Dark Mode 73,9 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

1 de maio

CGTP

CGTP: Circo a Gozar com Trabalhadores Portugueses

311
O que confrange nem é a CGTP ignorar os desafios do futuro. O que confrange são os silêncios de quem permitiu o circo, as ausências incompetentes de quem não o contestou e as palmas que ainda soaram.
Emissão Especial

Costa para CDU: "Portaram-se bem no 1º de Maio"

959
Jerónimo de Sousa assegura que o 1º de Maio foi "bom exemplo". O líder do PCP insistiu em perguntar se o Governo vai "proibir os despedimentos" e Costa reponde com reforço da ACT.
1 de maio

O confinamento intelectual /premium

Porque é que ao “estado de emergência” se sucede, como uma sua atenuação, o “estado de calamidade”? É que, para o comum dos mortais, uma “calamidade” é pior que uma “emergência”.
1 de maio

A desconfina flor /premium

234
Bizarramente os meus compatriotas optaram por fazer fila em cabeleireiros e barbearias em vez de se dirigirem, como eu, à sede da CGTP. Um processo de filiação que vale bem mais que um corte de cabelo
Coronavírus

1.º de Maio. CGTP repudia críticas às celebrações 

738
A CGTP-IN garante que foram cumpridas todas as regras distanciamento sanitário e de proteção da saúde durante o exercício do direito conquistado em 1974, repudiando as críticas recebidas.
1 de maio

1.º de Maio. O show off da Alameda /premium

877
Parece que a ministra Marta Temido libertou a comunista que tem dentro de si e, pelo caminho, quase que levava milhares de peregrinos a Fátima. Valeu o bom senso da Igreja que faltou à CGTP e ao PCP.
1 de maio

Há uns mais iguais que outros /premium

539
Vamos viver a pior crise das nossas vidas. Já temos pessoas a passar por graves dificuldades e temos um Estado sem dinheiro para as ajudar. E o que vemos é um país onde uns são mais iguais que outros.
Coronavírus

"A uns aplicam-se regras, outros têm exceções"

269
Marques Mendes defende que poder político perdeu "credibilidade" com comemoração do 1.º de maio. Ex-líder do PSD diz que pandemia garantiu a António Costa que "Governo fica até ao fim da legislatura".
1 de maio

Fonte Luminosa apagou-se da história da democracia

549
Uma afronta aos portugueses que, confinados em casa, perceberam que Orwell tinha razão quando afirmava que «todos somos iguais, mas alguns são mais iguais que outros».
Coronavírus

As máscaras começaram a cair /premium

2184
As máscaras dos comunistas. Do acolhimento aos refugiados-hóspedes-requerentes de protecção. Do Marcelo optimista. Da austeridade-condicionalidade.
Coronavírus

Sacerdotes questionam comemoração do 1.º de maio

6105
Vários sacerdotes questionaram, através do Facebook ou durante a celebração da missa, as comemorações do 1.º de maio, na Alameda, em Lisboa. "Vergonhoso", defende o pároco de Benfica.
1 de maio

CDS ataca concentração da CGTP

961
O presidente do CDS-PP advertiu que "quem manda" perdeu o respeito daqueles que obedecem e considerou que "calamidade é mesmo o estado" do país.
1 de maio

Aliança: Marcelo e Governo "coniventes" com CGTP

2269
O partido Aliança responabiliza Governo e Presidente da República se houver "aumento anormal" do número de infetados com covid-19, após concentração da CGTP no Dia do Trabalhador.
1 de maio

"Pouca vergonha." Rio critica celebrações da CGTP

369
Lider do PSD diz no twitter que é "inaceitável" concentração de milhares de pessoas no 1º de Maio e transporte em camionetas "uma pouca vergonha". Conclui Rio: "Geringonça goza de estatuto especial".
Coronavírus

Do vermelho ao verde: o 1.º de maio acelerado

1409
CGTP quis um evento simbólico, mas estiveram mais de mil na Alameda. Houve calor, cervejas, máscaras vermelhas e distanciamento social. Como se fez o 1.º de maio em menos de 45 minutos.
CGTP

As mensagens nas máscaras do 1.º de Maio

841
Cerca de mil pessoas concentraram-se na Alameda D. Afonso Henriques para comemorar o 1.º de Maio. Em tempos de pandemia, muitos aproveitaram para se fazerem ouvir através de mensagens nas máscaras.
Coronavírus

O discurso da CGTP no 1º Maio em cinco pontos

364
A luta em tempos de Covid-19, bazucas armadilhadas de Bruxelas e as exigências para a retoma. O discurso de Isabel Camarinha no 1º de Maio descodificado em cinco pontos.
CGTP

Fotogaleria. Um 1.º de Maio cheio, com distância

13238
Um Dia do Trabalhador como nunca se viu. Não houve o habitual desfile, mas cerca de mil pessoas juntaram-se, com um metro de distância, para celebrar e reivindicar direitos dos trabalhadores.
PSD

"Temos de estar ao lado dos que têm baixo salário"

211
Relançamento da economia vai ser "penoso" e trará problemas de ordem social, admite Rio. Por isso, agora, mais do que nunca, "valores do 1º de maio" não devem ser esquecidos.
Bloco de Esquerda

BE celebra 1º de Maio a alertar para despedimentos

Catarina Martins alerta: 270 mil pessoas perderam o emprego e não têm acesso a apoio. Insiste em mudar leis laborais e quer subsídio de risco para a linha da frente. A mensagem do 1º de maio.
1 de maio

PM pede união para proteger emprego

O primeiro-ministro pediu unidade entre Estado e empresas em defesa dos postos de trabalho, numa mensagem sobre o 1.º de Maio. Dia será comemorado "de forma diferente" devido à pandemia.
1 de maio

CDS ao Governo: "Pague o que deve" a trabalhadores

814
Líder do CDS diz que o partido está "ao lado de quem trabalha e entende que a melhor forma de celebrar o Dia do Trabalhador é exigir ao Governo que pague o que deve a todos os trabalhadores".
1 de maio

O trabalho de cuidar do mundo

182
Com o nosso trabalho e o nosso serviço podemos tornar presente o cuidado que Deus tem com cada pessoa. 
Coronavírus

Sindicalistas unidos "mas à distância de 3 metros"

3766
Sindicalistas afastados 3 metros uns dos outros. Em fileiras a cada 5 metros. Lugares marcados. Mas centenas e centenas de participantes. A celebração do 1 de Maio que vai parecer uma parada militar.
1 de maio

Um país confinado, mas que abre para a CGTP /premium

958
“A luta continua” será, mais do que um grito de ordem, a palavra-passe para um livre-trânsito que permitirá furar as restrições em vigor. Somos todos iguais — mas uns são mais iguais do que outros.
Coronavírus

PSP confia que "vai correr tudo bem" no 1 de maio

Diretor nacional da PSP diz não ter dúvidas "de que vai correr tudo bem e de que [as centrais sindicais] irão cumprir todas as indicações das autoridades de saúde". PSP já teve uma reunião em Lisboa.
25 de Abril

Sempre foi assim: é a época de caça ao "fascista" /premium

892
Os radicais à esquerda tentam todos os anos impor o 25 de Abril e o 1.º de Maio não como uma celebração, mas como uma prova de poder. E as provas de poder, como se sabe, precisam de inimigos.
Comércio

Greve na distribuição bem sucedida, diz sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal defende que a greve dos trabalhadores da distribuição alimentar e não alimentar foi um sucesso. Empresas discordam.
Cabo Verde

Sindicatos não celebram o 1.º de Maio

Correia e Silva reconheceu que "ainda há muito por fazer" para que a população possa "ter empregos condignos e melhores condições laborais", enquanto os sindicatos não celebraram o 1.º de Maio.
1 de maio

Almirante Reis foi ponto de encontro

A Av. Almirante Reis, em Lisboa, tornou-se um ponto de encontro de várias gerações que quiseram celebrar o Dia do Trabalhador e reivindicar condições laborais "mais justas" e com "menos precariedade".
1 de maio

UGT rejeita "mexidas na Lei da Greve"

O líder da central sindical espera que os novos sindicatos "mais agressivos e descontrolados" não levem o parlamento a "embalar" na restrição dos direitos dos trabalhadores.
1 de maio

CGTP e PCP defendem salário mínimo de 850€

1417
Os secretários-gerais da CGTP e do PCP defenderam um aumento do salário mínimo nacional para 850 euros. Posição foi tomada na manifestação em Lisboa do 1.º de Maio.
1 de maio

Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país

A CGTP assinala o 1.º de Maio em cerca de 40 localidades fazendo ouvir as reivindicações dos trabalhadores. Já a UGT escolheu Braga para falar sobre "Dignificar o Trabalho, valorizar o Trabalhador".
1 de maio

1.º de Maio: "As profissões não têm sexo"

179
A CITE decidiu assinalar o 1.º de maio mostrando que "as profissões não têm sexo". Joana Guerreiro que pilota aviões e José Bagulho que educa crianças são os dois rostos da campanha desse dia.
1 de maio

Confrontos na Turquia e em França 

Confrontos em França e na Turquia entre polícia e manifestantes marcaram as comemorações pelo mundo do Dia do Trabalhador, em que milhões de pessoas saíram à rua para vitoriar e criticar governos.
Bloco de Esquerda

Encontrões entre bloquistas e CGTP no 1.º de Maio

1317
Durante o cortejo, dois ou três membros da organização afastaram com encontrões militantes e apoiantes do Bloco de Esquerda, relata a Agência Lusa.
PCP

PCP acusa PS de estar ao lado de PSD e CDS

Jerónimo de Sousa defendeu um aumento geral dos salários, considerando "um escândalo" que os funcionários públicos continuem sem aumentos.
UGT

UGT diz que chegou momento de ir para a rua

O secretário-geral da UGT afirmou que chegou o momento de ir para a rua, mas recordou que "há sempre tempo" de conquistar a paz em vez do conflito.
França

1.º de Maio em Paris marcado pela violência

109
Centenas de manifestantes ligados a grupos anarquistas destruíram montras e incendiaram veículos na capital francesa. A polícia recorreu a canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersá-los.
CDS-PP

CDS-PP anuncia propostas contra precariedade

Mesquita Nunes afirmou que os centristas vão apresentar propostas para melhorar legislação laboral e defendeu que foram medidas aprovadas pelo PSD/CDS-PP que permitiram atual redução do desemprego.
1 de maio

Arménio e Ana Catarina Mendes trocam argumentos

184
Dirigente socialista diz que aumento de rendimentos é para continuar, mas avisa que o Governo não pode "dar todos os passos ao mesmo tempo". Arménio Carlos quer mais na legislação laboral e salários.
1 de maio

Presidente moçambicano defende melhor trabalho

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, manifestou-se disponível para melhorar as condições de vida dos trabalhadores, numa mensagem alusiva ao 1.º de Maio.
1 de maio

Dia do Trabalhador. Pago. /premium

601
Ser “convidado”, mesmo a ser voluntário à força, até pode ser honroso. O problema é descobrir que não contam com a nossa indisponibilidade e ficam magoados quando dizemos que nos é mesmo impossível.
1 de maio

Sindicato do Comércio anuncia greve no 1.º de maio

O sindicato dos trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços emitiu um pré-aviso de greve para segunda-feira, para todos os trabalhadores do setor, que irão assinalar o Dia do Trabalhador.
Mundo

Como o mundo celebrou o Dia do Trabalhador

Protestos em Paris, Hong Kong e Madrid. Confrontos com a polícia em Paris e Istambul. Discursos políticos em Caracas e Havana. O Observador mostra a seguir como o mundo viveu o 1º de Maio.
1 de maio

CGTP. Greves e manifestações entre 16 a 20 de maio

155
Arménio Carlos, líder da CGTP, anunciou uma jornada de luta na semana de 16 a 20 de maio com greves, manifestações e concentrações, por melhores salários e para demonstrar força.
1 de maio

UGT exige 35 horas para todos na Função Pública

Carlos Silva exigiu ao Governo que cumpra o compromisso da repor as 35 horas de trabalho semanal para todos os trabalhadores da função pública, independentemente do vínculo laboral.
1 de maio

Passos sem razões para celebrar Dia do Trabalhador

2661
O líder social-democrata acusou o Governo de estar a desbaratar todos os sacrifícios que foram feitos nos últimos anos. Traçado este cenário, Passos disse não ver razões para celebrar 1º de Maio.
1 de maio

Costa apela a mobilização contra baixos salários

140
O primeiro-ministro aproveitou o 1º de Maio para apelar à mobilização dos defensores da linha do atual Governo contra a corrente nacional e europeia dos baixos salários e de precariedade.
1 de maio

Há quase tantas mulheres a trabalhar como homens

As mulheres representam quase metade da força de trabalho em Portugal, passando de 40 para 49 por cento nos últimos 30 anos, com os homens a descerem de 60 para 51 por cento.
Mundo

Festa estragada em França e tumultos em Istambul

Em Portugal, a luta do Dia do Trabalhador correu de forma ordeira. Mas nem todas as manifestações que tiveram lugar um pouco por todo o mundo foram pacíficas.
Música

1 de maio, 11 canções

Para ajudar a construir uma banda sonora para o 1 de maio, a redação do Observador propõe-lhe 11 canções. Saiba quais são e escute-as aqui.
Mundo

Conhece a história por detrás do 1 de maio?

2596
O 1 de maio nasceu num protesto em Chicago. Os trabalhadores revoltados com o seu horário que chegava a 18 horas diárias exigiam: "Oito horas de trabalho, oito horas de lazer e oito horas de repouso".
Mundo

Quando um trabalho é um sonho. E vice-versa.

117
No dia do trabalhador, a história de Marko e Alex, dois irmãos da Califórnia, que tiveram o melhor emprego do mundo. O ator português João Cajuda também o quis. Não conseguiu por pouco.
Cultura

"Liberdade e democracia". Os cartazes do 1 de maio

285
O espólio Neves Águas, do Arquivo Municipal de Lisboa, reúne dezenas de cartazes de comemoração do 1 de maio. O acervo é único em Portugal e ajuda a contar a história do pós 25 de abril.
A página está a demorar muito tempo.