829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Barrigas de Aluguer

Barrigas de Aluguer

BE atira a Governo e Marcelo por adiamento

Partido critica demora no processo, há dois anos para ser regulamento, "que está a deixar muitas mulheres para trás". Marcelo devolveu diploma ao Parlamento este sábado.
Barrigas de Aluguer

Governo vai estudar objeções de Marcelo

Ministro da Saúde sublinha a "complexidade" do tema, que "envolve temas jurídicos e constitucionais muito complexos". Dossier poderá só ser retomado na próxima legislatura.
Resposta Pronta

Barriga de Aluguer. "Governo regulou casos fáceis"

André Dias Pereira acredita que em caso de arrependimento da gestante, o "caminho é inovador, mas não atende aos direitos humanitários". Afirma ainda: "Saber quem são os pais é decisão da AR".
Noticiário

1h. Barrigas de aluguer. Marcelo devolve diploma

Marcelo Rebelo de Sousa fala numa matéria que constitui uma preocupação relevante do legislador. Justifica a decisão com a necessidade de "evitar frustrações futuras".
Noticiário

00h. Sporting vence Chaves por 3-0

Os leões somam a sétima vitória seguida em todas as competições, já o Chaves mantém-se em último. Ainda a análise ao segundo dia de Congresso Nacional do Chega.
Noticiário

23h. Barrigas de aluguer. PR devolve diploma

Marcelo Rebelo de Sousa decidiu não promulgar o diploma e diz que quer ouvir entidades que mostraram "frontal oposição" ao diploma. Ainda o Congresso do Chega e a vitória do Sporting em Chaves.
Barrigas de Aluguer

Barrigas de aluguer. PR devolve diploma ao Governo

Presidente justifica decisão com necessidade de "evitar frustrações futuras" e refere necessidade de ouvir entidades que mostraram "frontal oposição" ao diploma.
Papa Francisco

Papa apela à proibição da "barriga de aluguer"

"Considero desprezível a prática da chamada maternidade de aluguer, que representa uma grave violação da dignidade da mulher e da criança", disse o Papa, que fala na "exploração de necessidades".
Saúde

Governo regulamenta a lei das barrigas de aluguer

Quase dois anos depois da promulgação da lei, o governo avança com a regulamentação das chamadas barrigas de aluguer, tornando possíveis novos processos de gestação de substituição em Portugal.
País

Barriga de aluguer: criança deve ser protegida

O Conselho de Ética quer definir algumas alterações na gestação de substituição razões para o exercício. do direito de arrependimento, assim como direitos e deveres de todas as partes.
Noticiário

7h. Barrigas de aluguer avançam sem aval médico

Barrigas de aluguer podem avançar sem aval médico. PSD quer que Estado contrate com privados o número de camas sociais. Emissão Especial nas Caldas da Rainha começa junto à Praça da Fruta.
Casas Reais

Príncipes esperam bebé de barriga de aluguer

O sobrinho da Rainha Margarida da Dinamarca e a mulher estão à espera do primeiro filho. Têm ambos 54 anos e, embora estejam juntos há duas décadas, uma cláusula adiou o casamento até 2022.
Resposta Pronta

Barrigas de aluguer. "Governo já teve tempo"

Presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida está "surpreendida" com o regresso do diploma à fase de audições: "Já fomos ouvidos, não percebo necessidade de nova ronda"
Noticiário

10h. Barrigas de aluguer. Regulamento em audição

Há empresas estrangeiras a cobrar 60 mil euros por bebés em Portugal. Ainda neste jornal, as hipóteses para novo aeroporto de Lisboa: Monte Real e Alcochete com Portela.
Contra-Corrente

Desgoverno e negócio: vale tudo para ter um filho?

Uma atriz espanhola que foi mãe por barriga de aluguer aos 68 anos, um holandês de 44 anos que terá 550 filhos porque andou a doar esperma por todo o mundo. Até onde se pode ir para ter um filho?
Espanha

Barriga de alugar gera polémica em Espanha

A ministra da Igualdade, Irene Montero, já veio recordar que as barrigas de aluguer são ilegais em Espanha. Nas suas primeiras declarações depois das notícias, Ana Obregón disse que "voltou a viver".
Global Shapers

Os bébes da Ucrânia e a gestação de substituição

Em muitos casos a gestação de substituição é a única forma que muitos casais têm de alcançar o sonho de ter filhos. Em muitos outros é apenas uma forma “mais fácil e simples” de obter filhos.
Guerra na Ucrânia

"Barrigas de aluguer": Governo acompanha 15 casais

Um total de 15 casais portugueses, com gestantes na Ucrânia, pediram apoio ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. Duas crianças que já nasceram têm documentação pronta para poder vir para Portugal.
Resposta Pronta

"Há incerteza, insegurança e ansiedade"

Joana Freire, da Associação Portuguesa de Fertilidade diz que há vários casais com barrigas de aluguer na Ucrânia a viver momentos de incerteza. 
Barrigas de Aluguer

APFertilidade pede audiência ao PR

Associação diz que lei aprovada "não é válida". "A norma que determinava o direito à gestante ao arrependimento de entregar a criança 20 dias após o parto foi incompreensivelmente chumbada", diz.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
Barrigas de Aluguer

MP investiga empresas de barrigas de aluguer

Uma empresa israelita oferece serviços de barriga de aluguer em Portugal que chegam aos 99,3 mil euros. Um gerente admitiu que a agência tem uma "colaboração com sociedade de advogados, em Lisboa".
Barrigas de Aluguer

Barrigas de aluguer. De quem é o bebé?

Depois do chumbo do Tribunal Constitucional, o BE propõe que a gestante possa ficar com a criança, se se arrepender. Se assim for, como ficam os direitos do casal que a desejou e não a pode ter?
Procriação Medicamente Assistida

Barrigas de aluguer e anonimato de dadores 

Se esta lei fosse aprovada, no caso de a mãe gestante ficar com o filho, quem seria o pai da criança? O marido da mãe gestante? O pai biológico? Aquele que investiu num contrato que não foi cumprido?
Barrigas de Aluguer

Empresa israelita tem portugueses interessados

Empresa de barrigas de aluguer quer instalar-se em Lisboa, mas o processo será feito no estrangeiro. Interesse dos portugueses motivou a vinda da Tammuz, explica o CEO.
Barrigas de Aluguer

Eurico Reis demite-se do Conselho de PMA

O juiz-desembargador demitiu-se de membro do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida em "profundo protesto" com o chumbo do Tribunal Constitucional a normas da gestação de substituição.
Barrigas de Aluguer

Barrigas de aluguer. Constitucional chumba normas

Os juízes do Tribunal Constitucional dizem que os termos dos contratos são demasiado vagos, que as gestantes devem poder arrepender-se até à entrega da criança e que o anonimato deve ser revisto.
Nações Unidas

ONU pede regulação da gestação de substituição

As Nações Unidas querem que a gestação de substituição seja regulada com urgência para evitar a "venda de crianças", como acontece em alguns países. Em Portugal, a prática está regulamentada.
Celebridades

Já nasceu o terceiro filho de Kim e Kanye

A socialite norte-americana e o rapper foram pais pela terceira vez. A criança nasceu de uma barriga de aluguer. A decisão foi tomada depois de complicações no nascimento da segunda filha.
Barrigas de Aluguer

Avó vai dar à luz o neto. Pedido foi aprovado

Foi aprovado o pedido da primeira barriga de aluguer. Avó vai mesmo dar à luz o neto. O casal -- que será o primeiro em Portugal a ter um filho através de uma barriga de aluguer -- já foi notificado.
Barrigas de Aluguer

Por quanto se vende um filho?

Não é aceitável que uma mulher transporte durante 9 meses uma criança que nasce com duas mães, sendo separada à nascença da única pessoa que conheceu até esse momento.
Maternidade

Espanhóis procuram barriga de aluguer em Portugal

Uma grande parte dos pedidos para recorrer à gestação de substituição em Portugal é feita por casais estrangeiros, sobretudo espanhóis, revela o Diário de Notícias.
Barrigas de Aluguer

Avó vai dar à luz o neto? Decisão é tomada dia 15

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida informou que o pedido da avó para dar à luz ao neto vai ser decidido dia 15 de dezembro. A filha diz que se trata de “um ato de amor” da mãe.
Barrigas de Aluguer

Eu alugo e tu queres alugar, então está tudo certo

Não estava prevista a mudança legislativa no programa eleitoral do PS, mas soubemos esta semana que vai a caminho a concretização da primeira barriga de aluguer, sustentada pela lei, em Portugal.
Barrigas de Aluguer

Autorizado primeiro pedido de "barriga de aluguer"

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida deu luz verde ao primeiro pedido de gestação de substituição. Maria mais perto de carregar no ventre o neto.
Barrigas de Aluguer

Gestação de substituição. Avó pode dar luz a bebé

O primeiro pedido completo para gestação de substituição veio de um casal em que a mãe "substituta" será a futura avó da criança que nascer, conta o Expresso.
Barrigas de Aluguer

O difícil caminho da gestação de substituição

Está aberto um novo e importante (embora difícil) caminho para a gestação de substituição em Portugal. Apesar das imperfeições técnicas, a aplicação das regras pode ser melhor do que se antecipa.
Barrigas de Aluguer

Formalizado primeiro pedido de barriga de aluguer

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida já recebeu o primeiro pedido para celebração de contrato de gestação de substituição. Trata-se de um casal português. Decisão a 8 de setembro.
Barrigas de Aluguer

Cheira a negócio

Eu, mulher e mãe, sentiria tanta repugnância em gerar um filho que não fosse meu como em desembaraçar-me dele no fim. Tudo isto é anti-natural. Tudo é artificial e, desculpem lá, tudo cheira a negócio
Barrigas de Aluguer

Já há 53 pedidos de barrigas de aluguer

A lei da gestação de substituição entrou em vigor esta semana. Mais de 50 casais já mostraram interesse formal no processo, sendo que 25% são estrangeiros.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas