhos e hidratante.