Olá

Olá, aqui vão erros.

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fogo de Pedrógão Grande

Fogo de Pedrógão Grande

Fundo Revita exclusivo para concelhos atingidos 

Margarida Balseiro Lopes salientou que foi sinalizado pelos autarcas, assim como pela CIMRL, de que há a vontade de ter nestes concelhos "projetos com grande impacto social no território".
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande não pode cair no "esquecimento"

Sete anos depois do incêndio de Pedrógão que destruiu mais de 1.500 casas, Luís Montenegro recordou vítimas e familiares marcados pela tragédia e garantiu compromisso para que não se volte a repetir.
Fogo de Pedrógão Grande

Marcelo solidário com "futuro" de Pedrógão Grande

Presidente da República está "com os familiares e amigos daqueles que partiram" e garantiu ainda "lugar para a esperança, a confiança e o sonho" e que "tragédias como as de 2017, nunca mais".
Bombeiros

Bombeiros alertam para falta de voluntários  

Comandante Jorge Martins pede regulamento de benefícios "palpável" e defende ainda a criação da carreira de bombeiros como "ponto número um do Governo" — sem bombeiros, "associações" não avançam.
Incêndios

Sete anos depois muito falta fazer em Pedrógão

A necessidade de coesão territorial tornou-se ainda mais evidente na região. Despovoamento e falta de empregos em conjunto com um incêndio devastador foi receita para o desastre.
Fogo de Pedrógão Grande

Carta Aberta a Montenegro a respeito de incêndios

É por acreditar na sua vontade de mudar que lhe faço este apelo para que ao menos dispenda um bocadinho do seu precioso tempo a pensar no que aqui escrevi. Porque os fogos catastróficos são evitáveis.
E o vencedor é...

Pedrógão. 7 anos depois, o que valem as promessas?

Nas celebrações do 10 de junho, o discurso de Rui Rosinha chama atenção para o que foi prometido, mas que ficou aquém do esperado. Marcelo, fora de tom, já teve discursos com mais sentimento.
Reportagem Observador

10 junho. "Tragédias como as de 2017 nunca mais"

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu Pedrógão Grande como palco das comemorações do Dia de Portugal. Pelo meio, homenageou vítimas dos incêndios e voltou a abordar tema das reparações históricas.
Noticiário

15h. Europeias. PNS pede "humildade" a Montenegro

O líder do PS diz que resultados das europeias mostram que os portugueses não gostam de como a oposição está a ser tratada na AR. Pedro Nuno Santos quer Governo a repensar em como lidar com oposição.
Noticiário

14h. PNS admite que há muito a fazer no Interior

Pedro Nuno Santos diz que o governo socialista sempre acompanhou a região. O secretário-geral do PS aponta a habitação e o emprego como prioridades para o desenvolvimento do Interior.
Emissão Especial

"Portugal é uno em diversidade"

Em Pedrogão Grande, Marcelo Rebelo de Sousa deixa mensagem de união no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Fala num país unido e deixa apelo: Tragédia como a de 2017 nunca mais.
Fogo de Pedrógão Grande

Marcelo lembra sucessores da tragédia de Pedrógão

No primeiro dia de celebrações, Marcelo deixou um pinheiro no palácio de Belém para que futuros dirigentes "não repitam 2017". Revelou ainda que a celebração do próximo ano será "original" e no sul.
Fogo de Pedrógão Grande

Marcelo presta homenagem às vítimas de Pedrógão

Presidente da República prestou homenagem às vítimas dos incêndios de 2017, numa cerimónia que marcou o início das comemorações do Dia de Portugal, após o hastear da bandeira nacional.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão pode voltar a acontecer

A grande maioria das atividades florestais não suporta os seus custos pela venda dos produtos lenhosos. É preciso que o Estado subsidie os gestores florestais.
Presidente Marcelo

Marcelo admite "continuidade" no pós-europeias

Cauteloso nas palavras, em dia de reflexão para as eleições europeias, Presidente da República foi a Pedrógão para assinalar o 10 de junho e lembrar os incêndios de 2017.
Natureza

Bisontes

Espanta-me a tranquilidade com que a introdução de espécies exóticas numa espécie de jardim zoológico de grande dimensão é apresentada como uma acção de conservação da natureza, sem discussão prévia.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Afetados ainda recorrem a ajuda médica

As recordações dos incêndios em Pedrógão Grande ficam mais presentes próximo da data. Para alguns, o stress traumático dos incêndios que estava escondido manifestou-se repentinamente.
Fogo de Pedrógão Grande

Aqui, a qualidade de vida não basta para os jovens

Na região afetada pelos incêndios de Pedrógão Grande, o mercado de arrendamento inexistente, a reduzida oferta de emprego qualificado ou ausência de espaços para socializar são o "resto" que falta.
Fogo de Pedrógão Grande

Alzira ainda espera por ver sua casa reconstruída 

Alzira, uma das sobreviventes dos incêndios de Pedrógão, receia já não ter capacidade para aproveitar a sua casa quando ficar concluída. Na origem, o impasse na chegada de apoios ou elevada burocracia
Fogo de Pedrógão Grande

Uma rua internacional no meio de Pedrógão Grande

Estrangeiros, trabalhadores remotos e reformados, têm chegado à região, um local que consideram "perfeito", perto da natureza, com bom clima, segurança, sistema de saúde, e custo de vida.
Fogo de Pedrógão Grande

10 de junho nos concelhos atingidos pelos fogos

Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, Leiria, Coimbra e Suíça são os pontos escolhidos para as celebrações deste ano do Dia de Portugal.
Justiça

Pedrógão: reduzida pena de ex-presidente da Câmara

Advogado de defesa do ex-presidente da Câmara de Pedrógão Grande afirmou que é "quase certo" um recurso para o Tribunal Constitucional.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Ex-vereador pondera recorrer ao TC

Ex-vereador de Pedrógão foi condenado por crimes continuados de prevaricação e burla qualificada pela reconstrução das casas depois dos incêndios de 2017. Relação de Coimbra aplicou-lhe pena suspensa.
Fogo de Pedrógão Grande

Associação entrega mochilas de primeiro socorros

A iniciativa, em referência à "memória de Andrew Smiler", uma das vítimas dos incêndios de outubro 2017 na Região Centro, tem o apoio da Comunidade Israelita do Porto, divulgou a AVIPG.
Noticiário

7h. Aeroporto. Duarte Cordeiro critica Sec. Estado

O ministro do Ambiente reprova a atitude do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas João Paulo Catarino. Ainda neste jornal, plano de mobilidade da Jornada Mundial da Juventude.
Contra-Corrente

Costa, Marcelo, Pedrógão... amigos para sempre?

Devia ter sido a 17 de Junho, aconteceu a 27 de Junho, após muitas peripécias. Costa e Marcelo foram a Pedrógão juntos mostrar que não se esqueceram do interior, ou que continuam amigos para sempre?
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Pedrógão. O espelho da nossa eterna lentidão?

Como é que, seis anos depois dos incêndios, ainda há nove casas por reconstruir, recursos em tribunal, verbas por gastar e ainda suspeitas de fraude? 
Noticiário

7h. Partos com enfermeiros. DGS vai rever a norma

Depois de pedido de revogação e de muita pressão pública, DGS vai dar um passo atrás. E, Presidente da República quer que próximo 10 de junho seja comemorado nas regiões afetadas pelos fogos de 2017.
Noticiário

2h. Marcelo quer celebrar 10 de junho em Pedrógão

O Presidente da República quer dar um sinal de vida aos territórios afetados em 2017 pelos fogos da região Centro. Ainda neste jornal, Marcos Freitas conquistou a medalha de prata no ténis de mesa.
Incêndios

Autarca de Pedrógão pede medidas para repovoar

“É um espaço criado pelo Estado, por todos nós, para todos nós. É um espaço resultante da solidariedade do Estado que deve, cada vez mais, olhar para estes territórios”, afirmou António Lopes.
Presidente Marcelo

Passou-bem a Galamba e o anúncio que vincula Costa

Marcelo cumprimentou Galamba, marcou encontro com Costa para o dia a seguir às europeias e elogiou Gouveia e Melo. No fim, saiu sem falar aos jornalistas da inauguração do memorial de Pedrógão.
Reportagem Observador

Marcelo quer dar novo sinal em memorial do futuro

O Presidente da República quer dar um novo sinal às populações afetadas pelos incêndios de 2017 e fez um anuncio na inaugural do memorial às vitimas em Pedrógão Grande. 
Fact Check

PR e PM preferiram jogo a homenagem a vítimas?

Homenagem a vítimas dos incêndios de 2017 envolta em polémica depois de abertura do monumento sem inauguração oficial. Mas Presidente e primeiro-ministro não estavam no futebol quando foi inaugurado.
Noticiário

21h. PR quer Dia de Portugal em Pedrógão Grande

Marcelo Rebelo de Sousa quer dar um sinal de vida aos territórios afetados em 2017 pelos fogos da região Centro. Ainda, Ventura reage ao relatório que classifica o Chega como vetor da extrema-direita.
Iniciativa Liberal

IL acusa Governo e PR de esquecer Pedrógão

Rui Rocha disse que "ficou tão mal ao Presidente da República não se terem lembrado de Pedrógão Grande quando se cumpriram os seis anos, que hoje era inevitável que houvesse essa presença".
Noticiário

10h. BCE avisa para inflação "mais persistente"

Presidente do BCE avisa para inflação na zona euro de natureza "mais persistente". O que significa? Análise neste jornal. Há futuro na política portuguesa sem António Costa? Ouvimos dois ex-deputados.
E o vencedor é...

Pedrógão é um manual daquilo que somos

Entre Governo, Presidente e entidades locais o cenário é lamentável e revela um "provincianismo desrespeitador". Santos Silva e António Costa sabem que a instabilidade dos últimos tempos veio do PS?
Noticiário

9h. Pedrógão. Vitímas lamentam esquecimento

Esperam "não voltar a ouvir pedidos de desculpas" de nenhum membro do Governo. Executivo prepara novas regras no acesso à docência. E ainda, avião a jato de Prigozhin aterra em Minsk.
O Bom, o Mau e o Vilão

Marcelo fugir aos jornalistas não é transparência

Pedro Proença (que vai processar quem se aproveitou da Liga), o governo (que tem de olhar bem para a amnistia) e Marcelo (que foi a Pedrógão sozinho) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

8h. PR: Costa é estabilidade, "para o bem ou mal"

Estabilidade que está nas mãos de António Costa "para o bem ou para o mal". Atraso na cerimónia das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. E ainda, onde vai ficar o novo hospital do Oeste?
Noticiário

7h. Governo vai a Pedrógão, 10 dias depois

Pedrógão. A cerimónia esteve para não acontecer, foi motivo de críticas de autarcas e houve até um pedido de desculpas. Marcelo concorda com Costa: PM é garante de "estabilidade" do país.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada