Fogo de Pedrógão Grande

Xavier Viegas dá um mês ao Governo para revelar parte reservada do relatório sobre Pedrógão Grande

4.469

O investigador Xavier Viegas, que coordenou a equipa que produziu a pedido do Governo o relatório sobre Pedrógão Grande, deu um mês ao Executivo para revelar capítulo que ainda está reservado.

Xavier Viegas coordenou a produção do relatório a pedido do Governo

PAULO NOVAIS/LUSA

O investigador Xavier Viegas, que coordenou a equipa que produziu a pedido do Governo o relatório sobre o incêndio de Pedrógão Grande, deu um mês ao Governo para revelar um capítulo de setenta páginas que até agora tem sido mantido em segredo, avança a RTP. Se não revelar, o próprio investigador poderá divulgar essa parte do documento.

Pedrógão. Novo relatório aponta o dedo a Proteção Civil, bombeiros, INEM, EDP e Ascendi

O Ministério da Administração Interna tem recusado revelar o capítulo 6 do relatório produzido pela equipa de Xavier Viegas porque diz conter a identidade de algumas pessoas. Mas o investigador garante que não há referência à identidade de ninguém no referido capítulo, que o Ministério da Administração Interna já tem em posse há cerca de um mês.

Terá sido a própria ministra Constança Urbano de Sousa a pedir a censura do documento, alegadamente para proteger as identidades das vítimas.

Novo relatório sobre Pedrógão cortado a pedido da ministra da Administração Interna

A Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande não concordou, e terá chegado a ameaçar não comparecer ao encontro agendado com António Costa para a próxima quarta-feira se o documento não fosse divulgado integralmente.

No final, ambas as partes cederam. O capítulo 6 deveria ser disponibilizado assim que os nomes de todas as vítimas referidas fossem apagados, mas esta parte do documento ainda está por ser revelada.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site