Furacão
Açores

Açores. Fim da crise energética relativa a gasóleo

Crise energética relativa ao gasóleo nas ilhas das Flores e do Corvo devido ao furacão "Lorenzo" chegou ao fim, determinou o Governo dos Açores. Flores já foi abastecida com 363 mil litros de gasóleo.
Açores

Furacão Lorenzo. Prejuízos de 1,5 milhões na Horta

"Tivemos valores muito elevados [de prejuízos], sobretudo em estradas e zonas balneares, no valor de um milhão e meio de euros", explicou o presidente da Câmara Municipal da Horta, nos Açores.
Açores

Açores. Mau tempo faz mover bovinos em barcos

Já se transportaram 160 bovinos em embarcações desde a ilha das Flores e estão muitos mais por retirar da ilha do Corvo. São ainda consequências dos estragos do furacão Lorenzo.
País

Leslie: 1,4 milhões de euros de apoio a municípios

O Governo emitiu um despacho na quarta-feira que permite autorizada a celebração de contratos de auxílio financeiro aos municípios afetados pelo furacão Leslie há um ano.
Açores

Furacão Lorenzo. 330 milhões de euros em prejuízos

O furacão Lorenzo provocou um prejuízo de 330 milhões de euros em áreas como infraestruturas portuárias e outros equipamentos públicos, na habitação, nas pescas, na agricultura e no setor empresarial.
Moçambique

Idai. Parceiros apoiam com tendas para eleições

União Europeia e a Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento disponibilizaram 265 mil euros para a compra de 120 tendas, que serão usadas para momento eleitoral nas zonas afetadas pelo ciclone.
País

A tempestade Leslie um ano e 120 milhões depois

Foi há mais ou menos um ano que o furacão Leslie passou por Portugal: ventos nunca antes registados e danos avaliados em 120 milhões de euros. A Figueira da Foz foi uma das localidades mais afetadas.
Açores

Açores. Porto das Lajes reaberto "muito em breve"

O Governo Regional diz que o porto ficou "totalmente destruído", mas estima que, “em meados da próxima semana", a limpeza do local esteja concluída. Marinha e Força Aérea participam nas operações.
Cão

Cão encontrado um mês depois do furacão Dorian

253
Um cão, a quem deram o nome de "Miracle", foi encontrado três semanas depois do furacão Dorian graças a um drone com detetor de infravermelhos.
Furacão

Forças Armadas avaliam acessos ao Porto das Lajes

Os militares dos três ramos das Forças Armadas constituem-se como equipa avançada para avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores e de outras infraestruturas.
Açores

Furacão. Estradas abertas nos Açores

Depois da passagem do Lorenzo, apenas nas ilhas do Faial e do Pico se registam ainda troços de estrada condicionados. Nas Flores, continuam os trabalhos de limpeza e remoção de detritos.
Açores

Crise energética decretada nas Flores e Corvo

Governo Regional decretou situação de crise até 31 de outubro, devido aos estragos nas ilhas. Vasco Cordeiro destaca inexistência de vítimas e afirma que população vai ajudar na reconstrução.
Açores

Lorenzo, o furacão "anormal" que assusta os Açores /premium

137
Explicador. É o furacão mais potente de sempre a chegar tão perto da Europa. Chega aos Açores e traz ondas fortes ao continente na 5ª-feira. O que torna esta tempestade "especial", mas não inédita?
Furacão

Furacão Lorenzo. Altice ativa gabinete de crise

A operadora anunciou esta terça-feira que ativou o gabinete de crise devido à passagem do furacão Lorenzo nos Açores e iniciou plano preventivo para mitigar "todos e quaisquer danos" nas comunicações.
Açores

Lorenzo. Energia restabelecida no final da tarde

439
Linhas de alta energia estão a ser reparadas. Energia deve ficar restabelecida até ao final da tarde. Há uma conduta de água danificada, mas não compromete acesso das populações.
Furacão

Lorenzo. Bombeiros e Proteção Civil reúnem-se 

"Será uma reunião para limar arestas, porque, em boa verdade, já fizemos todos o nosso trabalho de casa", explicou à agência Lusa Nuno Henriques, comandante do corpo de Bombeiros Voluntários do Faial.
Sata

Furacão Lorenzo. 900 passageiros da SATA afetados

Azores Airlines que assegura as ligações com o exterior estima que sejam afetados 500 passageiros. No caso da SATA Air Açores, que garante as ligações interilhas, deverão ser afetados 400 passageiros.
Açores

Lorenzo põe Açores sob aviso vermelho

As ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores vão estar sob aviso vermelho devido ao furacão "Lorenzo", que passou esta segunda-feira para a categoria 2.
Açores

Furacão Lorenzo. Costa prometeu apoio aos Açores

102
O primeiro-ministro disponibilizou aos Açores todo o apoio que vier a ser necessário com a passagem do furacão Lorenzo que deverá atingir todo o arquipélago na quarta-feira.
Furacão

Açores. Furacão Lourenzo pode atingir 180 km/h

1355
O furacão poderá chegar aos Açores na próxima semana. IPMA admite rajadas de vento de 180 km/hora nas ilhas do Faial e do Pico, um cenário que não se regista no arquipélago há 20 anos.
Furacão

Furacão Lorenzo deverá afetar Açores na quarta

O Lorenzo deverá atingir os Açores na quarta, embora perca intensidade à medida que se for aproximando do arquipélago. O furacão é de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, que oscila entre 1 e 5.
Meteorologia

Furacão Lorenzo pode chegar aos Açores

O Lorenzo, que está perto de Cabo Verde, irá começar a deslocar-se para norte. Será nesse quadro que poderá afetar o arquipélago, ainda que nesta altura não seja possível prever com que intensidade.
Furacão

Dorian. Número de desaparecidos cai para 1.300

Na quarta-feira, o porta-voz da NEMA, Carl Smith, indicou que o número de desaparecidos nas Bahamas estava fixado em 2.500, alertando, porém, que os registos ainda não tinham sido reconciliados.
Nações Unidas

Moçambique. ONU faz plano humanitário pós-ciclone

As Nações Unidas lançam em Maputo plano revisto de resposta humanitária a Moçambique que abrange o apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que, juntos, afetaram mais de 1,7 milhões de pessoas.
Furacão

2.500 desaparecidos e 50 mortos nas Bahamas 

Cerca de 2.500 pessoas continuam desaparecidas nas Bahamas, mais de uma semana após a passagem do furacão Dorian que matou, pelo menos, 50 pessoas, e deixou mais de 200 mil pessoas sem luz no Canadá.
Furacão

Falta de vistos para os EUA retém 119 pessoas

Sobreviventes do furacão Dorian não podem entrar nos Estados Unidos da América por falta de vistos. Segundo as autoridades americanas, trata-se de uma questão empresarial com a empresa Balearia.
Furacão

Furacão Dorian. Milhares deslocados nas Bahamas

Cerca de 4.500 pessoas foram já deslocadas das suas casas nas ilhas Abaco e Grand Bahama, as mais devastadas após a passagem do furacão Dorian pelas Bahamas. Número de mortos subiu para 45.
Furacão

Dorian. UE avança com 500 mil euros às Bahamas

O financiamento, segundo um comunicado da Comissão Europeia, destina-se a responder a necessidades urgentes como abrigo, água, higiene e alimentação. Dorian já chegou à Carolina do Norte, nos EUA.
Furacão

Bahamas. Depois do Dorian só restam destroços

Nas Bahamas, a população começa a percorrer os destroços deixados pelo Dorian. Há 70 mil pessoas que precisam de ajuda. O Dorian matou 30 pessoas e causou prejuízos de 6 mil milhões de euros.
Presidente Trump

Dorian. Gráfico de Trump foi alterado?

124
Trump disse que o Alabama seria atingido pelo Dorian, os serviços de meteorologia desmentiram. Trump insistiu e mostrou um gráfico oficial, mas tinha uma linha extra que parece desenhada a caneta.
Estados Unidos da América

Dorian. Homem compra 100 geradores para vítimas

332
O momento foi testemunhado por uma pessoa num supermercado na Florida. O homem não quer ser conhecido e pagou pelo material 44 mil euros. Barcos vão fazer chegar equipamento aos afetados.
Estados Unidos da América

Smart na cozinha para não voar com furacão Dorian

2847
Com a ameaça de aproximação do furacão Dorian aos Estados Unidos, um casal da Florida recuperou uma aposta antiga e protegeu o carro dentro da cozinha.
Furacão

Destruição nas Bahamas: já há 30 mortos

Na Georgia e Carolina do Sul, pessoas estiveram sem energia, mas furacão enfraquece. Nas Bahamas, a principal cidade das ilhas Ábaco ficou destruída e já são 30 os mortos. Veja aqui as fotos.
Furacão

EUA e Reino Unido auxiliam socorro nas Bahamas

Pelo menos 7 pessoas morreram após a passagem do furacão e a ONU estima que 61.000 pessoas nas ilhas atingidas precisarão de comida. Guarda Costeira americana e Marinha Real britânica estão no local.
Furacão

Dorian deixa cenário apocalíptico e 7 mortos

"Apocalíptico". "Devastação total". "Uma das maiores crises da história das Bahamas". Assim descreve quem sobrevoou o arquipélago fustigado pelo furacão. Número de mortos subiu para 7, mas há mais.
Estados Unidos da América

Cristãos rezaram na praia a pedir "calma, Dorian"

1138
O mesmo grupo também se reuniu na praia em 2017, quando o furacão Irma estava prestes a chegar à Florida. Nessa altura, "sentimos que fizemos diferença", dizem, à imprensa local.
Furacão

Furacão Dorian já fez 5 mortos

146
Entre os cinco mortos estará uma criança de 7 anos. Donald Trump já declarou o estado de emergência para os estados da Florida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.
Furacão

Dorian pode chegar à Florida com categoria 4

Florida prepara-se para inundações, ventos fortes, tempestades e o fenómeno conhecido como "King Tide" (Maré-rei), que nada tem a ver com a chegada do furacão, mas que coincidirá com a sua chegada.
Moçambique

Noruega. 3,6 ME para zonas afetadas por ciclones

A embaixada da Noruega em Moçambique assinou acordos para apoiar com 3,675 milhões de euros o Programa Mundial da Alimentação e a Unicef em zonas afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth.
Furacão

Furacão Dorian. Geórgia sob estado de emergência 

Estado da Geórgia declarou o estado de emergência para parte do seu território devido ao furacão Dorian. Trump cancelou visita à Polónia.
Furacão

Dorian. Florida declara estado de emergência

O governador da Florida, nos Estados Unidos, declarou o estado de emergência devido ao furacão Dorian, que atingiu a categoria 1 e deve aumentar de intensidade nos próximos dias.
Furacão

Tempestade Dorian já é furacão de categoria 1

O furacão passa nas próximas horas junto à costa de Porto Rico, com ventos máximos de 120 km/hora. Os meteorologistas temem que possa atingir a categoria 3, com ventos acima dos 177 km/hora.
Presidente Trump

Trump desmente ter sugerido bombas nos furacões

3240
"Já entendi, já entendi. Porque é que não os bombardeamos?". Terá sido esta a sugestão de Donald Trump para impedir que os furacões chegassem aos EUA. Presidente norte-americano desmente notícia.
Estados Unidos da América

Barry terá provocado perdas de 9 mil milhões

A tempestade tropical Barry, cujas perdas estão estimadas em 10 mil milhões de dólares (8,9 mil milhões de euros), continua a sua passagem pelo centro oeste de Louisiana e ameaça com inundações.
Estados Unidos da América

Furacão Barry volta a tempestade tropical 

Começou por ser considerado tempestade tropical, mas evoluiu para furacão. Ao chegar ao Louisiana voltou à denominação inicial. Ainda assim, são esperados ventos fortes e chuvas torrenciais.
Furacão

Tempestade Barry. População abandona o Louisiana

Apesar de as autoridade de Nova Orleães se recusarem a emitir ordens de evacuação, os habitantes estão a sair voluntariamente das suas casas. Trump declarou o estado de emergência em Louisiana.
Índia

Índia. Ciclone iminente obriga a evacuação 

Na manhã desta quarta-feira, o ciclone estava a 290 quilómetros da costa de Bombaim. 280.000 pessoas serão levadas para abrigos. Ciclone terá na quinta-feira ventos de até 170 quilómetros por hora.
Estados Unidos da América

EUA. 225 tornados em apenas 12 dias

Este é um dos maiores fenómenos do género a atingir os EUA. Texas, Colorado e Nebraska são as zonas mais afetadas. Há registo de sete mortos e o território pode ainda ser atingido por mais tornados.
Moçambique

Moçambique: número de mortos sobe para 501

O último balanço, apresentado pelo centro de operações de socorro na cidade da Beira, acrescenta mais oito vítimas mortais provocadas pelo ciclone Idai.
México

Furacão Willa enfraquece e passa a tempestade

O furacão levou pessoas a abandonar as casas e causou apagões no México. Contudo, não há registo de vítimas, tendo o furacão já enfraquecido à medida que chega a terras mexicanas.
Furacão

Seguradores: Leslie provocou 20 mil acidentes

Naquela que foi a maior tempestade em Portugal desde 1842, a maior parte dos prejuízos referem-se a seguros de habitações e seguros de atividades comerciais e industriais.
Furacão

Raro e catastrófico, furacão Willa ameaça México 

365
Um furacão de categoria 5 chega ao México esta terça-feira com ventos de até 260 km/h. Willa pode ser o mais forte a atingir a costa mexicana do Pacífico. É "potencialmente catastrófico".
Furacão

Pssst, dr. Costa. Houve um furacão no país /premium

800
Para quem faz da descentralização uma bandeira, ignorar uma catástrofe no centro do país revela além da insensibilidade genética outra verdade: que tudo são promessas lançadas (literalmente) ao vento.
Furacão

Leslie. Os milhões de prejuízo em cada concelho

Diferentes autarquias têm reportado os danos, na ordem dos milhões de euros, causados pela tempestade que atingiu o país no fim de semana passado.
Autoridades Locais

Soure com prejuízos acima de 7 milhões de euros

O município de Soure, no distrito de Coimbra, prevê um prejuízo superior a sete milhões de euros com o furacão Leslie, embora os valores continuem em permanente atualização nos diversos setores.
Furacão

A praia invadiu Leirosa e ninguém veio ajudar /premium

3265
As ruas estão cobertas de areia. Uma torre de comunicações caiu sobre as casas, não há rede, água ou luz. Dias depois, Leirosa está como se o furacão tivesse acabado de passar. "Não temos ninguém."
Furacão

Leslie. EDP diz que clientes não vão pagar custos

335
Lei diz que custos de reparação da rede elétrica podem ser pagos pelos consumidores. Mas a EDP assegura que vai fazer tudo para que isso não aconteça.
EMEL

Proteção de Dados "vai averiguar" SMS da EMEL

207
A EMEL enviou uma mensagem "Aviso Proteção Civil Lisboa" a avisar do furacão Leslie, mas a Proteção Civil garante que "não teve nada a ver". Comissão de Proteção de Dados confirma: vai investigar.
Furacão

Figueira da Foz. "É uma catástrofe inédita"

1460
A tempestade fez um desvio inesperado e não entrou por Lisboa, como estava previsto. O "landfall" (toque em terra) foi registado na Figueira da Foz, onde os ventos atingiram máximos históricos.
Furacão

Fotos. Os estragos do Leslie em Portugal

179
O Leslie entrou pelo centro do país, dirigiu-se para noroeste e chegou a Espanha. Provocou quase 2 mil ocorrências, sobretudo queda de árvores, desalojados e mais de 300 mil pessoas ficaram sem luz.
Furacão

Furacão Leslie: 61 desalojados e 300 mil sem luz

1869
A tempestade não fez, garantiu o INEM, quaisquer mortos. Contudo, provocou quase 2 mil ocorrências, sobretudo queda de árvores, desalojados e mais de 300 mil pessoas ficaram sem luz.
Furacão

Furacões. Os mais fortes antes do Leslie

391
O Furacão Leslie é o terceiro maior a chegar à Península Ibérica desde que há registo. Antes disso passaram por Portugal, em 2005, o furacão Vince e a tempestade de 1842.
Furacão

INEM garante que Leslie não fez qualquer morto - como aconteceu

3977
O furacão, o pior desde a tempestade de 1842, entrou em Portugal. Mudou de direção e seguiu para norte. Há 15 distritos em alerta amarelo. Há 27 feridos ligeiros e 61 desalojados.
Furacão

Furacão Leslie: os conselhos da Proteção Civil

333
A Autoridade Nacional de Proteção Civil apelou à população que proteja "os seus", "bens e patrimónios" e que evite "ao máximo andar na rua". Zonas costeiras e arborizadas são as mais perigosas.
Meteorologia

Furacão Leslie. A maior tempestade desde 1842

26628
Furacão (o mais poderoso a atingir Portugal desde 1842) está a aproximar-se do continente. Alerta em 13 distritos passou a vermelho. Proteção Civil deixa instruções de segurança para a população.
Furacão

Furacão Leslie. Proteção Civil lança alerta

1743
Proteção Civil lança alerta à população, face a possíveis condições meteorológicas adversas em Portugal, à medida que o Furacão Leslie se aproxima.
Estados Unidos da América

Imagens aéreas mostram os danos do furacão Michael

Casas sem telhados, ruas destruídas e barcos empilhados. Na cidade mais afetada pelo furacão Michael, os ventos chegaram aos 250 km por hora. As consequências são visíveis: uma cidade desvastada.
Furacão

Furacão Leslie passa na Madeira a partir de sábado

O furacão Leslie tem uma probabilidade elevada de se sentir na Madeira a partir de sábado, com vento forte, precipitação e trovoada, anunciou esta sexta-feira o IPMA.
Estados Unidos da América

A calma contra o caos. O Michael visto do espaço

Da Estação Espacial Internacional, o furacão Michael mostra-se enorme e quase parece "calmo". Mas, nos EUA, deixou um rasto de destruição. Sereno visto do espaço, o "monstro" ainda é perigoso.
Furacão

As imagens do "monstro" Michael na Flórida

Estradas inundadas, negócios destruídos, casas transformadas em destroços. O furacão Michael deixou um rasto de devastação ao longo de 320 quilómetros. Está na categoria 1, mas continua perigoso.
Furacão

EUA. Furacão mata seis pessoas na costa leste

O furacão Michael perdeu intensidade ao chegar a terra e baixou para a categoria 1. Há seis mortos, um deles menor. É o furacão mais intenso dos últimos 25 anos a chegar ao continente norte-americano.
Furacão

O momento em que o furacão Michael atingiu a terra

172
O furacão Michael atingiu terra. A tempestade tem ventos sustentados de 250 km/h mas está a 2 km/h de subir para um furacão de categoria 5. O momento em que chegou à Flórida foi filmado por satélites.
Furacão

Furacão Leslie não deve passar por Portugal

217
A tempestade Leslie é agora um furacão de categoria 1 e prepara-se para passar entre os Açores e Madeira. A probabilidade de chegar a terra é menos de 10%. Mas já está a influenciar o estado do tempo.
Desastres Naturais

Furacão Michael pode ser maior dos últimos 30 anos

205
Fucarão Michael dirige-se para a Florida, onde deverá chegar na quarta-feira. Autoridades estimam que seja o maior furacão na área em 30 anos. Governador deixa apelo: "Todos têm de estar preparados".
Estados Unidos da América

Florence. Sobe para 32 o número de mortos

Além das vítimas mortais, centenas de milhares de pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas e cerca de 500 mil habitações encontram-se sem eletricidade na região afetada.
Ferrari

Furacão Jebi destruiu 51 Ferrari novinhos em folha

A época dos furacões está no auge e fez uma série de vítimas. No Japão, o Jebi atacou forte: fez 17 vítimas mortais e provocou 2.000 milhões de euros em danos. Entre eles, 51 superdesportivos Ferrari.
Furacão

Tempestade Florence. "O pior ainda está para vir"

O governador do estado da Carolina do Norte anunciou que já morreram 16 pessoas devido à passagem do Florence. Em Wilmington, as estradas foram cortadas. Há centenas de pessoas a precisar de ajuda.
Furacão

Florence. Número de mortos continua a subir

O furacão Florence é agora uma tempestade tropical mas ainda há perigo de inundações na Carolina do Norte devido às chuvas "épicas". Número de mortos nas duas Carolinas subiu para nove.
Açores

Furacão Helene deve chegar aos Açores à meia-noite

156
O furacão deverá chegar ao arquipélago dos Açores pelas 00h30, com rajadas até 140 km/h. Flores e Corvo estão sob alerta vermelho. Marcelo apelou à "serenidade e resiliência dos açorianos".
Furacão

Ex-marine tem salvo vidas no seu camião militar

Jason Weinmann, antigo Marine, comprou um veículo de transporte militar há dez anos. Tem-lhe dado uso para salvar pessoas - já soma dez resgatados -- afetadas pela tempestade Florence.
Estados Unidos da América

Notícias falsas. Há tubarões a nadar na estrada

Tubarões a nadar na autoestrada e repórteres exagerados. Quatorze horas depois do olho do furacão Florence ter chegado a terra, multiplicam-se as notícias falsas, que são virais nas redes sociais.
Furacão

Mãe e bebé entre primeiras 5 vítimas do Florence

113
Uma mãe e um bebé foram mortas pela queda de uma árvore e estão entre as primeiras cinco vítimas da tempestade tropical Florence que atingiu a costa leste dos Estados Unidos.
Estados Unidos da América

As primeiras imagens do Florence em terra

Chuvas intensas, ventos fortes, árvores caídas, ruas inundadas e bombas de gasolina destruídas. O Florence continua a fazer estragos enquanto percorre "lentamente" o estado da Carolina do Norte.
Estados Unidos da América

NASA. O impressionante Florence visto do espaço

137
Visto do espaço, o caos causado pelo Florence parece quase inexistente. A NASA partilhou imagens impressionantes do furacão, que, pela sua dimensão, exigiu lentes especiais. Veja no vídeo.
Furacão

Tempestade Helene poderá afetar continente

Os efeitos da tempestade tropical Helene, que deverá atravessar os Açores no sábado, poderão atingir o continente na segunda-feira, mas só sob a forma de agitação marítima.
Furacão

Furacão Florence já chegou à Carolina do Norte

O furacão Florence, que baixou para a categoria 1 nas últimas horas, está a provocar chuvas intensas e ventos fortes na costa sudeste da Carolina do Norte. Aviso de tornado chegou a ser emitido.
Presidente Trump

Trump: Democratas inflacionaram mortos em furacão

O presidente dos Estados Unidos diz que foi o Partido Democrata que inflacionou o número de mortos do furacão Maria, de poucas dezenas para cerca de 3 mil, para prejudicar a sua imagem.
Furacão

Porque estão os furacões a tornar-se umas 'bestas' /premium

227
O Florence apareceu com ameaças assustadoras de destruição nos EUA. É o quarto ano seguido em que as tempestades começam mais cedo do que o previsto. E estão cada vez mais fortes.
Estados Unidos da América

Furacão Florence está a chegar aos EUA

O furacão Florence perdeu força e desceu para a categoria 2 na escala de Saffir-Simpson. No entanto, já está a chegar aos EUA e os perigos mantêm-se, com o risco de inundações causadas pelas chuvas.
Açores

Helene passa a tempestade tropical

165
Prevê-se, a partir de sábado, "vento muito forte do quadrante sul com rajadas até 120 quilómetros por hora, chuva forte e ondas do quadrante sul entre 6 a 8 metros de altura" nas Flores e no Corvo.
Furacão

Como os EUA se preparam para o impacto do Florence

O Florence já levou mais de um milhão de pessoas a abandonar as suas casas e segue agora na direção de Washington. Veja como os norte-americanos se estão a preparar para o impacto do furacão.
Estados Unidos da América

Caçadores de furacões voam dentro do Florence

Pilotos norte-americanos filmaram o momento em que atravessaram o Florence e chegaram ao olho do furacão. São "caçadores" e mostram como é o "oásis no meio da tempestade". Veja o vídeo.
Furacão

Furacão Helene deve chegar aos Açores no sábado

1290
O furacão Helene está a caminho dos Açores e deverá atingir o arquipélago este sábado. O IPMA prevê que, a partir de sexta-feira, seja classificado como tempestade tropical.
Furacão

Florence. Mais de 10 milhões de pessoas atingidas

4119
Furacão Florence vai aproximar-se dos Estados Unidos esta quinta-feira e provocar "cheias catastróficas e que colocam vidas em risco". Pode ser o furacão mais devastador das últimas décadas.
Furacão

Porto Rico. Vítimas do furacão sobem para 2.975

Uma nova investigação ao furacão Maria, que em setembro do ano passado atingiu Porto Rico, indica que a tempestade provocou 2.975 mortos, mais do dobro dos 1.400 avançados no início do mês.
Estados Unidos da América

Furacão Lane passou a tempestade tropical

O furacão Lane passou no sábado a uma simples tempestade tropical, deixando lentamente as ilhas do estado norte-americano do Havai, onde as chuvas torrenciais causaram apenas danos materiais.
Furacão

Porto Rico. Afinal o Furacão Maria fez 1427 mortos

O reconhecimento pela parte das autoridades porto riquenhas foi feito através de um relatório enviado ao congresso norte-americano para propor um plano de reconstrução de 139 mil milhões de dólares.
México

Furação Bud aumentou intensidade para categoria 3

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos divulgou que o Bud teve ventos máximos de 195 quilómetros por hora e que estava a cerca de 705 quilómetros da Península da Baixa Califórnia, no México.
Furacão

Porto Rico: milhares terão morrido com furacão

Um novo relatório estima que cerca de 4.600 pessoas tenham morrido em Porto Rico na sequência do furacão Maria, que passou em setembro último. Dados oficiais continuam nas 64 vítimas mortais.
Furacão

40% da população de Porto Rico ainda sem luz

Ilha fustigada a 20 de setembro do ano passado pelo furacão Maria aguarda pela ajuda financeira aprovada por Washington. Autoridade de energia só conseguiu devolver eletricidade a 64% da população.
Estados Unidos da América

EUA. Catástrofes naturais causaram grande prejuízo

Os incêndios e furacões que atingiram os Estados Unidos, em 2017, provocaram grandes estragos. Foi o ano em que as catástrofes naturais causaram maior prejuízo, cerca de 306 mil milhões de dólares.
Meteorologia

Bruno, Carmen... Próximas tempestades já têm nomes

3842
Portugal, Espanha e França juntaram-se para criar um sistema de nomeação de tempestades que afetem o Sul da Europa. A lista de nomes já está definida, de Ana a Wiam, passando por Gisele e Katia.
Furacão

Maria pode ter provocado mil mortos em Porto Rico

Uma análise estatística indica que o número de mortos em Porto Rico devido à passagem do furacão Maria pode ser superior a mil, isto quando o balanço oficial é de 64.
Furacão

Porto Rico precisa de ajuda por causa do furacão

Porto Rico precisa de ajuda "sem precedentes" da administração Trump para recuperar da devastação causada pela passagem do furacão Maria. 60% da ilha continua sem eletricidade.
Furacão

Furacão. Porto Rico vai perder 14% da população

Quase meio milhão de pessoas vai deixar a ilha de Porto Rico até 2019, representando 14% da população. Em causa estão as consequências do devastador furacão Maria.
Estados Unidos da América

Texas adverte gasolineiras por especularem preços

O Texas advertiu, na segunda-feira, com uma ação judicial 127 gasolineiras acusadas de especular os preços aproveitando a crise desencadeada pelo furacão Harvey.
Estados Unidos da América

Ex-presidentes juntam-se para ajudar vítimas

222
Barack Obama, Bill Clinton, Jimmy Carter, George H.W. e George W. Bush reuniram-se em College Station, no Texas, para ajudar a angariar fundos para ajudar as vítimas dos furacões que assolaram os EUA.
Furacão

Furacão Maria. 58 mil pessoas chegam à Florida

Desde 3 de outubro, já chegaram ao estado norte-americano da Florida mais de 58 mil porto-riquenhos. O governo estatal abriu centros de apoio nos aeroportos e no Porto de Miami.
Ciência

Dez semanas, dez furacões no Atlântico. Porquê?

131
O furacão Ophelia, que já fez três mortos na Irlanda, é o último dos dez furacões que, este ano, se formaram no Atlântico. Há mais de um século que tal não se sucedia. E pode não ficar por aqui.
Incêndios

Fogos. Reino Unido acorda com "céu vermelho"

1957
Os ingleses chamam-lhe um "apocalipse" ou um "pôr do sol ao meio-dia". O Reino Unido acordou com um céu vermelho. A culpa é do Ophelia que transportou poeiras de Portugal e do Sahara.
Furacão

Mau tempo. SATA já retomou voos nos Açores

A transportadora aérea açoriana SATA já começou a regularizar as ligações aéreas afetadas no sábado pelo mau tempo nos Açores, que deixou em terra 864 passageiros, disse o porta-voz da transportadora.
Furacão

Centro do furacão Ophelia afasta-se dos Açores

Ophelia provocou 11 ocorrências de pouca relevância, como quedas de árvores, está a afastar-se dos Açores mas continua a condicionar o estado do tempo. No grupo central, situação está normalizada.
Furacão

Ophelia. Voo entre Lisboa e Pico nos Açores

O voo da Azores Airlines proveniente de Lisboa com destino ao Pico, nos Açores, com 113 passageiros, divergiu esta manhã para a ilha do Faial, devido às condições meteorológicas.
Meteorologia

Ophelia em categoria 3. Açores em alerta vermelho

323
Instituto de Meteorologia coloca Açores em alerta vermelho por causa do furacão Ophelia, que já está em categoria 3. O pico do furacão ocorrerá entre as 18h e as 23h.
Furacão

Furação Ophelia a 155 quilómetros de Santa Maria

O centro do furacão Ophelia deverá estar a 155 quilómetros de Santa Maria, nos Açores, mas já em categoria 1, anunciou Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Meteorologia

Chuva chega na segunda-feira

236
A temperatura sobe no sábado, mas na segunda-feira chega a chuva. A passagem do furacão Ophelia traz aguaceiros e uma mudança no estado do tempo.
Furacão

Ophelia pode afetar continente, Açores em alerta

233
Os efeitos da passagem do furacão Ophelia podem fazer-se sentir no norte de Portugal Continental. Os Açores estão em "alerta" e a Proteção Civil já mobilizou meios extra.
Furacão

Ophelia. Avisos amarelo e laranja para os Açores

O IPMA emitiu avisos amarelo e laranja para o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento, trovoada e agitação marítima à passagem do furacão Ophelia, que registou rajadas de 185 km/h.
Furacão

Furacão Ophelia aproxima-se dos Açores

O furacão Ophelia, de categoria 1, aproxima-se esta quinta-feira dos Açores, onde deverá atingir as ilhas de Santa Maria e São Miguel no sábado com ventos na ordem dos 100 km/h.
Meteorologia

Tempestade Ophelia subiu à categoria de furacão

230
Ophelia subiu à categoria de furacão e a probabilidade dos seus efeitos atingirem as ilhas de Santa Maria e de São Miguel, nos Açores, aumentou, anunciou a delegação regional do IPMA.
Furacão

Furacão Ophelia pode atingir Portugal

33784
O furacão Ophelia subiu para categoria 2 e os modelos de previsão incluem o litoral de Portugal para os próximos dias. Seria a terceira vez na história.
Açores

Efeitos da tempestade Ophelia nos Açores

107
Num comunicado no Facebook, o IPMA afirma que há uma probabilidade de 15% a 20% de S. Miguel e Sta. Maria sentirem efeitos a partir de sábado. Espera-se que a Ophelia passe a furacão na quarta-feira.
Estados Unidos da América

EUA. Nate toca terra como furacão de categoria 1

O olho do furacão vai passar por "partes do Mississípi, Alabama e Tennessee" durante esta noite e na noite de domingo, segundo o Centro Nacional de Furacões.
Estados Unidos da América

Furacão Nate toca terra pela segunda vez nos EUA

O Nate tocou terra pela segunda vez no Mississípi, tornando-se no primeiro furacão a atingir aquele estado norte-americano desde o Katrina em 2005.
Furacão

EUA. Furacões roubam 33 mil empregos

Os furacões Harvey e Irma destruíram 33 mil postos de trabalho. Ainda assim, a taxa de desemprego recuou e atingiu o nível mais baixo desde 2001.
Furacão

EUA querem ajudar Porto Rico com 29 mil milhões

A Casa Branca quer pedir ao Congresso a aprovação de um pacote de 29 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros) para financiar a ajuda à ilha de Porto Rico, devastada por furacões.
Presidente Trump

Trump atira rolos de papel às vítimas do furacão

986
Donald Trump esteve em Porto Rico a distribuir mantimentos às vítimas do furacão Maria. E fê-lo atirando rolos de papel ao mesmo tempo que gritava: "Há muito amor nesta sala". As críticas não tardaram
Mundo

Furacão Maria matou 34 pessoas em Porto Rico

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosseló, disse na terça-feira que o balanço oficial do número de vítimas mortais causadas pelo furacão Maria aumentou de 16 para 34.
Furacão

Trump desdramatiza estragos do furacão Maria

Donald Trump saúda os trabalhos de recuperação em Porto Rico para reparar os estragos da passagem do furacão Maria, mas desdramatiza a situação, comparando com o furacão Katrina.
Furacão

Carmen acusou-o e implorou. Trump vai a Porto Rico

A mayor de San Juan acusou Trump de estar a matar os habitantes de Porto Rico com a sua "ineficiência". O Presidente dos EUA acusou Carmen Yulín Cruz de "fraca liderança". Mas vai lá.
Furacão

Porto Rico vai receber 7 mil milhões em ajuda

O presidente da Câmara dos Representantes disse que a Agência Federal de Gestão de Emergência vai receber um reforço de sete mil milhões de dólares (5,9 mil milhões de euros).
Furacão

Maria. Porto Rico está com "graves problemas"

Através do Twitter, o presidente dos Estados Unidos alertou para as dificuldades que se fazem sentir em Porto Rico depois da passagem do furacão Maria, que causou 16 mortos.
Furacão

Maria. Barragem em Porto Rico em perigo de ruir

A barragem de Guajataca, em Porto Rico, sofreu um "dano na infraestrutura" durante a passagem do furacão Maria e está em perigo de ruir. Cerca de 70 mil pessoas foram evacuadas da região.
Estados Unidos da América

Furacão Maria pode chegar à costa leste

O furacão Maria, de categoria 3, avança sobre as águas do Atlântico com rumo a noroeste e no domingo poderá ser necessário colocar sob vigilância algumas zonas da costa leste dos Estados Unidos.
Furacão

Porto Rico prolonga recolher obrigatório

O governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, anunciou o prolongamento "por tempo indefinido" do recolher obrigatório após a passagem do furacão Maria.
Furacão

Furacão Maria fez mais de 33 mortos nas Caraíbas

A passagem por Porto Rico e pelo Haiti revelou-se mortífera. O Maria é agora um furacão de categoria 3 e está a caminho das Ilhas Turcas e Caicos e das Bahamas.
Furacão

Furacões. Seguradoras fazem contas aos prejuízos

As seguradoras norte-americanas começam a fazer as primeiras contas aos prejuízos provocados pela passagem dos três furacões - Harvey, Irma, e Maria - na costa do Golfo do México.
Furacão

Furacão Maria ganha força a caminho das Caraíbas

O furacão Maria aproxima-se das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, e ganha intensidade com ventos de 195 quilómetros por hora, revelou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Furacão

Maria. Porto Rico em alerta e Dominica com mortos

Porto Rico prepara-se para enfrentar inundações potencialmente catastróficas, depois da passagem do furacão Maria onde deixou um rasto de destruição. Dominica já enterrou 15 mortos.
Furacão

25 fotos das maiores tempestades da Terra

302
Tudo começou quando o pai lhe deu uma máquina fotográfica velha. Agora é um dos fotógrafos mais conhecidos do mundo: persegue furacões pelos Estados Unidos fora. As imagens de Mitch Dobrowner.
Furacão

Furacão Maria. Nove mortos e Porto Rico às escuras

O furacão Maria, atualmente de categoria 3, avança na direção da República Dominicana depois de atingir Porto Rico com ventos de 250 quilómetros por hora. Pelo menos nove pessoas morreram.
Furacão

Furacão Maria atingiu Porto Rico e fez nove mortes

O furacão Maria, agora em nível 2, já provocou nove mortes em Dominica. Atingiu Porto Rico com ventos de 250 km/h. Ilha está totalmente sem energia e o Governo fala em "devastação total".
Furacão

Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto na ilha francesa de Guadalupe.
Furacão

Furacão Maria faz um morto em Guadalupe

Pelo menos uma pessoa morreu na ilha francesa de Guadalupe atingida por uma árvore, depois da passagem do furacão Maria. Outras duas estão desaparecidas num naufrágio.
Furacão

Maria deixa rasto de destruição nas Caraíbas

106
O furacão Maria, que já regressou à categoria 5 (mais elevada), atingiu na segunda-feira a ilha de Dominica e avança agora para Porto Rico. O primeiro-ministro da ilha ficou sem telhado.
Furacão

Furacão Maria aumenta para categoria máxima

154
O furacão Maria ganhou força e atingiu a categoria máxima de 5, com ventos até 260 quilómetros por hora que ameaçam de forma iminente as Caraíbas. Autoridades ordenam evacuação de Guadalupe.
Furacão

Furacão Maria atinge categoria 4 e ameaça Caraíbas

O furacão Maria já atingiu a categoria 4 e é agora "extremamente perigoso" para as Caraíbas. Porto Rico, Guadalupe, Dominica, St. Kitts, Nevis, Montserrat e Martinica estão em alerta.
Furacão

Furacão Maria ganha força e ameaça Caraíbas

O Furacão Maria intensificou-se para categoria 3 e continua a dirigir-se em direção às Caraíbas. O olho do furacão deverá chegas às ilhas Leeward esta noite. Os ventos já atingem os 195 quilómetros.
Furacão

Furacão Maria a caminho das Antilhas e Porto Rico

Depois da destruição deixada pelo Irma, a região prepara-se agora para a passagem do furacão Maria. Os ventos já são superiores a 120 quilómetros por hora.
Furacão

Novo furacão deverá atingir as Caraíbas

559
A tempestade tropical Maria formou-se este sábado e na próxima segunda, já furacão, deverá chegar às Caraíbas. Já o furacão José continua a caminho da costa leste dos Estados Unidos.
Estados Unidos da América

Furacão José volta a ameaçar Estados Unidos

O "José" passou de tempestade tropical para furacão de nível 1, ameaça novas zonas dos Estados Unidos e alguns Estados já estão em alerta para os próximos dias.
Furacão

Furacão Irma. Portugueses chegaram a Lisboa

Os cerca de 70 portugueses que regressaram das ilhas Antilhas aterraram em Lisboa às 19h55, numa operação de repatriamento que o ministro dos Negócios Estrangeiros deu como concluída.
Furacão

Irma. 70 portugueses chegam a Figo Maduro

Os 70 cidadãos afetados pelo furacão Irma nas Caraíbas e que estão a ser repatriados pelo Governo português devem chegar ao final da tarde ao aeroporto militar de Figo Maduro.
Furacão

A criatura que deu à costa depois do Harvey

298
Deu à costa no Texas após a passagem do furacão Harvey. Uma utilizadora do Twitter viu, fotografou e já se sabe: é uma enguia, acredita um biólogo especialista em enguias.
Estados Unidos da América

Depois do Irma, calor mata na Florida

A passagem do furacão Irma pela Florida foi menos devastadora do que o previsto mas, depois da tempestade, é o calor intenso, agravado pela falta de energia elétrica, que está a fazer vítimas.
Furacão

Irma. Reino Unido vai dar 27,6 milhões às vítimas

O Reino Unido vai dar um apoio adicional de 27,6 milhões euros às vítimas do furacão Irma. O apoio soma-se aos 35,3 milhões de euros disponibilizados anteriormente.
Furacão

Irma. Repatriamento demora o que for necessário

Ministro dos Negócios Estrangeiros garante que o repatriamento dos portugueses afetados pelo Irma vai demorar o que for preciso. Augusto Santos Silva informou que será usado um avião C130.
Furacão

Irma. Número de mortos sobe para 59

O número de mortos provocados pela passagem do furacão Irma sobe para 22 nos Estados Unidos. Ao todo são já 59. Alguns moradores da Flórida já puderam regressar a casa.
Furacão

Irma. Vídeo mostra o antes e depois da Florida

130
O The Telegraph publicou um vídeo que mostra o antes e depois das ruas da Florida, completamente devastadas pela passagem do furacão Irma. As imagens são impressionantes.
Furacão

Irma. O rasto de destruição e as contas a fazer

Dois terços das casas do estado norte-americano da Flórida estão sem energia e pelo menos quatro mortes foram associadas à passagem do Irma. Depois do furacão, que contas há a fazer?
Furacão

Irma. Comité Olímpico vai apoiar países afetados

O presidente do Comité Olímpico Internacional anunciou na segunda-feira que o organismo vai apoiar com cerca de um milhão de dólares (836 mil euros) os países das Caraíbas afetados pelo furacão Irma.
A página está a demorar muito tempo.