CGTP

Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo seria 1268€ se aumentado desde 1974

1.234
O líder da CGTP disse que se o salário mínimo nacional tivesse sido aumentado desde 1974, tendo em conta a inflação e a produtividade, atingiria no próximo ano 1.267,7 euros.
CGTP

CGTP diz que "a luta vai garantidamente continuar"

147
O dirigente da CGTP, João Torres, disse que cerca de "60 mil trabalhadores" participaram na manifestação nacional da intersindical, em Lisboa e avisou que "a luta vai continuar".
Conselho Económico E Social

CES contra regime simplificado de IRS

O Conselho Económico e Social considera que as alterações ao regime simplificado de IRS que constam na proposta de Orçamento do Estado para 2018, irão representar "um aumento de IRS e de custos".
Greve

Greve. Norte CGTP fala em números perto dos 100%

A greve geral da Função Pública atingiu números "muito perto dos 100%" em vários hospitais do norte do país. Organizações sindicais esperam que números da adesão se mantenham ao longo do dia.
Orçamento do Estado

CGTP quer "soluções alternativas" no OE 2018

O líder da CGTP acredita que o Executivo tem condições para incluir as "propostas alternativas" que a central sindical apresentou. Arménio Carlos afirma que "o Governo pode ir muito mais longe".
CGTP

CGTP: "grande manifestação" a 18 de novembro

292
O líder da CGTP anunciou esta terça-feira uma manifestação nacional em Lisboa a 18 de novembro. Arménio Carlos lançou ainda uma petição, que diz ser "um marco no combate à precariedade".
Impostos

Carvalho da Silva: "Não se pode reduzir impostos"

1.331
"Se as pessoas virem os seus impostos reduzidos, em regra, estão a ir-lhe ao bolso por outro lado", defende o investigador, antigo secretário-geral da CGTP.
Função Pública

CGTP reclama medida para integrar precários

A CGTP reclamou como sua a medida para os precários em funções no Estado a tempo parcial poderem participar no Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública.
CGTP

OE2018: "Trabalhadores têm última palavra"

A CGTP-In recusou um cenário de crise política com o OE2018 mas avisou o Governo que "serão os trabalhadores a ter a última palavra" se as suas reivindicações não forem atendidas.
Rating

Arménio Carlos. Subida do rating era "inevitável" 

O secretário-geral da CGTP disse este sábado que revisão em alta do rating de Portugal não tinha como não acontecer, tendo em conta a evolução positiva da economia nacional.
Autoeuropa

UGT acusa sindicato da CGTP de irresponsabilidade

O secretário-geral da UGT acusou o sindicato da CGTP que marcou a greve na Autoeuropa de "enorme irresponsabilidade" e sublinhou que o diálogo e a negociação devem ser o caminho a seguir na empresa.
Orçamento do Estado

CGTP exige aumentos salariais de 4%

237
A CGTP exigiu aumentos salariais de pelo menos 4% para o próximo ano e um acréscimo salarial não inferior a 40 euros por mês para todos os trabalhadores.
CGTP

CGTP diz que Altice tem "medo"

O secretário-geral da CGTP acusou a Altice de ter impedido a entrada de uma delegação desta central sindical nas instalações da PT Portugal.
CGTP

CGTP exige que Governo intervenha junto da Altice

A CGTP exigiu que o Governo intervenha junto da Altice apontando que esta "não vive acima da lei" e "tem de reverter as ilegalidades que tem vindo a cometer".
PT

CGTP acusa PT de ilegalidades e exige intervenção

O secretário-geral da CGTP acusou a PT de cometer "mais uma ilegalidade" ao requisitar trabalhadores para serviços mínimos para a greve de sexta-feira, exigindo ao Governo que intervenha.
CGTP

CGTP diz que Governo tem voltado costas à floresta

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou os Governos dos últimos anos de terem estado de "costas voltadas" para a floresta e para a agricultura.
Estado

Arménio Carlos desvaloriza as demissões no Governo

O secretário-geral da CGTP desvalorizou a demissão de três secretários de Estado, considerando que as "políticas a desenvolver são mais importantes do que as entradas e saídas" do Governo.
Governo

UGT e CGTP admitem mais contestação ao Governo

A UGT e a CGTP alertam para o aumento do descontentamento em diversos setores da economia, que poderá acentuar a contestação nos próximos meses, caso o Governo não responda às expectativas.
CGTP

Precários. CGTP avisa Governo para não "brincar"

O secretário-geral da CGTP deixou em Castelo Branco um aviso ao Governo "para deixar de brincar com coisas sérias" e adiantou que tem que apresentar as listas dos trabalhadores precários.
Orçamento do Estado

CGTP exige que aumento salarial não seja impedido

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, exigiu que o Governo não coloque "qualquer restrição" ao aumento salarial e descongelamento de carreiras no próximo ano.
CGTP

CGTP contra restrições às greves de controladores

O secretário-geral da CGTP diz que restrições recomendadas pela Comissão Europeia são "tentativa de condicionamento de um direito fundamental" e insta Governo a rejeitá-las.
CGTP

A ilusão do poder

138
A CGTP está no terreno para libertar o PCP do PS. Os olhos dos comentadores estão sobre o PSD, mas a longevidade do governo, sobretudo no pós-eleições autárquicas, será ditada por este braço-de-ferro
CGTP

CGTP quer "Simplex" para precariedade laboral

O secretário-geral da CGTP desafiou o Governo a criar um programa "Simplex" no combate à precariedade nos vínculos laborais, em que para cada posto de trabalho permanente haja um vínculo efetivo.
Pedro Passos Coelho

CGTP. Passos dá "devido desconto" a manifestações

215
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este sábado que dá "o devido desconto" às manifestações hoje promovidas pela CGTP e às declarações proferidas pelos líderes do PCP e do BE.
CGTP

CGTP. Manifestações visam valorização do trabalho

O secretário-geral da CGTP disse que as manifestações deste sábado servirão para exigir a valorização do trabalho, considerando que o Governo começa a estar acomodado.
CGTP

Desemprego. CGTP recusa corte de 10% nos subsídios

A GCTP-IN defendeu que a redução de 10% no montante dos subsídios de desemprego após 180 dias de concessão deve ser revogada relativamente "a todos os subsídios independentemente do seu valor".
Greve

Vários hospitais com adesão total à greve

Vários hospitais nas regiões de Lisboa e do Porto registaram uma adesão de 100% ou próxima da totalidade à greve, segundo um balanço da coordenadora da federação dos sindicatos da função pública.
CGTP

CGTP. "Não se avançou muito" na concertação

A CGTP considerou esta quinta-feira que a reunião dos parceiros sociais com o Governo sobre o novo regime das reformas antecipadas "foi mais uma em que não se avançou muito".
CGTP

CGTP recusa acusações da líder do CDS

O secretário-geral da CTGP recusou as acusações da líder do CDS de que o processo de regularização de trabalhadores precários na Função Pública envolva cunhas.
CGTP

CGTP vai fazer manifestação em Lisboa e Porto

103
Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses vai realizar duas manifestações a 3 de junho em Lisboa e no Porto, anunciou o secretário-geral da Intersindical.
Greve

CGTP admite hipótese de avançar com greve geral

244
Caso o Governo não dê resposta em matérias como a legislação laboral, o líder da CGTP ameaça com uma greve geral dos trabalhadores. Dia 26 de maio há greve da Função Pública.
Transportes

CGTP quer melhoria do serviço Transtejo e Softlusa

A CGTP vai exigir ao Governo a publicação dos acordos de empresa da Transtejo e da Soflusa e medidas para melhorar o serviço nestas empresas.
CGTP

CGTP inicia semana da igualdade pelo país

A CGTP-IN inicia esta segunda-feira a `Semana da Igualdade´ com ações de rua e debates em todo o país, para defender salários e direitos laborais iguais para homens e mulheres.
Conselho Económico E Social

Sindicatos. CES para jovens e reformados apoiado

UGT e CGTP disseram aos deputados que concordam com uma alteração do CES que alargue a representatividade aos interesses de jovens ou reformados, mas a CIP assumiu-se contra este alargamento.
CGTP

CGTP. Resolução da precariedade laboral no privado

Arménio Carlos defendeu que a resolução das situações de precariedade laboral não se pode limitar à função pública, devendo alargar-se também ao setor privado.
Governo

Contratação: esquerda pressiona e Governo adia

Bloco e PCP entregaram projetos de lei para relançar a contratação coletiva. O PS concorda com o princípio, mas pede tempo e afasta medidas avulsas. Discussão começa a ganhar forma no Parlamento.
Governo

CGTP pressiona para novo acordo de esquerda

216
Arménio Carlos diz que o acordo das esquerdas deve "ser evolutivo" e "ir mais longe". BE já tinha defendido o mesmo. PCP já prometeu "levar o mais longe possível" a nova fase da vida política.
Concertação Social

CGTP quer saber se há acordos secretos com patrões

O secretário-geral da CGTP quer que Governo esclareça se assumiu o compromisso com as associações patronais de não mexer nas leis laborais para poder garantir o acordo de concertação social.
TSU

PEC: UGT não assina adenda se CGTP não assinar

Apesar de apoiar a alternativa do Governo ao chumbo da TSU, que prevê a redução do Pagamento Especial por Conta (PEC), a UGT admite que não assinará a adenda se a CGTP não o assinar.
TSU

CGTP. Alterações ao PEC são plano B do Governo

António Costa confirmou esta tarde a Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, que as alterações ao Pagamento Especial por Conta (PEC) são a alternativa à redução da TSU. Não haverá novo acordo.
TSU

TSU. CGTP aguarda propostas do Governo

Arménio Costa diz que a CGTP foi afastada da discussão sobre a TSU e que não lhe compete apresentar propostas, esperando que "quem criou o problema" o faça.
TSU

CGTP pede ao PR para não promulgar TSU

A CGTP apelou hoje ao Presidente da República para que não promulgue a redução de 1,25 pontos percentuais da Taxa Social Única paga pelas empresas, porque isso vai custar 120 milhões de euros.
TSU

CGTP contente com contestação à descida da TSU

A CGTP apreciou que o PSD tenha admitido votar contra a descida da TSU, como contrapartida ao aumento do salário mínimo, mas a UGT considerou esta posição como um desrespeito à concertação social.
Salário Mínimo Nacional

CGTP. Salário mínimo de 557 euros é insuficiente

A CGTP-IN considerou insuficiente o aumento do salário mínimo para os 557 euros e acusou o Governo de cedência às reclamações patronais, nomeadamente com a redução da Taxa Social Única.
Concertação Social

Esquerda contra a redução da TSU das empresas

Bloco de Esquerda, PCP e CGTP não gostaram de ver o Governo socialista a propor uma redução da TSU das empresas como contrapartida para o aumento do salário mínimo. "Inaceitável", classificam.
Governo

Contratação coletiva: Governo não vai alterar lei

É uma bandeira da CGTP mas também do PCP e BE. António Costa já disse que "desbloquear" a contratação coletiva era prioridade. Mas agora Vieira da Silva diz que não é por via de alterações à lei.
Entrevista

Especial/ "Não é por nós que o Governo vai embora"

213
Em entrevista ao Observador, Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, deixa uma garantia: "Não é por nós que o Governo vai embora". Mas acrescenta: "É bom que dê respostas às nossas reivindicações".
CGTP

Urgência de investimento nos transportes públicos

A CGTP considerou urgente a contratação de trabalhadores e a aquisição de novos materiais para os transportes públicos antes da chegada do inverno.
CGTP

CGTP. Manifestação visa "empurrar" Governo

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse que a manifestação convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública é um "empurrão" para encaminhar o Governo no "caminho certo".
CGTP

CGTP pede mudanças sobre salários e contratação

A CGTP-IN exigiu que sejam introduzidas na proposta de Orçamento do Estado mudanças em sede de especialidade, nomeadamente, em relação a salários e a contratação coletiva.
Concertação Social

CGTP defende mexidas na legislação laboral

O secretário-geral da CGTP defendeu o aumento do salário mínimo e a revogação das "normas gravosas" da lei laboral, acusando a CIP de ter uma "conceção retrógrada" das relações do trabalho.
Sindicatos

CGTP inicia semana nacional de luta

123
A CGTP inicia uma semana nacional de esclarecimento, reivindicação e luta pelos direitos dos trabalhadores, que culminará com iniciativas por todo o país a 1 de outubro.
CGTP

CGTP "repudia" chantagem da União Europeia

A CGTP-IN reagiu às declarações de Pierre Moscovici, considerando que as afirmações do comissário europeu confirmam a "postura de chantagem da União Europeia".
CGTP

CGTP quer aumentos de 4% para 2017

A CGTP aprovou a proposta reivindicativa para 2017. Uma proposta que prevê aumentos salariais de 4%, bem como o aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros.
Salários

CGTP exige aumentos salariais de 4%

A CGTP aprova hoje a sua proposta reivindicativa para 2017, que deve incluir aumentos salariais de 4%, o aumento do salário mínimo nacional para 600 euros e melhores condições de vida.
IEFP

CGTP denuncia caso de fraude nos estágios do IEFP

O líder da CGTP denunciou esta quinta-feira formalmente, junto do IEFP, um caso concreto de fraude nos estágios do Instituto, protagonizado por uma empresa de comunicação social de Évora.
CGTP

CGTP quer fim de abusos nos estágios profissionais

A CGTP pediu a intervenção urgente do Ministério do Trabalho para acabar com a possibilidade de os apoios financeiros do Estado aos estágios profissionais serem abusivamente usados pelas empresas.
Desemprego

CGTP quer mais medidas de emprego

A CGTP diz que a redução para 10,8% da taxa de desemprego no segundo trimestre do ano demonstra a necessidade de se implementarem medidas que promovam a criação de emprego e o combate à precariedade.
CGTP

CGTP: partidos devem escolher presidente do CES

CGTP defendeu o fim da "conceção bipartida" na indicação de personalidades para órgãos institucionais e advogou que todos os partidos políticos devem ser envolvidos na escolha do presidente do CES.
CGTP

CGTP: vínculos precários são "praga"

O secretário-geral da CGTP disse, em Famalicão, que "a precariedade é um instrumento de assédio moral" e lembrou ao Governo a "promessa" de combater a "praga" dos vínculos precários.
Ministério Público

Inquérito a autocarros para "manif" da CGTP

3.754
Em novembro, as câmaras de Évora, Montemor-o-Novo e Vila Viçosa dispensaram os funcionários para que fossem à "manif" da CGTP. Mais: até cederam os autocarros. O caso está agora no Ministério Público.
CGTP

CGTP confia em Marcelo sobre 35 horas

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, diz que não vê qualquer inconstitucionalidade no diploma.
Governo

CGTP: Há "outra lógica" neste Governo

O secretário-geral da CGTP-IN diz que há "outra lógica" na governação, mas assegurou que o movimento não abdicará da autonomia, independentemente de quem estiver em maioria.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site