Autárquicas 2017
Autárquicas 2017

Supremo confirma pena a juiz que afastou Isaltino

253
O juiz teve resposta ao recurso que apresentou à sanção aplicada pelo Conselho Superior da Magistratura. Para o Supremo Tribunal, dada a proximidade com Paulo Vistas, o juiz devia ter pedido escusa.
PS

PS prepara-se para expulsar mais de 300 militantes

1314
Em ano de eleições, o PS dá continuidade aos processos disciplinares sobre 320 militantes que se candidataram como independentes, contra as listas do próprio partido, nas eleições autárquicas de 2017.
Autárquicas 2017

PS recusa processos contra autarcas gastadores

626
Há casos de candidatos que ultrapassaram em "mais de 30 ou 50% o orçamentado". Mas os socialistas resolvem "internamente" o problema -- e não obrigam militantes a pagar os excessos do próprio bolso.
SEAT

À aventura com Gonçalo Cadilhe

Para Gonçalo Cadilhe, as viagens a destinos longínquos ainda o aproximaram mais da terra que o viu nascer: Figueira da Foz. Uma região que tem tanto de serra e mar, como de arrozais a perder de vista.
Orçamento do Estado

Autarquias investiram mais 422 milhões em 2017

Investimento total das Administrações Públicas cresceu à custa de um salto de 30% nos gastos das autarquias e regiões em ano de eleições. Ainda assim, ficou 850 milhões aquém do orçamentado.
PSD

O caso dos 2,2 milhões em relvados para Ovar

280
Câmara de Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, assinou contratos de 2,2 milhões de euros com clubes de Ovar que favoreceram presidente da concelhia do PSD de Ovar.
PSD

Suspeitas de favores na câmara por diretor de Rio

1225
Câmara de Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rio, fez contrato com clubes para relvados sintéticos. Obras de quase 2 milhões beneficiaram líder da concelhia do PSD de Ovar e futuro vereador.
IMI

IMI. 52 autarquias vão baixar a taxa em 2018

109
Os contribuintes de 52 autarquias vão pagar menos imposto municipal de imóveis em 2018. Mas em alguns casos, as descidas aplicadas pelas câmaras são residuais.
Autárquicas 2017

PS faz acordo com PSD: há bloco central em Almada

2185
Depois de 41 anos de governação "comunista" em Almada, o bastião da CDU perdido nas autárquicas para o PS vai agora passar a ser um bloco central. PSD aceitou pelouros e vai integrar executivo.
Autárquicas 2017

Processo disciplinar para juiz de Oeiras

O Conselho Superior de Magistratura anunciou que o inquérito instaurado ao juiz Nuno Cardoso, em agosto, foi transformado em processo disciplinar. Juiz tinha recusado candidatura de Isaltino Morais.
Incêndios

Presidente "reerguer Oliveira de Frades"

Paulo Ferreira, o único presidente eleito pelo movimento Nós, Cidadãos! em todo o país, tomou posse este sábado, num dos concelhos mais fustigados pelos incêndios do passado fim de semana.
Autárquicas 2017

Autárquicas. Aberto inquérito em Montalegre

Foi aberto um inquérito ao caso da suspeita de fraude eleitoral em Montalegre, onde centenas de emigrantes foram recebidos por um autarca no aeroporto e transportados para a autarquia onde votariam.
Autárquicas 2017

Candidatou-se à revelia do pai-presidente e ganhou

5106
Isabel Guedes votou pela primeira vez nas autárquicas e foi eleita presidente da junta aos 21 anos. Sucede ao pai, que ocupou o cargo durante 12 anos. E que não queria que a filha fosse autarca.
Autárquicas 2017

PCP não vai "alimentar arranjos artificiais"

151
O secretário geral do PCP afirmou que não vai contribuir para "replicar" soluções para as autarquias como as do Governo e acusou a comunicação social de "criar falsos conflitos" entre o PCP, PS e BE.
Autárquicas 2017

Fraude: centenas de emigrantes vieram votar?

3677
Centenas de emigrantes foram filmados no aeroporto Sá Carneiro quando iam para Montalegre e Chaves para votar PS. A CNE irá promover comunicação ao Ministério Público para investigação.
Autárquicas 2017

Presidente insulta ex-vereador

Em plenas celebrações da vitória do PSD nas eleições autárquicas, o ainda presidente de Póvoa de Lanhoso interrompeu o discurso do presidente eleito para insultar o ex-vereador da Cultura.
Autárquicas 2017

Presidente insulta ex-vereador durante discurso

122
No discurso de vitória do presidente eleito na Póvoa de Lanhoso, o ainda presidente rouba-lhe o microfone e diz: "E o Dr. Armando que vá apanhar no c*", referindo-se ao ex-vereador da Cultura.
Almada

Inês de Medeiros: as polémicas antes da vitória

Inês de Medeiros, nova presidente da Câmara de Almada, foi alvo de polémica em 2010 por o Parlamento lhe pagar viagens semanais para Paris. E por ter desvalorizado uma eventual mentira de Sócrates
Autárquicas 2017

Medina reuniu-se com BE e PCP para tentar acordo

744
Já começaram as negociações para um acordo em Lisboa. O socialista Fernando Medina teve uma reunião "exploratória" com o BE e também com o PCP. As conversas vão seguir nas próximas semanas.
Autárquicas 2017

PCP: a culpa é sempre dos outros

2680
A derrota autárquica do PCP tem outras explicações, nomeadamente o facto de os autarcas eleitos por este partido não serem todos “santinhos” e não estarem livres da acusação de corrupção ou compadrio.
Autárquicas 2017

Vídeo. Autarca celebra reeleição com gesto obsceno

894
Manuel Garcez Trindade mostrou o dedo médio à oposição enquanto gritava para os seus apoiantes: "Eles queriam a chave daquilo ali. Eles queriam a chave que eu tenho aqui no bolso!" Veja o vídeo.
Autárquicas 2017

Vida e polémicas da mulher que tirou Almada ao PCP

2082
Do cinema para a política, Inês de Medeiros ficou marcada pela revolução, pela família Portas e até por Sócrates. Agora, aconteceu o que ninguém previa: vai liderar uma câmara que sempre foi comunista
Autárquicas 2017

Um exercício aritmético

877
O que poucos notaram é que os resultados sintéticos das autárquicas de 2013 e de 2017 foram, respectivamente, 50,2% e 51,5% para a «esquerda» e 34,8% e 34,5% para a «direita». «Derrota catastrófica»?
Política

BE reúne Mesa Nacional a 14 de outubro

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo do partido entre convenções, reúne-se em 14 de outubro, para debater a proposta de Orçamento do Estado para 2018 e as recentes eleições autárquicas.
Autárquicas 2017

Medina não revela se já fez contactos para acordos

Fernando Medina diz-se disponível para procurar "acordos o mais abrangentes possíveis" para governar a Câmara de Lisboa, mas não revela se já dirigiu contactos a eventuais parceiros partidários.
Autárquicas 2017

PS vai analisar resultados das autárquicas

A Comissão Política Nacional do PS reúne-se na quarta-feira para analisar os resultados das eleições autárquicas de domingo, nas quais os socialistas obtiveram o melhor resultado desde sempre.
Autárquicas 2017

Presidente de Pedrógão usou fogos como propaganda

801
Valdemar Alves, agora reeleito, usou meios do município durante a campanha eleitoral para lançar uma carta sobre os incêndios em que se auto-promovia, alegam o Tribunal Constitucional e a CNE.
Autárquicas 2017

O impacto local das estratégias nacionais

Existe um efeito nacional no voto local, que se traduz num prémio (positivo ou negativo) em relação à maioria dos candidatos. É esta grelha de análise que permite ler e aprender com os seus resultados
Autárquicas 2017

Assunção

1644
Enquanto o PSD não se reorganizar, os cidadãos que não se revêem neste governo podem contar com Assunção Cristas, que não só revelou fibra política, como tem armas para o combate e gosto neste combate
PSD

Passos vs Rui Rio

1163
Rui Rio não me convence. Não desejo ver à frente do PSD alguém que aspira ser número dois de Costa. Um PSD liderado por ele vai competir com o PCP e com o BE para ver quem é o aliado do PS no governo.
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho, Ulisses e os porcos

2735
Passos Coelho representa na política portuguesa aqueles que não se querem adaptar ao domínio do governo pelos ex-ministros de José Sócrates. Vai um PSD pós-Passos desistir dessa causa?
Autárquicas 2017

PS/Porto. Disputa pela liderança à vista?

A derrota eleitoral do PS no Porto precipitou a contestação interna a Pizarro, que se começa a organizar no terreno. Socráticos e seguristas unem-se contra costista. Apoio de Costa será fundamental.
Autárquicas 2017

Autárquicas: quantos votos valeram os hinos?

Dos quatro candidatos que adaptaram o Despacito, três ganharam e um perdeu. José Cid e Andé Sardet cantaram hinos de vencedores. Mas Xutos e Coldplay não levaram ao sucesso.
PSD

PSD. Rangel cancela agenda em Estrasburgo

312
O anúncio de Passos pôs o PSD a mexer. O eurodeputado do PSD cancelou a agenda em Estrasburgo e já não viaja para o Parlamento Europeu para ir ao Conselho Nacional. Rio reúne com barões em Azeitão
Autárquicas 2017

PCP e BE avaliam acordo em Lisboa. PS aguarda

188
O PCP só falará depois da reunião o Comité Central e o Bloco de Esquerda depois da Comissão Política. Depois de perder maioria, Medina aguarda pelas conversas com a esquerda para definir um plano.
Autárquicas 2017

Confusão em Almada, mas PS ganha por 313. E agora?

1928
MAI nega recontagem mas presidente cessante fala em problemas em duas mesas de voto que levaram a retificação das contas. Nada feito. Almada é mesmo do PS, e por mais 100 votos do que se pensava.
Autárquicas 2017

Lisboetas que votaram no PSD rejeitaram Teresa

557
A votação do PSD na Assembleia Municipal e nas juntas de freguesia demonstram que a candidata do PSD à câmara municipal foi um fator negativo no resultado que o partido teve nas autárquicas.
Autárquicas 2017

PS: resultados não afetam negociação orçamental

255
Carlos César diz que os resultados das autárquicas reforçam a atual solução governativa e não afetam a negociação orçamental em curso. E garante que os partidos que apoiam o governo saíram reforçados.
Autárquicas 2017

Prometeram, não cumpriram, mas foram reeleitos

1000
Antes das eleições, o Observador publicou dez promessas que ficaram por cumprir em todo o país. Nove dos dez autarcas em questão foram reeleitos com maioria absoluta no domingo.
Autárquicas 2017

Passos Coelho: A reflexão "vai bem, obrigado"

291
O líder do PSD diz que é "prematuro" fazer uma avaliação do resultado das autárquicas antes desta ser feita "com mais detalhe" nos órgãos nacionais do partido. Passos falou com Marcelo sobre OE2018.
Autárquicas 2017

Tudo somado…

855
Fernando Medina foi apanhado em flagrante delito; revelou que era feito da mesmíssima massa do comum dos mortais quando confrontados com cifrões sedutores. Os lisboetas não se importaram nada com isso
Autárquicas 2017

3 gráficos para entender as autárquicas

No dia seguinte às autárquicas, a pergunta que se impõe: como se podem resumir os resultados da última noite? Três gráficos, dos números à abstenção, que explicam o que se passou nas eleições.
Autárquicas 2017

"A CDU ainda perde a Coreia do Norte para o PS"

1010
As eleições autárquicas deste domingo deixaram muitos eleitores colados aos ecrãs dos computadores. À medida que foram conhecidos os resultados, piadas e críticas encheram as redes sociais.
Autárquicas 2017

PS: "Solução governativa não sai beliscada"

297
Ana Catarina Mendes diz que a única leitura nacional a fazer das autárquicas é a "derrota estrondosa do PSD". E garante que a 'geringonça' "está sólida e vai continuar". PS está hoje em 165 câmaras.
Autárquicas 2017

Entre estreias e surpresas, 18 curiosidades

Votou pela primeira vez e foi eleita presidente de junta. Na Madeira, uma mulher vai presidir pela 1ª vez e o escultor de Ronaldo ganhou. PSD, PCP e PS perderam velhos redutos. E mais 14 curiosidades.
Autárquicas 2017

Diabo à solta no PSD (e PCP). PS e CDS nas nuvens

331
Tanto foi acusado de invocar demónios que Passos teve uma noite de pesadelo. O PCP perdeu um terço das câmaras. Cristas teve o melhor resultado de sempre. Costa é o vencedor sem maioria em Lisboa.
Autárquicas 2017

Os seis derrotados da noite eleitoral

Ao contrário do habitual, nem toda a gente pôde dizer que ganhou: Passos, Jerónimo, Teresa Leal Coelho, Álvaro Almeida, Paulo Vistas e André Ventura terão tido motivos para insónias esta noite
Autárquicas 2017

Veja as frases dos 7 vencedores da noite eleitoral

António Costa, Assunção Cristas, Rui Moreira, Fernando Medina e Ricardo Robles acabaram a noite do lado dos vencedores. Ao lado de Isaltino. E, surpresa, de Inês de Medeiros
Autárquicas 2017

Lisboa à beira de uma "geringonça"

462
O PS ficou a um mandato da maioria na Câmara. O CDS ultrapassou o PSD, mas juntos têm mais lugares do que tiveram coligados. A CDU manteve e o BE conquistou um lugar. A noite e as contas em Lisboa.
Autárquicas 2017

Moreira, "o Presidente do Norte" agora absoluto

432
Pizarro passou rapidamente pela sede de campanha para destacar a subida do PS no Porto e fugiu logo para a sede do partido para fazer a festa possível. Mas a verdadeira festa foi de Moreira.
Autárquicas 2017

André Ventura em 3º. Vários presidentes reeleitos

101
São vários os presidentes de Câmara que continuam nas suas funções. Movimentos independentes lideraram em Oeiras. André Ventura conquistou três mandatos. Basílio Horta venceu Câmara de Sintra.
Autárquicas 2017

Os vencedores, os vencidos e os assim-assim

159
Quem dormiu bem esta noite? Quem tem de tomar decisões rapidamente? Quem ficou no meio do caminho? Os protagonistas de uma noite cheia de vitórias e de derrotas, por Miguel Pinheiro.
Autárquicas 2017

Que resultados conseguiram os Tesourinhos?

2529
A análise que se segue debruça-se sobre os resultados das candidaturas mais criativas das autárquicas. Uma reflexão quase científica, imparcial e que pode mesmo fazer escola.
Autárquicas 2017

O PSD vai entregar o país ao PS?

226
Ao PSD, resta a opção de aceitar ou não o aviso: se não tentar ganhar as legislativas, como não tentou vencer as autárquicas, perdê-las-á com estrondo. E perderá a confiança do eleitorado de direita.
Autárquicas 2017

Afetos e choque. 20 frases que marcaram a noite

Isaltino regressa como "um homem de afetos", Passos Coelho deixou Ferreira Leite "atónita e chocada", Cristas deu "boas-vindas" aos novos militantes. As frases que marcam a noite das eleições.
Autárquicas 2017

7 opiniões rápidas para ler o resultado eleitoral

361
José Manuel Fernandes, Rui Ramos, Maria João Avillez, Helena Matos, Luís Aguiar-Conraria, Alberto Gonçalves e Alexandre Homem Cristo avaliam uma noite que vai ter consequências à direita e à esquerda.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: e agora, Passos?

Pedro Passos Coelho admitiu não se recandidatar à liderança. Miguel Pinheiro e Vítor Matos comentam os possíveis efeitos do resultado eleitoral na cúpula do PSD
Autárquicas 2017

Caça ao voto: o que vai Passos Coelho fazer?

Miguel Pinheiro, diretor-executivo, e Vítor Matos, editor de Política, comentam a reação de Passos Coelho ao que poderá ser o "pior resultado da história do PSD"
Autárquicas 2017

Veja aqui os discursos dos líderes

Passos admite não se recandidatar. Cristas deu as boas vindas a novos eleitores. Jerónimo admite perda de 9 ou 10 câmaras e diz que "populações não demorarão a perceber o quão errada foi essa opção"
Autárquicas 2017

Almada é o pico da hecatombe eleitoral da CDU

492
Almada e o Barreiro, cidades históricas do PCP em Setúbal, caem nas mãos do PS. Comunistas perdem 10 autarquias (9 foram para os socialistas), mas mantêm Loures e Évora.
Autárquicas 2017

Ágata perdeu a Câmara de Castanheira de Pêra

1485
A candidata da coligação CDS-PP/MPT à Câmara de Castanheira de Pêra, Ágata, perdeu as eleições com apenas 4,57% dos votos, ficando atrás do PS (43,84%) e do PPD/PSD (47,54%).
Autárquicas 2017

Beijos, SMS e silêncio. Candidatos nos bastidores

404
Assunção distribuiu beijinhos, Medina falou ao telefone, Teresa Leal Coelho escolheu o silêncio. Da alegria de uns à desilusão de outros, as fotos exclusivas dos bastidores da noite eleitoral.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: Cristas em alta e descalabro do PSD

O mau resultado do PSD, a vitória de Cristas e o polémico discurso de Rui Moreira na hora da vitória no Porto. Comentário em direto do diretor, Miguel Pinheiro, e do editor de Política, Vítor Matos
Autárquicas 2017

Caça ao voto: Cristas em alta e descalabro do PSD

O mau resultado do PSD, a vitória de Cristas e o polémico discurso de Rui Moreira na hora da vitória no Porto. Comentário em direto do diretor, Miguel Pinheiro, e do editor de Política, Vítor Matos.
Autárquicas 2017

Manuela Ferreira Leite "atónita e chocada" com PSD

Reveja o comentário à TVI da ex-líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, sobre o que parecem "resultados demasiado maus" do PSD, que a deixaram "abalada"
Autárquicas 2017

Isaltino Morais ganha Oeiras com larga vantagem

454
Não há margem para dúvidas: Isaltino Morais ganha com larga margem em Oeiras. Em Coimbra, Manuel Machado renova posição e Luísa Salgueiro conquista Matosinhos.
Autárquicas 2017

Já se ouve o som das facas a afiar no PSD

1103
“Estou atónita e chocada",, diz Ferreira Leite. Não estranhava que Passos dissesse que sai, afirma Marques Mendes. "PSD atrás da CDU, isso é maus demais para ser verdade", diz Santana.
Autárquicas 2017

As sondagens das três televisões

Descubra as diferenças entre as previsões das sondagens para Lisboa, Porto, Coimbra e Oeiras. E ainda os prováveis vencedores em Matosinhos e Sintra
Autárquicas 2017

Passos está a #Afundar, Isaltino é como Narcos

1908
Três assuntos protagonizam os memes no Twitter: Passos que não abandona o barco, Isaltino que volta "de mãos no ar" e Almada nas mãos de Inês Medeiros. Veja os mais espirituosos aqui.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: comentário às sondagens da noite

Eleições Autárquicas: Miguel Pinheiro, diretor executivo, e Vítor Matos, editor de política, comentam os resultados das sondagens apresentadas pelas três televisões
Autárquicas 2017

Caça ao voto: a primeira leitura das sondagens

Miguel Pinheiro, diretor executivo, e Vítor Matos, editor de política, comentam as primeiras sondagens das três televisões para estas eleições autárquicas.
Autárquicas 2017

Sondagens. Quem acerta mais estas autárquicas?

Já são conhecidas as projeções dos resultados das eleições autárquicas deste ano. Saiba quais foram as sondagens mais fiéis às projeções. No final da noite, compare-as com os resultados finais.
Autárquicas 2017

Veja todos os resultados das autárquicas

1804
Os resultados por distrito, concelho e freguesia nas votações para câmaras e assembleias municipais e assembleias de freguesia. Compare resultados com as autárquicas 2013 e com as legislativas 2015.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: primeiros comentários às autárquicas

Miguel Pinheiro, diretor executivo, e Vítor Matos, editor de política, comentam os primeiros sinais para os resultados destas eleições autárquicas.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: primeiros comentários às autárquicas

Miguel Pinheiro, diretor executivo, e Vítor Matos, editor de política, comentam os primeiros sinais para os resultados destas eleições autárquicas
Autárquicas 2017

Moreira faz queixa contra PS por "propaganda"

159
Candidatura do autarca do Porto acusa deputado do PS, Tiago Barbosa Ribeiro, de propaganda política na véspera e no dia das eleições. Em causa estão três publicações no Facebook.
Autárquicas 2017

Marcelo estranha desinteresse pelas autárquicas

1069
O Presidente da República acha "muito estranho" as pessoas não votarem nas eleições autárquicas, uma vez que são as mais próximas dos cidadãos, e apelou ao voto para "travar a subida da abstenção"
Autárquicas 2017

Quiz. Sabe tudo sobre a campanha das autárquicas?

Falta um dia para as eleições autárquicas. Em dia de reflexão, o Observador desafia-o a responder a 18 perguntas sobre o que aconteceu nas últimas duas semanas? Está assim tão pronto para ir às urnas?
Autárquicas 2017

Passos Coelho admite sair; CDU perde dez câmaras - como aconteceu

557
Costa disse que esta foi a maior vitória de sempre da história do PS. Passos não se demite, mas pondera não se recandidatar. CDU dá um tombo e perde dez câmaras. Medina não consegue maioria em Lisboa.
Autárquicas 2017

Autárquicas. 9,4 milhões chamados a votar

Cerca de 9,4 milhões de eleitores são chamados hoje a votar nas eleições autárquicas para escolher os autarcas de 308 municípios e de 3.091 freguesias.
Autárquicas 2017

Não votar é um "descuido imperdoável"

1205
Preocupado com o "cansaço de alguns relativamente a alguma política e alguns políticos" como causas para abstenção, o Presidente apelou ao voto nas autárquicas por "amor à terra". Veja o vídeo.
Autárquicas 2017

As respostas às questões que tem vergonha de fazer

239
Quase dez milhões de portugueses são chamados às urnas este domingo. Mas que decisões vão ser tomadas? E o que nos diz a história do país sobre elas? Saiba quem tem ganho e perdido as autárquicas.
Autárquicas 2017

Domingo de eleições com temperaturas elevadas

115
Os serviços de meteorologia preveem uma subida da temperatura para domingo, dias das eleições autárquicas. Lisboa, Vale do Tejo, interior do Alentejo e Beira Baixa entre os 30 e 35 graus.
Politicamente Correto

Os autocarros do amor

1284
Felizmente, à revelia da propaganda que tanta “vender” os transportes públicos a título de amigos do ambiente ou da circulação urbana, há jornalistas sem medo de os denunciar como os amigos do deboche
Autárquicas 2017

Staff de Leal Coelho avisou que PR ia vê-la

A candidata do PSD à Câmara de Lisboa diz que o encontro com o Presidente foi casual, mas a sua candidatura alertou o Observador 20 minutos antes, a tempo de os jornalistas chegarem ao local
Autárquicas 2017

Comparómetro em vídeo das 3 arruadas no Chiado

Fernando Medina e António Costa, do PS, João Ferreira e Jerónimo de Sousa, da CDU, e Assunção Cristas, do CDS, desceram o Chiado com poucas horas de diferença no fim da campanha. Compare as imagens
Autárquicas 2017

O vídeo do encontro entre Marcelo e Leal Coelho

O Presidente falou com a candidata do PSD no Príncipe Real, sem sair do carro, durante 1 minuto. Teresa Leal Coelho disse que recebeu uma palavra de apoio". Belém queixa-se de manipulação
Autárquicas 2017

Caça ao Voto. Quem ganha e perde na campanha

Quem sobe, quem desce, quem ganha, quem perde, o direitómetro, o esquerdómetro e o final da campanha. E ainda um best of dos hinos dos candidatos. Um podcast sobre as autárquicas.
Autárquicas 2017

Candidatura avisou que PR ia passar na campanha

2174
Leal Coelho disse à RTP que encontro com PR foi "casual". Mas candidatura avisou Observador 20 minutos antes. Marcelo já veio reprovar as declarações da candidata do PSD a Lisboa.
Autárquicas 2017

Arruadas. O que fica quando a caravana passa

Depois da arruada passar há quem fique enervado, quem fique a sorrir ou quem fique a chorar por não ter emprego. Mas a julgar pelos eleitores não é na rua que se ganham votos.
Autárquicas 2017

Crónica. Os abstencionistas, o imbatível e a vista

Como votaria Marcelo Rebelo de Sousa em Oeiras? Como seria o candidato Santana? Como decidiu Leal Coelho responder? As últimas frases de uma campanha que acaba, por Miguel Pinheiro.
Autárquicas 2017

Autárquicas hit parade. O melhor dos piores hinos

Há muito Luis Fonsi na mente criativa dos candidatos deste país. Tal como há Xutos, Jorge Palma, hip hop e eletrónica. Pedro Vieira analisou oito hinos marcantes das autárquicas e este é o resultado.
Autárquicas 2017

Volta a Portugal pelos bizarros hinos de campanha

Tanto candidato a adaptar o Despacito. José Cid e André Sardet dão voz a hinos em Porto de Mós e Coimbra. Os Coldplay e os Xutos entram provavelmente sem saber. E as rimas são um must. É ouvir
PSP

PSP preparada para Sporting-FC Porto com eleições

O subintendente da PSP, responsável pelo Sporting-Porto rejeitou constrangimentos na segurança no próximo Domingo, apesar de se tratar de uma "situação nova" devido às eleições autárquicas
Autárquicas 2017

Matosinhos. A grande desunião socialista

Há mais de 10 anos que a guerra entre socialistas dura. Domingo só há uma candidatura oficial do PS mas Narciso Miranda e António Parada ameaçam. Agora o presidente da concelhia apoia um independente.
Autárquicas 2017

Criar um plano de salvaguarda da vila de Monsaraz?

O plano, que define como a vila pode ser intervencionada, está a ser trabalhado por um arquiteto e a câmara diz que estará pronto nos próximos dois anos.
Diário do País

Coimbra. 100 milhões para Capital da Cultura

A campanha em todo o país: CDU/Loures faz queixa por "propaganda" no sábado. Em Coimbra, Manuel Machado prevê investimento de 100 milhões para tornar a cidade na Capital Europeia da Cultura em 2027.
Diário do Porto

Costa sem candidato? "Quem achava isso enganou-se"

Principais partidos fecham campanha no Porto, com as presenças de Costa, Coelho e Catarina Martins. Troca de argumentos entre Pizarro e Moreira continua até ao fim. Louçã acha que é "fingimento".
Diário de Lisboa

Onde é que eles vão estar no dia 2 de outubro?

243
No derradeiro dia de campanha o Observador entrevistou os candidatos a Lisboa e desafiou-os a dizer onde acham que vão estar no dia 2 de outubro. Veja as respostas e como foi o último dia de campanha.
Autárquicas 2017

Monte Real, Coimbra? Luta por aeroporto no Centro

872
Manuel Machado quer um aeroporto em Coimbra. Mas já defendeu a opção Monte Real. A história de um aeroporto no Centro é longa, mas não há consensos. Governo está disponível para estudar Monte Real.
Autárquicas 2017

"Contenção", pede Comissão Nacional de Eleições

A CNE pediu contenção nas declarações pós-voto dos candidatos e desaconselhou a presença de titulares de órgãos de autarquias em programas televisivos na noite das eleições.
Caso Vistos Gold

Vistos gold. Ventura é testemunha no julgamento 

Candidato do PSD a Loures foi inspetor estagiário do fisco e colaborou em parecer que isentou empresa de pagar IVA. Operação foi investigada no caso dos vistos gold. Ventura é testemunha da acusação.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Se não querem escolher, depois não se queixem"

2380
Marcelo Rebelo de Sousa, apelou esta quinta-feira aos portugueses para que participem nas eleições autárquicas de domingo.
Autárquicas 2017

Os melhores momentos dos 14 Carpool Autárquicas

Sustos, polémicas, gargalhadas e outras peripécias das entrevistas do Observador aos candidatos enquanto viajavam pelos seus concelhos. Um best of com as tiradas de Isaltino, Leal Coelho e companhia
Autárquicas 2017

Caça ao Voto. Costa irritado e casas de banho

Moreira continuou a bater nas sondagens, António Costa deixou uma entrevista a meio, Leal Coelho falou em casas de banho, Medina e Cristas disputaram a esquerda. Um podcast sobre a campanha autárquica
Autárquicas 2017

Crónica. O irritado, o imparcial e o esquerdista

A entrevista está "concluída"? O Governo é "imparcial" em relação ao PCP? A "gente de esquerda desiludida" vota Assunção Cristas? As frases de uma campanha a chegar ao fim, por Miguel Pinheiro.
Autárquicas 2017

Veja aqui os 30 vídeos dos Carpool Autárquicas

São trinta vídeos, com as entrevistas e os Best Of dos Carpool Autárquicas do Observador e ainda o debate no autocarro em Coimbra. Neste artigo interativo pode ver todos os artigos e episódios.
Autárquicas 2017

Dez coisas que tem de saber destas autárquicas

Quantos eleitores há, qual é agora o cenário político, os independentes aumentaram ou não. Alguns dados curiosos antes da votação do próprio domingo.
Autárquicas 2017

"Eu é que sou o presidente da câmara!" E quero ser

Medina, Moreira, Carreiras, Basílio, Bernardino, Vistas e Martins. São e querem ser poder nos grandes municípios. Como é que os presidentes fazem campanha? Parecem o balcão de atendimento ao munícipe.
Diário do Porto

"Não foi o PS que usou truques para romper acordo"

240
Rui Moreira acusa a Universidade Católica de ter tornado a mentir na resposta às acusações de "manipulação da opinião pública" e apresentou queixa na ERC. Sampaio da Nóvoa esteve ao lado de Pizarro.
Diário de Lisboa

Medina ao piano, o alvo de todas as críticas

Sondagem do Expresso dá 43,3% dos votos para Medina e coloca Cristas em segundo lugar, com 17,5% dos votos, à frente do PSD com 12%. Veja vídeo de Medina a tocar piano.
Autárquicas 2017

Reabrir Piscinas Municipais de Celorico da Beira?

115
A câmara de Celorico da Beira prometeu em 2013 reabrir as piscinas municipais, mas não o fez - o que levou à demissão de uma vereadora por não ter cumprido o que prometeu à população.
Autárquicas 2017

Jerónimo de Sousa não liga às "bocarras" de Passos

O secretário-geral do PCP recusou alimentar polémicas sobre as afirmações da véspera do líder social-democrata, mas também outras vindas do espetro da esquerda.
Autárquicas 2017

Costa irrita-se. Interrompe entrevista à RR a meio

2118
Primeiro-ministro terminou abruptamente uma entrevista à Rádio Renascença, esta quarta-feira à noite. Secretário-geral do PS encaminhou as questões para Manuel Pizarro.
Autárquicas 2017

Oeiras. Guerra de propaganda junto a mesas de voto

Propaganda em locais de voto obriga a operação limpeza em cima das eleições. "Lei será cumprida", garante campanha de Vistas. "É uma guerra de pai e filho desavindos", lamenta candidato do PSD.
Autárquicas 2017

Valongo. Lírios fúnebres, vaias e um crucifixo

372
A política aquece em Valongo. O PSD acusa o presidente socialista de ter enviado uma coroa de flores e um crucifixo ao adversário. O visado nega. Mas as vaias fazem parte da política no concelho.
Diário do País

Marcelo reage: uso de nome na Maia é "ofensivo"

908
A campanha em todo o país: polémica na Maia. Candidato PS/JPP aproveitou apoio de irmão de Marcelo para dizer que tinha apoio da "família Rebelo de Sousa". PR faz comunicado a dizer que é "ofensivo".
Autárquicas 2017

Um futuro para o Porto

929
Em vésperas de eleições coloco-me sempre a pergunta: o que nos leva a votar num candidato? Quais as qualidades que deve ter para merecer a nossa confiança?
Autárquicas 2017

12 apelos autárquicos

446
A caminho das eleições autárquicas aqui fica uma agenda de prioridades. O poder local anda um pouco perdido. Hoje precisamos de qualidade de serviços. O tempo das obras de betão ou cimento é passado.
Autárquicas 2017

Rui Rio: PSD está numa situação "muito difícil"

231
O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, considerou que o PSD está "numa situação que não é fácil" relativamente às eleições autárquicas, tendo em conta as sondagens que têm sido divulgadas.
Autárquicas 2017

Sarmento: "Passos terá de prestar contas"

865
Na Renascença, o social-democrata acredita que o Governo terá um dia "positivo" no domingo. Será Passos o líder sob escrutínio. E terá de "prestar contas" sobre o estado em que "entrega" o partido.
Eleições

A Cabify vai oferecer viagens no dia das eleições

107
De forma a incentivar a afluência às urnas, a Cabify oferece um código a todos os utilizadores para viajarem de graça este domingo, dia de eleições autárquicas. Só é valido em Lisboa e no Porto.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: bloqueio a Cristas e duelo no Porto

Leal Coelho a sair-se bem como "sardinha em lata", mas a ter azar com Santana. A guerra das sondagens no Porto. Jerónimo a pedir "um resultadão". E o hino que repete 12 vezes o nome do candidato.
Autárquicas 2017

Crónica. A sardinha, o medo da derrota e o drama

Teresa Leal Coelho entrou no metro, Jerónimo de Sousa entrou em depressão e Rui Moreira entrou em modo drama. As frases da campanha mostram que as autárquicas estão quentes, por Miguel Pinheiro.
Autárquicas 2017

Leal Coelho só entrou no Metro à segunda tentativa

A candidata do PSD a Lisboa quis mostrar "as carruagens apinhadas" e a descoordenação: "Quase é preciso tirar um doutoramento para se perceber qual é a melhor forma de conjugar os transportes".
Diário do País

Jerónimo no Alentejo pede "resultadão" para a CDU

A campanha em todo o país: Jerónimo quer um "resultadão" para a CDU. Em Coimbra, a sondagem desta quarta-feira dá vitória ao atual presidente, Manuel Machado, muito perto da maioria absoluta.
Diário de Lisboa

Portas com Cristas. Negrão por Santana no PSD

683
Carrinha do CDS foi bloqueada pela EMEL. Portas apareceu. Negrão, que teve o pior resultado do PSD em Lisboa, substitui Santana que está doente. Ferreira, da CDU, queixa-se da "manipulação mediática".
Diário do Porto

Sondagem(gate). Pizarro compara Moreira a Menezes

394
Sondagem da Católica para a RTP dá empate entre Moreira e Pizarro. O autarca fala em "erros grosseiros" e pede maioria absoluta. Pizarro diz que "seria má educação" convidar Moreira para vereador.
Autárquicas 2017

"As maiorias absolutas têm sido um problema"

Líder do Bloco de Esquerda quer fazer mossa nas maiorias absolutas de PS e CDU, para conseguir convergências em temas como habitação e transportes. E ainda espera conquistar duas câmaras.
Autárquicas 2017

Os omissos, os festivos, o leve e o ventríloquo

193
Não percebo bem o que possa significar politicamente um novo ciclo. Gostaria apenas que quem não é da geringonça fosse capaz de começar OUTRO ciclo.
Autárquicas 2017

A líder e a amiga do líder. Uma luta às direitas

120
De um lado joga-se a liderança, do outro a consolidação da líder. Teresa e Cristas são diferentes: no estilo, no trato, na estratégia. À direita, a disputa pelo 2º lugar em Lisboa é uma surpresa.
Abstenção

Sesimbra. A terra dos "pexitos" abstencionistas

381
Sesimbra foi o concelho que nas últimas eleições locais teve mais abstenção: 62%. O Observador foi a este território comunista e falou com abstencionistas e votantes. Há quem ache que o voto nada muda
Autárquicas 2017

Caça ao voto: Isaltino, Rio e "perdona, cariño"

Isaltino Morais perto da maioria absoluta em Oeiras, Rui Rio disposto a avançar contra Passos, o direitómetro e o esquerdómetro. Miguel Pinheiro e Vítor Matos falam sobre a campanha eleitoral.
Assalto em Tancos

As tristes figuras de Azeredo Lopes

261
Azeredo Lopes recorda-nos todas as semanas que é um ministro inapresentável. Primeiro, com o roubo em Tancos. Depois, com o apoio a Manuel Pizarro. A opinião em vídeo de José Manuel Fernandes.
Autárquicas 2017

Crónica. A Justiça, o elevador e o defensor do PCP

André Ventura acaba o dia sem ser arguido, Manuel Pizarro acaba o dia sem temer um elevador panorâmico e António Costa acaba o dia sem criticar o PCP. As frases de campanha, por Miguel Pinheiro.
Diário do Porto

Rui Moreira: "Nunca desconsiderei Rui Rio"

122
Pizarro começou o dia sem descartar coligações à esquerda ou à direita. Álvaro Almeida insiste nas críticas a Moreira. O autarca respondeu às acusações de ingratidão: "Nunca desconsiderei Rui Rio".
Autárquicas 2017

André Ventura não foi constituído arguido

3642
O candidato do PSD à Câmara de Loures, André Ventura, não foi constituído arguido e lamenta não ter tido a oportunidade de estar na rua a fazer campanha na manhã desta terça-feira por ter ido ao DIAP.
Autárquicas 2017

Costa lembra "corridas entre o burro e o Ferrari"

139
A manhã do líder do PS começou com um café entornado e acabou no Rato a lembrar a campanha a Loures de 93 e também a criticar o plano de extensão o Metro pretendido por Cristas.
Presidência da República

Marcelo recebe partidos a seguir às eleições

Presidente da República já agendou reuniões com os partidos que têm assento parlamentar para os dois dias seguintes às eleições autárquicas - antes do debate sobre Orçamento.
Autárquicas 2017

Parecer de BdP não se opõe a moedas locais

521
Três candidatos propõem moedas locais nos seus concelhos. Especialista diz que é uma solução viável, o Banco de Portugal aceita-as com condições, mas economistas ouvidos pelo Observador dividem-se.
Diário de Lisboa

“Um dia até pode ser candidato a PM", ouve Medina

130
Eram 8h30 da manhã e Cristas andava a propor "borlas" da EMEL pelos carros. Leal Coelho levou Marques Mendes que disse: "Responsabilidades políticas só depois". E Medina faz mega arruada.
Diário do País

Sondagem. Isaltino perto da maioria em Oeiras

1856
Notícias da campanha em todo o país: Isaltino Morais lidera uma sondagem divulgada esta manhã e fica muito perto da maioria absoluta na câmara de Oeiras. Vistas e Raposo empatados em segundo.
Autárquicas 2017

As eleições de André Ventura

1709
Não há no que André Ventura afirmou qualquer vestígio de “racismo” ou “xenofobia”. Mas este Verão, a nossa oligarquia política precisava de inventar um Trump de palha, desse por onde desse.
Autárquicas 2017

Oeiras. Vistas obrigado a retirar "outdoors"

171
A Comissão Nacional de Eleições reconhece que, na campanha de participação cívica, há um "fundo subliminar suficientemente nítido para que dela se possa esperar benefício para o seu autor".
Autárquicas 2017

Passos: liderança do partido não está em causa

417
Passos Coelho assegura que os resultados eleitorais não vão pôr em causa a liderança do partido. O líder do PSD diz ainda que a convocatória de um Conselho Nacional é um procedimento normal.
Autárquicas 2017

PSD. Rui Rio avança em "qualquer circunstância"

1648
O ex-autarca falou com diversas figuras do PSD a dizer que desta vez avança mesmo e que o fará em "qualquer circunstância". Esteve em reuniões em Lisboa e um pouco por todo o país a preparar terreno.
Autárquicas 2017

Cristas pôs a campanha a andar de mota em Lisboa

100
De capacete na cabeça, à pendura do marido, a candidata e a sua comitiva percorreram várias ruas de Lisboa para mostrar que as motas podem circular na faixa BUS, graças a uma proposta do CDS
Autárquicas 2017

Caça ao voto: Cristas a subir; Pizarro em perda

Podcast: Cristas a crescer de mota; Manuel Pizarro a descer com o apoio de Azeredo; o enfado de Rui Moreira; a espiral negativa de Teresa Leal Coelho; e o hino do PSD com José Cid em Porto de Mós.
Autárquicas 2017

Crónica. O cansado, o optimista e a Versailles

Rui Moreira está a morrer de tédio por causa da política? António Costa é o novo Elvis Presley? Teresa Leal Coelho quer ganhar votos na Versailles? As frases de campanha, por Miguel Pinheiro.
Autárquicas 2017

Construção de um crematório em Torres Vedras?

A autarquia de Torres Vedras promete desde 2009 construir um crematório para servir a região oeste. Nada foi feito e o presidente da câmara justifica a falta com o desinteresse do mercado.
Autárquicas 2017

Passos marca Conselho Nacional já para dia 3

298
O Conselho Nacional do PSD realiza-se 48 horas depois das eleições autárquicas. A reunião do órgão máximo entre congressos pode precipitar a luta pela liderança caso as eleições corram mal ao partido.
Diário de Lisboa

CDS vai de mota. PSD vai de Ferreira Leite

Falta menos de uma semana e os candidatos seguem na estrada. Cristas anda de mota pela "mobilidade" e Leal Coelho anda com Ferreira Leite para mandar recados ao CDS. Está identificada a ameaça.
Diário do Porto

Pizarro: "Azeredo Lopes é um grande ministro"

194
Pizarro saiu em defesa do ministro da Defesa, seu apoiante e ex-aliado de Moreira. O autarca disse não ter medo de falhar maioria. Álvaro Almeida acusou-o de ingratidão. CDU não descarta aliança.
Diário do País

Costa atira ao PSD em Loures sem atacar o PCP

607
Notícias da campanha em todo o país: Valentim diz ter "informações fidedignas" de que vai ganhar Gondomar. Montenegro brinda com Ventura em Loures. À noite, PS acusa o PCP de ser o pai de Ventura.
Autárquicas 2017

Afetos na campanha: uma escala de zero a Marcelo

194
Chegar a 20 valores do Presidente é impossível. Beijoqueira implacável, Assunção Cristas está quase lá. O pior é Álvaro Almeida, do PSD no Porto, um bloco de gelo que não quer incomodar os outros.
Autárquicas 2017

Falar de André Ventura

203
Ventura está a ser sobrevalorizado – enquanto candidato e, mais ainda, enquanto intérprete de novos rumos para a direita. Um erro que, perante a tentação de leituras nacionais, será importante evitar.
Autárquicas 2017

Crónica. A má companhia, o bom almoço e "2019!"

Pizarro e o azar de ser apoiado pelo ministro da Defesa, Passos e as eleições que ele quer que cheguem, João Ferreira e o trabalho sem pressa. O que dizem as frases de campanha, por Miguel Pinheiro.
Diário do Porto

Um tabu no PSD, os ciclistas do PS e um cata-vento

Paulo Rangel esteve ao lado de Álvaro Almeida, no Porto, e recusou-se a falar sobre o impacto das autárquicas na liderança do PSD. Mas falou do "cata-vento" Azeredo Lopes. Assim como Rui Moreira.
Diário de Lisboa

Sarmento falta a ação de campanha de Leal Coelho

Medina joga à bola e "atende" eleitores. PSD teve mais um dia difícil: à hora de almoço promoveu os barcos-táxi no Tejo, mas à tarde falhou uma figura nacional. No BE gritou-se por "Checa!"
Diário do País

Cãominhada em Évora. "Contas em ordem" de Passos

134
Notícias da campanha em todo o país: o PAN organizou uma "Cãominhada" em Évora para ouvir os donos de animais. Passos diz que o seu Governo ajudou a pôr as contas das autarquias em ordem.
A página está a demorar muito tempo.