1 de maio

1 de maio

Confrontos na Turquia e em França 

Confrontos em França e na Turquia entre polícia e manifestantes marcaram as comemorações pelo mundo do Dia do Trabalhador, em que milhões de pessoas saíram à rua para vitoriar e criticar governos.
Bloco de Esquerda

Encontrões entre bloquistas e CGTP no 1.º de Maio

1.317
Durante o cortejo, dois ou três membros da organização afastaram com encontrões militantes e apoiantes do Bloco de Esquerda, relata a Agência Lusa.
PCP

PCP acusa PS de estar ao lado de PSD e CDS

Jerónimo de Sousa defendeu um aumento geral dos salários, considerando "um escândalo" que os funcionários públicos continuem sem aumentos.
UGT

UGT diz que chegou momento de ir para a rua

O secretário-geral da UGT afirmou que chegou o momento de ir para a rua, mas recordou que "há sempre tempo" de conquistar a paz em vez do conflito.
França

1.º de Maio em Paris marcado pela violência

109
Centenas de manifestantes ligados a grupos anarquistas destruíram montras e incendiaram veículos na capital francesa. A polícia recorreu a canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersá-los.
CDS-PP

CDS-PP anuncia propostas contra precariedade

Mesquita Nunes afirmou que os centristas vão apresentar propostas para melhorar legislação laboral e defendeu que foram medidas aprovadas pelo PSD/CDS-PP que permitiram atual redução do desemprego.
1 de maio

Arménio e Ana Catarina Mendes trocam argumentos

184
Dirigente socialista diz que aumento de rendimentos é para continuar, mas avisa que o Governo não pode "dar todos os passos ao mesmo tempo". Arménio Carlos quer mais na legislação laboral e salários.
1 de maio

Presidente moçambicano defende melhor trabalho

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, manifestou-se disponível para melhorar as condições de vida dos trabalhadores, numa mensagem alusiva ao 1.º de Maio.
1 de maio

Dia do Trabalhador. Pago.

601
Ser “convidado”, mesmo a ser voluntário à força, até pode ser honroso. O problema é descobrir que não contam com a nossa indisponibilidade e ficam magoados quando dizemos que nos é mesmo impossível.
1 de maio

Sindicato do Comércio anuncia greve no 1.º de maio

O sindicato dos trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços emitiu um pré-aviso de greve para segunda-feira, para todos os trabalhadores do setor, que irão assinalar o Dia do Trabalhador.
Mundo

Como o mundo celebrou o Dia do Trabalhador

Protestos em Paris, Hong Kong e Madrid. Confrontos com a polícia em Paris e Istambul. Discursos políticos em Caracas e Havana. O Observador mostra a seguir como o mundo viveu o 1º de Maio.
1 de maio

CGTP. Greves e manifestações entre 16 a 20 de maio

156
Arménio Carlos, líder da CGTP, anunciou uma jornada de luta na semana de 16 a 20 de maio com greves, manifestações e concentrações, por melhores salários e para demonstrar força.
1 de maio

UGT exige 35 horas para todos na Função Pública

Carlos Silva exigiu ao Governo que cumpra o compromisso da repor as 35 horas de trabalho semanal para todos os trabalhadores da função pública, independentemente do vínculo laboral.
1 de maio

Passos sem razões para celebrar Dia do Trabalhador

2.661
O líder social-democrata acusou o Governo de estar a desbaratar todos os sacrifícios que foram feitos nos últimos anos. Traçado este cenário, Passos disse não ver razões para celebrar 1º de Maio.
1 de maio

Costa apela a mobilização contra baixos salários

140
O primeiro-ministro aproveitou o 1º de Maio para apelar à mobilização dos defensores da linha do atual Governo contra a corrente nacional e europeia dos baixos salários e de precariedade.
1 de maio

Há quase tantas mulheres a trabalhar como homens

As mulheres representam quase metade da força de trabalho em Portugal, passando de 40 para 49 por cento nos últimos 30 anos, com os homens a descerem de 60 para 51 por cento.
Mundo

Festa estragada em França e tumultos em Istambul

Em Portugal, a luta do Dia do Trabalhador correu de forma ordeira. Mas nem todas as manifestações que tiveram lugar um pouco por todo o mundo foram pacíficas.
Música

1 de maio, 11 canções

Para ajudar a construir uma banda sonora para o 1 de maio, a redação do Observador propõe-lhe 11 canções. Saiba quais são e escute-as aqui.
Mundo

Conhece a história por detrás do 1 de maio?

2.596
O 1 de maio nasceu num protesto em Chicago. Os trabalhadores revoltados com o seu horário que chegava a 18 horas diárias exigiam: "Oito horas de trabalho, oito horas de lazer e oito horas de repouso".
Mundo

Quando um trabalho é um sonho. E vice-versa.

117
No dia do trabalhador, a história de Marko e Alex, dois irmãos da Califórnia, que tiveram o melhor emprego do mundo. O ator português João Cajuda também o quis. Não conseguiu por pouco.
Cultura

"Liberdade e democracia". Os cartazes do 1 de maio

285
O espólio Neves Águas, do Arquivo Municipal de Lisboa, reúne dezenas de cartazes de comemoração do 1 de maio. O acervo é único em Portugal e ajuda a contar a história do pós 25 de abril.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)