789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sónia Paixão. A candidata do PS a Loures que se desmente a si mesma

Este artigo tem mais de 5 anos

Sónia Paixão confirmou ter dito que André Ventura dava um "bom vereador", mas agora assegura que era "ironia". E contraria tudo o que afirmara um dia antes. Os detalhes da conversa com Observador.

Em apenas 18 horas, a candidata do PS a Loures recuou em quase tudo o que disse na conversa que teve com o Observador na tarde de quinta-feira. Sónia Paixão deu uma conferência de imprensa às 15h desta sexta-feira onde confirmou ter dito que André Ventura, do PSD, “podia dar um bom vereador”, mas alegou agora que se tratava apenas de uma “ironia”. Detalhe: a socialista fê-lo menos de um dia depois de ter escrito um “esclarecimento” no Facebook que foi divulgado por dirigentes do PS como sendo um “desmentido” daquelas palavras.

Mas há mais contradições: depois de ter admitido ao Observador que, se ganhasse a autarquia, poderia fazer um acordo com a CDU (além do PSD), agora a socialista recusa a possibilidade de fazer “qualquer coligação” — mesmo com os comunistas — e afirma que pretende “governar sozinha”. Tudo contraria o que tinha dito um dia antes. O Observador revela mais detalhes da conversa com Sónia Paixão e algumas partes que não foram publicadas — para que se perceba melhor o contexto da conversa — e, assim, evidencia as contradições da candidata socialista.

Quinta-feira, 16h02

Uma conversa para denunciar um conluio da CDU com o PSD

Sónia Paixão foi contactada pelo Observador para uma conversa telefónica, por haver uma indicação de que a candidata tinha elementos para acusar os adversários da CDU e do PSD de estarem a preparar a continuação da sua coligação na câmara de Loures. “Tenho tido telefonemas de várias pessoas de ambas as candidaturas, ligadas aos dois quadrantes políticos, que dão conta de um pré-acordo eleitoral entre a CDU e o PSD”, revelou a socialista. E ainda acusou o presidente da câmara comunista, Bernardino Soares, de “não responder a nenhumas afirmações do candidato André Ventura”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesta primeira conversa com o Observador, acrescentaria ainda que o autarca da CDU nem sequer tinha respondido à polémica dos ciganos: “Relativamente às declarações do Ventura nunca disse nada”, afirmou a candidata — mas essa afirmação não correspondia à verdade, como se pode ver aqui.

A socialista seria mais específica, dizendo que Bernardino Soares devia “tirar a confiança política” ao PSD na vereação por causa das críticas de André Ventura à câmara em matéria de segurança. E insinuava uma explicação para isso não acontecer: “É cobardia de Bernardino Soares, porque Nuno Botelho [vereador com vários pelouros atribuídos pela CDU] é o número dois de André Ventura na lista do PSD”.

Quinta-feira, 20h05

Candidata admite coligações com CDU e com o PSD de André Ventura

Depois de obter as reações da CDU e do PSD às acusações de Sónia Paixão, o Observador voltou a contactar a candidata para perceber se ela própria aceitaria apoiar a CDU — uma vez que o PS governa o país com o apoio do PCP, não seria uma opção estranha.

A primeira reação de Sónia Paixão foi não responder: “A minha orientação é ganhar as eleições”. Isso levou à pergunta seguinte: como em Loures não se perspetiva que nenhum partido tenha maioria, se ganhasse aceitaria o apoio da CDU para governar? A candidata, que já tinha sido vereadora do PS no mandato de 2009 a 2013 — quando os socialistas tinham maioria na câmara — admitiu que poderia governar com quem desse “melhores condições de cumprimento do programa”. A citação completa é esta:

“Estarei coligada com quem der melhores condições para prosseguir o programa do PS. No passado já estivemos coligados com a CDU e o PSD. O histórico do PS em Loures demonstra que houve disponibilidade, consoante o programa de quem sai vencedor.”

O sentido destas declarações são o contrário do que Sónia Paixão diria esta sexta-feira, quando afirmou numa conferência de imprensa, citada pela Lusa: “Ponho completamente de fora qualquer coligação. Não farei nenhuma coligação com nenhuma força política. Aquilo que pretendo é governar sozinha, sendo eleita, no dia 1 de outubro, presidente da Câmara Municipal de Loures. (…) Não farei nenhuma coligação com nenhuma força política, governarei com a maioria que o povo de Loures me dará”.

Na conversa com o Observador, na quinta-feira, a candidata contextualizara a naturalidade dos entendimentos com outras forças políticas, recordando a história dos partidos em Loures. O PS tinha viabilizado executivos da CDU ao longo de muito tempo — Sónia Paixão falou em 22 anos — e os comunistas também tinham apoiado o PS em 2001. “Depois, a meio do mandato, a CDU rompeu e o PS fez um acordo com o PSD. A seguir, teve maioria de 2005 a 2009”, recordou.

É neste momento que surge a pergunta sobre a coligação com André Ventura: se o PS já tinha estado coligado com o PSD, admitia coligar-se com André Ventura? Sónia Paixão afirmou que sim e disse a frase da polémica que nunca desmentiria:

“Acho que o André Ventura pode dar um bom vereador, nunca um bom presidente da câmara”.

O artigo do Observador foi publicado às 20h56 de quinta-feira.

Loures. Candidata do PS admite coligação com André Ventura

Quinta-feira, 23h40

O “esclarecimento”, o título “abusivo”, as fake news e o “desmentido”

A notícia começou imediatamente a ter repercusssões nas redes sociais. O candidato bloquista a Loures, Fabian Figueiredo, publicou um post no Facebook a reagir. Em poucos minutos, Ricardo Lima, dirigente do PS de Loures e candidato à junta de Moscavide e Portela, fez um comentário a dizer que ia “sair um desmentido”. Replicou a mesma mensagem noutros murais, como o do socialista Paulo Pedroso: “Vai sair um desmentido. O PS em Loures não faz acordo com este ‘tipo’ de candidato”.

Nesta fase, o Observador tinha a informação de que o PS estava mesmo a tentar fazer um desmentido, como os dirigentes diziam nas redes sociais, mas acabaria por ser publicado antes um “esclarecimento” em que a candidata corrigia o que dissera e acusava o Observador de ter feito um título “abusivo”.

Perto da meia-noite, Sónia Paixão escreveu: “Em caso algum admito fazer coligação com o PSD e muito menos com André Ventura”. E acrescentou:

“O título da notícia do Observador é abusivo na medida em que nunca expressei essa intenção.”

O post de Sónia Paixão seria partilhado pelos socialistas de Loures em numerosas caixas de comentários como se fosse um “desmentido”, que levaria a muitas acusações de o Observador estar a fazer “fake news”. Um exemplo:

O Observador tentou obter uma reação de Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, mas não teve qualquer resposta. Uma fonte oficial do Partido Socialista remeteu para a conferência de imprensa da número dois do partido em reação às declarações de André Ventura sobre os ciganos, com data de 17 de julho e com Sónia Paixão a seu lado. À revista Sábado, uma fonte oficial do PS diria que o secretário-geral mantinha a confiança política na candidata.

Candidata recua. Pedroso não votava PS em Loures. CDS exige retirada de confiança

Sexta-feira, 15h00

Sónia Paixão admite que disse a frase, mas era “ironia”

Esta sexta-feira, a candidata deu uma conferência de imprensa na sede de campanha em Loures, da qual não foi dado conhecimento ao Observador. Sónia Paixão desmentiu o que ela própria tinha dito ao jornal sobre as coligações, mas, ao mesmo tempo, confirmou que disse a frase sobre ter André Ventura como vereador.

Ao jornal digital Observador, a candidata socialista afirmou que ‘André Ventura pode dar um bom vereador, nunca um bom presidente da câmara’, mas esclareceu agora que ‘estava a ser irónica’”, escreveu a Lusa.

Não explicou, porém, dois aspetos: se também estava a ironizar quando explicou ao Observador o historial de coligações do PS em Loures com o PSD e a CDU. E se também era ironia ter Ventura como vereador para viabilizar um executivo que precisasse de apoio.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora