CGTP

Salários

2020. CGTP reivindica aumento salarial de 90 euros

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, alertou que "se nós não valorizarmos os profissionais que cá temos, a tendência é para que eles possam amanhã sair do país para o estrangeiro".
CGTP

CGTP quer aumentos e reivindica 850 euros

As reivindicações da CGTP para o próximo ano vão ser aprovadas esta quarta-feira pelo Conselho Nacional. Intersindical vai reivindicar o valor de 850 euros para o salário mínimo nacional.
RTP

CGTP reclama integração de 46 precários na RTP

O secretário-geral da CGTP pediu que os ministérios do Trabalho, Cultura e Finanças "se entendam" para integrar nos quadros da RTP os 46 trabalhadores precários de 'outsourcing' chumbados pela CAB.
CGTP

CGTP vai retomar atividade esta segunda-feira

A central sindical vai insistir no aumento dos salários, reivindicando o valor de 850 euros, a aplicar "a curto prazo". Para a CGTP, a situação económica do país não justifica salários tão baixos.
Greve

Serviços mínimos disparam com Governo PS /premium

370
Nem nos tempos da troika se impunham tantos serviços mínimos, mesmo no que toca só a trabalho suplementar. Governo diz que há mais pré-avisos de greve em setores de "necessidades impreteríveis".
Combustível

Os motoristas e o mercado

989
Quando o Governo não consegue instrumentalizar politicamente os sindicatos, passa ao ataque. A luta e defesa dos trabalhadores é só para trabalhadores do Estado e filiados na CGTP.
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1.826
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2.479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
CGTP

CGTP pede a Marcelo para cumprir Constituição

Arménio Carlos transmitiu a Marcelo as suas preocupações relacionadas com o empobrecimento dos trabalhadores e das jovens gerações. O líder sindical pede ao PR que não ceda a pressões.
CGTP

Leis laborais. CGTP pede "celeridade" a Marcelo

O secretário-geral da CGTP/IN fala em alegadas inconstitucionalidades. Pede a Marcelo que atenda às alterações às leis laborais da mesma forma que trata de "outras solicitações".
CGTP

PSD apresenta medidas para a Justiça

Elina Fraga afirma que as propostas para a justiça estão a ser "absorvidas" e vão ser apresentadas em breve. Reconhece a CGTP como "parceiro essencial", mas diz que certas medidas não são prioridade
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
Concertação Social

Grupo de trabalho para conciliar vida e trabalho

Intersindical defende que o grupo de trabalho "continua a fomentar a precariedade e a desregulação dos horários". CGTP diz que patrões "nem responderam" às propostas do sindicato.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
CGTP

CGTP convoca "grande manifestação" para dia 10

A CGTP-IN convocou uma "grande manifestação" em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral.
CGTP

CGTP vai contestar legislação laboral do Governo

Segundo a CGTP, os problemas da legislação laboral dos trabalhadores não foram resolvidos pelo Governo. A CGTP quer melhorar a resposta dos serviços de apoio aos sócios e delegados sindicais.
CGTP

CGTP consegue 82.000 sindicalizações em três anos

A CGTP conseguiu cerca de 82.000 sindicalizações entre 2016 e 2018. No entanto, um documento da unidade descreve conquistas como " insuficientes para superar problemas e dificuldades".
1 de maio

CGTP e PCP defendem salário mínimo de 850€

1.417
Os secretários-gerais da CGTP e do PCP defenderam um aumento do salário mínimo nacional para 850 euros. Posição foi tomada na manifestação em Lisboa do 1.º de Maio.
CGTP

CGTP. 8 dirigentes sobem ao palco pela última vez 

Arménio Carlos e outros sete dirigentes deixam a direção do CGTP em 2020 e sobem ao palco do 1.º de Maio pela última vez. A revisão da legislação laboral será um dos temas a abordar.
CGTP

Milhares na manifestação da CGTP  

O protesto ocorreu um dia antes de terminar o prazo para os partidos entregarem a proposta de lei do Governo para a revisão do Código do Trabalho. Jerónimo de Sousa e Catarina Martins participaram.
Legislação Laboral

CGTP espera milhares de manifestantes em Lisboa

A confederação sindical acredita que o protesto desta quinta-feira, que contesta a legislação laboral que está a ser preparada, encherá o largo junto à Assembleia da República.
CGTP

CGTP: subir salário reduziria diferenças de género

Começa esta segunda-feira a Semana da Igualdade, que espera contar com mais de 1.000 iniciativas contra a disparidade salarial. CGTP defende subida do salário mínimo para reduzir desigualdades.
CGTP

CGTP quer alterações no fundo de Garantia Salarial

Arménio Carlos afirmou que o fundo "tem de ser rejuvenescido e reforçado", no sentido de "alargar não só os meses a que os trabalhadores têm direito a serem ressarcidos, mas também os valores".
CGTP

CGTP leva propostas à ministra da Justiça

A CGTP considera que as condições estão desfavoráveis, por isso "justifica-se a revisão do Código do Processo de Trabalho no sentido de serem reequilibradas".
CGTP

CGTP: posição do Governo tem de ser revista

322
Arménio Carlos salientou que o direito à greve é um elemento estruturante para a CGTP e faz parte integrante dos direitos, liberdades e garantias constitucionais.
CGTP

CGTP quer intensificar a luta dos trabalhadores

Entre as prioridades da CGTP está a contestação à proposta de alteração da lei laboral, que Arménio Carlos diz ir agravar a desregulação dos horários, a precariedade e o desrespeito pela contratação.
CGTP

CGTP encaixa 10 milhões com vendas imobiliárias

6.672
Sindicatos da CGTP venderam cinco prédios em Lisboa por 10,3 milhões de euros nos últimos dois anos, aproveitando a especulação imobiliária na capital.
CGTP

CGTP defende recuperação do setor empresarial 

A CGTP considera que "o Setor Empresarial do Estado continua sob forte pressão" e defende que as principais empresas e serviços estratégicos devem passar para o controlo público.
Sindicatos

CGTP. Plenário aprova novas acções de luta

As propostas a apresentar ao Plenário destinam-se, entre outras, a defender a não aprovação da proposta governamental de revisão do Código do Trabalho e a dinamização da contratação coletiva.
CGTP

Arménio Carlos: "Conflitualidade vai aumentar"

Secretário-geral da CGTP avisa que lutas e conflitos vão aumentar em 2019. Greve geral não está fora de questão. Em entrevista ao Público, critica Governo por ter dado prenda milionária aos patrões.
Sindicatos

CGTP apela ao Governo fim da desregulação laboral

O Sindicato dos Estivadores propôs o agendamento de novas reuniões com os operadores portuários. CGTP apela ao Governo para acabar com a desregulação laboral no Porto de Setúbal.
Orçamento do Estado

OE: CGTP avisa que "há dois pesos e duas medidas"

Arménio Carlos esteve com Carlos César, mas saiu sem sinais de aceitação das reivindicações da CGTP para o debate na especialidade do Orçamento. E acusa PS de beneficiar setor financeiro.
CGTP

CGTP espera juntar 10 mil trabalhadores em Lisboa

A manifestação da CGTP junta 10 mil trabalhadores vindos de todo o país, em mais de 100 autocarros e em dois comboios provenientes do Porto. Trabalhadores querem melhores condições de vida e trabalho.
CGTP

CP aceita atrasos para passarem comboios da CGTP

3.670
À semelhança do que tinha acontecido com o comboio para a festa do PS em agosto, CP deu garantias escritas de que "aceita os atrasos" para passarem os comboios rumo à 'manif' da CGTP.
CGTP

Arménio Carlos diz que descentralização é perigosa

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou esta segunda-feira que a descentralização é um "presente envenenado" e que pode acentuar as desigualdades entre os municípios.
CGTP

CGTP quer que Governo reabra negociações

O secretário-geral da CGTP afirmou que a greve a decorrer sinaliza que os trabalhadores não abdicam de continuar a lutar pela defesa da sua dignidade, exigindo a reabertura das negociações.
CGTP

Arménio Carlos espera ''grande adesão'' à greve

CGTP, Arménio Carlos, disse esta quinta-feira esperar uma "grande adesão" dos funcionários públicos à greve geral de sexta-feira, que mostre ao Governo a "forte indignação" do setor.
CGTP

Centrais sindicais pedem soluções para emigrantes

A CGTP e a sua congénere luxemburguesa, aprovaram uma resolução com 30 reivindicações a apresentar ao governo sobre a situação dos emigrantes portugueses.
Pensões

CGTP critica novo regime de antecipação de reforma

A CGTP considerou que o novo regime de acesso antecipado à reforma, previsto no Orçamento do Estado para 2019, não corresponde às suas reivindicações, nem às expectativas dos beneficiários.
Justiça

Cedência de autocarro para "manif" vai ser julgada

646
Ministério Público e Tribunal de Instrução não encontraram indícios de crime, mas a Relação decidiu levar a julgamento os autarcas que cederam o autocarro para os funcionários irem a uma manifestação.
CGTP

CGTP convoca manifestação para 15 de novembro

Protesto surge, entre outros motivos, para lutar pelo aumento dos salários dos trabalhadores e pela fixação do salário mínimo em 650 euros a partir de 1 de janeiro do próximo ano.
Função Pública

PCP e BE satisfeitos com abertura do Governo

Os parceiros do Governo mostram-se satisfeitos com a abertura do Executivo para discutir aumentos na função pública. Uma das hipóteses em cima da mesa passa por uma subida generalizada dos salários.
CGTP

CGTP pede ação do Governo na Soares da Costa

"Tem de haver uma intervenção urgente do Estado, porque o processo da Soares da Costa tem de ser clarificado e resolvido, sem mais arrastamentos", disse o secretário-geral da CGTP.
CGTP

CGTP reafirma aumento salarial de 4%

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou esta quinta-feira que este é o momento-chave para exigir um aumento dos salários em pelo menos 4%.
CGTP

CGTP aprova reivindicação de aumento salarial

A central sindical reivindica para o próximo ano um acréscimo mensal mínimo de 40 euros e o desagravamento dos impostos para que os trabalhadores portugueses possam melhorar o seu nível de vida.
CGTP

CGTP quer aumentos salariais de 4%

Segundo a CGTP, o aumento deve garantir um acréscimo salarial mensal mínimo de 40 euros a todos os trabalhadores, o salário mínimo nacional deve passar para 650 euros.
CGTP

Frente Comum não abdica de aumentos salariais

A estrutura afeta à CGTP referiu que em cima da mesa está, atualmente, a negociação com o Governo, liderado pelo socialista António Costa, mas ressalvou que se o executivo não responder positivamente.
Sindicatos

CGTP e UGT querem valorização do trabalho

A CGTP e a UGT regressam à atividade sindical após as férias a pensar no Orçamento do Estado, no qual querem ver medidas que valorizem o trabalho e os rendimentos das famílias.
Pensões

Carreiras longas. Nova regra é "insuficiente"

A CGTP considerou esta quinta-feira o diploma sobre as pensões relativo às longas carreiras contributivas, aprovado em Conselho de Ministros, é insuficiente e "extremamente redutor".
Greve

Trabalhadores de supermercados marcam greve

Os trabalhadores dos hipermercados, supermercados e outros estabelecimentos da grande distribuição marcaram uma greve para 12 de setembro.
Carvalho da Silva

Inverter austeridade demorará duas legislaturas

375
O sociólogo Manuel Carvalho da Silva admitiu que serão precisas duas legislaturas para reparar os danos causados na sociedade portuguesa durante a intervenção da 'troika'.
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
CGTP

CGTP promete luta contra revisão da lei laboral

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, prometeu um verão e outono "quentes" na contestação contra a revisão da legislação laboral, referindo que estão sozinhos nesta luta pelos trabalhadores.
CGTP

CGTP contra proposta de lei de 150 horas gratuitas

O secretário-geral da CGTP manifestou-se contra a proposta do Governo para o chamado banco de horas grupal, que obriga a 150 horas de trabalho gratuitas por ano.
Legislação Laboral

CGTP e BE em "sintonia" sobre lei laboral

A CGTP e o Bloco de Esquerda mostraram estar ambos contra a proposta de lei do Governo para alterar as leis laborais, exigindo que se anulem as medidas acordadas com os patrões.
CGTP

CGTP promete guerra ao Governo

Arménio Carlos afirmou que a legislação laboral proposta "não pode passar e, se porventura o Governo teimar em fazê-la andar para a frente, naturalmente que se abre aqui uma linha de conflito".
CGTP

CGTP: Costa está a preparar "aliança" com direita

Líder da CGTP recusa com "profundo repúdio" o acordo da Concertação Social sobre legislação laboral e apela ao PS para rejeitar a proposta do Governo, que prepara uma "aliança" com a direita.
CGTP

Trabalhadores. CGTP faz concentração a 6 de julho

A CGTP anunciou este sábado uma concentração para 6 de julho, frente à Assembleia da República, "contra as medidas gravosas da revisão da legislação laboral apresentadas pelo Governo".
CGTP

CGTP adverte Governo que vai intensificar luta

156
O secretário geral da CGTP garantiu que o executivo socialista "vai enfrentar múltiplas contestações e jornadas de luta se incumprir as promessas" que fez.
Salários

CGTP critica salários da Sumol+Compal

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, criticou a administração da empresa Sumol+Compal de Pombal por pagar o salário mínimo nacional à esmagadora maioria dos trabalhadores.
CGTP

Líder da CGTP vai à greve do Grupo Sumol+Compal

Os trabalhadores das empresas do Grupo Sumol+Compal de Pombal estão em greve até às 8h00 de quinta-feira para reivindicarem melhores condições laborais, anunciou fonte sindical.
CGTP

CGTP pede fim do despedimento coletivo na Efacec

O secretário-geral da CGTP-IN defendeu que o Governo "não pode permitir o despedimento coletivo de 21 trabalhadores" anunciado pela Efacec, "sem exigir que a empresa apresente fundamentação" para tal.
Vieira da Silva

"Ainda é cedo" para discutir salário mínimo

Vieira da Silva afirma que "ainda é cedo" discutir o aumento do salário mínimo para o próximo ano, referindo-se às declarações do líder da CGTP, que pediu um aumento para 650 euros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)