O juiz Fernando Andreu deixou sair Salh El Karib, 34 anos, detido por ligações ao ataque terrorista de Barcelona e Cambrils, que tirou a vida a 15 pessoas, na semana passada. O prazo máximo de detenção para interrogatório era de 72 horas e terminava na sexta-feira. Salh El Karib, que foi detido em Ripoll, tem agora a obrigação de comparecer todas as segundas-feiras às autoridades, fica com termo de identidade e residência, proibido de sair do território e teve de entregar o passaporte, avança o El Pais e o La Vanguardia.

Isolados e em silêncio permanente: as primeiras horas dos terroristas na prisão

De acordo com a justiça espanhola, os indícios contra Salh El Karib “não permitem estabelecer a existência de provas suficientemente sólidas para adotar uma medida mais grave excecional, como a prisão preventiva”. Salh Karib tinha sido detido para interrogatório com Mohamed Aalla (titular do Audi com o qual foi cometido o ataque em Cambrils), mas Mohamed Aalla já tinha saído em liberdade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mohamed Houli Chemlal — terrorista ferido na casa em Alcanar — e Driss Oukabir — irmão de Moussa Oukabir, um dos cinco terroristas abatidos em Cambrils — são os únicos que continuam presos preventivamente, depois de terem sido submetidos a rigorosas avaliações médicas, psiquiátricas e comportamentais. Também foram detidas três pessoas por suspeitas de ligação aos atentados da Catalunha em Marrocos.

Mohamed Houli Chemlal, de 21 anos, já pediu “perdão” e mostrou-se “arrependido”, conta o El País. O terrorista fez estas declarações já na prisão e foi o único a revelar a intenção inicial da célula terrorista que planeou os ataques na Catalunha: atacar “monumentos e igrejas como, por exemplo, a Sagrada Família.

Um dos terroristas presos está “arrependido” e pede “perdão”

*Em atualização