816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Autárquicas 2017

Noticiário

19h. DN de fora de compra da Global Media

O JN, a TSF, o JOGO e outras publicações vão ser comprados por um grupo de quatro empresários...mas o Diário de Notícias fica de fora. Ainda, a manifestação de extrema-direita em Lisboa é proibida.
Justiça

Candidatas não sabem como foi "cozinhada" escolha

Ofélia Janeiro e Sofia Cordeiro foram alegadamente escolhidas pelo PS para perderem as autárquicas em 2017. Apanhadas de surpresa dizem-se "tranquilas" porque "a narrativa não cola"
Corrupção

"PSD não pactuará com falha de ética"

Hugo Soares pede uma investigação rápida ao alegado envolvimento do PSD e do PS em troca de favores nas autárquicas de 2017. "É absolutamente necessário que estes factos sejam confirmados", disse.
Noticiário

7h. Tutti-Fruti. Medina e Cordeiro suspeitos

Atual ministro das Finanças é suspeito da prática de crimes de corrupção em regime de co-autoria, prevaricação de titular de cargo político e abuso de poder. Montenegro pede que justiça seja rápida.
Resposta Pronta

"Mesquita queria fazer jornalismo bom de mais"

A jornalista recorda com saudade o amigo Mário Mesquita. Diana Andringa relata os tempos em que trabalharam juntos no Diário de Lisboa.
Noticiário

16h. Ex-autarca de Arroios diz estar "tranquila"

Nesta edição, ex-autarca de Arroios diz estar "tranquila" com as investigações e fala numa "campanha política contra si". E ainda, Associação de Creches sobre o regresso dos pais aos estabelecimentos
Autárquicas 2021

Chega rouba à esquerda

Ao analisarem-se os resultados das autárquicas verifica-se que o Chega retirou vereadores sobretudo ao PS, BE e PCP/PEV. Dos 19 vereadores que elegeu 17 pertenciam à esquerda e à extrema esquerda.
Autárquicas 2017

CDU quer revitalizar Baixa de Coimbra

O cabeça de lista da CDU à Câmara de Coimbra defendeu que é necessário políticas para "repovoar" a Baixa da cidade. Diz ainda ser preciso marcar uma posição relativamente à habitação nessa zona.
Autárquicas 2017

Irregularidades nas contas das autárquicas 2017

Movimentos que concorreram às autárquicas de 2017 mostraram irregularidades. Em muitos não foi possível concluir a razoabilidade da valorização de alguns bens cedidos a título de empréstimo.
Autárquicas 2017

TC. Providência cautelar para "travar" candidato

A candidatura de Mário Constantino refere que depois da decisão daquele tribunal vai "dar continuidade ao seu compromisso de campanha" para melhorar o concelho de Barcelos.
Autárquicas 2017

MPT apoia Rui Moreira no Porto

Salientando a seriedade, ética e o sentido de serviço público do candidato independente, o MPT afirma que está "convictamente" ao lado do Rui Moreira na recandidatura à Câmara do Porto.
Imigrantes

Participação política dos cidadãos estrangeiros 

O direito de sufrágio é o gatilho que conduz a outras formas de participação cívica e é uma via perfeita para instituir o direito à pertença, assim como a integração dos migrantes na comunidade.
Autárquicas 2017

Rui Moreira quer concluir o que a pandemia atrasou

Sem surpresas, Rui Moreira candidata-se como independente ao Porto pela terceira e última vez. Quer deixar obra feita e deixa críticas ao poder central e à "política rasteira e infame" dos adversários
Autárquicas 2017

Eduardo Pinheiro desiste de candidatura ao Porto

Eduardo Pinheiro fora convidado pelo PS a encabeçar corrida à Câmara do Porto, mas a escolha não agradou às estruturas locais. Agora, o secretário de Estado decidiu recusar a proposta.
Noticiário

10h. PCP: "PS é adversário nas autárquicas"

"Nós discutimos câmaras com o PS", garante dirigente comunista Jorge Cordeiro. PCP quer “naturalmente confirmar”, nas urnas, as 24 maiorias nas câmaras que governam e recuperar as 10 perdidas em 2017
Cadeira do Poder Autárquico

"Manuel Machado não tem visão para Coimbra"

Miguel Ângelo Marques, candidato do Chega a Coimbra, sentou-se na "Cadeira do Poder Autárquico", apontou críticas à gestão socialista e prometeu uma cidade voltada para as empresas.
Coronavírus

O plano de Pedro Simas contra pandemias em Lisboa 

Virologista Pedro Simas revelou esta sexta-feira plano de contingência que Carlos Moedas o convidou a desenvolver. Objetivo, diz ao Observador, é deixar Lisboa mais resiliente, sustentável e justa.
Entrevista

"Se o PSD retirar apoio, vou até ao fim"

Suzana Garcia diz que é "cretino intelectual" quem não reconhece trabalho autárquico do PCP. Candidata à Amadora iria até ao fim se PSD lhe retirasse o apoio, mas garante que o "namoro" está sólido.
Autárquicas 2017

Chega quer conquistar Câmaras ao PCP no Alentejo

O partido quer ser a terceira força política nas autárquicas e admitiu avançar com coligações onde "for necessário afastar" o PS da governação ou mesmo conquistar Câmaras ao PCP.
Partido Chega

Chega espera que PSD tenha "mais Suzanas Garcias"

André Ventura comentou a qualidade da direita portuguesa com Suzana Garcia: "Se o dr. Rui Rio colocasse mais Suzanas Garcias no PSD, certamente teríamos um futuro brilhante na direita em Portugal".
Autárquicas 2017

Entroncamento. Pedro Gonçalves é candidato do CDS

Pedro Gonçalves tem 41 anos, é membro do conselho fiscal da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento e é secretário da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.
Autárquicas 2017

José Passos Rodrigo é o candidato do PSD a Melgaço

O objetivo do candidato do PSD à presidência da Câmara de Melgaço passa pelo desenvolvimento económico e social, de modo a atrair mais pessoas e mais empresas para o concelho.
Rui Rio

Rio diz ser desejável que regiões excluam Chega 

O líder do PSD frisou que não aceita coligações com o Chega para as próximas eleições autárquicas e acrescentou ainda que se Suzana Garcia não tivesse o perfil necessário, não teria sido aprovada.
Autárquicas 2017

João Ferreira apela ao voto dos descontentes 

O candidato da CDU insistiu que "é importante não deixar o descontentamento aprisionado numa encenada bipolarização" e pede que esse descontentamento "se traduza numa vontade de mudança".
Noticiário

10h. Partido? Autarcas independentes decidem sexta

Não é o que queriam, o objetivo continua a ser concorrerem como grupos de cidadãos às eleições autárquicas, mas se o Parlamento adiar a votação, como parece que vai acontecer, há um plano B.
Noticiário

9h. "Equívoco". Sá Fernandes sem pasta do desporto

Fernando Medina assumiu numa reunião a acumulação dos pelouros da higiene urbana e do desporto, em o facto de este ano Lisboa ser a capital europeia do desporto o convenceu o vereador.
Noticiário

7h. PSD já escolheu nomes para Porto e Gaia

Vladimiro Feliz é o escolhido para o Porto. Nome já corria nos bastidores. Para Gaia, um ex-selecionador nacional e para Gondomar, um homem ligado à educação, o representante dos pais.
CDS-PP

CDS-PP. Direção tem "última palavra" sobre Lisboa

Presidente do CDS-PP salientou este sábado que a direção do partido tem a "última palavra" na escolha dos candidatos a Lisboa, que integrarão a coligação PSD/CDS liderada por Carlos Moedas.
Fact Check

Sondagem atribui 88 câmaras municipais ao Chega?

Uma publicação sobre o número de câmaras municipais que o Chega pode alcançar nas autárquicas está a circular nas redes sociais e é falsa.
Carlos Moedas

Lisboa pode ser Portugal

Os partidos da direita não parecem por vezes compreender ou conseguir explicar o poder que o PS exerce em Portugal. Mas é disso que depende uma viragem no país.
Comentário

Autárquicas. "Momento menos bem conseguido do PSD"

Direção do PSD apresentou 100 candidatos, mas alguns afirmam não ter sido contactados pelo partido. Para o editor-adjunto de Política do Observador, Miguel Santos Carrapatoso, o caso é "inexplicável".
Resposta Pronta

Negrão é candidato a Setúbal: "Timing certo"

Deputado do PSD, Fernando Negrão, é candidato à Câmara de Setúbal. "É o timing certo, renovam-se as caras". "Temos de ter visão de ganhadores, é tempo de modernizar Setúbal".
Resposta Pronta

AMAI quer "alteração imediata à lei eleitoral"

O PS vai entregar uma proposta de alteração à lei eleitoral autárquica para agilizar o processo de candidatura de movimentos independentes. O presidente da AMAI pede que a aprovação seja "imediata".
Autárquicas 2017

Autarca de Ponta Delgada não se candidata

A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Duarte, afirmou que não está nos seus planos candidatar-se à presidência daquela câmara nas próximas autárquicas.
Lisboa

A herança de Medina 

Com a subida do mercado imobiliário e do turismo, Medina quase duplicou a despesa. Agora, com a queda na receita, o desastre está à porta. As eleições são para o ano e este tema tornou-se crucial.
Política

A fabulosa história de Adroaldo Mendonça 

Um açoriano que foi tesoureiro do PSD, presidente de Junta do PS e cabeça-de-lista do Chega está-se nas tintas para a austeridade, para o racismo, para a IV República e para quaisquer outros chavões.
Autárquicas 2017

19 câmaras não têm presidentes eleitos em 2017

Dezanove presidentes de câmara eleitos em 2017 deixaram os executivos municipais ao longo deste mandato, a maior parte para assumir cargos na sequência de eleições legislativas regionais e nacionais.
Eleições

Fa(c)to à medida

Os partidos do bloco central preferiram ater-se a questões mais ou menos irrelevantes, em vez de progredirem com coragem para uma reforma séria de um sistema eleitoral que está caduco.
Congresso do CDS

Presidentes de câmara do CDS apoiam João Almeida

Todos os seis presidentes de câmara do CDS apoiam o candidato João Almeida no próximo Congresso. Autárquicas tinham sido o ponto forte da liderança cessante.
Autárquicas 2017

Supremo confirma pena a juiz que afastou Isaltino

O juiz teve resposta ao recurso que apresentou à sanção aplicada pelo Conselho Superior da Magistratura. Para o Supremo Tribunal, dada a proximidade com Paulo Vistas, o juiz devia ter pedido escusa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos