Sindicatos

Ryanair

Ryanair: admitida greve europeia no verão

Os sindicatos não descartam a possibilidade de uma greve europeia no verão e deram dois meses à Ryanair para "decidir o que quer fazer". "Não fecharemos nunca a porta à negociação."
Sindicato dos Jornalistas

Divulgação de vídeos de Sócrates é "legítima"

279
Embora considere que "haja aspetos que possam suscitar dúvidas", São José Almeida diz que as reportagens divulgaram aspetos do processo de "relevante interesse público", declarando-as "legítimas".
Ryanair

Low cost. Metade dos pilotos tem vínculo precário

Cerca de metade dos pilotos das low cost está em condições precárias. Mais de 50% dos tripulantes de cabine da Ryanair não têm salário base. Sindicato Nacional reúne com sindicatos europeus.
Polícia

Polícias preparam ações de protesto para maio

Os sindicatos da PSP estão a preparar várias ações de luta para as duas primeiras semanas de maio, em protesto contra o congelamento das carreiras e falta de efetivos.
Salários

CGTP exige salário mínimo superior a 600 euros

Arménio Carlos diz que a situação económica atual reúne as condições para se ir "mais longe" no salário mínimo e afirmou que o executivo tem alguns dias para dizer se vai descongelar as remunerações.
Salários

Banca. Negociações salariais num impasse

Acusação é do Sindicato dos Bancários do Norte e diz que a reunião do passado dia 17 de abril "nada trouxe de novo para desfazer o impasse a que as partes tinham chegado".
Ryanair

Ryanair. Reunião de sindicatos em Lisboa 

Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai reunir-se na terça-feira, 24 de abril, com vários Sindicatos Europeus de Tripulantes de Cabine da Ryanair, em Lisboa.
TAP

TAP. Sindicato vai concluir negociações

A direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) foi esta quinta-feira mandatada, em assembleia, para concluir as negociações com a TAP, disse à Lusa fonte oficial do sindicato.
Salários

Sindicatos aprovam fim de cortes aos políticos

Apesar de aceitar o fim dos cortes nos gabinetes políticos, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais reivindica igualdade de critérios na reposição.
Magistrados

Sindicato dos magistrados: Ventinhas reeleito

Prestes a iniciar novo mandato, António Ventinhas desafiou os poderes político e legislativo a darem seguimento ao Pacto da Justiça e às medidas aí sugeridas.
UGT

UGT acredita em acordo sobre legislação laboral

Carlos Silva defende que sindicatos e patrões devem "agarrar a oportunidade" para não permitir que seja o parlamento a tomar decisões.
Greve

Greve dos maquinistas avança sem serviços mínimos

Os maquinistas do setor ferroviário vão fazer greve entre as 12h00 de dia 16 e a mesma hora de dia 17 em defesa de direitos sociais e laborais. Serão assegurados comboios de socorro no dia da greve.
UGT

UGT. Greve de trabalhadores de escolas a 4 de maio

UGT entregou esta quinta-feira um pré-aviso de greve para 4 de maio dos trabalhadores não docentes. Exigem negociações com Governo e reivindicam carreiras especiais e aumento dos salários.
Polícia

Sindicato alerta para "rutura iminente" na PSP

O sindicato da polícia pediu uma reunião urgente com Marcelo e Centeno para dar a conhecer as consequências e a rutura na PSP devido ao "olhar menor" para a importância que a polícia tem no país.
Air France

Air France. Sindicatos mantêm greve

A maior parte dos sindicatos dos trabalhadores da Air France aceitou fazer negociações salariais, mas a greve mantém-se. A companhia aérea fez uma proposta de subida gradual dos salários.
Greve

Ryanair admite processar sindicato de tripulantes

A Ryanair admitiu processar o sindicato de tripulantes de cabine se continuarem com as "falsas alegações" de violação da lei portuguesa, no âmbito da recente greve de trabalhadores de bases nacionais.
País

Trabalhadores da distribuição 15 dias em luta

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) inicia esta segunda-feira uma quinzena de luta nas empresas de distribuição, reivindicando aumentos salariais.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Função Pública

Governo: 88 mil carreiras descongeladas em 3 meses

O Governo adianta que já foram descongeladas as carreiras de 88 mil funcionários da Administração Central. Sindicatos consideram número "insuficiente"
Ryanair

ACT impediu tripulantes estrangeiros de voar

494
Duas tripulações vindas de Itália para substituir trabalhadores grevistas em Portugal foram retidas no aeroporto do Porto pela Autoridade para as Condições de Trabalho, revela sindicato ao Observador.
PSP

Excesso de sindicatos na PSP gera contestação

182
A PSP conta já com 16 sindicatos, alguns com mais dirigentes e delegados do que associados. Faltas para representação sindical deixam a polícia sem efetivos. Nova lei em banho-maria no Parlamento.
Função Pública

Função Pública. Sindicatos discutem carreiras

Esta quarta-feira as carreiras da função pública voltam a ser discutidas no Ministério das Finanças. O principal tema em debate serão as carreiras inalteradas, nomeadamente de inspeção e informática.
Sata

SATA. Sindicato tem "discurso gasto"

O Sindicato do Pessoal de Voo diz querer apurar por que razão não são conhecidos "os supostos candidatos" ao processo de privatização de até 49% da SATA. Presidente acusa-o de um "discurso gasto".
Ryanair

Ryanair vai usar tripulantes estrangeiros na greve

A companhia aérea irlandesa admitiu que para garantir todos os voos de quarta-feira, dia 4 de abril, vai recorrer, se necessário, a aeronaves e tripulação de cabine de outras bases fora de Portugal.
Ryanair

Greve. "Terá de lidar com as consequências"

157
Para substituir trabalhadores em greve em Portugal, a Ryanair tentou recrutar tripulantes noutros países. Mas quem se recusou foi ameaçado. Quantas irregularidades terá a empresa cometido no processo?
Trabalho

Construção. Sindicato alerta para precariedade

O Sindicato da Construção de Portugal advertiu esta quinta-feira que cerca de 70% do trabalho na construção civil é precário e clandestino, o que pode aumentar os acidentes mortais.
Transporte Ferroviário

IP. Sindicatos querem negociar aumentos salariais

Os sindicatos dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal querem negociar os aumentos salariais para "ver se não chegamos à necessidade de fazer esta greve", que está marcada para segunda-feira.
Ryanair

Ryanair. Greve provoca "ligeiras perturbações"

A Raynair diz que a maioria dos funcionários "estão a trabalhar dentro da normalidade esta manhã" e que há apenas pequenas perturbações nos voos. Foram cancelados três voos.
Greve

Comboios. Trabalhadores dos bares em greve 

Esta quinta e segunda-feira, os trabalhadores dos bares dos comboios entram em greve. Entre as reivindicações estão "aumentos salariais justos e dignos" e o fim da "retirada de dias de férias".
Trabalho

Lei laboral. CGTP diz que não vai apoiar Governo

O líder da CGTP disse ao Governo para não contar com o acordo da intersindical para as alterações laborais que estão a ser discutidas na Concertação Social porque as propostas "mantêm a precariedade".
Emprego

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país e de todos os setores manifestam-se em Lisboa contra o trabalho precário. Alegam ser os mais afetados pelos "baixos salários" e exigem direitos.
Comboios

Comboios. Trabalhadores dos bares em greve

Quinta e segunda-feira os bares dos comboios vão ficar sem trabalhadores. O dirigente sindical antecipa uma adesão de "100% ou praticamente de 100%". Em causa estão, entre outros, aumentos salariais.
Greve

Greve do SEF com 80% de adesão

A greve dos trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ronda os 80% de adesão. A greve de três dias serve para chamarem a atenção para a "situação caótica" que o serviço vive.
Défice

CGTP. Défice de 0,9% teve "custos para o país"

A CGTP disse esta segunda-feira, em comunicado, que "obsessão pela redução do défice público" tem "consequências negativas na economia e na "degradação de serviços públicos".
Greve

Funcionários do SEF em greve esta semana 

Entre 27 e 29 de março, os trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vão estar em greve. Em causa está a "situação caótica" da entidade e as "políticas administrativamente absurdas".
CGTP

CGTP afasta "entendimentos falsos" da sua posição

O secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses voltou a defender a introdução na lei do princípio do tratamento mais favorável para trabalhadores.
UGT

UGT concorda com alteração à legislação laboral

A União Geral de Trabalhadores assegurou concordar com as propostas de alteração à legislação laboral apresentadas pelo Governo, argumentando que este é um "bom ponto de partida" para ir mais além.
CGTP

CGTP. Salário abaixo do mínimo é "voltar à selva"

O secretário-geral da CGTP defendeu que o apelo do Governo a uma flexibilização laboral que permita salários abaixo dos mínimos legais é um raciocínio ao estilo lei da selva.
Concertação Social

Lei laboral. Propostas não agradam a patrões

Os sindicatos e patrões manifestaram-se relativamente às propostas sobre a lei laboral feitas pelo Governo, como é o caso da limitação dos contratos a prazo.
CGTP

CGTP acusa governo de estar "obcecado com défice"

Arménio Carlos diz que o Governo está "obcecado com a redução do défice" e não responde aos problemas dos trabalhadores, aumentando assim o seu descontentamento.
Enfermeiros

Sindicato satisfeito com adesão à greve

A adesão à greve dos enfermeiros na quinta-feira foi de 64% no período da manhã e 67,4% na tarde, disse fonte sindical. "Faço um balanço extremamente positivo do primeiro dia de greve"
Trabalhadores

Trabalhadores da IP ameaçam com nova greve

Trabalhadores da Infraestruturas de Portugal manifestaram-se esta tarde para reivindicarem aumentos salariais. Exigem negociações e ameaçam com nova greve para dia 2 de abril.
Air France

Air France cancela 25% dos voos de sexta-feira

Os trabalhadores da Air France vão fazer greve na sexta-feira. Entre as reivindicações estão o aumento salarial. A companhia anunciou que vai cancelar 25% dos voos.
Enfermeiros

Adesão à greve dos enfermeiros entre 60 a 80%

Segundo o sindicato, a adesão à greve dos enfermeiros situa-se nos 60 a 80%, existindo serviços totalmente paralisados devido a este protesto.
CGTP

CGTP contra postura "lamentável" do Governo

116
O líder da CGTP criticou a postura "lamentável" do Governo que, durante a manifestação da função pública, mandou colocar grades policiais a vários metros da porta do Ministério das Finanças.
Museus

Sindicatos vão convocar greve nos museus

A FNSTFPS anunciou que vai convocar uma greve nacional de trabalhadores dos museus, palácios e monumentos e sítios arqueológicos nos dias 30 e 31 de março.
Professores

Greve dos professores chega ao sul do país

Os professores estão em greve devido ao processo de descongelamento das carreiras. No primeiro de quatro dias, a greve teve uma adesão de 60% a 70%. A greve prossegue no Alentejo e Algarve.
CGTP

CGTP. Fim da caducidade na contratação coletiva

Os sindicalistas manifestam-se esta quarta-feira e vão exigir "a revogação da norma da caducidade das convenções coletivas", proposta que o PCP vai apresentar no parlamento.
Frente Comum

Frente Comum espera milhares na manifestação

A manifestação da Frente Comum tem como propósito "lutar por aumentos de salários, pelas carreiras profissionais, pelas 35 horas de trabalho e pelo fim da precariedade".
Porto

Greve dos guardas prisionais com "84% de adesão"

126
A greve dos guardas prisionais no Porto está com uma adesão de 84%, de acordo com o sindicato. A paralisação decorre até domingo e visa contestar "a imposição unilateral dos horários de trabalho".
Greve

430 comboios suprimidos devido à greve

Num dia normal teriam circulado, até entre as 00h00 e as 12h00, 584 comboios, mas devido à greve da realizaram-se apenas 154. Cerca das 11h00 a adesão à greve era de cerca de 90%.
Greve

Greve deve causar perturbações nos comboios

A greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal deve provocar perturbações nos comboios. Os sindicatos reivindicam um aumento imediato no salário na ordem dos 4%.
CGTP

CGTP anuncia manifestação para quarta-feira

O líder da CGTP anunciou uma manifestação de 500 ativistas para a próxima quarta-feira, em Lisboa. Este é o dia em que vai decorrer o debate sobre legislação laboral.
Trabalhadores

Federação dos sindicatos dos têxteis anuncia greve

A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis anunciou "dia de luta setorial" com greve e paralisações pela "valorização do trabalho" e pelo aumento do salário mínimo nacional.
Função Pública

Precários ameaçam avançar para Tribunal 

Os trabalhadores que forem excluídos do programa de regularização de precários ameaçam avançar para tribunal. Em dia de debate parlamentar, sindicatos juntam-se a Bloco de Esquerda e desafiam Governo.
Air France

Nova greve na Air France prevista para março

Onze sindicatos da companhia aérea convocaram greve para 23 de março, um mês após uma paralisação que levou a companhia aérea a anular um quarto dos voos.
Multas

Multas caíram 55%. Vingança contra o Governo?

302
PSP, GNR e entidades municipais (ou concessionários) passaram menos 5,4 milhões de multas. "Postura mais compreensiva pelos agentes" ou vingança contra o Governo (como dizem os sindicatos)?
Prisão

Guardas prisionais pedem reunião com Costa

105
A Associação Sindical Corpo da Guarda Prisional quer uma reunião com António Costa para falar sobre os problemas com os horários de trabalho e sobre a insegurança que se sente nos estabelecimentos.
Autoeuropa

Autoeuropa. Aprovado pré-acordo com 73% de votos

Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram esta quinta-feira um pré-acordo, que prevê aumentos salariais, com mais de 73% de votos. O acordo nada adianta sobre os novos horários de trabalho.
Autoeuropa

Autoeuropa. Trabalhadores votam pré-acordo laboral

O pré-acordo, que será votado pelos trabalhadores da Autoeuropa na quinta-feira, prevê aumentos salariais para este ano. Em relação aos novos horários nada é adiantado.
Enfermeiros

Ministro acha normal greve dos enfermeiros

O ministro da Saúde afirma que "as greves fazem parte do exercício da regulação das tensões em democracia", referindo-se à greve dos enfermeiros, mas diz que cabe ao Governo "fazer tudo" para a travar
Função Pública

Pagamento de progressões não chegou a todos

A dirigente da Frente Comum afirmou que "não faz nenhum sentido que os pagamentos não tenham chegado a todos os funcionários". Apenas 40 mil trabalhadores receberam o pagamento.
CTT

CTT afirmam que adesão à greve é de 16%

Os CTT informaram que a adesão à greve foi de 16%, afirmando que "estes são dados objetivos, não opinião mas sim medição". Por outro lado, os sindicatos indicam uma adesão de 70,63%.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)