O presidente da Câmara dos Representantes norte-americana disse esta quinta-feira que a Agência Federal de Gestão de Emergência (FEMA) vai receber um reforço de sete mil milhões de dólares (5,9 mil milhões de euros) para ajudar Porto Rico.

“Uma enorme injeção de capital ocorrerá dentro de dois dias”, declarou Paul Ryan, dinheiro que permitirá ajudar a recuperar aquele território norte-americano nas Caraíbas que foi devastado nas últimas semanas pelos furacões Irma e Maria.

Pelo menos 13 pessoas morreram devido à passagem do furacão Maria pela ilha, que enfrenta uma escassez de alimentos, água potável e de combustível.

A rede de eletricidade de Porto Rico está destruída e as comunicações estão gravemente comprometidas.

O Presidente Donald Trump, que declarou o estado de catástrofe natural no território, deve deslocar-se à ilha na terça-feira.

Ryan disse que a prioridade agora é a missão humanitária e de socorro, adiantando esperar que a administração envie ao Congresso um pedido visando a recuperação a longo prazo do território logo que seja concluída a avaliação dos prejuízos.

Agiremos rapidamente quando for feito o pedido”, referiu o congressista republicano.

A administração Trump recebeu fortes críticas por causa da sua reação aos danos provocados pelas recentes intempéries em Porto Rico, ilha com mais de três milhões de cidadãos norte-americanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR