Logo Observador

Explicador

PSOE sem líder. PP cauteloso à espera dos socialistas. E governo?

05 Outubro 2016
Milton Cappelletti

E o que se segue no PSOE? Quando há eleições primárias?

Pergunta 4 de 10

Ainda não há data prevista para a realização de eleições primárias. Na quinta-feira passada, aquando das 17 demissões na cúpula do PSOE, Sánchez marcou eleições primárias para o dia 23 de outubro, antes portanto da data limite para a formação de um novo governo.

Mas com a saída de Sánchez tudo isto caiu e será a comissão gestora a decidir agora quando haverá primárias no partido para escolher um novo líder.

Javier Fernández, presidente da comissão, garantiu, esta segunda-feira, que o novo secretário-geral será escolhido a partir de eleições primárias, de acordo com o que está definido nos estatutos do partido. “Ninguém está em condição de tentar infringi-los”, defendeu.

Segundo relata o jornal El Confidencial Digital, há uma desconfiança entre os apoiantes de Sánchez de que a comissão gestora se prepara para adiar o mais possível a convocação das primárias, para assim “facilitar” a investidura de Rajoy e para que os militantes “esqueçam” o processo “traumático” de destituição do ex-líder socialista.