CGTP
CGTP

CGTP: Caminha-se para uma "cartelização salarial"

"Podemos estar perante uma tentativa de cartelização organizada dos patrões para conter, diria mesmo moderar, ou até estabelecer tetos salariais a nível nacional", alertou o secretário-geral da CGTP.
CGTP

CGTP: "Governo assumiu unilateralmente 635 euros"

À saída da reunião de concertação social, sindicatos criticaram falta de ambição do Governo e entidades patronais deixaram críticas à inexistência de negociação.
Salário Mínimo Nacional

Governo apresenta 635 euros para salário mínimo 

625
O Governo já apresentou a proposta de aumento do salário mínimo em 2020 fixando-o em 635 euros. Executivo comprometido com uma "estratégia mais transversal de valorização dos salários e rendimentos".
Salário Mínimo Nacional

PCP em covergência com a CGTP sobre salário mínimo

O PCP assumiu a convergência com a CGTP/IN na defesa de um salário mínimo nacional de 850 euros, a fixar assim que possível, após ter reunido com a confederação sindical na Assembleia da República.
Salário Mínimo Nacional

750€? Patrões pedem "ambição igual" no crescimento

António Saraiva, da CIP, diz na RTP que a meta de 750 euros no salário mínimo é "ambiciosa". Já Arménio Carlos, da CGTP, considerou proposta "curtinha" e pede 850 euros "no curto prazo".
Governo

Costa já está a negociar subida de salários

222
Mesmo antes de ter tomado posse a equipa de António Costa já negociava o aumento de salários com patrões e sindicatos. Empresários querem menos carga fiscal, UGT "aceita o desafio" e CGTP está cética.
CGTP

CGTP. Marcelo "contribuiu" para guinada à direita

132
Arménio Carlos apontou que "o Governo que tinha encostado um bocadinho à esquerda começou a guinar para direita". Questionado sobre se Marcelo contribuiu para isso, respondeu: "É claro".
Trabalho

CGTP avisa Governo para não subestimar sindicatos

O secretário-geral da CGTP afirmou que no dia 1 de outubro haverá forte contestação à entrada em vigor das alterações à lei laboral.
Salários

2020. CGTP reivindica aumento salarial de 90 euros

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, alertou que "se nós não valorizarmos os profissionais que cá temos, a tendência é para que eles possam amanhã sair do país para o estrangeiro".
CGTP

CGTP quer aumentos e reivindica 850 euros

As reivindicações da CGTP para o próximo ano vão ser aprovadas esta quarta-feira pelo Conselho Nacional. Intersindical vai reivindicar o valor de 850 euros para o salário mínimo nacional.
RTP

CGTP reclama integração de 46 precários na RTP

O secretário-geral da CGTP pediu que os ministérios do Trabalho, Cultura e Finanças "se entendam" para integrar nos quadros da RTP os 46 trabalhadores precários de 'outsourcing' chumbados pela CAB.
CGTP

CGTP vai retomar atividade esta segunda-feira

A central sindical vai insistir no aumento dos salários, reivindicando o valor de 850 euros, a aplicar "a curto prazo". Para a CGTP, a situação económica do país não justifica salários tão baixos.
Greve

Serviços mínimos disparam com Governo PS /premium

370
Nem nos tempos da troika se impunham tantos serviços mínimos, mesmo no que toca só a trabalho suplementar. Governo diz que há mais pré-avisos de greve em setores de "necessidades impreteríveis".
Combustível

Os motoristas e o mercado

989
Quando o Governo não consegue instrumentalizar politicamente os sindicatos, passa ao ataque. A luta e defesa dos trabalhadores é só para trabalhadores do Estado e filiados na CGTP.
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1826
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
CGTP

CGTP pede a Marcelo para cumprir Constituição

Arménio Carlos transmitiu a Marcelo as suas preocupações relacionadas com o empobrecimento dos trabalhadores e das jovens gerações. O líder sindical pede ao PR que não ceda a pressões.
CGTP

Leis laborais. CGTP pede "celeridade" a Marcelo

O secretário-geral da CGTP/IN fala em alegadas inconstitucionalidades. Pede a Marcelo que atenda às alterações às leis laborais da mesma forma que trata de "outras solicitações".
CGTP

PSD apresenta medidas para a Justiça

Elina Fraga afirma que as propostas para a justiça estão a ser "absorvidas" e vão ser apresentadas em breve. Reconhece a CGTP como "parceiro essencial", mas diz que certas medidas não são prioridade
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
Concertação Social

Grupo de trabalho para conciliar vida e trabalho

Intersindical defende que o grupo de trabalho "continua a fomentar a precariedade e a desregulação dos horários". CGTP diz que patrões "nem responderam" às propostas do sindicato.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
CGTP

CGTP convoca "grande manifestação" para dia 10

A CGTP-IN convocou uma "grande manifestação" em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral.
CGTP

CGTP vai contestar legislação laboral do Governo

Segundo a CGTP, os problemas da legislação laboral dos trabalhadores não foram resolvidos pelo Governo. A CGTP quer melhorar a resposta dos serviços de apoio aos sócios e delegados sindicais.
CGTP

CGTP consegue 82.000 sindicalizações em três anos

A CGTP conseguiu cerca de 82.000 sindicalizações entre 2016 e 2018. No entanto, um documento da unidade descreve conquistas como " insuficientes para superar problemas e dificuldades".
1 de maio

CGTP e PCP defendem salário mínimo de 850€

1417
Os secretários-gerais da CGTP e do PCP defenderam um aumento do salário mínimo nacional para 850 euros. Posição foi tomada na manifestação em Lisboa do 1.º de Maio.
CGTP

CGTP. 8 dirigentes sobem ao palco pela última vez 

Arménio Carlos e outros sete dirigentes deixam a direção do CGTP em 2020 e sobem ao palco do 1.º de Maio pela última vez. A revisão da legislação laboral será um dos temas a abordar.
CGTP

Milhares na manifestação da CGTP  

O protesto ocorreu um dia antes de terminar o prazo para os partidos entregarem a proposta de lei do Governo para a revisão do Código do Trabalho. Jerónimo de Sousa e Catarina Martins participaram.
Legislação Laboral

CGTP espera milhares de manifestantes em Lisboa

A confederação sindical acredita que o protesto desta quinta-feira, que contesta a legislação laboral que está a ser preparada, encherá o largo junto à Assembleia da República.
CGTP

CGTP: subir salário reduziria diferenças de género

Começa esta segunda-feira a Semana da Igualdade, que espera contar com mais de 1.000 iniciativas contra a disparidade salarial. CGTP defende subida do salário mínimo para reduzir desigualdades.
CGTP

CGTP quer alterações no fundo de Garantia Salarial

Arménio Carlos afirmou que o fundo "tem de ser rejuvenescido e reforçado", no sentido de "alargar não só os meses a que os trabalhadores têm direito a serem ressarcidos, mas também os valores".
CGTP

CGTP leva propostas à ministra da Justiça

A CGTP considera que as condições estão desfavoráveis, por isso "justifica-se a revisão do Código do Processo de Trabalho no sentido de serem reequilibradas".
CGTP

CGTP: posição do Governo tem de ser revista

322
Arménio Carlos salientou que o direito à greve é um elemento estruturante para a CGTP e faz parte integrante dos direitos, liberdades e garantias constitucionais.
CGTP

CGTP quer intensificar a luta dos trabalhadores

Entre as prioridades da CGTP está a contestação à proposta de alteração da lei laboral, que Arménio Carlos diz ir agravar a desregulação dos horários, a precariedade e o desrespeito pela contratação.
CGTP

CGTP encaixa 10 milhões com vendas imobiliárias

6672
Sindicatos da CGTP venderam cinco prédios em Lisboa por 10,3 milhões de euros nos últimos dois anos, aproveitando a especulação imobiliária na capital.
CGTP

CGTP defende recuperação do setor empresarial 

A CGTP considera que "o Setor Empresarial do Estado continua sob forte pressão" e defende que as principais empresas e serviços estratégicos devem passar para o controlo público.
Sindicatos

CGTP. Plenário aprova novas acções de luta

As propostas a apresentar ao Plenário destinam-se, entre outras, a defender a não aprovação da proposta governamental de revisão do Código do Trabalho e a dinamização da contratação coletiva.
CGTP

Arménio Carlos: "Conflitualidade vai aumentar"

Secretário-geral da CGTP avisa que lutas e conflitos vão aumentar em 2019. Greve geral não está fora de questão. Em entrevista ao Público, critica Governo por ter dado prenda milionária aos patrões.
Sindicatos

CGTP apela ao Governo fim da desregulação laboral

O Sindicato dos Estivadores propôs o agendamento de novas reuniões com os operadores portuários. CGTP apela ao Governo para acabar com a desregulação laboral no Porto de Setúbal.
Orçamento do Estado

OE: CGTP avisa que "há dois pesos e duas medidas"

Arménio Carlos esteve com Carlos César, mas saiu sem sinais de aceitação das reivindicações da CGTP para o debate na especialidade do Orçamento. E acusa PS de beneficiar setor financeiro.
CGTP

CGTP espera juntar 10 mil trabalhadores em Lisboa

A manifestação da CGTP junta 10 mil trabalhadores vindos de todo o país, em mais de 100 autocarros e em dois comboios provenientes do Porto. Trabalhadores querem melhores condições de vida e trabalho.
CGTP

CP aceita atrasos para passarem comboios da CGTP

3670
À semelhança do que tinha acontecido com o comboio para a festa do PS em agosto, CP deu garantias escritas de que "aceita os atrasos" para passarem os comboios rumo à 'manif' da CGTP.
CGTP

Arménio Carlos diz que descentralização é perigosa

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou esta segunda-feira que a descentralização é um "presente envenenado" e que pode acentuar as desigualdades entre os municípios.
CGTP

CGTP quer que Governo reabra negociações

O secretário-geral da CGTP afirmou que a greve a decorrer sinaliza que os trabalhadores não abdicam de continuar a lutar pela defesa da sua dignidade, exigindo a reabertura das negociações.
CGTP

Arménio Carlos espera ''grande adesão'' à greve

CGTP, Arménio Carlos, disse esta quinta-feira esperar uma "grande adesão" dos funcionários públicos à greve geral de sexta-feira, que mostre ao Governo a "forte indignação" do setor.
CGTP

Centrais sindicais pedem soluções para emigrantes

A CGTP e a sua congénere luxemburguesa, aprovaram uma resolução com 30 reivindicações a apresentar ao governo sobre a situação dos emigrantes portugueses.
Pensões

CGTP critica novo regime de antecipação de reforma

A CGTP considerou que o novo regime de acesso antecipado à reforma, previsto no Orçamento do Estado para 2019, não corresponde às suas reivindicações, nem às expectativas dos beneficiários.
Justiça

Cedência de autocarro para "manif" vai ser julgada

646
Ministério Público e Tribunal de Instrução não encontraram indícios de crime, mas a Relação decidiu levar a julgamento os autarcas que cederam o autocarro para os funcionários irem a uma manifestação.
CGTP

CGTP convoca manifestação para 15 de novembro

Protesto surge, entre outros motivos, para lutar pelo aumento dos salários dos trabalhadores e pela fixação do salário mínimo em 650 euros a partir de 1 de janeiro do próximo ano.
Função Pública

PCP e BE satisfeitos com abertura do Governo

Os parceiros do Governo mostram-se satisfeitos com a abertura do Executivo para discutir aumentos na função pública. Uma das hipóteses em cima da mesa passa por uma subida generalizada dos salários.
CGTP

CGTP pede ação do Governo na Soares da Costa

"Tem de haver uma intervenção urgente do Estado, porque o processo da Soares da Costa tem de ser clarificado e resolvido, sem mais arrastamentos", disse o secretário-geral da CGTP.
CGTP

CGTP reafirma aumento salarial de 4%

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou esta quinta-feira que este é o momento-chave para exigir um aumento dos salários em pelo menos 4%.
CGTP

CGTP aprova reivindicação de aumento salarial

A central sindical reivindica para o próximo ano um acréscimo mensal mínimo de 40 euros e o desagravamento dos impostos para que os trabalhadores portugueses possam melhorar o seu nível de vida.
CGTP

CGTP quer aumentos salariais de 4%

Segundo a CGTP, o aumento deve garantir um acréscimo salarial mensal mínimo de 40 euros a todos os trabalhadores, o salário mínimo nacional deve passar para 650 euros.
CGTP

Frente Comum não abdica de aumentos salariais

A estrutura afeta à CGTP referiu que em cima da mesa está, atualmente, a negociação com o Governo, liderado pelo socialista António Costa, mas ressalvou que se o executivo não responder positivamente.
Sindicatos

CGTP e UGT querem valorização do trabalho

A CGTP e a UGT regressam à atividade sindical após as férias a pensar no Orçamento do Estado, no qual querem ver medidas que valorizem o trabalho e os rendimentos das famílias.
Pensões

Carreiras longas. Nova regra é "insuficiente"

A CGTP considerou esta quinta-feira o diploma sobre as pensões relativo às longas carreiras contributivas, aprovado em Conselho de Ministros, é insuficiente e "extremamente redutor".
Greve

Trabalhadores de supermercados marcam greve

Os trabalhadores dos hipermercados, supermercados e outros estabelecimentos da grande distribuição marcaram uma greve para 12 de setembro.
Carvalho da Silva

Inverter austeridade demorará duas legislaturas

375
O sociólogo Manuel Carvalho da Silva admitiu que serão precisas duas legislaturas para reparar os danos causados na sociedade portuguesa durante a intervenção da 'troika'.
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
CGTP

CGTP promete luta contra revisão da lei laboral

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, prometeu um verão e outono "quentes" na contestação contra a revisão da legislação laboral, referindo que estão sozinhos nesta luta pelos trabalhadores.
CGTP

CGTP contra proposta de lei de 150 horas gratuitas

O secretário-geral da CGTP manifestou-se contra a proposta do Governo para o chamado banco de horas grupal, que obriga a 150 horas de trabalho gratuitas por ano.
Legislação Laboral

CGTP e BE em "sintonia" sobre lei laboral

A CGTP e o Bloco de Esquerda mostraram estar ambos contra a proposta de lei do Governo para alterar as leis laborais, exigindo que se anulem as medidas acordadas com os patrões.
CGTP

CGTP promete guerra ao Governo

Arménio Carlos afirmou que a legislação laboral proposta "não pode passar e, se porventura o Governo teimar em fazê-la andar para a frente, naturalmente que se abre aqui uma linha de conflito".
CGTP

CGTP: Costa está a preparar "aliança" com direita

Líder da CGTP recusa com "profundo repúdio" o acordo da Concertação Social sobre legislação laboral e apela ao PS para rejeitar a proposta do Governo, que prepara uma "aliança" com a direita.
CGTP

Trabalhadores. CGTP faz concentração a 6 de julho

A CGTP anunciou este sábado uma concentração para 6 de julho, frente à Assembleia da República, "contra as medidas gravosas da revisão da legislação laboral apresentadas pelo Governo".
CGTP

CGTP adverte Governo que vai intensificar luta

156
O secretário geral da CGTP garantiu que o executivo socialista "vai enfrentar múltiplas contestações e jornadas de luta se incumprir as promessas" que fez.
Salários

CGTP critica salários da Sumol+Compal

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, criticou a administração da empresa Sumol+Compal de Pombal por pagar o salário mínimo nacional à esmagadora maioria dos trabalhadores.
CGTP

Líder da CGTP vai à greve do Grupo Sumol+Compal

Os trabalhadores das empresas do Grupo Sumol+Compal de Pombal estão em greve até às 8h00 de quinta-feira para reivindicarem melhores condições laborais, anunciou fonte sindical.
CGTP

CGTP pede fim do despedimento coletivo na Efacec

O secretário-geral da CGTP-IN defendeu que o Governo "não pode permitir o despedimento coletivo de 21 trabalhadores" anunciado pela Efacec, "sem exigir que a empresa apresente fundamentação" para tal.
Vieira da Silva

"Ainda é cedo" para discutir salário mínimo

Vieira da Silva afirma que "ainda é cedo" discutir o aumento do salário mínimo para o próximo ano, referindo-se às declarações do líder da CGTP, que pediu um aumento para 650 euros.
Salário Mínimo Nacional

CGTP marca “grande manifestação nacional” em junho

Líder da CGTP, Arménio Carlos, exigiu, discursando no "maior 1.º de Maio dos últimos anos", a fixação do salário mínimo em 650 euros em janeiro de 2019 e marca “grande manifestação nacional” em junho.
1 de maio

Arménio e Ana Catarina Mendes trocam argumentos

184
Dirigente socialista diz que aumento de rendimentos é para continuar, mas avisa que o Governo não pode "dar todos os passos ao mesmo tempo". Arménio Carlos quer mais na legislação laboral e salários.
CGTP

Centrais sindicais celebram Dia do Trabalhador

A CGTP comemora hoje o Dia do Trabalhador com manifestações e festividades em cerca de 40 localidades do país, enquanto a UGT centra a celebração em Figueiró dos Vinhos.
Saúde

Trabalhadores da saúde em greve no dia 15 de maio

Greve foi convocada pelos sindicatos dos trabalhadores da saúde afetos à CGTP. Reclamam a aplicação das 35 horas de trabalho semanais para todos os trabalhadores com contratos individuais de trabalho
Salários

CGTP exige salário mínimo superior a 600 euros

Arménio Carlos diz que a situação económica atual reúne as condições para se ir "mais longe" no salário mínimo e afirmou que o executivo tem alguns dias para dizer se vai descongelar as remunerações.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Trabalho

Lei laboral. CGTP diz que não vai apoiar Governo

O líder da CGTP disse ao Governo para não contar com o acordo da intersindical para as alterações laborais que estão a ser discutidas na Concertação Social porque as propostas "mantêm a precariedade".
Emprego

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país e de todos os setores manifestam-se em Lisboa contra o trabalho precário. Alegam ser os mais afetados pelos "baixos salários" e exigem direitos.
Défice

CGTP. Défice de 0,9% teve "custos para o país"

A CGTP disse esta segunda-feira, em comunicado, que "obsessão pela redução do défice público" tem "consequências negativas na economia e na "degradação de serviços públicos".
CGTP

CGTP afasta "entendimentos falsos" da sua posição

O secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses voltou a defender a introdução na lei do princípio do tratamento mais favorável para trabalhadores.
CGTP

CGTP. Salário abaixo do mínimo é "voltar à selva"

O secretário-geral da CGTP defendeu que o apelo do Governo a uma flexibilização laboral que permita salários abaixo dos mínimos legais é um raciocínio ao estilo lei da selva.
CGTP

CGTP acusa governo de estar "obcecado com défice"

Arménio Carlos diz que o Governo está "obcecado com a redução do défice" e não responde aos problemas dos trabalhadores, aumentando assim o seu descontentamento.
CGTP

CGTP contra postura "lamentável" do Governo

116
O líder da CGTP criticou a postura "lamentável" do Governo que, durante a manifestação da função pública, mandou colocar grades policiais a vários metros da porta do Ministério das Finanças.
CGTP

CGTP. Fim da caducidade na contratação coletiva

Os sindicalistas manifestam-se esta quarta-feira e vão exigir "a revogação da norma da caducidade das convenções coletivas", proposta que o PCP vai apresentar no parlamento.
CGTP

CGTP anuncia manifestação para quarta-feira

O líder da CGTP anunciou uma manifestação de 500 ativistas para a próxima quarta-feira, em Lisboa. Este é o dia em que vai decorrer o debate sobre legislação laboral.
CGTP

CGTP reclama investimentos para Arsenal do Alfeite

Arménio Carlos defendeu que o investimento na empresa Arsenal do Alfeite permitiria a "criação de riqueza, mais emprego e um estímulo ao desenvolvimento da economia".
CGTP

CGTP insiste na revogação das leis laborais

A CGTP quer que sejam repostas as normas que existiam antes da entrada da 'troika' em Portugal, dizendo que este é o momento para o Governo responder às expectativas dos trabalhadores.
CGTP

CGTP: "este é o momento" para alterar lei laboral

Arménio Carlos afirmou que "Este é o momento para falar e para se concretizar" as alterações à legislação laboral, acrescentando que o Governo ainda não apresentou nada em concreto.
Salário Mínimo Nacional

CGTP vai intensificar dinâmica nas empresas

495
A CGTP vai intensificar a dinâmica reivindicativa nas empresas até que o Governo aceite atualizar o salário mínimo para 600 euros, disse o secretário-geral, Arménio Carlos.
Comércio

Greve na distribuição começa sexta-feira 

A greve, convocada pelos sindicatos da CGTP, tem como objetivo pressionar a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) a evoluir na negociação do Contrato Coletivo do setor.
CTT

Arménio Carlos defende retorno de CTT ao Estado

O secretário-geral da central sindical CGTP, Arménio Carlos, defendeu esta noite a necessidade de "fazer retornar os CTT à esfera do setor empresarial do Estado".
Autoeuropa

CGTP quer nova estratégia para a Autoeuropa

1605
A CGTP quer que o Governo discuta uma estratégia de médio e longo prazo para a Autoeuropa. Arménio Carlos defende que a nova estratégia tem de passar pela produção de carros elétricos.
CGTP

CGTP regista "evolução" nos recibos verdes

O secretário-geral da CGTP reconheceu que existe "alguma evolução" em relação aos recibos verdes. Ainda assim, Arménio Carlos alerta que o "problema" continua.
Função Pública

Descongelamento de carreiras: verba é insuficiente

A coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila, diz que "o Governo não quer abrir os cordões à bolsa" para que todos os funcionários progridam no próximo ano.
Salário Mínimo Nacional

Parceiros retomam discussão sobre salário mínimo

Os parceiros sociais vão reunir com o ministro do Trabalho e retomar a discussão sobre o salário mínimo nacional. A CGTP reivindica 600 euros e a UGT defende a subida para os 585 euros.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo seria 1268€ se aumentado desde 1974

1236
O líder da CGTP disse que se o salário mínimo nacional tivesse sido aumentado desde 1974, tendo em conta a inflação e a produtividade, atingiria no próximo ano 1.267,7 euros.
CGTP

CGTP diz que "a luta vai garantidamente continuar"

147
O dirigente da CGTP, João Torres, disse que cerca de "60 mil trabalhadores" participaram na manifestação nacional da intersindical, em Lisboa e avisou que "a luta vai continuar".
Conselho Económico E Social

CES contra regime simplificado de IRS

O Conselho Económico e Social considera que as alterações ao regime simplificado de IRS que constam na proposta de Orçamento do Estado para 2018, irão representar "um aumento de IRS e de custos".
Greve

Greve. Norte CGTP fala em números perto dos 100%

A greve geral da Função Pública atingiu números "muito perto dos 100%" em vários hospitais do norte do país. Organizações sindicais esperam que números da adesão se mantenham ao longo do dia.
Orçamento do Estado

CGTP quer "soluções alternativas" no OE 2018

O líder da CGTP acredita que o Executivo tem condições para incluir as "propostas alternativas" que a central sindical apresentou. Arménio Carlos afirma que "o Governo pode ir muito mais longe".
CGTP

CGTP: "grande manifestação" a 18 de novembro

292
O líder da CGTP anunciou esta terça-feira uma manifestação nacional em Lisboa a 18 de novembro. Arménio Carlos lançou ainda uma petição, que diz ser "um marco no combate à precariedade".
Impostos

Carvalho da Silva: "Não se pode reduzir impostos"

1331
"Se as pessoas virem os seus impostos reduzidos, em regra, estão a ir-lhe ao bolso por outro lado", defende o investigador, antigo secretário-geral da CGTP.
Função Pública

CGTP reclama medida para integrar precários

A CGTP reclamou como sua a medida para os precários em funções no Estado a tempo parcial poderem participar no Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública.
CGTP

OE2018: "Trabalhadores têm última palavra"

A CGTP-In recusou um cenário de crise política com o OE2018 mas avisou o Governo que "serão os trabalhadores a ter a última palavra" se as suas reivindicações não forem atendidas.
Rating

Arménio Carlos. Subida do rating era "inevitável" 

O secretário-geral da CGTP disse este sábado que revisão em alta do rating de Portugal não tinha como não acontecer, tendo em conta a evolução positiva da economia nacional.
Autoeuropa

UGT acusa sindicato da CGTP de irresponsabilidade

O secretário-geral da UGT acusou o sindicato da CGTP que marcou a greve na Autoeuropa de "enorme irresponsabilidade" e sublinhou que o diálogo e a negociação devem ser o caminho a seguir na empresa.
Orçamento do Estado

CGTP exige aumentos salariais de 4%

237
A CGTP exigiu aumentos salariais de pelo menos 4% para o próximo ano e um acréscimo salarial não inferior a 40 euros por mês para todos os trabalhadores.
CGTP

CGTP diz que Altice tem "medo"

O secretário-geral da CGTP acusou a Altice de ter impedido a entrada de uma delegação desta central sindical nas instalações da PT Portugal.
CGTP

CGTP exige que Governo intervenha junto da Altice

A CGTP exigiu que o Governo intervenha junto da Altice apontando que esta "não vive acima da lei" e "tem de reverter as ilegalidades que tem vindo a cometer".
PT

CGTP acusa PT de ilegalidades e exige intervenção

O secretário-geral da CGTP acusou a PT de cometer "mais uma ilegalidade" ao requisitar trabalhadores para serviços mínimos para a greve de sexta-feira, exigindo ao Governo que intervenha.
CGTP

CGTP diz que Governo tem voltado costas à floresta

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou os Governos dos últimos anos de terem estado de "costas voltadas" para a floresta e para a agricultura.
Estado

Arménio Carlos desvaloriza as demissões no Governo

O secretário-geral da CGTP desvalorizou a demissão de três secretários de Estado, considerando que as "políticas a desenvolver são mais importantes do que as entradas e saídas" do Governo.
Governo

UGT e CGTP admitem mais contestação ao Governo

A UGT e a CGTP alertam para o aumento do descontentamento em diversos setores da economia, que poderá acentuar a contestação nos próximos meses, caso o Governo não responda às expectativas.
CGTP

Precários. CGTP avisa Governo para não "brincar"

O secretário-geral da CGTP deixou em Castelo Branco um aviso ao Governo "para deixar de brincar com coisas sérias" e adiantou que tem que apresentar as listas dos trabalhadores precários.
Orçamento do Estado

CGTP exige que aumento salarial não seja impedido

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, exigiu que o Governo não coloque "qualquer restrição" ao aumento salarial e descongelamento de carreiras no próximo ano.
CGTP

CGTP contra restrições às greves de controladores

O secretário-geral da CGTP diz que restrições recomendadas pela Comissão Europeia são "tentativa de condicionamento de um direito fundamental" e insta Governo a rejeitá-las.
CGTP

A ilusão do poder

137
A CGTP está no terreno para libertar o PCP do PS. Os olhos dos comentadores estão sobre o PSD, mas a longevidade do governo, sobretudo no pós-eleições autárquicas, será ditada por este braço-de-ferro
CGTP

CGTP quer "Simplex" para precariedade laboral

O secretário-geral da CGTP desafiou o Governo a criar um programa "Simplex" no combate à precariedade nos vínculos laborais, em que para cada posto de trabalho permanente haja um vínculo efetivo.
Pedro Passos Coelho

CGTP. Passos dá "devido desconto" a manifestações

214
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este sábado que dá "o devido desconto" às manifestações hoje promovidas pela CGTP e às declarações proferidas pelos líderes do PCP e do BE.
CGTP

CGTP. Manifestações visam valorização do trabalho

O secretário-geral da CGTP disse que as manifestações deste sábado servirão para exigir a valorização do trabalho, considerando que o Governo começa a estar acomodado.
CGTP

Desemprego. CGTP recusa corte de 10% nos subsídios

A GCTP-IN defendeu que a redução de 10% no montante dos subsídios de desemprego após 180 dias de concessão deve ser revogada relativamente "a todos os subsídios independentemente do seu valor".
Greve

Vários hospitais com adesão total à greve

Vários hospitais nas regiões de Lisboa e do Porto registaram uma adesão de 100% ou próxima da totalidade à greve, segundo um balanço da coordenadora da federação dos sindicatos da função pública.
CGTP

CGTP. "Não se avançou muito" na concertação

A CGTP considerou esta quinta-feira que a reunião dos parceiros sociais com o Governo sobre o novo regime das reformas antecipadas "foi mais uma em que não se avançou muito".
CGTP

CGTP recusa acusações da líder do CDS

O secretário-geral da CTGP recusou as acusações da líder do CDS de que o processo de regularização de trabalhadores precários na Função Pública envolva cunhas.
CGTP

CGTP vai fazer manifestação em Lisboa e Porto

102
Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses vai realizar duas manifestações a 3 de junho em Lisboa e no Porto, anunciou o secretário-geral da Intersindical.
Greve

CGTP admite hipótese de avançar com greve geral

243
Caso o Governo não dê resposta em matérias como a legislação laboral, o líder da CGTP ameaça com uma greve geral dos trabalhadores. Dia 26 de maio há greve da Função Pública.
Transportes

CGTP quer melhoria do serviço Transtejo e Softlusa

A CGTP vai exigir ao Governo a publicação dos acordos de empresa da Transtejo e da Soflusa e medidas para melhorar o serviço nestas empresas.
CGTP

CGTP inicia semana da igualdade pelo país

A CGTP-IN inicia esta segunda-feira a `Semana da Igualdade´ com ações de rua e debates em todo o país, para defender salários e direitos laborais iguais para homens e mulheres.
Conselho Económico E Social

Sindicatos. CES para jovens e reformados apoiado

UGT e CGTP disseram aos deputados que concordam com uma alteração do CES que alargue a representatividade aos interesses de jovens ou reformados, mas a CIP assumiu-se contra este alargamento.
CGTP

CGTP. Resolução da precariedade laboral no privado

Arménio Carlos defendeu que a resolução das situações de precariedade laboral não se pode limitar à função pública, devendo alargar-se também ao setor privado.
Governo

Contratação: esquerda pressiona e Governo adia

Bloco e PCP entregaram projetos de lei para relançar a contratação coletiva. O PS concorda com o princípio, mas pede tempo e afasta medidas avulsas. Discussão começa a ganhar forma no Parlamento.
Governo

CGTP pressiona para novo acordo de esquerda

215
Arménio Carlos diz que o acordo das esquerdas deve "ser evolutivo" e "ir mais longe". BE já tinha defendido o mesmo. PCP já prometeu "levar o mais longe possível" a nova fase da vida política.
Concertação Social

CGTP quer saber se há acordos secretos com patrões

O secretário-geral da CGTP quer que Governo esclareça se assumiu o compromisso com as associações patronais de não mexer nas leis laborais para poder garantir o acordo de concertação social.
TSU

PEC: UGT não assina adenda se CGTP não assinar

Apesar de apoiar a alternativa do Governo ao chumbo da TSU, que prevê a redução do Pagamento Especial por Conta (PEC), a UGT admite que não assinará a adenda se a CGTP não o assinar.
TSU

CGTP. Alterações ao PEC são plano B do Governo

António Costa confirmou esta tarde a Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, que as alterações ao Pagamento Especial por Conta (PEC) são a alternativa à redução da TSU. Não haverá novo acordo.
TSU

TSU. CGTP aguarda propostas do Governo

Arménio Costa diz que a CGTP foi afastada da discussão sobre a TSU e que não lhe compete apresentar propostas, esperando que "quem criou o problema" o faça.
TSU

CGTP pede ao PR para não promulgar TSU

A CGTP apelou hoje ao Presidente da República para que não promulgue a redução de 1,25 pontos percentuais da Taxa Social Única paga pelas empresas, porque isso vai custar 120 milhões de euros.
TSU

CGTP contente com contestação à descida da TSU

A CGTP apreciou que o PSD tenha admitido votar contra a descida da TSU, como contrapartida ao aumento do salário mínimo, mas a UGT considerou esta posição como um desrespeito à concertação social.
Salário Mínimo Nacional

CGTP. Salário mínimo de 557 euros é insuficiente

A CGTP-IN considerou insuficiente o aumento do salário mínimo para os 557 euros e acusou o Governo de cedência às reclamações patronais, nomeadamente com a redução da Taxa Social Única.
Concertação Social

Esquerda contra a redução da TSU das empresas

Bloco de Esquerda, PCP e CGTP não gostaram de ver o Governo socialista a propor uma redução da TSU das empresas como contrapartida para o aumento do salário mínimo. "Inaceitável", classificam.
Governo

Contratação coletiva: Governo não vai alterar lei

É uma bandeira da CGTP mas também do PCP e BE. António Costa já disse que "desbloquear" a contratação coletiva era prioridade. Mas agora Vieira da Silva diz que não é por via de alterações à lei.
Entrevista

"Não é por nós que o Governo vai embora"

213
Em entrevista ao Observador, Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, deixa uma garantia: "Não é por nós que o Governo vai embora". Mas acrescenta: "É bom que dê respostas às nossas reivindicações".
CGTP

Urgência de investimento nos transportes públicos

A CGTP considerou urgente a contratação de trabalhadores e a aquisição de novos materiais para os transportes públicos antes da chegada do inverno.
CGTP

CGTP. Manifestação visa "empurrar" Governo

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse que a manifestação convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública é um "empurrão" para encaminhar o Governo no "caminho certo".
CGTP

CGTP pede mudanças sobre salários e contratação

A CGTP-IN exigiu que sejam introduzidas na proposta de Orçamento do Estado mudanças em sede de especialidade, nomeadamente, em relação a salários e a contratação coletiva.
Concertação Social

CGTP defende mexidas na legislação laboral

O secretário-geral da CGTP defendeu o aumento do salário mínimo e a revogação das "normas gravosas" da lei laboral, acusando a CIP de ter uma "conceção retrógrada" das relações do trabalho.
Sindicatos

CGTP inicia semana nacional de luta

122
A CGTP inicia uma semana nacional de esclarecimento, reivindicação e luta pelos direitos dos trabalhadores, que culminará com iniciativas por todo o país a 1 de outubro.
CGTP

CGTP "repudia" chantagem da União Europeia

A CGTP-IN reagiu às declarações de Pierre Moscovici, considerando que as afirmações do comissário europeu confirmam a "postura de chantagem da União Europeia".
CGTP

CGTP quer aumentos de 4% para 2017

A CGTP aprovou a proposta reivindicativa para 2017. Uma proposta que prevê aumentos salariais de 4%, bem como o aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros.
Salários

CGTP exige aumentos salariais de 4%

A CGTP aprova hoje a sua proposta reivindicativa para 2017, que deve incluir aumentos salariais de 4%, o aumento do salário mínimo nacional para 600 euros e melhores condições de vida.
IEFP

CGTP denuncia caso de fraude nos estágios do IEFP

O líder da CGTP denunciou esta quinta-feira formalmente, junto do IEFP, um caso concreto de fraude nos estágios do Instituto, protagonizado por uma empresa de comunicação social de Évora.
CGTP

CGTP quer fim de abusos nos estágios profissionais

A CGTP pediu a intervenção urgente do Ministério do Trabalho para acabar com a possibilidade de os apoios financeiros do Estado aos estágios profissionais serem abusivamente usados pelas empresas.
Desemprego

CGTP quer mais medidas de emprego

A CGTP diz que a redução para 10,8% da taxa de desemprego no segundo trimestre do ano demonstra a necessidade de se implementarem medidas que promovam a criação de emprego e o combate à precariedade.
CGTP

CGTP: partidos devem escolher presidente do CES

CGTP defendeu o fim da "conceção bipartida" na indicação de personalidades para órgãos institucionais e advogou que todos os partidos políticos devem ser envolvidos na escolha do presidente do CES.
CGTP

CGTP: vínculos precários são "praga"

O secretário-geral da CGTP disse, em Famalicão, que "a precariedade é um instrumento de assédio moral" e lembrou ao Governo a "promessa" de combater a "praga" dos vínculos precários.
Ministério Público

Inquérito a autocarros para "manif" da CGTP

3752
Em novembro, as câmaras de Évora, Montemor-o-Novo e Vila Viçosa dispensaram os funcionários para que fossem à "manif" da CGTP. Mais: até cederam os autocarros. O caso está agora no Ministério Público.
CGTP

CGTP confia em Marcelo sobre 35 horas

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, diz que não vê qualquer inconstitucionalidade no diploma.
Governo

CGTP: Há "outra lógica" neste Governo

O secretário-geral da CGTP-IN diz que há "outra lógica" na governação, mas assegurou que o movimento não abdicará da autonomia, independentemente de quem estiver em maioria.
CGTP

CGTP lembra que 35 horas são promessa para cumprir

O secretário-geral da CGTP-In, Arménio Carlos, lembrou o Governo de que "as promessas são para cumprir" em relação ao retorno da função pública ao horário de trabalho das 35 horas semanais.
A página está a demorar muito tempo.