Depois de aplausos a vários outros chefes de Estados presentes na posse do novo presidente angolano, o anúncio da presença de Marcelo começou com palmas e deu lugar a muitos assobios da assistência. As interpretações dividem-se em saber se era uma manifestação negativa ou de entusiasmo.

https://www.youtube.com/watch?v=Dx-s7GMiFEQ

Mal o nome de Marcelo Rebelo de Sousa foi anunciado nos microfones da Praça da República na apresentação dos estadistas convidados, o presidente português levantou-se e acenou sorridente à multidão, mas os primeiros aplausos deram depois lugar a assobios. Duas fontes do Observador presentes na cerimónia não coincidem na leitura da reação do público que estava na posse do novo Presidente da República de Angola: para um foi uma forma de vaia, para outro uma maneira de mostrar entusiasmo.

Marcelo a banhos em Luanda representa “milhões de portugueses” na tomada de posse

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo reconhece aproximação fomentada por José Eduardo dos Santos

A presença do chefe de Estado português em Angola para a posse do sucessor de José Eduardo dos Santos (o governo português está representado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augustos Santos Silva), foi criticada pelo jornalista angolano Rafael Marques.

Marcelo e os portugueses em Angola