Logo Observador
Mundo

34 fotografias das últimas tribos sobreviventes da Terra

120

Uns caçam com águias, outros pescam com corvos. A maioria pinta a cara e alguns andam nus. Das ilhas do mar do Norte à Sibéria, passando pela África e a Amazónia, eles mantém os hábitos ancestrais.

Pinterest

Atrás do ritmo frenético dos automóveis e dos arranha-céus das sociedades modernas, esconde-se um mundo recôndito que guarda em si alguns dos costumes mais antigos da História da humanidade. Nas ilhas mais isoladas da Holanda, entre as planícies africanas, no meio da Amazónia, em ilhas do Pacífico ou para lá das montanhas asiáticas, poucas dezenas de tribos vão sobrevivendo à passagem do tempo e à fome dos avanços do estilo de vida ocidental. Com máscaras extravagantes, pinturas vincadas e com hierarquias sociais muito próprias, estas tribos são autênticos testemunhos da diversidade da espécie humana.

O Observador recolheu em fotogaleria algumas das fotografias mais impressionantes das tribos mais antigas que ainda mantêm quase inalterados os seus hábitros ancestrais. E fomos saber como lutam pelos seus territórios, como celebram o seu estilo de vida e até onde se estendem as suas raízes. Veja 34 imagens na fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt