454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Eleições Espanha 2016

Catalunha

Carles Puigdemont renuncia a presidir ao governo

Carles Puigdemont anunciou esta quinta-feira que renuncia tornar a ser o presidente da Catalunha e designou um recém-chegado à política, Quim Torra, como candidato à sua sucessão.
Espanha

O interregno espanhol

A contestação permanente às regras necessárias para construir a UE e as ameaças de sair do euro são, ao mesmo tempo, expressão da fragmentação partidária e causa da crescente desestabilização política
Eleições Espanha 2016

Rajoy acha "muito razoável" abstenção do PSOE

O presidente do Governo de gestão espanhol, Mariano Rajoy, qualificou de "muito razoável" a decisão tomada no domingo pelo PSOE de se abster na sua investidura para chefiar um novo executivo.
Eleições Espanha 2016

PSOE abre caminho para um novo governo de Rajoy

Membros do partido estiveram reunidos toda a manhã para tomar esta decisão, que põe fim a dez meses de impasse político em Espanha. PSOE decidiu abster-se na votação e evita assim terceiras eleições.
Eleições Espanha 2016

Socialistas concentrados para dizer "não" a Rajoy

Centenas de pessoas concentraram-se em frente à sede do PSOE, em Madrid, apelando ao Comité Federal do partido para que não se pronuncie por uma abstenção que facilite a investidura de Mariano Rajoy.
Eleições Espanha 2016

Nova direção do PSC contra ajuda do PSOE a Rajoy

Os socialistas da Catalunha reelegeram Miquel Iceta como líder. "Não podemos ser muleta de um governo conservador", disse, deixando um recado ao PSOE central, que ainda não tomou decisão final.
Eleições Espanha 2016

Filipe VI anuncia ronda de consultas com partidos

Filipe VI vai ouvir os partidos a 24 e 25 de outubro, para escolher quem indigita para formar Governo. Depois, é preciso aprovação do parlamento. Em crise interna, socialistas ainda não se decidiram.
Eleições Espanha 2016

PSOE sem líder. PP cauteloso. É agora, Espanha?

A demissão de Pedro Sanchez pode ser o início do desbloqueio a um novo governo ou tornar o cenário político do país ainda mais definido. O Observador explica as diferentes faces da questão.
Eleições Espanha 2016

Com o PSOE em cacos, Pedro Sánchez marca primárias

Depois da demissão de 17 membros da equipa de Pedro Sánchez, o PSOE está mergulhado numa guerra interna cujo desfecho ainda é incerto. Líder do órgão máximo diz que Sánchez já não manda no partido.
PSOE

17 membros do comité executivo do PSOE demitem-se

Demissão em bloco pode levar à queda de Pedro Sánchez, segundo a leitura que os seus opositores fazem dos estatutos do partido. Mas as regras não são claras e cada lado olha para elas a seu gosto.
Eleições Espanha 2016

Portugal-Espanha

O Governo já não sabe onde ir buscar o dinheiro para pagar as dívidas que contraiu. É por isso que age como se tivesse mandato para ser Robin dos Bosques. No fim, todos perderão, «ricos» e «pobres»!
Eleições Espanha 2016

Rei de Espanha apela ao "diálogo" entre partidos

Depois de Rajoy não ter passado na segunda votação no Congresso dos Deputados, o Rei Filipe VI decidiu dar mais tempo aos partidos para dialogarem entre si e chegar a uma conclusão.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Rajoy sem novos apoios tenta outra vez investidura

Líder do PP espanhol, Mariano Rajoy, submete-se hoje no parlamento à segunda votação de investidura, mas a falta de apoios de última hora deverá ditar um novo chumbo à formação de Governo.
Eleições Espanha 2016

Ao 255º dia, Rajoy disse que é a única alternativa

Mariano Rajoy fez a sua proposta de Governo esta terça-feira, sabendo de antemão que deverá ser chumbada. Defendeu um Governo "estável e duradouro", por oposição a solução de "radical e ineficaz".
Explicador

Porque é que Espanha ainda não tem governo?

O parlamento espanhol começa a debater hoje um novo Governo de Mariano Rajoy. As votações, na 4ª e na 6ª-feira, deverão chumbá-lo. Já se fala em terceiras eleições — que poderão ser no dia de Natal.
Eleições Espanha 2016

PSOE mantém voto contra investidura de Rajoy

O líder do Partido Socialista espanhol (PSOE), Pedro Sanchez, defendeu que depois do acordo entre o Partido Popular e o Ciudadanos há mais razões para votar "não" a um governo chefiado por Mariano Rajoy.
Eleições Espanha 2016

PP e Ciudadanos assinam acordo governamental

Depois de uma semana de negociações intensas, o Partido Popular e o Ciudadanos assinaram esta manhã um acordo governamental que esperam vir a fazer alguma pressão sobre o PSOE.
Eleições Espanha 2016

Rajoy: atitude do PSOE é irresponsável

Mesmo com o apoio dos Ciudadanos e da Coalición Canaria, o PP não consegue maioria absoluta. Consegue apenas 170 deputados dos 176 que lhe permitiram uma governação sem os bloqueios do PSOE.
Eleições Espanha 2016

Governo. PP deve aprovar condições do Ciudadanos

Comissão executiva do Partido Popular deverá aceitar as condições do partido de centro-direita Ciudadanos para negociar a investidura de Mariano Rajoy na chefia do governo e encerrar impasse político.
Eleições Espanha 2016

Rivera define seis condições para dar "ok" a Rajoy

O líder do Ciudadanos admite apoiar um eventual Governo de Rajoy, assim o PP aceite dar um sinal inequívoco na luta contra a corrupção. "Sim" de Rivera e abstenção do PSOE desbloquearia a situação.
Eleições Espanha 2016

Rajoy ameaça com terceiras eleições

Pedro Sánchez recusou a proposta de Rajoy, que precisa do seu apoio e do de Alberto Rivera para formar governo. O atual líder do governo ameaça com novas eleições, se Sánchez recusar.
Eleições Espanha 2016

Falta de acordo pode custar multa a Espanha

Governo em funções liderado por Mariano Rajoy defende que falta de acordo para formar governo e apresentar Orçamento do Estado em outubro vai custar 6.100 milhões ao país, avança o El Mundo.
Eleições Espanha 2016

O complicado calendário para evitar novas eleições

Se nos próximos vinte dias os partidos não chegarem a acordo, é provável que os espanhóis tenham de ir às urnas no dia de Natal. E, pelo meio, ainda há um Orçamento para discutir e aprovar.
Eleições Espanha 2016

Rajoy inicia reuniões para desbloquear impasse

O líder do PP, Mariano Rajoy, inicia terça-feira reuniões decisivas para desbloquear o impasse político. Mas porta-voz do PSOE insista na recusa de viabilizar um governo, contrariando Felipe González.
Eleições Espanha 2016

Rajoy anuncia que vai tentar formar governo

Mariano Rajoy, chefe do Executivo espanhol em funções e líder do Partido Popular anunciou esta quinta-feira, após um encontro com Felipe VI, que irá submeter-se à investidura apenas se reunir apoios.
Eleições Espanha 2016

C's quer governo com PP e PSOE, mas sem Rajoy

Albert Rivera propôs ao rei formar governo com PP e PSOE, mas não quer Rajoy como líder. O seu plano B é aprovar um governo minoritário do PP. Iglesias prefere uma "coligação das esquerdas".
Eleições Espanha 2016

Filipe VI começa a ouvir os partidos políticos

O rei de Espanha inicia hoje a ronda de consultas com 14 partidos políticos com assento no Congresso dos Deputados, para depois apresentar um candidato a presidente do governo.
Eleições Espanha 2016

Espanha. Filipe VI consulta partidos 

O rei de Espanha, Filipe VI, inicia terça-feira a ronda de consultas com 14 representantes de partidos políticos com assento no Congresso dos Deputados.
Eleições Espanha 2016

Rei inicia conversações para nomear presidente do 

Filipe VI não tem um prazo para apresentar a sua proposta de candidato a presidente do executivo, mas tem estado sob pressão para que a decisão seja célere.
Eleições Espanha 2016

Rajoy quer governar a partir de agosto

Mariano Rajoy acredita que o novo executivo pode estar operacional na primeira semana de agosto. Rajoy apelou a que não o bloqueassem mais e que o deixassem governar.
Eleições Espanha 2016

Rajoy pede acordo de mínimos para formar governo

O líder do PP defende um acordo rápido para um governo que assegure os mínimos: uma proposta de Orçamento do Estado para 2017 e o cumprimento dos compromissos europeus.
Eleições Espanha 2016

Rajoy quer negociar com PSOE mas tem outras opções

Segundo a número dois de Rajoy, o Presidente do Governo em funções está disposto a "falar com todos os grupos políticos" e quer que as negociações sejam feitas de forma "discreta".
Eleições Espanha 2016

Muita política pela frente

Em Espanha, qualquer que seja o amanhã governamental, salvou-se o que tinha mesmo de ser “salvo”: competirá aos socialistas democratas, pró-ocidentais, pró-UE do PSOE a liderança da esquerda espanhola
Eleições Espanha 2016

No bairro da direita em Madrid pede-se um acordo

Chamartín é o bairro onde o PP conseguiu o melhor resultado em Madrid: 57% escolheram Rajoy. A nível nacional não foi bem assim e um acordo parece distante. Em Chamartín, desespera-se por um pacto.
Eleições Espanha 2016

Pablo Iglesias sobrevive, apesar do resultado

O Podemos está desiludido com o resultado das eleições, mas não quer deixar que isso afete o partido em demasia. Entre críticas ao PSOE, a formação da Pablo Iglesias prepara-se para a "realpolitik".
Eleições Espanha 2016

Sánchez e Rajoy: as frases do desentendimento

A troca de palavras entre os líderes do PSOE e do PP tem sido dura e o entendimento entre os dois partidos mais votados nas eleições espanholas não parece viável. Sánchez considera Rajoy "indecente".
Eleições Espanha 2016

Investidura de Rajoy.PSOE não apoia nem se abstém

O PSOE parece não estar disposto a facilitar a vida ao PP, mas nem todos os militantes pensam dessa forma. A posição oficial do partido será definida no dia 9 de julho.
Eleições Espanha 2016

Bruxelas quer Governo rápido em Espanha

O presidente da Comissão europeia, Jean-Claude Juncker, felicitou o líder do PP espanhol pelo resultado nas legislativas, sublinhando esperar "que possa ser agora formado um Governo estável".
Eleições Espanha 2016

PSOE. Cabe ao PP a iniciativa de formar governo

O número dois do PSOE, César Luena, diz que o resultado dos socialistas é uma demonstração de que os cidadãos querem mudança, mas que deve ser o PP a iniciar negociações para formar governo.
Eleições Espanha 2016

Rajoy só governa com PSOE com entendimento mínimo

O líder do PP espanhol, Mariano Rajoy não quer ser presidente do governo a qualquer preço e acredita na necessidade de "um entendimento mínimo". PSOE partido com quem vai falar.
Eleições Espanha 2016

Os extremismos não são uma fatalidade

Em Espanha não ficou tudo igual porque o vento mudou de direcção. A derrota dos radicais do Podemos e a vitória do PP mostram que a Europa não está condenada a sucumbir aos cantos de sereia populistas
Eleições Espanha 2016

Eleições Espanha. As primeiras páginas dos jornais

A noite eleitoral voltou a dar a vitória ao PP, seis meses depois das últimas eleições. Sem maioria absoluta, agora é tempo de negociar uma solução de governo.
Eleições Espanha 2016

PP mais forte mas sem maioria terá de negociar

Seis meses depois, as eleições espanholas mostraram que, como em dezembro, os partidos terão de negociar. Mas permitiram a Mariano Rajoy deixar a mensagem mais forte: "Ganhámos o direito de governar".
Eleições Espanha 2016

A resistência de Pedro Sanchez em 3 atos

O líder do PSOE termina as eleições com o pior resultado de sempre do partido, mas com o poder de decidir se haverá governo. Conseguirá resistir (outra vez) às pressões internas e externas?
Luís Marques Mendes

Brexit pode levar a uma nova recessão na Europa

Para o comentador, a saída do Reino Unido da UE pode ter consequências graves para a economia europeia e até desencadear a saída de outros Estados-membros. Em Espanha, há risco de ingovernabilidade.
Eleições Espanha 2016

5 opiniões para ler as eleições em Espanha

José Manuel Fernandes, Rui Ramos, Helena Matos, Nuno Garoupa e Filomena Martins olham para os resultados das eleições espanholas. O que mudou em seis meses: ficou tudo igual ou vai haver acordos?
Eleições Espanha 2016

Calculadora na mão, señores. Temos coligação?

Depois das eleições, só é possível ter uma solução de Governo com acordos entre partidos. Neste momento, Rajoy, Sánchez, Iglesias e Rivera bem podem olhar para a calculadora. Mas vão ter de falar.
Eleições Espanha 2016

Bloqueio de personalidades

Seis meses depois voltou a ficar quase tudo na mesma. Se antes não houve acordos, será possível fazê-los agora, quando os líderes já trocaram as piores ofensas? Vem aí uma belgicalização espanhola?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.