CGTP

Carvalho da Silva

Inverter austeridade demorará duas legislaturas

375
O sociólogo Manuel Carvalho da Silva admitiu que serão precisas duas legislaturas para reparar os danos causados na sociedade portuguesa durante a intervenção da 'troika'.
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
CGTP

CGTP promete luta contra revisão da lei laboral

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, prometeu um verão e outono "quentes" na contestação contra a revisão da legislação laboral, referindo que estão sozinhos nesta luta pelos trabalhadores.
CGTP

CGTP contra proposta de lei de 150 horas gratuitas

O secretário-geral da CGTP manifestou-se contra a proposta do Governo para o chamado banco de horas grupal, que obriga a 150 horas de trabalho gratuitas por ano.
Legislação Laboral

CGTP e BE em "sintonia" sobre lei laboral

A CGTP e o Bloco de Esquerda mostraram estar ambos contra a proposta de lei do Governo para alterar as leis laborais, exigindo que se anulem as medidas acordadas com os patrões.
CGTP

CGTP promete guerra ao Governo

Arménio Carlos afirmou que a legislação laboral proposta "não pode passar e, se porventura o Governo teimar em fazê-la andar para a frente, naturalmente que se abre aqui uma linha de conflito".
CGTP

CGTP: Costa está a preparar "aliança" com direita

Líder da CGTP recusa com "profundo repúdio" o acordo da Concertação Social sobre legislação laboral e apela ao PS para rejeitar a proposta do Governo, que prepara uma "aliança" com a direita.
CGTP

Trabalhadores. CGTP faz concentração a 6 de julho

A CGTP anunciou este sábado uma concentração para 6 de julho, frente à Assembleia da República, "contra as medidas gravosas da revisão da legislação laboral apresentadas pelo Governo".
CGTP

CGTP adverte Governo que vai intensificar luta

156
O secretário geral da CGTP garantiu que o executivo socialista "vai enfrentar múltiplas contestações e jornadas de luta se incumprir as promessas" que fez.
Salários

CGTP critica salários da Sumol+Compal

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, criticou a administração da empresa Sumol+Compal de Pombal por pagar o salário mínimo nacional à esmagadora maioria dos trabalhadores.
CGTP

Líder da CGTP vai à greve do Grupo Sumol+Compal

Os trabalhadores das empresas do Grupo Sumol+Compal de Pombal estão em greve até às 8h00 de quinta-feira para reivindicarem melhores condições laborais, anunciou fonte sindical.
CGTP

CGTP pede fim do despedimento coletivo na Efacec

O secretário-geral da CGTP-IN defendeu que o Governo "não pode permitir o despedimento coletivo de 21 trabalhadores" anunciado pela Efacec, "sem exigir que a empresa apresente fundamentação" para tal.
Vieira da Silva

"Ainda é cedo" para discutir salário mínimo

Vieira da Silva afirma que "ainda é cedo" discutir o aumento do salário mínimo para o próximo ano, referindo-se às declarações do líder da CGTP, que pediu um aumento para 650 euros.
Salário Mínimo Nacional

CGTP marca “grande manifestação nacional” em junho

Líder da CGTP, Arménio Carlos, exigiu, discursando no "maior 1.º de Maio dos últimos anos", a fixação do salário mínimo em 650 euros em janeiro de 2019 e marca “grande manifestação nacional” em junho.
1 de maio

Arménio e Ana Catarina Mendes trocam argumentos

184
Dirigente socialista diz que aumento de rendimentos é para continuar, mas avisa que o Governo não pode "dar todos os passos ao mesmo tempo". Arménio Carlos quer mais na legislação laboral e salários.
CGTP

Centrais sindicais celebram Dia do Trabalhador

A CGTP comemora hoje o Dia do Trabalhador com manifestações e festividades em cerca de 40 localidades do país, enquanto a UGT centra a celebração em Figueiró dos Vinhos.
Saúde

Trabalhadores da saúde em greve no dia 15 de maio

Greve foi convocada pelos sindicatos dos trabalhadores da saúde afetos à CGTP. Reclamam a aplicação das 35 horas de trabalho semanais para todos os trabalhadores com contratos individuais de trabalho
Salários

CGTP exige salário mínimo superior a 600 euros

Arménio Carlos diz que a situação económica atual reúne as condições para se ir "mais longe" no salário mínimo e afirmou que o executivo tem alguns dias para dizer se vai descongelar as remunerações.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Trabalho

Lei laboral. CGTP diz que não vai apoiar Governo

O líder da CGTP disse ao Governo para não contar com o acordo da intersindical para as alterações laborais que estão a ser discutidas na Concertação Social porque as propostas "mantêm a precariedade".
Emprego

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país e de todos os setores manifestam-se em Lisboa contra o trabalho precário. Alegam ser os mais afetados pelos "baixos salários" e exigem direitos.
Défice

CGTP. Défice de 0,9% teve "custos para o país"

A CGTP disse esta segunda-feira, em comunicado, que "obsessão pela redução do défice público" tem "consequências negativas na economia e na "degradação de serviços públicos".
CGTP

CGTP afasta "entendimentos falsos" da sua posição

O secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses voltou a defender a introdução na lei do princípio do tratamento mais favorável para trabalhadores.
CGTP

CGTP. Salário abaixo do mínimo é "voltar à selva"

O secretário-geral da CGTP defendeu que o apelo do Governo a uma flexibilização laboral que permita salários abaixo dos mínimos legais é um raciocínio ao estilo lei da selva.
CGTP

CGTP acusa governo de estar "obcecado com défice"

Arménio Carlos diz que o Governo está "obcecado com a redução do défice" e não responde aos problemas dos trabalhadores, aumentando assim o seu descontentamento.
CGTP

CGTP contra postura "lamentável" do Governo

116
O líder da CGTP criticou a postura "lamentável" do Governo que, durante a manifestação da função pública, mandou colocar grades policiais a vários metros da porta do Ministério das Finanças.
CGTP

CGTP. Fim da caducidade na contratação coletiva

Os sindicalistas manifestam-se esta quarta-feira e vão exigir "a revogação da norma da caducidade das convenções coletivas", proposta que o PCP vai apresentar no parlamento.
CGTP

CGTP anuncia manifestação para quarta-feira

O líder da CGTP anunciou uma manifestação de 500 ativistas para a próxima quarta-feira, em Lisboa. Este é o dia em que vai decorrer o debate sobre legislação laboral.
CGTP

CGTP reclama investimentos para Arsenal do Alfeite

Arménio Carlos defendeu que o investimento na empresa Arsenal do Alfeite permitiria a "criação de riqueza, mais emprego e um estímulo ao desenvolvimento da economia".
CGTP

CGTP insiste na revogação das leis laborais

A CGTP quer que sejam repostas as normas que existiam antes da entrada da 'troika' em Portugal, dizendo que este é o momento para o Governo responder às expectativas dos trabalhadores.
CGTP

CGTP: "este é o momento" para alterar lei laboral

Arménio Carlos afirmou que "Este é o momento para falar e para se concretizar" as alterações à legislação laboral, acrescentando que o Governo ainda não apresentou nada em concreto.
Salário Mínimo Nacional

CGTP vai intensificar dinâmica nas empresas

495
A CGTP vai intensificar a dinâmica reivindicativa nas empresas até que o Governo aceite atualizar o salário mínimo para 600 euros, disse o secretário-geral, Arménio Carlos.
Comércio

Greve na distribuição começa sexta-feira 

A greve, convocada pelos sindicatos da CGTP, tem como objetivo pressionar a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) a evoluir na negociação do Contrato Coletivo do setor.
CTT

Arménio Carlos defende retorno de CTT ao Estado

O secretário-geral da central sindical CGTP, Arménio Carlos, defendeu esta noite a necessidade de "fazer retornar os CTT à esfera do setor empresarial do Estado".
Autoeuropa

CGTP quer nova estratégia para a Autoeuropa

1.605
A CGTP quer que o Governo discuta uma estratégia de médio e longo prazo para a Autoeuropa. Arménio Carlos defende que a nova estratégia tem de passar pela produção de carros elétricos.
CGTP

CGTP regista "evolução" nos recibos verdes

O secretário-geral da CGTP reconheceu que existe "alguma evolução" em relação aos recibos verdes. Ainda assim, Arménio Carlos alerta que o "problema" continua.
Função Pública

Descongelamento de carreiras: verba é insuficiente

A coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila, diz que "o Governo não quer abrir os cordões à bolsa" para que todos os funcionários progridam no próximo ano.
Salário Mínimo Nacional

Parceiros retomam discussão sobre salário mínimo

Os parceiros sociais vão reunir com o ministro do Trabalho e retomar a discussão sobre o salário mínimo nacional. A CGTP reivindica 600 euros e a UGT defende a subida para os 585 euros.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo seria 1268€ se aumentado desde 1974

1.236
O líder da CGTP disse que se o salário mínimo nacional tivesse sido aumentado desde 1974, tendo em conta a inflação e a produtividade, atingiria no próximo ano 1.267,7 euros.
CGTP

CGTP diz que "a luta vai garantidamente continuar"

147
O dirigente da CGTP, João Torres, disse que cerca de "60 mil trabalhadores" participaram na manifestação nacional da intersindical, em Lisboa e avisou que "a luta vai continuar".
Conselho Económico E Social

CES contra regime simplificado de IRS

O Conselho Económico e Social considera que as alterações ao regime simplificado de IRS que constam na proposta de Orçamento do Estado para 2018, irão representar "um aumento de IRS e de custos".
Greve

Greve. Norte CGTP fala em números perto dos 100%

A greve geral da Função Pública atingiu números "muito perto dos 100%" em vários hospitais do norte do país. Organizações sindicais esperam que números da adesão se mantenham ao longo do dia.
Orçamento do Estado

CGTP quer "soluções alternativas" no OE 2018

O líder da CGTP acredita que o Executivo tem condições para incluir as "propostas alternativas" que a central sindical apresentou. Arménio Carlos afirma que "o Governo pode ir muito mais longe".
CGTP

CGTP: "grande manifestação" a 18 de novembro

292
O líder da CGTP anunciou esta terça-feira uma manifestação nacional em Lisboa a 18 de novembro. Arménio Carlos lançou ainda uma petição, que diz ser "um marco no combate à precariedade".
Impostos

Carvalho da Silva: "Não se pode reduzir impostos"

1.331
"Se as pessoas virem os seus impostos reduzidos, em regra, estão a ir-lhe ao bolso por outro lado", defende o investigador, antigo secretário-geral da CGTP.
Função Pública

CGTP reclama medida para integrar precários

A CGTP reclamou como sua a medida para os precários em funções no Estado a tempo parcial poderem participar no Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública.
CGTP

OE2018: "Trabalhadores têm última palavra"

A CGTP-In recusou um cenário de crise política com o OE2018 mas avisou o Governo que "serão os trabalhadores a ter a última palavra" se as suas reivindicações não forem atendidas.
Rating

Arménio Carlos. Subida do rating era "inevitável" 

O secretário-geral da CGTP disse este sábado que revisão em alta do rating de Portugal não tinha como não acontecer, tendo em conta a evolução positiva da economia nacional.
Autoeuropa

UGT acusa sindicato da CGTP de irresponsabilidade

O secretário-geral da UGT acusou o sindicato da CGTP que marcou a greve na Autoeuropa de "enorme irresponsabilidade" e sublinhou que o diálogo e a negociação devem ser o caminho a seguir na empresa.
Orçamento do Estado

CGTP exige aumentos salariais de 4%

237
A CGTP exigiu aumentos salariais de pelo menos 4% para o próximo ano e um acréscimo salarial não inferior a 40 euros por mês para todos os trabalhadores.
CGTP

CGTP diz que Altice tem "medo"

O secretário-geral da CGTP acusou a Altice de ter impedido a entrada de uma delegação desta central sindical nas instalações da PT Portugal.
CGTP

CGTP exige que Governo intervenha junto da Altice

A CGTP exigiu que o Governo intervenha junto da Altice apontando que esta "não vive acima da lei" e "tem de reverter as ilegalidades que tem vindo a cometer".
PT

CGTP acusa PT de ilegalidades e exige intervenção

O secretário-geral da CGTP acusou a PT de cometer "mais uma ilegalidade" ao requisitar trabalhadores para serviços mínimos para a greve de sexta-feira, exigindo ao Governo que intervenha.
CGTP

CGTP diz que Governo tem voltado costas à floresta

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou os Governos dos últimos anos de terem estado de "costas voltadas" para a floresta e para a agricultura.
Estado

Arménio Carlos desvaloriza as demissões no Governo

O secretário-geral da CGTP desvalorizou a demissão de três secretários de Estado, considerando que as "políticas a desenvolver são mais importantes do que as entradas e saídas" do Governo.
Governo

UGT e CGTP admitem mais contestação ao Governo

A UGT e a CGTP alertam para o aumento do descontentamento em diversos setores da economia, que poderá acentuar a contestação nos próximos meses, caso o Governo não responda às expectativas.
CGTP

Precários. CGTP avisa Governo para não "brincar"

O secretário-geral da CGTP deixou em Castelo Branco um aviso ao Governo "para deixar de brincar com coisas sérias" e adiantou que tem que apresentar as listas dos trabalhadores precários.
Orçamento do Estado

CGTP exige que aumento salarial não seja impedido

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, exigiu que o Governo não coloque "qualquer restrição" ao aumento salarial e descongelamento de carreiras no próximo ano.
CGTP

CGTP contra restrições às greves de controladores

O secretário-geral da CGTP diz que restrições recomendadas pela Comissão Europeia são "tentativa de condicionamento de um direito fundamental" e insta Governo a rejeitá-las.
CGTP

A ilusão do poder

138
A CGTP está no terreno para libertar o PCP do PS. Os olhos dos comentadores estão sobre o PSD, mas a longevidade do governo, sobretudo no pós-eleições autárquicas, será ditada por este braço-de-ferro
CGTP

CGTP quer "Simplex" para precariedade laboral

O secretário-geral da CGTP desafiou o Governo a criar um programa "Simplex" no combate à precariedade nos vínculos laborais, em que para cada posto de trabalho permanente haja um vínculo efetivo.
Pedro Passos Coelho

CGTP. Passos dá "devido desconto" a manifestações

215
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este sábado que dá "o devido desconto" às manifestações hoje promovidas pela CGTP e às declarações proferidas pelos líderes do PCP e do BE.
CGTP

CGTP. Manifestações visam valorização do trabalho

O secretário-geral da CGTP disse que as manifestações deste sábado servirão para exigir a valorização do trabalho, considerando que o Governo começa a estar acomodado.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)