O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) aprovou esta sexta-feira em reunião o pedido da primeira barriga de aluguer. É assim dada a aprovação que faltava para a mãe de Isabel darà luz o próprio neto.

Isabel e Miguel — o casal que será o primeiro em Portugal a ter um filho através de uma barriga de aluguer — já foi notificado, de acordo com o jornal Expresso.

Isabel, de 30 anos, ficou sem útero na sequência de uma endometriose — uma doença que faz com que as células que constituem uma das camadas que constitui o útero, o endométrio, se encontrem fora da sua localização normal. Um outro problema de sangue obrigou-a também a fazer tratamentos de quimioterapia que foram interrompidos para fazer tratamentos de fertilidade. Isabel conseguiu congelar dois óvulos viáveis.

Na impossibilidade de ter filhos, é a própria mãe de Isabel, com 50 anos de idade, saudável, e que teve dois partos normais que será a gestante.

A Ordem dos Médicos tinha dado parecer positivo ao primeiro pedido de gestação de substituição no passado dia 14 de novembro. O CNPMA tinha desde então mais 60 dias para emitir a deliberação final: até ao final da segunda semana de janeiro. Essa data foi alterada para 15 de dezembro.

Avó mais perto de poder dar à luz o neto. Autorizado primeiro pedido de “barriga de aluguer” em Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR