Impostos

Carros e motas com selo inferior a 10 euros isentos de imposto

547

Quem tiver um carro ou mota sujeitos a um selo inferior a 10 euros passa a estar isento de pagamento. Medida afeta, sobretudo, proprietários de motas com 120 a 350 de cilindrada.

A alteração legislativa ocorreu a 20 de dezembro, mas só agora ficou concluída

MÁRIO CRUZ/LUSA

Quem tiver um carro ou mota sujeitos ao pagamento do chamado selo inferior a 10 euros, deixa de ter de pagá-lo, avança a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias. O imposto único de circulação (IUC) deixou de ser cobrado aos carros que tenham até mil centímetros cúbicos de cilindrada, matriculas datadas entre 1981 e 1989, e às motos com matrícula de 1997 a 2016 e 120 a 350 de cilindrada.

Se pertence a uma destas categorias e pagou o selo recentemente, vai receber a devolução do dinheiro entretanto. Apesar de a alteração legislativa ter ocorrido a 20 de dezembro, só agora é que ficou concluída, assegurou a Autoridade Tributária e Aduaneira ao Diário de Notícias.

De acordo com a mesma publicação, a maioria dos beneficiários desta mudança legislativa são proprietários de motos. Com a alteração que houve no Orçamento do Estado de 2012, os proprietário de motociclos com cilindrada até 125 cc deixaram de estar isentos de IUC, passando a pagar 5,37 euros desde essa altura. Agora, voltam a beneficiar de isenção.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Orçamento do Estado

Tributação com sal q.b.

Susana Claro
127

Quando se atingem níveis de tributação em que os impostos indiretos são responsáveis por metade do preço de venda dos produtos, há que indagar se não estará na altura de decidir que Estado queremos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site