270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

CGTP

Trabalho

CGTP promove jornada de luta de mais de 3 semanas

Entre 21 de junho e 15 de julho "deverão ocorrer greves, plenários e concentrações junto às empresas". A CGTP reivindica, entre outras coisas, aumentos de salários e "emprego com direitos".
CGTP

CGTP. Acórdão do Constitucional é "insuficiente"

A CGTP considera que o acórdão do Tribunal Constitucional "é muito insuficiente", mas considera-o um sinal indicativo da "fragilidade constitucional" do alargamento do período experimental.
CGTP

CGTP. Uma em 4 trabalhadoras ganha salário mínimo

Mulheres continuam a ganhar menos do que os homens. Cerca de 8,5% das mulheres estão em situação de pobreza, apesar de trabalharem, refere estudo da CGTP.
CGTP

CGTP discorda de compensação às empresas 

A CGTP não concorda com a compensação às empresas pelo aumento do salário mínimo, dizendo que é uma "obrigação" que lhes compete exclusivamente enquanto beneficiárias da prestação dos trabalhadores.
Greve

Trabalhadores de cantinas e refeitórios em greve

Em causa estão "aumentos salariais dignos e justos para 2021, na defesa dos direitos e pela negociação do contrato coletivo de trabalho", de acordo com um comunicado divulgado pela CGTP.
CGTP

Trabalhadores de cantinas em greve 

280
Em causa estão "aumentos salariais dignos e justos para 2021, na defesa dos direitos e pela negociação do contrato coletivo de trabalho", segundo um comunicado da CGTP.
CGTP

CGTP aponta "caráter perverso" do plano de ação

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, apontou o "caráter limitado e perverso" do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e do plano de ação que lhe dá forma.
CGTP

CGTP prevê "grande manifestação" no sábado

"Estamos convictos de que vamos ter uma grande manifestação nacional no Porto, com trabalhadores vindos de todo o país, para reafirmar as nossas reivindicações", disse a secretária-geral da CGTP.
Migração

Declarações de governantes são "hipócritas"

Federação afeta à CGTP considera um "exercício de hipocrisia e falta de vergonha" declarações de autoridades sobre os imigrantes agrícolas, referindo que até aqui sempre desvalorizaram o problema.
CGTP

CGTP defende teletrabalho por acordo reversível

"Teletrabalho não deve ser generalizado, mas apenas usado em situações pontuais e excecionais, porque tem consequências nocivas para os trabalhadores" disse Ana Pires, da comissão executiva da CGTP.
Cimeiras

Cimeira do Porto. CGTP critica ingerências

Para Isabel Camarinha, as intenções "num sentido são positivas", apesar de matérias como salários serem matérias nacionais e que, por isso, a Europa não pode definir como devem ser implementadas.
Resposta Pronta

CGTP. Aumentos em crise? "É possível e necessário"

210
Líder da CGTP diz que "serão garantidas todas as medidas de proteção da saúde" na manifestação da Alameda. "Para haver recuperação económica aumento dos salários é fundamental
Noticiário

11h. No 1º de maio "podem participar todos"

Na manifestação da Alameda, em Lisboa, líder da CGTP assegura: "Vamos garantir o distanciamento, o uso de máscara e desinfeção dos transportes para a ação". "É possível e necessário exigir aumentos"
Trabalho

Teletrabalho. UGT e CGTP pedem regulação ponderada

As centrais sindicais e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal assumiram esta posição convergente na reunião de concertação social para discutir o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho.
Noticiário

11h. CGTP repete 1º de maio "sem multidões"

Com lugares marcados, máscara e distanciamento social. Isabel Camarinha explica que, no caso de Lisboa, os desfiles vão ser divididos antes de convergirem nos relvados da Alameda.
Resposta Pronta

CGTP volta à Alameda. "Vamos garantir a distância"

Secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, revela que, no caso de Lisboa, os desfiles do Dia do Trabalhador vão ser divididos, antes de convergirem nos relvados da Alameda Afonso Henriques.
Resposta Pronta

UGT. "Quem garante que o vírus está controlado?"

140
Carlos Silva explica que a UGT está atenta à situação do país e entende que não há condições para sair à rua no Dia do Trabalhador. "Ninguém garante que o vírus estaria controlado", defende dirigente.
Pobreza

Pobreza. CGTP culpa política de baixos salários

O estudo diz que um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha. A CGTP culpa bloqueio da contratação coletiva e a política de baixos salários.
Coronavírus

CGTP marca protesto para 8 de maio

A Cimeira Social, marcada para 7 e 8 de maio no Porto, é considerada pelo Governo português "o coração" e "momento alto" da presidência portuguesa do Conselho da UE.
CGTP

CGTP salienta importância de reforço de apoios

A CGTP salientou a importância da promulgação dos diplomas que vão reforçar os apoios sociais e diz que não há justificação para o Governo os enviar para o Tribunal Constitucional.
CGTP

CGTP inicia Semana da Igualdade com iniciativas

Semana da Igualdade decorre até sexta-feira com mais de 900 iniciativas em todo o país e serão feitos 70.000 contactos diretos com trabalhadoras, para além de concentrações, plenários e greves.
Direitos das Mulheres

Mulheres trabalham mais que os homens 

624
De acordo com a CGTP, 78% das mulheres fazem pelo menos uma hora de trabalho doméstico por dia, contra 19% dos homens. Estudo conclui que existe uma grande distância na partilha de responsabilidades.
CGTP

CGTP: Portugal não pode ficar sujeito a restrições

"O Governo tem que decidir o que é necessário para o desenvolvimento do país, não pode ficar submetido a estas restrições que nos são impostas", pela Comissão Europeia afirma Isabel Camarinha.
CGTP

CGTP volta à rua com greves e concentrações

A valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos são os motivos que levam a CGTP a voltar à rua. Estão marcadas concentrações em 15 distritos.
CGTP

"É urgente outro rumo para o país" diz CGTP

São necessárias medidas urgentes de apoio aos trabalhadores e famílias, e um outro rumo para o país, onde a valorização do trabalho e dos trabalhadores seja um dos eixos centrais, afirma a CGTP.
CGTP

Mais de 136 mil precários perderam o emprego  

Mais de 136 mil trabalhadores com vínculos precários perderam em 2020 o emprego, onde mais de metade são mulheres. Medidas do Governo não foram suficientes, acusa CGTP.
Coronavírus

CGTP exige pagamento dos custos com o teletrabalho

A central sindical vincou que os direitos laborais não foram suspensos para os trabalhadores em teletrabalho e que por essa razão todos os acréscimos na despesa devem ser pagos pelos patrões.
Coronavírus

CGTP pede coragem para valorizar trabalho 

Isabel Camarinha, a secretária-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses pede coragem para investir na valorização do trabalho, garantindo o emprego.
CGTP

CGTP: novas medias de apoio são "um avanço" 

A CGTP considera "um avanço" o alargamento das medidas de apoio ao pais que tenham de deixar o teletrabalho para cuidar dos filhos: "Corresponde a uma reivindicação nossa já do ano passado."
PCP

PCP apela a que comunistas saiam à rua no dia 25

2699
Jerónimo de Sousa apela a que os comunistas saiam à rua e se juntem à ação nacional da CGTP de dia 25 de fevereiro, numa luta em que é necessário "um empenhamento prioritário na mobilização".
Concertação Social

Teletrabalho. Governo não resolveu conciliação

Secretária-geral da CGTP critica que o Governo ainda não tenha dado resposta aos pais em teletrabalho e a cuidar de filhos pequenos. "Os trabalhadores estão a passar grandes necessidades", diz.
Saúde

80% das trabalhadoras expostas a risco de saúde

Mais de 80% das trabalhadoras estão expostas, no local de trabalho, a fatores que podem afetar a saúde, de acordo com a CGTP, e 7,8% do total tinham algum problema causado pelo trabalho.
CGTP

CGTP exige que novo mandato defenda a constituição

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses exige que os próximos cinco anos de Marcelo Rebelo de Sousa sejam de defesa e cumprimento da Constituição da República Portuguesa.
CGTP

CGTP marca dia de luta para dia 25 de fevereiro

153
A CGTP marcou uma ação nacional de luta descentralizada para 25 de fevereiro. Isabel Camarinha promete que nesse dia haverá "greves, paralisações e ações em todos os setores".
CGTP

CGTP defende nacionalização da Galp 

605
Isabel Camarinha defendeu a nacionalização da Galp para reverter o encerramento da refinaria de Matosinhos, que "tem um enorme interesse para o desenvolvimento económico nacional".
CGTP

CGTP critica Pilar Europeu dos Direitos Sociais 

A CGTP criticou a aposta da presidência portuguesa da UE no Pilar Europeu dos Direitos Sociais, pois dificulta o aumento salarial. E defende que as verbas europeias devem ser a fundo perdido.
CGTP

CGTP. Semana de luta contou com "muitos milhares"

595
Isabel Camarinha garantiu que a semana de luta convocada pela CGTP que termina esta sexta-feira contou com a "muitos milhares de trabalhadores", tendo sido por isso "justo" a sua realização.
Salário Mínimo Nacional

CGTP insatisfeita com aumento salarial de 30 euros

A CGTP considera que a subida de 30 euros do SMN é "muito insuficiente" e quer um aumento para os 850 euros a curto prazo. UGT afirma que subida é razoável, tendo em conta as circunstâncias.
CGTP

CGTP começa semana de luta descentralizada

A CGTP inicia esta segunda-feira uma semana de luta descentralizada, reivindicando aumentos salariais. A central sindical vai realizar plenários, alguns que coincidem com greves parciais.
Orçamento do Estado

CGTP critica OE: "Não assegura a mudança"

A CGTP considera que o Orçamento do Estado para 2021 não assegura "a mudança de rumo de que o país precisa" e considera que o PS "deixa, no essencial, intocáveis os interesses do grande capital".
Coronavírus

CGTP exige pagamentos a pais que faltem nas pontes

Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro há suspensão das atividades letivas, o que pode fazer com que pais tenham que faltar ao trabalho. Sem tolerância de ponto concedida podem perder remuneração.
CGTP

CGTP marca semana de luta descentralizada

A CGTP marcou uma semana de luta descentralizada, que decorre entre os dia 7 e 11 de dezembro. Na origem, estão as reivindicações de aumentos salariais e de emprego com direitos.
Fact Check

Imagem mostra autocarros do Seixal cedidos à CGTP?

Publicação no Facebook sobre manifestação da CGTP em outubro de 2020 tem uma fotografia que há quem acuse de ser antiga. Ainda assim, a Câmara do Seixal assume que cede autocarros à CGTP.
António Costa

Costa espera obter compromisso político europeu

O primeiro-ministro refere-se à conferência de alto nível no Porto a 7 de maio, tendo em vista a concretização do pilar europeu dos direitos sociais.
Pensões

Pensões. Inter-Reformados da CGTP quer atualização

166
Para a Inter-Reformados da CGTP, é "inaceitável que não haja aumento regular da generalidade das pensões". A estrutura da intersindical pede ainda uma rede pública de estabelecimentos para idosos.
Coronavírus

Regulamentação do teletrabalho é insuficiente

A CGTP considerou que a regulamentação do teletrabalho não é suficiente, dado que não tem em consideração os direitos dos trabalhadores, mantendo-se a posição crítica da central sindical.
Coronavírus

Centrais sindicais aceitam estado de emergência

O Presidente da República está a auscultar os parceiros sociais, depois de ter ouvido os partidos políticos, sobre a declaração de um novo estado de emergência para fazer face à evolução da pandemia.
Óbito

Morreu Kalidás Barreto, cofundador da CGTP

Luís Maria Kalidás da Costa Barreto, antifascista de 88 anos, morreu ao início da tarde na sua residência em Castanheira de Pera após doença prolongada que o afastou da vida pública nos últimos anos.
Comité Olímpico

Comité Olímpico reuniu com sindicatos

O Comité afirma ter apresentado ao Governo uma proposta de alteração fiscal para ajudar com as despesas das empresas com a prática da atividade física e do desporto dos seus trabalhadores.
Orçamento do Estado

CGTP avança com propostas para valorizar trabalho

Para a central sindical, a recuperação económica irá depender da resposta aos problemas dos trabalhadores, da evolução da situação epidémica, do aumento do investimento e uso de fundos europeus.
CGTP

CGTP exige medidas contra aumento da pobreza

A CGTP defende urgência no aumento dos salários e o salário mínimo nacional, a fim de permitir a um número maior de pessoas e famílias "subsistir de forma condigna".
Sindicatos

CGTP e UGT esperam suspensão de caducidade

A CGTP e a UGT aguardam com a proposta do Governo em relação à suspensão dos prazos de caducidade das convenções coletivas. As centrais sindicais esperam discutir a proposta na quarta-feira.
CGTP

Marcelo anuncia condecoração da CGTP

3617
O Presidente da República decidiu conferir o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique à CGTP na data do seu 50.º aniversário. A sugestão partiu de António Costa.
CGTP

Costa considera que Marcelo deve condecorar CGTP

153
António Costa sugere que Marcelo Rebelo de Sousa condecore a CGTP, no aniversário de 50 anos da central sindical. O primeiro-ministro enfatiza o papel que a CGTP teve no sindicalismo em Portugal.
Resposta Pronta

Aumento do desemprego? "Governo não preveniu"

Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP, queixa-se de não ter sido ouvida pelo governo e considera que os mecanismos anunciados não garantem a subsistência dos trabalhadores.
CGTP

CGTP é "essencial para trabalhadores e país"

O ex-secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, considera a central sindical essencial para os trabalhadores e o país, por não se limitar a reivindicar melhores condições de vida e de trabalho.
CGTP

CGTP. Carvalho da Silva defende reflexão profunda

O antigo líder da CGTP Manuel Carvalho da Silva defende que os 50 anos da central sindical mereciam "uma reflexão profunda" sobre o percurso feito pela organização.
CGTP

CGTP aumentou associados para 556.363 em 4 anos

A CGTP comemora 50 anos na quinta-feira com satisfação acrescida por ter conseguido aumentar o número total de associados para os 556.363 nos últimos quatro anos, o que representa mais 5.863 sócios.
CGTP

Centenas pedem melhores salários em manifestação

279
Manifestantes exigem a subida do salário mínimo para os 850 euros numa semana em que o líder da oposição criticou a opção pela subida do valor em 2021 devido à pandemia.
CGTP

CGTP espera grande adesão em ação de luta 

A CGTP realiza hoje uma ação de luta nacional com manifestações e concentrações em várias cidades, sob o lema "Aumentar os salários! Desenvolver o País". Líder da intersindical espera grande adesão.
CGTP

CGTP espera "grande adesão" a manifestações

A ação de luta nacional da CGTP prevê concentrações e manifestações em todos os distritos e regiões autónomas no próximo sábado. CGTP afirma que as regras de segurança serão respeitadas.
CGTP

Salários. CGTP preocupada com objetivo do Governo

Para Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, a resposta do Governo face à valorização dos salários é motivo de "preocupação". Governo mantém objetivo "insuficiente".
CGTP

CGTP pede mobilização contra o trabalho precário

A secretária-geral da CGTP-IN apelou à mobilização dos trabalhadores contra o trabalho precário durante uma ação grevista da Lisnave Yards, em Setúbal.
Resposta Pronta

"Trabalhador rejeita, mas a empresa pode alterar"

Para Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP, o decreto-lei que promove o desfasamento dos horários "é bastante vago" e "não garante os direitos dos trabalhadores". "Negociação é fundamental", diz.
CGTP

CGTP quer aumento salarial de 90 euros em 2021

A CGTP apresentou a sua política reivindicativa para 2021, que reafirma o aumento geral dos salários em 90 euros no próximo ano e do salário mínimo nacional para os 850 euros a curto prazo.
CGTP

CGTP marca ação de luta nacional a 26 de setembro

A CGTP convocou uma ação de luta nacional, para dia 26 de setembro, a decorrer em todos os distritos e regiões autónomas em defesa de aumentos salariais.
Racismo

CGTP-IN condena ameaças racistas

134
A CGTP-IN manifesta-se solidária com todos os que foram vítimas de ameaças fascistas ou ações racistas e defende que o Governo deve agir rapidamente e em conformidade com a gravidade destes factos.
CGTP

Complemento de estabilização: CGTP exige justiça

A central sindical afirma que considera "manifestamente insuficiente o complemento de estabilização" e defende que o Governo deve avaliar "urgentemente" as "várias situações de exclusão".
CGTP

CGTP. Dados do desemprego não refletem aumento

"Os dados hoje divulgados não refletem o grande aumento verificado, já que, apesar da gradual reabertura da atividade económica, muitos desempregados não são assim classificados pelo INE", diz a CGTP.
CGTP

CGTP. Apoios para quem não tem onde deixar filhos 

CGTP defende soluções para pais que foram obrigados pelas empresas a antecipar férias e agora não têm onde deixar os filhos. Muitos tiveram de tirar férias em maio e agora trabalham em agosto.
CGTP

CGTP exige correções relativas a férias em layoff

CGTP exigiu a correção urgente do esclarecimento emitido sobre o pagamento das férias em situação de 'layoff'. Fala em "analogia abusiva" da ACT e DGERT.
Resposta Pronta

Lay-off. "CGTP desconhece prolongamento"

Governo anunciou que lay-off chegou para ficar, mas secretária-geral da CGTP queixa-se que trabalhadores não foram ouvidos. Isabel Camarinha alerta ainda para abusos de empresas: "É escandaloso".
CGTP

CGTP ataca Super Bock por rescisões

154
A CGTP condenou as empresas que se estão a "aproveitar" dos efeitos da pandemia para cortar empregos, como a Super Bock, e a "retirar direitos aos trabalhadores", como a Dat-Schaub.  
CGTP

CGTP. Visa melhorar condições de vida e trabalho

A CGTP considera que trabalhadores portugueses estão mobilizados para lutar pelos seus direitos e, por isso, vai apresentar conjunto de propostas para melhorar as suas condições de vida e de trabalho.
Coronavírus

CGTP: Grandes empresas não precisavam de apoio

350
A maioria das grandes empresas que recorreram ao layoff "não precisava de qualquer apoio", porque têm "milhões de euros de lucros", defendeu a secretária-geral da CGTP.
CGTP

CGTP inicia semana de luta com marcha em Évora

As estruturas da CGTP vão promover até sexta-feira dezenas de greves, plenários, concentrações por todo o país, nomeadamente um desfile em Lisboa, na quinta-feira.
Coronavírus

CGTP: 100 mil desempregados e 800 mil em layoff

596
A CGTP fez um balanço negativo dos efeitos da pandemia para os trabalhadores. Cerca de 100 mil trabalhadores ficaram desempregados e mais de 800 mil entraram em layoff.
CGTP

Organização juvenil da CGTP organiza piquenique

825
A Interjovem, organização juvenil da CGTP, vai organizar um piquenique em Lisboa no próximo dia 4 de julho, para assinalar os 50 anos da central sindical. CGTP “apela à participação organizada".
Resposta Pronta

CGTP: "Há empresas que se aproveitaram do lay-off"

A CGTP exige que o regime de substituição do lay-off deve garantir a proteção do emprego e o aumento dos salários. Isabel Camarinha considera que algumas empresas se aproveitaram dos apoios do Governo
Coronavírus

CGTP alerta para perigos de vínculos precários

A CGTP considera que "as opções que têm sido tomadas pelo Governo não garantem o emprego e os direitos dos trabalhadores", alertando para o perigo dos vínculos precários em plena crise de Covid-19.
Resposta Pronta

"Trabalhadores empurrados para pobreza extrema"

Em entrevista, Isabel Camarinha comenta caso das infeções na empresa da Azambuja e pede "mais condições sanitárias para trabalhadores". Líder da CGTP avisa também que lay-off vai aumentar pobreza.
CGTP

CGTP: Circo a Gozar com Trabalhadores Portugueses

311
O que confrange nem é a CGTP ignorar os desafios do futuro. O que confrange são os silêncios de quem permitiu o circo, as ausências incompetentes de quem não o contestou e as palmas que ainda soaram.
Coronavírus

UGT acusa CGTP de "pecar por ausência"

"Somos seis parceiros sociais e há um que pecou por ausência", começou por dizer Carlos Silva, referindo-se à CGTP, que não assinou o compromisso sobre as condições para a retoma da atividade.
Coronavírus

CGTP: compromisso de retoma não espelha realidade

195
A CGTP critica o compromisso assinado esta terça-feira, afirmando que não reflete "a real situação da acentuação das desigualdades" nem espelha a realidade de milhões de trabalhadores.
PCP

Não foi a CGTP que esteve na Alameda /premium

687
O PCP teve sempre – e apenas – a força que, por interesse próprio, os outros lhe deram. Se esteve na Alameda durante o estado de emergência, foi porque o Estado quis, e não porque o PCP se impôs.
Coronavírus

Jerónimo de Sousa e Arménio Carlos sem máscaras?

Está a circular uma fotografia no Facebook alegando que Jerónimo de Sousa e Arménio Carlos se cumprimentaram durante a manifestação do dia 1 de maio. Sem máscara e de mãos dadas. É falso.
Coronavírus

1.º de Maio. CGTP repudia críticas às celebrações 

738
A CGTP-IN garante que foram cumpridas todas as regras distanciamento sanitário e de proteção da saúde durante o exercício do direito conquistado em 1974, repudiando as críticas recebidas.
Coronavírus

Sacerdotes questionam comemoração do 1.º de maio

6105
Vários sacerdotes questionaram, através do Facebook ou durante a celebração da missa, as comemorações do 1.º de maio, na Alameda, em Lisboa. "Vergonhoso", defende o pároco de Benfica.
Resposta Pronta

Transportes. PSP retirará passageiros sem máscara

234
O porta-voz da PSP diz que "os 22 eventos da CGTP decorreram de forma tranquila". Para a semana, admite que passageiros sem máscara sejam retirados dos transportes.
CGTP

As mensagens nas máscaras do 1.º de Maio

841
Cerca de mil pessoas concentraram-se na Alameda D. Afonso Henriques para comemorar o 1.º de Maio. Em tempos de pandemia, muitos aproveitaram para se fazerem ouvir através de mensagens nas máscaras.
Coronavírus

O discurso da CGTP no 1º Maio em cinco pontos

364
A luta em tempos de Covid-19, bazucas armadilhadas de Bruxelas e as exigências para a retoma. O discurso de Isabel Camarinha no 1º de Maio descodificado em cinco pontos.
CGTP

Fotogaleria. Um 1.º de Maio cheio, com distância

13238
Um Dia do Trabalhador como nunca se viu. Não houve o habitual desfile, mas cerca de mil pessoas juntaram-se, com um metro de distância, para celebrar e reivindicar direitos dos trabalhadores.
Coronavírus

Sindicalistas unidos "mas à distância de 3 metros"

3766
Sindicalistas afastados 3 metros uns dos outros. Em fileiras a cada 5 metros. Lugares marcados. Mas centenas e centenas de participantes. A celebração do 1 de Maio que vai parecer uma parada militar.
25 de Abril

CGTP: este 25 de Abril tem "significado maior"

"O 25 de Abril assume um significado ainda maior" em tempo de pandemia, referiu a líder da CGT, acrescentando que os trabalhadores e os portugueses "precisam de ter a salvaguarda da sua vida".
CGTP

1º de Maio em local fixo e com número limitado

A CGTP vai comemorar o Dia do Trabalhador num local fixo, com um número limitado de presenças e o distanciamento entre pessoas será maior do que aquele que é exigido.
Coronavírus

PSP prepara 1º de Maio em conjunto com a CGTP

A PSP anunciou esta sexta-feira que está a preparar juntamente com CGTP "as diferentes celebrações que vão decorrer a nível nacional" no 1º de Maio, para garantir a segurança em tempos de Covid-19.
Coronavírus

CGTP comemora 1.º de Maio na Alameda

Secretária-geral da CGTP vai fazer a habitual intervenção do 1.º de Maio na Alameda Afonso Henriques, em Lisboa, mas garante que este ano não serão realizadas concentrações, manifestações ou desfiles.
Coronavírus

Lay-off. CGTP denuncia atrasos da Segurança Social

A CGTP denunciou que "muitos trabalhadores" em lay-off não receberam a totalidade dos dois terços do salário que lhes eram devidos por falta de pagamento da Segurança Social às empresas.
Coronavírus

CGTP fala em "campanha" contra o 25 de abril

1684
A intersindical diz "não aceitar" que se tente impedir as comemorações do 25 de abril "sob falsos pretextos". Serviços da Assembleia da República reúnem segunda-feira com a DGS.
Coronavírus

Ministra: recorram às medidas, não a despedimentos

104
A ministra do Trabalho apelou às empresas para que recorram a medidas para manutenção dos postos de trabalho e não optem por despedimentos. Em causa está a denúncia feita pela CGTP.
Coronavírus

CGTP denuncia 1.600 despedimentos em empresas 

A intersindical diz que estes despedimentos, denunciados numa lista enviada à Autoridade para as Condições do Trabalho e à Ministra do Trabalho, é apenas "uma amostra" do que vai acontecer no país.
CGTP

Costa propôs a Marcelo condecorar CGTP

608
Condecoração por altura dos 50 anos da CGTP, celebrado este ano, "seria o reconhecimento público do papel e mérito da intersindical em defesa dos trabalhadores". Proposta já chegou a Belém.
CGTP

Semana da Igualdade termina com mais de 1400 ações

A iniciativa dinamizou plenários junto das empresas para alertar para os direitos vigentes e para divulgar casos reais de mulheres trabalhadoras vítimas de situações de violação da lei da igualdade.
CGTP

CGTP denuncia violação de direitos das mulheres

A CGTP pretende alertar para o facto de as mulheres continuarem a ser mais mal pagas do que os homens e serem particularmente afetadas pela precariedade, denunciando vários casos concretos.
CGTP

CGTP. Nova Comissão reúne pela primeira vez

Nesta reunião será feita a análise da situação político sindical, o balanço do XIV congresso da Inter e serão distribuídas as responsabilidades. O órgão é coordenado por Isabel Camarinha.
CGTP

CGTP: redução horária para mulheres descansarem

888
A CGTP defendeu que "é urgente e necessária a redução do horário de trabalho para as trabalhadoras poderem ter uma vida digna, terem tempo para a família e filhos e poderem descansar".
CGTP

CGTP solidária com estivadores em greve

Isabel Camarinha exigiu a intervenção do Governo para resolver os problemas laborais que afetam os estivadores. A secretária-geral da CGTP fez a primeira "ação de rua" à frente da central sindical.
CGTP

Líder da CGTP dá prioridade a orçamento da UE

A nova líder da CGTP afirma que as propostas do Parlamento Europeu sobre o orçamento da UE são as que merecem o seu apoio e que Portugal "não deve aceitar a redução" de fundos de coesão.
Marcelo Rebelo de Sousa

Condecoração pode ser para Arménio ou para a CGTP

4252
Depois de António Costa ter proposto uma condecoração para o ex-secretário-geral da CGTP, Marcelo Rebelo de Sousa diz que a condecoração pode ser atribuída a Arménio Carlos ou à Intersindical.
CGTP

Discursos na CGTP. Descubra as diferenças /premium

Estrutura, temas, frases feitas, ideias repetidas. O último discurso de Arménio Carlos e o primeiro de Isabel Camarinha são um jogo das 7 diferenças. E desfazem dúvidas: há mesmo continuidade na CGTP.
CGTP

Quem é a nova líder que tem a vida toda na CGTP /premium

528
Trabalha há 40 anos na CGTP e foi subindo aos poucos na hierarquia. E a família? Também está na intersindical: é casada com um dos dirigentes mais antigos. A vida da nova líder Isabel Camarinha.
CGTP

Isabel Camarinha ataca milhões para Novo Banco

602
Ataques ao Orçamento do "Governo PS" que ataca os trabalhadores para "dar milhões à banca" e críticas aos acordos em debate na concertação social. Nova líder, mesmo discurso.
Arménio Carlos

António Costa quer ver Arménio Carlos condecorado

5300
Primeiro-ministro anunciou no Twitter que irá sugerir ao Presidente da República a condecoração de Arménio Carlos "pelos serviços meritórios praticados" nas funções de secretário-geral da CGTP.
CGTP

Isabel Camarinha eleita secretária-geral da CGTP

169
Isabel Camarinha foi eleita secretária-geral da CGTP com 115 votos favoráveis que recebeu dos 147 elementos do Conselho Nacional da central sindical.
CGTP

Sem Geringonça “sentimo-nos um bocado assustados"

O Observador conversou com sindicalistas da CGTP. Há quem esteja assustado sem a "Geringonça", quem desvalorize os novos movimentos sindicais e quem não perdoe o PS pela "porrada" ao longo dos anos.
CGTP

Sindicalistas do PS têm candidato próprio à CGTP

Tendência sindicalista do PS avança com candidato próprio a secretário-geral, contra o risco de uma "maior aproximação da CGTP ao PCP". Hipóteses de Fernando Gomes contra Isabel Camarinha são fracas.
CGTP

CGTP. Governo "é a sementeira" para populismo

Arménio Carlos diz que, ao dar prioridade ao saldo orçamental, o Governo promove "o ressurgimento da extrema-direita". CGTP reivindica queda da direita e garante que continuará sozinha.
CGTP

Congresso da CGTP começa marcado pela renovação

O XIV congresso da CGTP vai ser marcado pela saída de dirigentes do Conselho Nacional e de membros da Comissão Executiva, incluindo o secretário-geral, que será substituído por uma mulher.
Investigação Organizações

Por dentro da CGTP e das contas da maior central  

Ao fazer 50 anos, a CGTP é obrigada a renovar dirigentes. Como é o processo de sucessão? Como é gerida e que contas tem? Investigação à maior central sindical que nem sempre aumentou salários.
CGTP

CGTP aposta no reforço sindical

A CGTP aposta no reforço sindical para mobilizar trabalhadores para a luta por melhores condições de vida e de trabalho. O XIV congresso vai ser marcado por uma das maiores renovações da direção.
CGTP

Corrente critica "fechamento sectário" na CGTP

257
A dias da eleição dos novos órgãos da central sindical, dirigentes ligados à corrente do Bloco de Esquerda criticam "fechamento político" no processo de escolha da nova comissão executiva.
CGTP

Isabel Camarinha vai ser a nova líder da CGTP

185
A presidente do Sindicato do Comércio e Serviços de Portugal vai suceder a Arménio Carlos, que deverá passar o testemunho no congresso que se realiza na sexta-feira e no sábado.
CGTP

CGTP. Arménio Carlos quer voltar à Carris

Apesar de ter perdido a possibilidade de progredir na carreira, Arménio Carlos refere que "ninguém está acima de ninguém" e que quer contribuir para a resolução de problemas laborais na Carris.
CGTP

CGTP: 2020 vai ser de contestação social

Secretário-geral da CGTP disse que 2020 vai ser um ano de contestação se continuarem a ser "confrontados com o modelo dos baixos salários", os desequilíbrios das relações de trabalho e a precariedade.
Função Pública

CGTP exorta revisão de aumentos da função pública

A CGTP exortou o Governo a alterar a proposta de aumento de 0,3% "ainda enquanto decorre a discussão do Orçamento do Estado para 2020", ameaçando reivindicar aumento em 10 de fevereiro.
CGTP

Arménio Carlos sai da CGTP em fevereiro

Secretário-geral da Intersindical está prestes a terminar o seu segundo e último mandato e o próximo só deverá ser conhecido no congresso. Rogério Silva e José Correia considerados bons candidatos.
CGTP

CGTP pede meios e orientação política para a ACT

CGTP propôs o reforço dos meios informáticos e humanos da Autoridade para as Condições do Trabalho e que lhe seja definida uma orientação política, defendendo que ACT tem de ser mais ativa e incisiva.
Salários

PCP: Aumento de salários é uma emergência nacional

"O aumento geral dos salários é uma emergência nacional", salientou Jerónimo de Sousa, reafirmando que enquanto "existirem salários baixos não se conseguem alcançar reformas dignas".
Orçamento do Estado

CGTP. “Pagámos a fatura e agora queremos o recibo”

O secretário-geral da CGTP disse que se aproxima o OE e com ele um “enormíssimo” desafio, vincando que os trabalhadores “já pagaram a fatura” e agora querem melhores condições de vida.
CGTP

CGTP: Caminha-se para uma "cartelização salarial"

"Podemos estar perante uma tentativa de cartelização organizada dos patrões para conter, diria mesmo moderar, ou até estabelecer tetos salariais a nível nacional", alertou o secretário-geral da CGTP.
CGTP

CGTP: "Governo assumiu unilateralmente 635 euros"

À saída da reunião de concertação social, sindicatos criticaram falta de ambição do Governo e entidades patronais deixaram críticas à inexistência de negociação.
Salário Mínimo Nacional

Governo apresenta 635 euros para salário mínimo 

625
O Governo já apresentou a proposta de aumento do salário mínimo em 2020 fixando-o em 635 euros. Executivo comprometido com uma "estratégia mais transversal de valorização dos salários e rendimentos".
Salário Mínimo Nacional

PCP em covergência com a CGTP sobre salário mínimo

O PCP assumiu a convergência com a CGTP/IN na defesa de um salário mínimo nacional de 850 euros, a fixar assim que possível, após ter reunido com a confederação sindical na Assembleia da República.
Salário Mínimo Nacional

750€? Patrões pedem "ambição igual" no crescimento

António Saraiva, da CIP, diz na RTP que a meta de 750 euros no salário mínimo é "ambiciosa". Já Arménio Carlos, da CGTP, considerou proposta "curtinha" e pede 850 euros "no curto prazo".
Governo

Costa já está a negociar subida de salários

222
Mesmo antes de ter tomado posse a equipa de António Costa já negociava o aumento de salários com patrões e sindicatos. Empresários querem menos carga fiscal, UGT "aceita o desafio" e CGTP está cética.
CGTP

CGTP. Marcelo "contribuiu" para guinada à direita

132
Arménio Carlos apontou que "o Governo que tinha encostado um bocadinho à esquerda começou a guinar para direita". Questionado sobre se Marcelo contribuiu para isso, respondeu: "É claro".
Trabalho

CGTP avisa Governo para não subestimar sindicatos

O secretário-geral da CGTP afirmou que no dia 1 de outubro haverá forte contestação à entrada em vigor das alterações à lei laboral.
Salários

2020. CGTP reivindica aumento salarial de 90 euros

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, alertou que "se nós não valorizarmos os profissionais que cá temos, a tendência é para que eles possam amanhã sair do país para o estrangeiro".
CGTP

CGTP quer aumentos e reivindica 850 euros

As reivindicações da CGTP para o próximo ano vão ser aprovadas esta quarta-feira pelo Conselho Nacional. Intersindical vai reivindicar o valor de 850 euros para o salário mínimo nacional.
RTP

CGTP reclama integração de 46 precários na RTP

O secretário-geral da CGTP pediu que os ministérios do Trabalho, Cultura e Finanças "se entendam" para integrar nos quadros da RTP os 46 trabalhadores precários de 'outsourcing' chumbados pela CAB.
CGTP

CGTP vai retomar atividade esta segunda-feira

A central sindical vai insistir no aumento dos salários, reivindicando o valor de 850 euros, a aplicar "a curto prazo". Para a CGTP, a situação económica do país não justifica salários tão baixos.
Greve

Serviços mínimos disparam com Governo PS /premium

370
Nem nos tempos da troika se impunham tantos serviços mínimos, mesmo no que toca só a trabalho suplementar. Governo diz que há mais pré-avisos de greve em setores de "necessidades impreteríveis".
Combustível

Os motoristas e o mercado

989
Quando o Governo não consegue instrumentalizar politicamente os sindicatos, passa ao ataque. A luta e defesa dos trabalhadores é só para trabalhadores do Estado e filiados na CGTP.
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1826
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
CGTP

CGTP pede a Marcelo para cumprir Constituição

Arménio Carlos transmitiu a Marcelo as suas preocupações relacionadas com o empobrecimento dos trabalhadores e das jovens gerações. O líder sindical pede ao PR que não ceda a pressões.
CGTP

Leis laborais. CGTP pede "celeridade" a Marcelo

O secretário-geral da CGTP/IN fala em alegadas inconstitucionalidades. Pede a Marcelo que atenda às alterações às leis laborais da mesma forma que trata de "outras solicitações".
CGTP

PSD apresenta medidas para a Justiça

Elina Fraga afirma que as propostas para a justiça estão a ser "absorvidas" e vão ser apresentadas em breve. Reconhece a CGTP como "parceiro essencial", mas diz que certas medidas não são prioridade
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
Concertação Social

Grupo de trabalho para conciliar vida e trabalho

Intersindical defende que o grupo de trabalho "continua a fomentar a precariedade e a desregulação dos horários". CGTP diz que patrões "nem responderam" às propostas do sindicato.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
CGTP

CGTP convoca "grande manifestação" para dia 10

A CGTP-IN convocou uma "grande manifestação" em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral.
CGTP

CGTP vai contestar legislação laboral do Governo

Segundo a CGTP, os problemas da legislação laboral dos trabalhadores não foram resolvidos pelo Governo. A CGTP quer melhorar a resposta dos serviços de apoio aos sócios e delegados sindicais.
CGTP

CGTP consegue 82.000 sindicalizações em três anos

A CGTP conseguiu cerca de 82.000 sindicalizações entre 2016 e 2018. No entanto, um documento da unidade descreve conquistas como " insuficientes para superar problemas e dificuldades".
1 de maio

CGTP e PCP defendem salário mínimo de 850€

1417
Os secretários-gerais da CGTP e do PCP defenderam um aumento do salário mínimo nacional para 850 euros. Posição foi tomada na manifestação em Lisboa do 1.º de Maio.
CGTP

CGTP. 8 dirigentes sobem ao palco pela última vez 

Arménio Carlos e outros sete dirigentes deixam a direção do CGTP em 2020 e sobem ao palco do 1.º de Maio pela última vez. A revisão da legislação laboral será um dos temas a abordar.
CGTP

Milhares na manifestação da CGTP  

O protesto ocorreu um dia antes de terminar o prazo para os partidos entregarem a proposta de lei do Governo para a revisão do Código do Trabalho. Jerónimo de Sousa e Catarina Martins participaram.
Legislação Laboral

CGTP espera milhares de manifestantes em Lisboa

A confederação sindical acredita que o protesto desta quinta-feira, que contesta a legislação laboral que está a ser preparada, encherá o largo junto à Assembleia da República.
CGTP

CGTP: subir salário reduziria diferenças de género

Começa esta segunda-feira a Semana da Igualdade, que espera contar com mais de 1.000 iniciativas contra a disparidade salarial. CGTP defende subida do salário mínimo para reduzir desigualdades.
CGTP

CGTP quer alterações no fundo de Garantia Salarial

Arménio Carlos afirmou que o fundo "tem de ser rejuvenescido e reforçado", no sentido de "alargar não só os meses a que os trabalhadores têm direito a serem ressarcidos, mas também os valores".
A página está a demorar muito tempo.