477kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Barrigas de Aluguer

Global Shapers

Os bébes da Ucrânia e a gestação de substituição

Em muitos casos a gestação de substituição é a única forma que muitos casais têm de alcançar o sonho de ter filhos. Em muitos outros é apenas uma forma “mais fácil e simples” de obter filhos.
Guerra na Ucrânia

"Barrigas de aluguer": Governo acompanha 15 casais

Um total de 15 casais portugueses, com gestantes na Ucrânia, pediram apoio ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. Duas crianças que já nasceram têm documentação pronta para poder vir para Portugal.
Resposta Pronta

"Há incerteza, insegurança e ansiedade"

Joana Freire, da Associação Portuguesa de Fertilidade diz que há vários casais com barrigas de aluguer na Ucrânia a viver momentos de incerteza. 
Barrigas de Aluguer

APFertilidade pede audiência ao PR

Associação diz que lei aprovada "não é válida". "A norma que determinava o direito à gestante ao arrependimento de entregar a criança 20 dias após o parto foi incompreensivelmente chumbada", diz.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
Barrigas de Aluguer

MP investiga empresas de barrigas de aluguer

Uma empresa israelita oferece serviços de barriga de aluguer em Portugal que chegam aos 99,3 mil euros. Um gerente admitiu que a agência tem uma "colaboração com sociedade de advogados, em Lisboa".
Barrigas de Aluguer

Barrigas de aluguer. De quem é o bebé?

Depois do chumbo do Tribunal Constitucional, o BE propõe que a gestante possa ficar com a criança, se se arrepender. Se assim for, como ficam os direitos do casal que a desejou e não a pode ter?
Procriação Medicamente Assistida

Barrigas de aluguer e anonimato de dadores 

Se esta lei fosse aprovada, no caso de a mãe gestante ficar com o filho, quem seria o pai da criança? O marido da mãe gestante? O pai biológico? Aquele que investiu num contrato que não foi cumprido?
Barrigas de Aluguer

Empresa israelita tem portugueses interessados

Empresa de barrigas de aluguer quer instalar-se em Lisboa, mas o processo será feito no estrangeiro. Interesse dos portugueses motivou a vinda da Tammuz, explica o CEO.
Barrigas de Aluguer

Eurico Reis demite-se do Conselho de PMA

O juiz-desembargador demitiu-se de membro do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida em "profundo protesto" com o chumbo do Tribunal Constitucional a normas da gestação de substituição.
Barrigas de Aluguer

Barrigas de aluguer. Constitucional chumba normas

Os juízes do Tribunal Constitucional dizem que os termos dos contratos são demasiado vagos, que as gestantes devem poder arrepender-se até à entrega da criança e que o anonimato deve ser revisto.
Nações Unidas

ONU pede regulação da gestação de substituição

As Nações Unidas querem que a gestação de substituição seja regulada com urgência para evitar a "venda de crianças", como acontece em alguns países. Em Portugal, a prática está regulamentada.
Celebridades

Já nasceu o terceiro filho de Kim e Kanye

A socialite norte-americana e o rapper foram pais pela terceira vez. A criança nasceu de uma barriga de aluguer. A decisão foi tomada depois de complicações no nascimento da segunda filha.
Barrigas de Aluguer

Avó vai dar à luz o neto. Pedido foi aprovado

Foi aprovado o pedido da primeira barriga de aluguer. Avó vai mesmo dar à luz o neto. O casal -- que será o primeiro em Portugal a ter um filho através de uma barriga de aluguer -- já foi notificado.
Barrigas de Aluguer

Por quanto se vende um filho?

Não é aceitável que uma mulher transporte durante 9 meses uma criança que nasce com duas mães, sendo separada à nascença da única pessoa que conheceu até esse momento.
Maternidade

Espanhóis procuram barriga de aluguer em Portugal

Uma grande parte dos pedidos para recorrer à gestação de substituição em Portugal é feita por casais estrangeiros, sobretudo espanhóis, revela o Diário de Notícias.
Barrigas de Aluguer

Avó vai dar à luz o neto? Decisão é tomada dia 15

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida informou que o pedido da avó para dar à luz ao neto vai ser decidido dia 15 de dezembro. A filha diz que se trata de “um ato de amor” da mãe.
Barrigas de Aluguer

Eu alugo e tu queres alugar, então está tudo certo

Não estava prevista a mudança legislativa no programa eleitoral do PS, mas soubemos esta semana que vai a caminho a concretização da primeira barriga de aluguer, sustentada pela lei, em Portugal.
Barrigas de Aluguer

Autorizado primeiro pedido de "barriga de aluguer"

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida deu luz verde ao primeiro pedido de gestação de substituição. Maria mais perto de carregar no ventre o neto.
Barrigas de Aluguer

Gestação de substituição. Avó pode dar luz a bebé

O primeiro pedido completo para gestação de substituição veio de um casal em que a mãe "substituta" será a futura avó da criança que nascer, conta o Expresso.
Barrigas de Aluguer

O difícil caminho da gestação de substituição

Está aberto um novo e importante (embora difícil) caminho para a gestação de substituição em Portugal. Apesar das imperfeições técnicas, a aplicação das regras pode ser melhor do que se antecipa.
Barrigas de Aluguer

Formalizado primeiro pedido de barriga de aluguer

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida já recebeu o primeiro pedido para celebração de contrato de gestação de substituição. Trata-se de um casal português. Decisão a 8 de setembro.
Barrigas de Aluguer

Cheira a negócio

Eu, mulher e mãe, sentiria tanta repugnância em gerar um filho que não fosse meu como em desembaraçar-me dele no fim. Tudo isto é anti-natural. Tudo é artificial e, desculpem lá, tudo cheira a negócio
Barrigas de Aluguer

Já há 53 pedidos de barrigas de aluguer

A lei da gestação de substituição entrou em vigor esta semana. Mais de 50 casais já mostraram interesse formal no processo, sendo que 25% são estrangeiros.
Politicamente Correto

O que será feito da deputada cigana?

Em meados de Junho no tempo em que tudo corria bem rebentou a crise da deputada cigana. Depois aconteceram Pedrogão e Tancos e o caso da deputada cigana foi encerrado. Agora é a vez de Gentil Martins
Kim Kardashian

Kim Kardashian paga 90 mil por barriga de aluguer

Kim Kardashian e Kanye West podem vir a ser pais pela terceira vez. O casal terá recorrido a uma barriga de aluguer, porque Kim não será capaz de manter uma nova gravidez.
Barrigas de Aluguer

Gestação de substituição só disponível em 2017

A legislação que regula a gestação de substituição entra em vigor em setembro, mas a aplicação desta técnica só deverá estar disponível no próximo ano, após regulamentação.
Barrigas de Aluguer

PSD sem posição nova sobre barrigas de aluguer

O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD António Leitão Amaro disse não haver novas indicações do partido sobre a gestação de substituição, após o CDS ter anunciado que vai pedir a fiscalização sucessiva da constitucionalidade do diploma.
Barrigas de Aluguer

APF feliz com promulgação das barrigas de aluguer

A presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade congratulou-se com a promulgação pelo Presidente da República do diploma que regula a gestação de substituição e fala em "avanço civilizacional".
Barrigas de Aluguer

PR promulga barrigas de aluguer apesar de lacunas

Marcelo Rebelo de Sousa aceitou promulgar o diploma reformulado pelo Parlamento, apesar de sublinhar que nem todas as suas recomendações foram seguidas.
Barrigas de Aluguer

Gestação de substituição aprovada. PR promulga

A lei da gestação de substituição, que tinha sido vetada por Marcelo Rebelo de Sousa, foi aprovada pela AR com votos contra de PSD, CDS e PCP. O Presidente disse: "Obviamente, promulgo".
Barrigas de Aluguer

Passos ameaça "chumbar" gestação de substituição

O líder do PSD ameaçou "chumbar" o diploma que regula a gestação de substituição caso os deputados da maioria parlamentar insistam em votar esta quarta-feira o documento. Pressão do lado PS.
Assembleia Da República

Barrigas de aluguer: PSD tenta forçar o adiamento

O PSD entregou um requerimento para adiar a votação do diploma sobre gestação de substituição. Bloco insiste em discutir a proposta. Depois de veto de Marcelo, lei pode ser chumbada no Parlamento.
Barrigas de Aluguer

Entregue na AR petição a pedir referendo

Os subscritores da petição pedem que a votação que ocorre esta quarta-feira no parlamento seja adiada, e que se conheça a posição da sociedade portuguesa sobre a questão.
Barrigas de Aluguer

Barrigas de aluguer. Contrato só por escrito

O Bloco apresentou um conjunto de alterações à lei da gestação de substituição. Contrato entre beneficiários e gestante terá de ser por escrito e prever o que fazer em caso de malformação do feto.
Barrigas de Aluguer

PS tinha "reservas", partidos admitem melhorar

Carlos César votou a favor da lei das barrigas de aluguer mas na declaração de voto apontou "fragilidades". Depois do veto de Marcelo, partidos admitem melhorar texto. PSD com liberdade de voto.
Barrigas de Aluguer

Barrigas de aluguer. BE admite "clarificar" lei

O deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira diz que a maioria parlamentar que aprovou a lei das "Barrigas de Aluguer" (vetada por Marcelo) está "disponível para clarificar".
Presidente da República

PR veta barrigas de aluguer e passa 35h à condição

Presidente da República vetou lei das barrigas de aluguer por não responder às recomendações do Conselho Nacional de Ética e promulgou lei das 35h mas com condição:se despesa aumentar envia para o TC.
Politicamente Correto

Um país onde se fala ao contrário

Falar ao contrário implica treino diário. Esta semana treinámos os seguintes conceitos: opositor à guerra a que se chamava colonial, escola privada, barrigas de aluguer e golpes. Para a semana há mais
PSD

Barrigas de aluguer. Este PSD é menos conservador?

Lei sobre barrigas de aluguer dividiu a bancada do PSD e está a trazer à tona diferenças antigas: de um lado os liberais nos costumes, do outro os conservadores. Passos de um lado, o partido do outro?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.