Apesar do sucesso dos primeiros meses, a popularidade de Donald Trump tem vindo a decrescer. A pouco tempo de se assinalar o seu 100. º dia na Casa Branca, a maioria dos norte-americanos acredita que o trabalho realizado pelo Presidente nos primeiros meses no cargo não foi significativo, revelou uma nova sondagem do The Washington Post e da ABC, divulgada este domingo. E mais: seis em cada dez acredita que Trump não entende os problemas das pessoas.

De acordo com a sondagem, feita entre 17 e 20 de abril, cerca de 40% dos norte-americanos aprovam a forma como Trump tem governado o país. A percentagem pode parecer elevada, mas não é: é a mais baixa desde Dwight Eisenhower, que assumiu o cargo de Presidente num cenário de Guerra Fria, entre 1953 e 1961. A taxa de desaprovação (53%) é ainda superior à de Bill Clinton (39%), que mantinha, até então, o pior número das últimas décadas. Clinton foi Presidente de 1993 a 2001.

A sondagem do Washington Post e da ABC revelou ainda que 43% dos norte-americanos desaprovam fortemente a forma como Trump tem governado o país. O valor é o pior desde que George H.W. Bush esteve no Governo, entre 1989 e 1993. É igualmente superior ao registado por Clinton.

No que diz respeito às expectativas, os norte-americanos parecem estar mais divididos: 35% considerou que Trump está a fazer um melhor trabalho do que era esperado, e 35% disse que o Presidente está a ser ainda pior do que estavam à espera. A restante percentagem, 30%, diz que a atuação de Trump está a ir de encontro das expectativas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando olhamos para a opinião dos seus apoiantes, porém, os números são bastante diferentes: 94% dos norte-americanos que votaram em Trump admitem estar satisfeitos. Entre os republicanos, a percentagem é de 84%. Quase 100% admitiu que votaria novamente em Donald Trump, ao contrário dos apoiantes de Hillary Clinton — 85% disse que votaria na democrata.

Apenas 4% dos norte-americanos acham que Trump é honesto

Quando comparado com outros presidentes, o maior problema de Donald Trump parece ser a honestidade. Ou melhor: a falta dela. São menos de 4% os norte-americanos que o consideram honesto. O número é naturalmente diminuto quando comparado com os presidentes que o antecederam — segundo o Washington Post, 74% dos norte-americanos consideravam Barack Obama honesto. George W. Bush chegou a alcançar 62% e Clinton 61%.

Mais de 40% da população também acredita que, numa situação de crise, o atual Presidente não é de fiar. De um modo geral, são as mulheres que têm a pior opinião sobre Trump: 35% concorda com a forma como tem desempenhado o cargo de Presidente — menos 13% do que os homens. No que diz respeito às medidas que tem proposto, 29% das mulheres dizem estar de acordo. Nos homens, a percentagem é de 45%.