454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

1 de maio

Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Costa pensou bem?

Assinalar o Dia do Trabalhador para falar do peso do salário no PIB num momento em que a economia está a cair não será regar a fogueira com gasolina?
E o vencedor é...

BE devia partir pratos como Mário Nogueira

Partido dos "banhos de ética" nega renovação depois do sinal dado nas últimas eleições. No 1.º de maio, Costa fala em salários. Há quem veja o copo meio cheio, o do PM está sempre a transbordar.
1 de maio

Moreira da Silva quer mais "proteção do emprego"

"Defendo uma regulação do mercado de trabalho que alargue a mais trabalhadores a segurança e proteção do emprego", afirmou o candidato à liderança do PSD Jorge Moreira da Silva.
Noticiário

19h. CGTP exige 800 euros de salário mínimo 

No discurso do 1.º de Maio, Isabel Camarinha defende que a prioridade deve passar pela subida de rendimentos, face à escalada da inflação. Ainda neste jornal, a UGT pede um aumento do salário médio.
1 de maio

França celebra 1.º Maio com contestação a Macron

Milhares de franceses saíram às ruas para celebrar o 1º de maio. Na tradicional manifestação o Presidente Macron foi alvo de contestação, por aqueles que têm esperança por um Governo de esquerda.
CGTP

1.º Maio. CGTP exige salário mínimo de 800 euros

“Não aceitamos que o patronato e o Governo usem a patranha de que os aumentos dos salários provocam uma espiral da inflação”, disse Isabel Camarinha perante milhares de pessoas.
1 de maio

Precariedade e emigração são prioridades para UGT

A UGT defende que o aumento do salário médio é fundamental e que o próximo 1.º de Maio poderá ser de luta caso as condições dos trabalhadores piorem até lá.
1 de maio

PCP e BE na rua para pressionar Costa

Esquerda voltou à rua neste 1º de Maio pronta para vestir o papel de oposição e disparar contra Governo e Orçamento que não acautela aumenta da inflação. PS garantiu "compromisso" com trabalhadores.
1 de maio

1.º Maio. Dezenas de pessoas detidas em Istambul

Em Istambul foram detidas 164 pessoas "por proibição de reunião e recusa em dispersar", ao aglomerarem-se junto à praça Taksim, centro dos grandes protestos antigovernamentais de 2013.
Guerra na Ucrânia

Scholz mostra solidariedade e promete enviar armas

O chanceler alemão, Olaf Scholz, defendeu a necessidade de enviar armas para a Ucrânia num discurso do 1.º de Maio, onde começou por ser fortemente vaiado por um grupo de manifestantes.
1 de maio

Papa denuncia "tragédia" de acidentes laborais 

O papa Francisco considerou, no Vaticano, uma tragédia a morte em contexto laboral e apelou a compromissos para um trabalho digno, quando se assinala o Dia do Trabalhador.
1 de maio

PR de Cabo Verde com poucos motivos para celebrar

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, admitiu que este 1.º de Maio tem "poucos motivos para celebrar", devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e pela guerra na Ucrânia.
1 de maio

1º de Maio. Milhares enchem as ruas de Lisboa

"Paz sim, guerra não", entoaram os manifestantes que também pediram "combate ao aumento do custo de vida e à especulação". Alguns dos manifestantes usaram cravos.
Noticiário

13h. Funcionários de supermercados em greve

Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal cumpre este domingo, Dia do Trabalhador, uma greve. Em causa está a obrigação de trabalhar aos domingos e feriados.
1 de maio

Costa quer peso dos salários no PIB como na Europa

Numa publicação no Twitter, António Costa assinala da 1.º de Maio e objetivo de prosseguir o "reforço do peso dos salários no PIB" para a média europeia. PSD já reagiu com críticas.
1 de maio

Dia do Trabalhador comemora-se sem restrições

Os trabalhadores portugueses podem comemorar o 1.º de Maio sem restrições, participando nas iniciativas de rua que a CGTP promove em 31 localidades do país.
Segurança Social

Excedente da Segurança Social recua em maio 

O recuo deve-se ao "aumento da receita efetiva de 860,6 milhões de euros" e ao "aumento da despesa efetiva no montante de 1.196,4 milhões de euros", diz Ministério do Trabalho.
Coronavírus

Trabalhadores saíram à rua em vários países

O Dia do Trabalhador foi comemorado, pelo segundo ano consecutivo, de forma discreta e sem grandes manifestações em várias partes do mundo devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Coronavírus

Teletrabalho. UGT alerta para momento de incerteza

Carlos Silva defendeu que a regulamentação do teletrabalho não deve ser feita no atual momento "atípico e de incerteza" e que se deverá esperar por outra oportunidade.
1 de maio

Marcelo agradece sacrifício dos trabalhadores

"Os trabalhadores foram naturalmente muito sacrificados pela pandemia. Não foram os únicos. Muitos micro e médio proprietários foram", disse o Presidente da República.
Paris

Paris. Manifestantes confrontam a polícia

Manifestações reuniram milhares de pessoas em várias cidades francesas. Em Paris, protestos contra o aparato policial acabaram em desacatos. Polícia desmobilizou protestantes com gás lacrimogéneo.
1 de maio

PS cumprimenta CGTP e realça "diálogo social"

O PS cumpriu a tradição de fazer um "cumprimento institucional" à CGTP no Dia do Trabalhador para "homenagear os trabalhadores" e sublinhar a importância do "diálogo social".
1 de maio

1 de Maio. BE pede "mobilização dos trabalhadores"

A dirigente bloquista e candidata à Câmara de Lisboa Beatriz Gomes Dias afirmou que "este é um dia de luta muito importante". Problemas resolvem-se com "a mobilização dos trabalhadores".
1 de maio

Ministra contra "novas formas de escravatura"

A ministra do Trabalho defende o "combate coletivo e sem tréguas" aos "mundos paralelos", como as "novas formas de escravatura no trabalho", com "sindicato fortes e forte diálogo social".
Noticiário

12h. Governo quer "combater escravatura laboral"

Ana Mendes Godinho pede "condições para que o trabalho do futuro seja digno". "Diálogo social é um pilar forte desta agenda digna e o motor da paz social".
Resposta Pronta

CGTP. Aumentos em crise? "É possível e necessário"

Líder da CGTP diz que "serão garantidas todas as medidas de proteção da saúde" na manifestação da Alameda. "Para haver recuperação económica aumento dos salários é fundamental
Noticiário

11h. No 1º de maio "podem participar todos"

Na manifestação da Alameda, em Lisboa, líder da CGTP assegura: "Vamos garantir o distanciamento, o uso de máscara e desinfeção dos transportes para a ação". "É possível e necessário exigir aumentos"
Coronavírus

1 de Maio. Mais de mil protestam em Lisboa

As duas centrais sindicais comemoram pela segunda vez o 1.º de Maio em pandemia. Isabel Camarinha diz que a pandemia “agravou problemas” e que “a resposta do Governo” tem sido “desequilibrada".
Igreja Católica

José de Nazaré, a Igreja e o 1º de Maio

Foi a esta perspectiva trabalhista que a Igreja, sempre atenta ao espírito do tempo, se associou, neste caso com a instituição da simples memória litúrgica de São José Operário.
1 de maio

Trabalhadores da grande distribuição mobilizados

A greve no 1º de Maio abrange "os trabalhadores de todas as cadeias de supermercados e hipermercados" e outras empresas, como o El Corte Inglês, diz o Sindicato.
Noticiário

11h. CGTP repete 1º de maio "sem multidões"

Com lugares marcados, máscara e distanciamento social. Isabel Camarinha explica que, no caso de Lisboa, os desfiles vão ser divididos antes de convergirem nos relvados da Alameda.
Resposta Pronta

CGTP volta à Alameda. "Vamos garantir a distância"

Secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, revela que, no caso de Lisboa, os desfiles do Dia do Trabalhador vão ser divididos, antes de convergirem nos relvados da Alameda Afonso Henriques.
Resposta Pronta

UGT. "Quem garante que o vírus está controlado?"

Carlos Silva explica que a UGT está atenta à situação do país e entende que não há condições para sair à rua no Dia do Trabalhador. "Ninguém garante que o vírus estaria controlado", defende dirigente.
Coronavírus

1º de Maio: CGTP na rua, UGT em conferência

A CGTP vai assinalar o Dia do Trabalhador deste ano com concentrações, desfiles e manifestações. Já a UGT vai comemorar com uma conferência sobre os desafios da negociação coletiva.
CGTP

CGTP: Circo a Gozar com Trabalhadores Portugueses

O que confrange nem é a CGTP ignorar os desafios do futuro. O que confrange são os silêncios de quem permitiu o circo, as ausências incompetentes de quem não o contestou e as palmas que ainda soaram.
Emissão Especial

Costa para CDU: "Portaram-se bem no 1º de Maio"

Jerónimo de Sousa assegura que o 1º de Maio foi "bom exemplo". O líder do PCP insistiu em perguntar se o Governo vai "proibir os despedimentos" e Costa reponde com reforço da ACT.
1 de maio

O confinamento intelectual

Porque é que ao “estado de emergência” se sucede, como uma sua atenuação, o “estado de calamidade”? É que, para o comum dos mortais, uma “calamidade” é pior que uma “emergência”.
1 de maio

A desconfina flor

Bizarramente os meus compatriotas optaram por fazer fila em cabeleireiros e barbearias em vez de se dirigirem, como eu, à sede da CGTP. Um processo de filiação que vale bem mais que um corte de cabelo
Coronavírus

1.º de Maio. CGTP repudia críticas às celebrações 

A CGTP-IN garante que foram cumpridas todas as regras distanciamento sanitário e de proteção da saúde durante o exercício do direito conquistado em 1974, repudiando as críticas recebidas.
1 de maio

1.º de Maio. O show off da Alameda

Parece que a ministra Marta Temido libertou a comunista que tem dentro de si e, pelo caminho, quase que levava milhares de peregrinos a Fátima. Valeu o bom senso da Igreja que faltou à CGTP e ao PCP.
1 de maio

Há uns mais iguais que outros

Vamos viver a pior crise das nossas vidas. Já temos pessoas a passar por graves dificuldades e temos um Estado sem dinheiro para as ajudar. E o que vemos é um país onde uns são mais iguais que outros.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.