Sindicatos

Salários

2020. CGTP reivindica aumento salarial de 90 euros

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, alertou que "se nós não valorizarmos os profissionais que cá temos, a tendência é para que eles possam amanhã sair do país para o estrangeiro".
Organização Mundial de Saúde

OMS. Médicos e Enfermeiros atiram ao Governo

381
O Sindicato Independente dos Médicos e a Ordem dos Enfermeiros colocam o Governo no centro das críticas depois de a OMS ter revelado que Portugal é dos países cuja despesa em saúde pública diminuiu.
CGTP

CGTP quer aumentos e reivindica 850 euros

As reivindicações da CGTP para o próximo ano vão ser aprovadas esta quarta-feira pelo Conselho Nacional. Intersindical vai reivindicar o valor de 850 euros para o salário mínimo nacional.
Combustível

Governo diz que Pardal Henriques mantém influência

165
Pedro Nuno Santos diz que advogado do sindicato dos motoristas de matérias perigosas mantém "ascendente", apesar de ter deixado de ser porta-voz. Advogado nunca disse que sairia do sindicato.
Greve

Greve nos registos com adesão de 60%

A greve nos registos levou ao encerramento das conservatórias prediais de Lamego, Viseu, Torres Novas e da Loja do Cidadão de Tavira.
CDS-PP

Cristas encontrou-se com UGT e notou convergência

456
A líder do CDS reuniu-se com a UGT e entregou-lhe uma cópia do seu programa eleitoral. Falou de ideias convergentes, elogiou a concertação social e pediu "competitividade fiscal e crescimento".
Combustível

Motoristas. Greve inicia às 00h deste sábado

Nova greve dos motoristas ao trabalho extraordinário, fins de semana e feriados, termina no dia 22. Sindicatos exigem pagamento de trabalhos extraordinários acima das 9h30 de trabalho diário.
RTP

CGTP reclama integração de 46 precários na RTP

O secretário-geral da CGTP pediu que os ministérios do Trabalho, Cultura e Finanças "se entendam" para integrar nos quadros da RTP os 46 trabalhadores precários de 'outsourcing' chumbados pela CAB.
CGTP

CGTP vai retomar atividade esta segunda-feira

A central sindical vai insistir no aumento dos salários, reivindicando o valor de 850 euros, a aplicar "a curto prazo". Para a CGTP, a situação económica do país não justifica salários tão baixos.
Greve

Registos cumprem segundo dia de greve

O Sindicato Nacional dos Registos diz que o Governo está "em total incumprimento" em matérias como o estatuto remuneratório e a reforma dos serviços.
PCP

PCP indignado com MP sobre sindicato de motoristas

227
O secretário-geral do PCP defendeu o apuramento dos factos sobre eventuais desconformidades na constituição do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP).
Sindicatos

Pardal Henriques não trabalha por conta de outrem

116
Informação da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho consta da petição entregue pelo Ministério Público a pedir a extinção do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas.
Rui Rio

Motoristas. Rio comenta a dissolução do sindicato

281
Rui Rio afirma que "é muito difícil as pessoas olharem para este procedimento e não acharem que há uma intenção política", referindo-se as ações do Ministério Público quanto ao sindicato.
CP

CP negoceia contrato coletivo de trabalho de 1999

Na reunião desta quarta-feira foram discutidas questões relacionadas com horários de trabalho e com a definição, por exemplo, da profissão de revisor no âmbito da tripulação de um comboio.
Serviço Nacional de Saúde

"Baixa atratividade" deixa vagas livres no SNS

Mais de 350 vagas para médicos das áreas de medicina geral e familiar, saúde pública e hospitalar ficaram por preencher. Estrutura sindical critica pouca atratividade do SNS face ao setor privado.
Sindicatos

Sindicato XXI e PSA/Laborsines conseguem acordo

183
Acordo vai permitir aumento salarial médio de 7% mais valor da inflação e manter 20 colaboradores cujo contrato não iria ser renovado no final deste mês.
Combustível

ANTRAM e sindicato discutem serviços mínimos

Novo pré-aviso de greve compreende o período entre os dias 7 e 22 de setembro, e engloba trabalho extraordinário e aos fins de semana. Sem entendimento, Governo fica responsável por definir serviços.
Greve

Serviços mínimos disparam com Governo PS /premium

370
Nem nos tempos da troika se impunham tantos serviços mínimos, mesmo no que toca só a trabalho suplementar. Governo diz que há mais pré-avisos de greve em setores de "necessidades impreteríveis".
Sindicatos

Sindicatos independentes juntam-se contra CGTP

668
Elementos de sindicatos independentes de professores, estivadores, bancários, pessoal da aviação civil, call centers e trabalhadores da Autoeuropa estiveram em segredo no plenário dos motoristas.
Função Pública

Sindicatos não aceitam aumentos a cargo da ADSE

225
Os representantes dos trabalhadores da administração pública não aceitam que a revisão das tabelas de preços da ADSE traga subidas no valor pago pelos beneficiários.
Partido Democrático Republicano

"Não sou político, ao contrário de muitos"

457
De críticas ao primeiro-ministro a promessas de combate ao corrupção. O antigo porta-voz do sindicato dos motoristas, agora cabeça-de-lista do PDR por Lisboa, falou publicamente.
Angola

Angola. Sindicato questiona contratação de médicos

Angola possui 6 mil médicos, entre nacionais e estrangeiros, para cerca de 30 milhões de habitantes. Sindicato não é contra a contratação, mas frisa que existem especialistas angolanos sem trabalho.
Código do Trabalho

Trabalho. UGT satisfeita com promulgação

124
Carlos Silva fala em "satisfação", depois de Marcelo ter promulgado as alterações ao Código do Trabalho. O secretário-geral da UGT diz que é precisa uma "pedrada no charco" contra a precariedade.
Greve

Sines. Sindicato desconvoca greve no terminal

Sindicato admite, porém, voltar à greve depois do plenário previsto para 27 de agosto. Protesto começou no dia 12 e exigia aumentos salariais.
França

Suicídios na polícia francesa preocupam sindicatos

Oito polícias franceses, entre eles três das brigadas especiais antimotim e um comandante, cometeram suicídio nos últimos meses, elevando para 64 os registos deste ano na polícia do país.
Combustível

Os motoristas e o mercado

989
Quando o Governo não consegue instrumentalizar politicamente os sindicatos, passa ao ataque. A luta e defesa dos trabalhadores é só para trabalhadores do Estado e filiados na CGTP.
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1.826
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
Greve

Da TAP ao Sporting. Quem é o "amigo" do sindicato?

164
Bruno Fialho é o "amigo" a quem Pardal Henriques pediu ajuda na reunião entre o sindicato dos motoristas e o Governo. Quem é, afinal, o sindicalista? TAP, Ryanair e Sporting entre as lutas de Fialho.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2.479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
Combustível

Não foi isso que eu disse. Contradições na greve

A ANTRAM anuncia, o Governo desmente. Os sindicatos dizem uma coisa e algumas horas depois o seu contrário. Em três dias de greve já houve espaço para desmentidos, avanços e recuos de todas as partes.
Sindicatos

Lisboa. Trabalhadores do aeroporto protestam 

Entre as reivindicações aos patrões estão mais lugares de estacionamento para os trabalhadores, que trabalham por turnos, além de terem agendado para esta quinta-feira um plenário geral.
Combustível

Greve: 11 motoristas notificados por incumprimento - como aconteceu

1.649
O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, diz que há 14 trabalhadores que não cumpriram com os serviços mínimos. E que, destes, 11 foram notificados por incumprimento.
Greve

Registo e notariado com adesão a greve de 90%

267
Cerca de 10% a 15% trabalhadores não aderiram à greve para assegurar os serviços mínimos impostos pelo Governo. Greve teve início esta segunda-feria e houve serviços completamente fechados.
Hospitais

Sindicato: "tempestade perfeita" nas maternidades

252
Sindicato Independente dos Médicos afirma que quase todas as maternidades da região de Lisboa estão a funcionar com escalas “abaixo dos mínimos admissíveis” e reprovou atitude do Ministério da Saúde.
Partido Democrático Republicano

Pardal Henriques candidato a deputado pelo PDR

4.528
O vice-presidente e porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pardal Henriques, será cabeça-de-lista em Lisboa pelo partido de Marinho e Pinto, o PDR.
Saúde

Secretário de Estado: ruptura do SNS "é exagero"

394
Francisco Ramos, secretário de Estado adjunto e da saúde, considera um "exagero" as declarações do Sindicato dos Técnicos de Diagnóstico e de Terapêutica, quando fala em "ruptura do SNS".
Greve

Motoristas. Antram diz que não cede a "chantagem"

A Antram diz estar disposta ao entendimento, mas assegurou que não vai ceder à “chantagem” feita pelos motoristas. Saudou ainda possibilidade de o Governo acionar um mecanismo para travar greve.
Greve

Motoristas. Sindicatos e Antram reúnem com Governo

Sindicatos que entregaram um pré-aviso de greve, apresentam esta manhã, ao Governo, "várias propostas". A ANTRAM considera esta reunião uma "farsa" e tem encontro marcado com o Governo à tarde.
Greve

Greve resultará em "consequências irreparáveis"

O secretário-geral da UGT pediu "à ANTRAM, aos sindicatos e ao Governo para que tentem" um acordo, de forma a evitar "consequências irreparáveis para a economia portuguesa".
Soflusa

Soflusa. Trabalhadores aprovam aumento

O aumento de 28 euros foi ratificado a 22 de julho mas faltava a decisão final dos trabalhadores. Acordo é agora definitivo e todos os trabalhadores aprovaram a proposta.
Enfermeiros

Enfermeiros querem parlamento a discutir carreiras

O sindicato quer obrigar a AR a discutir o descongelamento das progressões e a carreira. Para tal, enfermeiros fazem circular duas petições. Exigem "a justa contagem de pontos" a todos os enfermeiros.
Greve

Greve nos registos com adesão de 70%

Trabalhadores criticam problemas no estatuto remuneratório, na progressão na carreira e na reforma dos serviços de registo. Estão marcadas novas greves para agosto e setembro.
CGTP

CGTP pede a Marcelo para cumprir Constituição

Arménio Carlos transmitiu a Marcelo as suas preocupações relacionadas com o empobrecimento dos trabalhadores e das jovens gerações. O líder sindical pede ao PR que não ceda a pressões.
Greve

Trabalhadores do Notariado em greve em agosto

Os trabalhadores dos Registos e Notariado vão fazer uma greve de cinco dias, com início a 12 de agosto. O anúncio surge após a aprovação do decreto-lei que procede à revisão do estatuto remuneratório.
Greve

Motoristas reúnem para definir serviços mínimos

Os sindicatos vão reunir nesta quarta-feira na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. No pré-aviso estavam propostos serviços mínimos de 25% em todo o território nacional.
CGTP

Leis laborais. CGTP pede "celeridade" a Marcelo

O secretário-geral da CGTP/IN fala em alegadas inconstitucionalidades. Pede a Marcelo que atenda às alterações às leis laborais da mesma forma que trata de "outras solicitações".
CGTP

PSD apresenta medidas para a Justiça

Elina Fraga afirma que as propostas para a justiça estão a ser "absorvidas" e vão ser apresentadas em breve. Reconhece a CGTP como "parceiro essencial", mas diz que certas medidas não são prioridade
Greve

Motoristas. Nova greve terá mais consequências

116
Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias ameaça consequências mais graves que em abril para a greve que começa em 12 de agosto. Supermercados e outros serviços vão ser afetados.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
Manifestações

Utentes dos transportes públicos manifestaram-se

Manifestantes exigiam mais investimento e melhorias nos transportes públicos. Foi ainda entregue um documento com propostas para a melhoria dos transportes públicos dirigido ao primeiro ministro.
Combustível

A ata completa da reunião dos motoristas e patrões

Discussão durou mais de cinco horas, sem que o Governo conseguisse evitar um novo pré-aviso de greve. Leia a ata completa da reunião desta segunda-feira.
Sindicatos

Sindicatos querem investigações a suicídios na PSP

O presidente adjunto da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia acusou ainda o Estado de contribuir para a instabilidade psicológica dos profissionais e pediu melhores condições de trabalho.
Ordem dos Enfermeiros

Saúde. Ministério mantém sindicância a enfermeiros

A Ordem fez saber que não vai fornecer mais documentos, no âmbito da sindicância ordenada por Marta Temido. O Ministério diz que ainda é preciso esperar pela resposta à providência cautelar.
Sindicatos

Sindicatos dos camionistas reúnem com a ANTRAM 

A associação empresarial e o Sindicato Independente dos Motoristas e o dos Motoristas de Matérias Perigosas têm vindo a negociar a revisão do Contrato Coletivo do setor com a ANTRAM, desde maio.
Concertação Social

Grupo de trabalho para conciliar vida e trabalho

Intersindical defende que o grupo de trabalho "continua a fomentar a precariedade e a desregulação dos horários". CGTP diz que patrões "nem responderam" às propostas do sindicato.
Soflusa

Mestres da Soflusa mantêm greve 

Fonte da administração da Transtejo/Soflusa referiu que a empresa apresentou uma proposta de valorização salarial para todos os trabalhadores, mas não foi suficiente para convencer o Sindicato.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
Sindicatos

Sindicatos médicos pedem intervenção de Costa

1.288
Os sindicatos dizem que "já não era aceitável" continuar a negociar com o Ministério da Saúde. "Vamos renovar o apelo à intervenção do primeiro-ministro".
Sindicatos

Suécia vence Inglaterra recusaram aumento salarial

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), que representa 280 empresas do setor, revelou que a estrutura sindical recusou a proposta do "maior aumento salarial do século".
Greve

Adesão à greve entre os 80% e 90% nos enfermeiros

Fonte do Sindepor, que convocou a paralisação, garante que a adesão à greve está entre os 80 e os 90%. Valores representam um aumento em relação ao primeiro dia, onde apenas se registou 75% de adesão.
Sindicatos

Motoristas reunidos para debater condição laboral

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias vão discutir em Santarém as condições de trabalho do setor.
Greve

Adesão entre os 75% e 85% nas greves da Saúde

A Medicina Geral e Familiar está a ter uma adesão entre os 80 e 85%. Nos blocos operatórios a paralisação ronda os 80%. Há casos em que a paralisação é total, como no Hospital S. José, em Lisboa.
Greve

Greve de médicos e enfermeiros até sexta-feira

O bastonário da Ordem dos Médicos diz que estes confiam cada vez menos na ministra e antecipa uma adesão à greve "muito elevada". Há serviços mínimos garantidos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)