Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Sindicatos
Função Pública

CGTP exorta revisão de aumentos da função pública

A CGTP exortou o Governo a alterar a proposta de aumento de 0,3% "ainda enquanto decorre a discussão do Orçamento do Estado para 2020", ameaçando reivindicar aumento em 10 de fevereiro.
Frente Comum

Frente Comum quer manter ADSE na esfera pública

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública enviou uma carta aberta ao Primeiro-Ministro exigindo a manutenção da gestão da ADSE na esfera pública e enquanto subsistema complementar.
CGTP

Arménio Carlos sai da CGTP em fevereiro

Secretário-geral da Intersindical está prestes a terminar o seu segundo e último mandato e o próximo só deverá ser conhecido no congresso. Rogério Silva e José Correia considerados bons candidatos.
Sindicatos

SNESup reconhece preocupação dos partidos 

O Sindicato do Ensino Superior reconhece a preocupação dos partidos em relação às propostas do OE2020. O SNEup apresentou as suas preocpações aos vários grupos parlamentares.
PS

Paulo Pedroso desfilia-se do Partido Socialista

3980
Antigo ministro anunciou que já não é militante do PS e deixou várias críticas à forma como o governo de António Costa trata o sindicalismo em Portugal.
UGT

Carlos Silva não continua, não tem o apoio do PS

383
O secretário-geral da UGT não se vai recandidatar a novo mandato. Carlos Silva sente-se uma "força de bloqueio" . Diz não ter o "apoio e a compreensão necessários" no PS e critica Governo.
Justiça

Oficiais de Justiça marcam greve prolongada

Greve que se prolonga-se de 22 de janeiro até 21 de dezembro e decorre durante o horário de almoço e após conclusão da jornada de trabalho. Em causa está o trabalho fora de horas a que estão sujeitos.
Sindicatos

Ana Avoila deixa o sindicalismo

809
Ana Voila vai deixar o sindicalismo, depois de 34 anos de dedicação exclusiva, no congresso que começa esta quinta-feira. Mas não vai ficar parada. Vai trabalhar na área do direito.
Salários

STAL quer aumento de salário da função pública

Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional reivindica um aumento salarial de 90 euros para todos os trabalhadores da função pública, criticando a proposta do Governo.
CGTP

CGTP pede meios e orientação política para a ACT

CGTP propôs o reforço dos meios informáticos e humanos da Autoridade para as Condições do Trabalho e que lhe seja definida uma orientação política, defendendo que ACT tem de ser mais ativa e incisiva.
UGT

UGT: PS aberto a tentar melhorar proposta salarial

O secretário-geral da UGT afirmou que o PS se mostrou disponível para tentar, junto do Governo, melhorar a proposta. Em causa está o aumento salarial de 0,3% para a administração pública.
Polícia

Movimento Zero anuncia protesto de polícias dia 21

319
O Movimento Zero, que reúne elementos da PSP e da GNR, anunciou a realização de uma concentração em todos os aeroportos portugueses em 21 de janeiro, data em que está marcado um protesto nacional.
Greve

Motoristas do Norte com greves parciais até março

Os motoristas do setor privado de transporte de passageiros do Norte vão prolongar até finais de março as greves parciais iniciadas por aumentos salariais com efeitos retroativos a fevereiro de 2019.
Cerveja

Trabalho mais barato. Denuncia contra a Super Bock

165
Funcionários da empresa A. Gaiteiro, que trabalham nas linhas de enchimento da Super Bock Group, em Matosinhos, vão ser dispensados. Sindicato diz que foram trocados por trabalhadores mais baratos.
Concertação Social

Governo pôs "uma guilhotina por cima das empresas" /premium

149
Em entrevista à Rádio Observador, o "Patrão dos Patrões" afirma que o Orçamento para 2020 desilude, porque é "poucochinho". E diz que o Governo não é honesto quando pede aumentos que não pratica.
Saúde

Enfermeiros criticam não progressão na carreira

Apesar de considerar positiva uma mensagem "centrada no SNS", o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denunciou que muitos enfermeiros têm o salário de início de carreira há 18 anos.
Orçamento do Estado

OE2020. Sindicatos pedem aumentos salariais

A CGTP pede ainda um aumento das reformas, uma "reformulação" da fórmula de cálculo das pensões e um aumento do investimento público. Já a UGT mostra preocupação face "à carga fiscal muito elevada".
Investigação Organizações

Raio-X. Como resiste a UGT à crise do sindicalismo

101
Queda de sindicalizados e pagamento de dívidas do Fundo Social Europeu trouxeram dificuldades financeiras que a UGT teve de gerir. Investigação à central que viabiliza acordos de concertação social.
Greve

Trabalhadores dos Registos em greve

Entram esta quinta-feira numa greve que deve durar até sábado. Os trabalhadores dos Serviços Nacionais de Registos reivindicam, entre outros pontos, o fim de salários superiores ao do Presidente".
Polícia

PSP e GNR insatisfeitos com reunião com o Governo

128
Os sindicatos e associações da PSP e GNR saíram insatisfeitos da reunião com o Governo. Pagamento dos retroativos de oito anos, num valor de cerca de 80 milhões de euros, será feita de forma faseada.
Polícia Judiciária

PJ. Presidente do sindicato quer corrigir estatuto

Anterior direção demitiu-se depois de ter considerado o dossier fechado. Mas novo presidente, que por acaso já foi presidente, diz que há erros que quer corrigir.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Sindicato desapontado e Ordem congratula-se

O Sindicato Independente dos Médicos manifestou-se "desapontado com as expectativas criadas" pela propaganda à volta do investimento no SNS. A Ordem dos Médicos considera que o "reforço é positivo".
Orçamento do Estado

OE 2020: Governo e sindicatos discutem salários

O Governo e os sindicatos da administração pública reúnem-se para discutir aumento salarial que deverá ocorrer "nos primeiros anos" impulsionado pelo descongelamento das carreiras, afirma o executivo.
Ryanair

Ryanair desiste de fechar base de Girona

166
A companhia aérea Ryanair já não vai encerrar a base espanhola de Girona. Em contrapartida, os empregados tiveram de assinar um novo contrato, segundo o qual "seriam pagos apenas nove e não 12 meses".
Greve

Sindicato dos Registos marca três dias de greve 

O Sindicato Nacional dos Registos (SNR) apresentou um pré-aviso de greve para os dias 26, 27 e 28 de dezembro. O SNR exige "fim das assimetrias salariais" e apresenta proposta de serviços mínimos.
Câmaras Municipais

Mais de metade das câmaras dá 25 dias de férias

138
Com bonificações por avaliação de desempenho, tolerâncias de ponto e outros benefícios, há funcionários autárquicos com mais de trinta dias de férias. Sindicatos querem novo acordo universal.
Tráfico de Droga

Advogados e sindicalista no tráfico de cocaína

366
A rede, além dos advogados e do sindicalista, integrava uma empresa angolana, e mais três pessoas, incluindo o líder que está a cumprir pena de prisão. A droga entrava na Europa pelo Porto de Sines.
Sindicato dos Jornalistas

Sindicato: sobrevivência dos media está em risco

"As políticas públicas não podem ignorar as dificuldades de sobrevivência das empresas de comunicação, nem o crescente desemprego entre os jornalistas", defendeu a presidente do Sindicato.
Greve

Greve. Sindicato fala em mais de 90% de adesão

A greve do pessoal não docente "ultrapassou os 90%", indica a coordenadora sindical Ana Avoila, que acusa o Governo de traçar "política de continuação de destruição de direitos dos trabalhadores".
Salários

Comércio. Sindicato exige aumento do salário

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal considerou "provocatória" a proposta para aumento do salário dos trabalhadores especializados para 635,56 euros.
Salários

PCP: Aumento de salários é uma emergência nacional

"O aumento geral dos salários é uma emergência nacional", salientou Jerónimo de Sousa, reafirmando que enquanto "existirem salários baixos não se conseguem alcançar reformas dignas".
Escolas

Amarante. Greve contra amianto fecha escola

Dezenas de professores e auxiliares de ação educativa concentraram-se esta segunda-feira à porta da Escola EB 2,3 de Amarante em protesto pela existência de coberturas com amianto na escola.
Saúde

Médicos devem rejeitar responsabilidade por falhas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) aconselha os médicos de família a apresentar minutas de exclusão de responsabilidade por “exiguidade de meios” após o anúncio do alargamento do horário.
Orçamento do Estado

CGTP. “Pagámos a fatura e agora queremos o recibo”

O secretário-geral da CGTP disse que se aproxima o OE e com ele um “enormíssimo” desafio, vincando que os trabalhadores “já pagaram a fatura” e agora querem melhores condições de vida.
Salários

CIP e UGT querem aumentos de 3% no privado

UGT e patrões aproximam-se no valor de referência para atualização dos salários através da contratação coletiva: 3%. Mas CIP diz que valor deve ser meramente indicativo.
Forças Policiais

GNR e PSP criticam 789 euros de início de carreira

418
"É inconcebível que um agente de autoridade ganhe apenas mais 100 euros do que o ordenado mínimo nacional (...) é injusto tendo em conta o risco", consideram os sindicatos da GNR e da PSP.
Sindicatos

OCDE. Quebra de sindicalização é das mais altas 

A proporção de sindicalizados face ao total de trabalhadores teve em Portugal uma quebra de 35 pontos percentuais desde 1978, acabando por convergir com média da OCDE.
CP

Sindicatos insatisfeitos com salários na CP

Os sindicatos dos ferroviários da CP pretendem demonstrar ao Governo que as medidas que estão a ser levadas a cabo para valorizar o setor só terão efeito se o "trabalho for também valorizado".
CGTP

CGTP: Caminha-se para uma "cartelização salarial"

"Podemos estar perante uma tentativa de cartelização organizada dos patrões para conter, diria mesmo moderar, ou até estabelecer tetos salariais a nível nacional", alertou o secretário-geral da CGTP.
CGTP

CGTP: "Governo assumiu unilateralmente 635 euros"

À saída da reunião de concertação social, sindicatos criticaram falta de ambição do Governo e entidades patronais deixaram críticas à inexistência de negociação.
Salário Mínimo Nacional

Governo apresenta 635 euros para salário mínimo 

625
O Governo já apresentou a proposta de aumento do salário mínimo em 2020 fixando-o em 635 euros. Executivo comprometido com uma "estratégia mais transversal de valorização dos salários e rendimentos".
Trabalho

Fundos. UGT pode negociar, mas sem suspensão

Patrões querem usar Fundo de Compensação do Trabalho, utilizado para pagar indemnizações aos trabalhadores, como contrapartida para aumento dos salários. UGT rejeita a suspensão destes fundos.
Administração Pública

Administração Pública reúne-se com sindicatos

A reunião tem como objetivo a apresentação da nova equipa ministerial, mas a estrutura sindical vai aproveitar para questionar Alexandra Leitão sobre OE2020, disse o dirigente da Fesap.
Salário Mínimo Nacional

PCP em covergência com a CGTP sobre salário mínimo

O PCP assumiu a convergência com a CGTP/IN na defesa de um salário mínimo nacional de 850 euros, a fixar assim que possível, após ter reunido com a confederação sindical na Assembleia da República.
Sindicato dos Jornalistas

Apresentada queixa na ERC contra o Benfica

Em causa está o facto de o Benfica ter vedado o acesso a um jornalista do JN ao jogo com o Portimonense. Decisão deve-se a uma intervenção de um jornalista deste jornal numa conferência no Brasil.
ADSE

ADSE. "Problemas por resolver porque Governo quer"

Ana Avoila sublinhou que o alerta do Tribunal de Contas “é preocupante”, mas "não é novo” para a Frente Comum, defendendo que a situação pode ser ultrapassada com outra política de gestão.
Transporte Rodoviário

Antram e sindicatos de motoristas assinam acordo

O novo Contrato Coletivo de Trabalho Vertical proporciona "melhores condições de trabalho a todos os motoristas e, ao mesmo tempo, regula como nunca o setor", disse o advogado da Antram.
Salário Mínimo Nacional

750€? Patrões pedem "ambição igual" no crescimento

António Saraiva, da CIP, diz na RTP que a meta de 750 euros no salário mínimo é "ambiciosa". Já Arménio Carlos, da CGTP, considerou proposta "curtinha" e pede 850 euros "no curto prazo".
Governo

Costa já está a negociar subida de salários

222
Mesmo antes de ter tomado posse a equipa de António Costa já negociava o aumento de salários com patrões e sindicatos. Empresários querem menos carga fiscal, UGT "aceita o desafio" e CGTP está cética.
Sindicatos

CGTP. Ana Avoila vai "deixar vida de sindicalista"

984
"Vou deixar a minha vida de sindicalista", afirmou Ana Avoila ao Negócios. Vai aposentar-se mas garante que não vai "ficar parada em casa".
Saúde

FNAM exige redução do trabalho em urgência

Foi aprovada em congresso uma grelha salarial com base num horário de 35 horas. Já o trabalho de urgência passou de 18 para 12 horas semanais, aprovou a Federação Nacional dos Médicos.
Transportes

Motoristas. Tabela salarial atualizada em 11,1%

Fectrans e Antram concluíram negociação do contrato coletivo que atualiza em 11,1% a tabela salarial para os motoristas de pesados, bem como “as principais cláusulas pecuniárias” em, pelo menos, 4%.
CGTP

CGTP. Marcelo "contribuiu" para guinada à direita

132
Arménio Carlos apontou que "o Governo que tinha encostado um bocadinho à esquerda começou a guinar para direita". Questionado sobre se Marcelo contribuiu para isso, respondeu: "É claro".
UGT

UGT demonstra solidariedade a professores

265
O executivo da UGT mostrou apoio aos professores. O secretário-geral admitiu, no entanto, que não participou na manifestação “também por respeito, para evitar outro tipo de leituras políticas”.
Sindicatos

Artes: sindicato preocupado com atraso da DGArtes

PCP também já tinha questionado o Governo sobre que medidas vai tomar para publicar os resultados dos apoios às artes o mais rápido possível. Sindicato fala em "evidente falta de trabalhadores".
Polícia Judiciária

Direção do Sindicato da PJ demite-se - como aconteceu

Presidente do sindicato disse ao Observador que aproveitou a mudança de Governo para sair, uma vez que o seu programa tinha sido cumprido com a aprovação dos estatutos da PJ.
Greve

Motoristas. Sindicato quer intervenção de Costa

Sindicato pediu a intervenção do PM face às alegadas represálias impostas pelos patrões aos trabalhadores que aderiram às greves, ameaçando recorrer a instâncias europeias, caso situação se mantenha.
Sindicatos

Falar com jovens? "Sindicatos não fazem ideia..." /premium

Philippe Pochet, líder do Instituto Europeu de Sindicatos, admite que as associações sindicais não são atrativas para os jovens. "Se nada for feito", sindicatos vão acabar em menos de 100 anos.
Sindicatos

Sindicato vai queixar-se sobre atuação da PSP

Líder sindical considerou abuso a “forma desproporcionada” como os elementos da PSP forçaram os cerca de 30 trabalhadores que faziam um protesto no átrio do Ministério da Saúde, em Lisboa.
Greve

Greve dos guardas prisionais com adesão de 75%

Greve dos guardas prisionais que teve início na sexta-feira registou 75% de adesão apesar do "despacho ameaçador do diretor-geral de punir disciplinarmente os guardas”.
Salário Mínimo Nacional

UGT quer aumento do salário mínimo para 660 euros

A UGT reivindicou subida do salário mínimo para 660 euros em 2020 e 800 euros no final da próxima legislatura (2023). O sindicalista espera que patrões "não sejam piegas" em relação a esta matéria.
Salários

200 milhões são insuficientes à função pública

102
As estruturas sindicais consideraram que a margem de 200 milhões de euros para subir salários no Estado a partir de 2021 é insuficiente, tendo em conta o que foi perdido nos últimos 10 anos.
Trabalho

CGTP avisa Governo para não subestimar sindicatos

O secretário-geral da CGTP afirmou que no dia 1 de outubro haverá forte contestação à entrada em vigor das alterações à lei laboral.
Combustível

Sindicato e patrões em "clima de paz social"

O sindicato dos motoristas de matérias perigosas está satisfeito com o compromisso da Antram de sensibilizar os associados a reavaliarem processos disciplinares aplicados a motoristas.
Salários

2020. CGTP reivindica aumento salarial de 90 euros

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, alertou que "se nós não valorizarmos os profissionais que cá temos, a tendência é para que eles possam amanhã sair do país para o estrangeiro".
Organização Mundial de Saúde

OMS. Médicos e Enfermeiros atiram ao Governo

381
O Sindicato Independente dos Médicos e a Ordem dos Enfermeiros colocam o Governo no centro das críticas depois de a OMS ter revelado que Portugal é dos países cuja despesa em saúde pública diminuiu.
CGTP

CGTP quer aumentos e reivindica 850 euros

As reivindicações da CGTP para o próximo ano vão ser aprovadas esta quarta-feira pelo Conselho Nacional. Intersindical vai reivindicar o valor de 850 euros para o salário mínimo nacional.
Combustível

Governo diz que Pardal Henriques mantém influência

165
Pedro Nuno Santos diz que advogado do sindicato dos motoristas de matérias perigosas mantém "ascendente", apesar de ter deixado de ser porta-voz. Advogado nunca disse que sairia do sindicato.
Greve

Greve nos registos com adesão de 60%

A greve nos registos levou ao encerramento das conservatórias prediais de Lamego, Viseu, Torres Novas e da Loja do Cidadão de Tavira.
CDS-PP

Cristas encontrou-se com UGT e notou convergência

456
A líder do CDS reuniu-se com a UGT e entregou-lhe uma cópia do seu programa eleitoral. Falou de ideias convergentes, elogiou a concertação social e pediu "competitividade fiscal e crescimento".
Combustível

Motoristas. Greve inicia às 00h deste sábado

Nova greve dos motoristas ao trabalho extraordinário, fins de semana e feriados, termina no dia 22. Sindicatos exigem pagamento de trabalhos extraordinários acima das 9h30 de trabalho diário.
RTP

CGTP reclama integração de 46 precários na RTP

O secretário-geral da CGTP pediu que os ministérios do Trabalho, Cultura e Finanças "se entendam" para integrar nos quadros da RTP os 46 trabalhadores precários de 'outsourcing' chumbados pela CAB.
CGTP

CGTP vai retomar atividade esta segunda-feira

A central sindical vai insistir no aumento dos salários, reivindicando o valor de 850 euros, a aplicar "a curto prazo". Para a CGTP, a situação económica do país não justifica salários tão baixos.
Greve

Registos cumprem segundo dia de greve

O Sindicato Nacional dos Registos diz que o Governo está "em total incumprimento" em matérias como o estatuto remuneratório e a reforma dos serviços.
PCP

PCP indignado com MP sobre sindicato de motoristas

227
O secretário-geral do PCP defendeu o apuramento dos factos sobre eventuais desconformidades na constituição do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP).
Sindicatos

Pardal Henriques não trabalha por conta de outrem

116
Informação da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho consta da petição entregue pelo Ministério Público a pedir a extinção do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas.
Rui Rio

Motoristas. Rio comenta a dissolução do sindicato

281
Rui Rio afirma que "é muito difícil as pessoas olharem para este procedimento e não acharem que há uma intenção política", referindo-se as ações do Ministério Público quanto ao sindicato.
CP

CP negoceia contrato coletivo de trabalho de 1999

Na reunião desta quarta-feira foram discutidas questões relacionadas com horários de trabalho e com a definição, por exemplo, da profissão de revisor no âmbito da tripulação de um comboio.
Serviço Nacional de Saúde

"Baixa atratividade" deixa vagas livres no SNS

Mais de 350 vagas para médicos das áreas de medicina geral e familiar, saúde pública e hospitalar ficaram por preencher. Estrutura sindical critica pouca atratividade do SNS face ao setor privado.
Sindicatos

Sindicato XXI e PSA/Laborsines conseguem acordo

183
Acordo vai permitir aumento salarial médio de 7% mais valor da inflação e manter 20 colaboradores cujo contrato não iria ser renovado no final deste mês.
Combustível

ANTRAM e sindicato discutem serviços mínimos

Novo pré-aviso de greve compreende o período entre os dias 7 e 22 de setembro, e engloba trabalho extraordinário e aos fins de semana. Sem entendimento, Governo fica responsável por definir serviços.
Greve

Serviços mínimos disparam com Governo PS /premium

370
Nem nos tempos da troika se impunham tantos serviços mínimos, mesmo no que toca só a trabalho suplementar. Governo diz que há mais pré-avisos de greve em setores de "necessidades impreteríveis".
Sindicatos

Sindicatos independentes juntam-se contra CGTP

668
Elementos de sindicatos independentes de professores, estivadores, bancários, pessoal da aviação civil, call centers e trabalhadores da Autoeuropa estiveram em segredo no plenário dos motoristas.
Função Pública

Sindicatos não aceitam aumentos a cargo da ADSE

225
Os representantes dos trabalhadores da administração pública não aceitam que a revisão das tabelas de preços da ADSE traga subidas no valor pago pelos beneficiários.
Partido Democrático Republicano

"Não sou político, ao contrário de muitos"

457
De críticas ao primeiro-ministro a promessas de combate ao corrupção. O antigo porta-voz do sindicato dos motoristas, agora cabeça-de-lista do PDR por Lisboa, falou publicamente.
Angola

Angola. Sindicato questiona contratação de médicos

Angola possui 6 mil médicos, entre nacionais e estrangeiros, para cerca de 30 milhões de habitantes. Sindicato não é contra a contratação, mas frisa que existem especialistas angolanos sem trabalho.
Código do Trabalho

Trabalho. UGT satisfeita com promulgação

124
Carlos Silva fala em "satisfação", depois de Marcelo ter promulgado as alterações ao Código do Trabalho. O secretário-geral da UGT diz que é precisa uma "pedrada no charco" contra a precariedade.
Greve

Sines. Sindicato desconvoca greve no terminal

Sindicato admite, porém, voltar à greve depois do plenário previsto para 27 de agosto. Protesto começou no dia 12 e exigia aumentos salariais.
França

Suicídios na polícia francesa preocupam sindicatos

Oito polícias franceses, entre eles três das brigadas especiais antimotim e um comandante, cometeram suicídio nos últimos meses, elevando para 64 os registos deste ano na polícia do país.
Combustível

Os motoristas e o mercado

989
Quando o Governo não consegue instrumentalizar politicamente os sindicatos, passa ao ataque. A luta e defesa dos trabalhadores é só para trabalhadores do Estado e filiados na CGTP.
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1826
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
Greve

Da TAP ao Sporting. Quem é o "amigo" do sindicato?

164
Bruno Fialho é o "amigo" a quem Pardal Henriques pediu ajuda na reunião entre o sindicato dos motoristas e o Governo. Quem é, afinal, o sindicalista? TAP, Ryanair e Sporting entre as lutas de Fialho.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
Combustível

Não foi isso que eu disse. Contradições na greve

A ANTRAM anuncia, o Governo desmente. Os sindicatos dizem uma coisa e algumas horas depois o seu contrário. Em três dias de greve já houve espaço para desmentidos, avanços e recuos de todas as partes.
Sindicatos

Lisboa. Trabalhadores do aeroporto protestam 

Entre as reivindicações aos patrões estão mais lugares de estacionamento para os trabalhadores, que trabalham por turnos, além de terem agendado para esta quinta-feira um plenário geral.
Combustível

Greve: 11 motoristas notificados por incumprimento - como aconteceu

1649
O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, diz que há 14 trabalhadores que não cumpriram com os serviços mínimos. E que, destes, 11 foram notificados por incumprimento.
Greve

Registo e notariado com adesão a greve de 90%

267
Cerca de 10% a 15% trabalhadores não aderiram à greve para assegurar os serviços mínimos impostos pelo Governo. Greve teve início esta segunda-feria e houve serviços completamente fechados.
Hospitais

Sindicato: "tempestade perfeita" nas maternidades

252
Sindicato Independente dos Médicos afirma que quase todas as maternidades da região de Lisboa estão a funcionar com escalas “abaixo dos mínimos admissíveis” e reprovou atitude do Ministério da Saúde.
Partido Democrático Republicano

Pardal Henriques candidato a deputado pelo PDR

4528
O vice-presidente e porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pardal Henriques, será cabeça-de-lista em Lisboa pelo partido de Marinho e Pinto, o PDR.
Saúde

Secretário de Estado: ruptura do SNS "é exagero"

394
Francisco Ramos, secretário de Estado adjunto e da saúde, considera um "exagero" as declarações do Sindicato dos Técnicos de Diagnóstico e de Terapêutica, quando fala em "ruptura do SNS".
Greve

Motoristas. Antram diz que não cede a "chantagem"

A Antram diz estar disposta ao entendimento, mas assegurou que não vai ceder à “chantagem” feita pelos motoristas. Saudou ainda possibilidade de o Governo acionar um mecanismo para travar greve.
Greve

Motoristas. Sindicatos e Antram reúnem com Governo

Sindicatos que entregaram um pré-aviso de greve, apresentam esta manhã, ao Governo, "várias propostas". A ANTRAM considera esta reunião uma "farsa" e tem encontro marcado com o Governo à tarde.
Greve

Greve resultará em "consequências irreparáveis"

O secretário-geral da UGT pediu "à ANTRAM, aos sindicatos e ao Governo para que tentem" um acordo, de forma a evitar "consequências irreparáveis para a economia portuguesa".
Soflusa

Soflusa. Trabalhadores aprovam aumento

O aumento de 28 euros foi ratificado a 22 de julho mas faltava a decisão final dos trabalhadores. Acordo é agora definitivo e todos os trabalhadores aprovaram a proposta.
Enfermeiros

Enfermeiros querem parlamento a discutir carreiras

O sindicato quer obrigar a AR a discutir o descongelamento das progressões e a carreira. Para tal, enfermeiros fazem circular duas petições. Exigem "a justa contagem de pontos" a todos os enfermeiros.
Greve

Greve nos registos com adesão de 70%

Trabalhadores criticam problemas no estatuto remuneratório, na progressão na carreira e na reforma dos serviços de registo. Estão marcadas novas greves para agosto e setembro.
CGTP

CGTP pede a Marcelo para cumprir Constituição

Arménio Carlos transmitiu a Marcelo as suas preocupações relacionadas com o empobrecimento dos trabalhadores e das jovens gerações. O líder sindical pede ao PR que não ceda a pressões.
Greve

Trabalhadores do Notariado em greve em agosto

Os trabalhadores dos Registos e Notariado vão fazer uma greve de cinco dias, com início a 12 de agosto. O anúncio surge após a aprovação do decreto-lei que procede à revisão do estatuto remuneratório.
Greve

Motoristas reúnem para definir serviços mínimos

Os sindicatos vão reunir nesta quarta-feira na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. No pré-aviso estavam propostos serviços mínimos de 25% em todo o território nacional.
CGTP

Leis laborais. CGTP pede "celeridade" a Marcelo

O secretário-geral da CGTP/IN fala em alegadas inconstitucionalidades. Pede a Marcelo que atenda às alterações às leis laborais da mesma forma que trata de "outras solicitações".
CGTP

PSD apresenta medidas para a Justiça

Elina Fraga afirma que as propostas para a justiça estão a ser "absorvidas" e vão ser apresentadas em breve. Reconhece a CGTP como "parceiro essencial", mas diz que certas medidas não são prioridade
Greve

Motoristas. Nova greve terá mais consequências

116
Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias ameaça consequências mais graves que em abril para a greve que começa em 12 de agosto. Supermercados e outros serviços vão ser afetados.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
Manifestações

Utentes dos transportes públicos manifestaram-se

Manifestantes exigiam mais investimento e melhorias nos transportes públicos. Foi ainda entregue um documento com propostas para a melhoria dos transportes públicos dirigido ao primeiro ministro.
Combustível

A ata completa da reunião dos motoristas e patrões

Discussão durou mais de cinco horas, sem que o Governo conseguisse evitar um novo pré-aviso de greve. Leia a ata completa da reunião desta segunda-feira.
Sindicatos

Sindicatos querem investigações a suicídios na PSP

O presidente adjunto da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia acusou ainda o Estado de contribuir para a instabilidade psicológica dos profissionais e pediu melhores condições de trabalho.
Ordem dos Enfermeiros

Saúde. Ministério mantém sindicância a enfermeiros

A Ordem fez saber que não vai fornecer mais documentos, no âmbito da sindicância ordenada por Marta Temido. O Ministério diz que ainda é preciso esperar pela resposta à providência cautelar.
Sindicatos

Sindicatos dos camionistas reúnem com a ANTRAM 

A associação empresarial e o Sindicato Independente dos Motoristas e o dos Motoristas de Matérias Perigosas têm vindo a negociar a revisão do Contrato Coletivo do setor com a ANTRAM, desde maio.
Concertação Social

Grupo de trabalho para conciliar vida e trabalho

Intersindical defende que o grupo de trabalho "continua a fomentar a precariedade e a desregulação dos horários". CGTP diz que patrões "nem responderam" às propostas do sindicato.
Soflusa

Mestres da Soflusa mantêm greve 

Fonte da administração da Transtejo/Soflusa referiu que a empresa apresentou uma proposta de valorização salarial para todos os trabalhadores, mas não foi suficiente para convencer o Sindicato.
Manifestações

Lisboa. Protestos contra a revisão da lei laboral

Os manifestantes exigem "a valorização do trabalho e dos trabalhadores". Estão contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo e pelos partidos. Protestos contam com pessoas de todo o país.
Sindicatos

Sindicatos médicos pedem intervenção de Costa

1288
Os sindicatos dizem que "já não era aceitável" continuar a negociar com o Ministério da Saúde. "Vamos renovar o apelo à intervenção do primeiro-ministro".
Sindicatos

Suécia vence Inglaterra recusaram aumento salarial

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), que representa 280 empresas do setor, revelou que a estrutura sindical recusou a proposta do "maior aumento salarial do século".
Greve

Adesão à greve entre os 80% e 90% nos enfermeiros

Fonte do Sindepor, que convocou a paralisação, garante que a adesão à greve está entre os 80 e os 90%. Valores representam um aumento em relação ao primeiro dia, onde apenas se registou 75% de adesão.
Sindicatos

Motoristas reunidos para debater condição laboral

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias vão discutir em Santarém as condições de trabalho do setor.
Greve

Adesão entre os 75% e 85% nas greves da Saúde

A Medicina Geral e Familiar está a ter uma adesão entre os 80 e 85%. Nos blocos operatórios a paralisação ronda os 80%. Há casos em que a paralisação é total, como no Hospital S. José, em Lisboa.
Greve

Greve de médicos e enfermeiros até sexta-feira

O bastonário da Ordem dos Médicos diz que estes confiam cada vez menos na ministra e antecipa uma adesão à greve "muito elevada". Há serviços mínimos garantidos.
Ministério da Saúde

Bastonário prevê grande adesão à greve dos médicos

O bastonário da ordem dos Médicos diz que os "médicos começam a não acreditar na ministra", bem como na sua capacidade para alterar o "estado de coisas" no Serviço Nacional de Saúde.
Greve

Greve. Médicos escrevem carta "anticalúnia"

133
O Sindicato explica que convocou a greve porque “o rol de queixas” destes profissionais “é vasto”. Dizem ainda que os responsáveis governamentais “tudo farão para intoxicarem a opinião pública".
Sindicatos

Cristina vai ser reintegrada na corticeira

2130
Trabalhadora vai exercer "as mesmas funções que tinha antes de ser despedida". Cristina Tavares poderá ainda vir a receber uma indemnização por danos morais.
Trabalho

Saúde. Sindicatos acreditam em respostas em breve

115
Sindicatos consideram que problemas como os recrutamentos, descongelamento, ou as questões relacionadas com a ADSE ainda podem ser resolvidos nesta legislatura.
Greve

Trabalhadores do Minipreço em greve

Os trabalhadores das lojas e armazéns da Dia Portugal, que detém os supermercados Minipreço, reivindicam aumentos salariais e horários de trabalho regulados.
CGTP

CGTP convoca "grande manifestação" para dia 10

A CGTP-IN convocou uma "grande manifestação" em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral.
Greve

Adesão de 80% na greve na limpeza dos aviões

O protesto dos trabalhadores da Iberlim e ISS que fazem a limpeza dos aviões no aeroporto de Lisboa teve 80% de adesão. Cerca de 100 trabalhadores participaram ainda numa manifestação.
Fenprof

Mário Nogueira reeleito pela última vez

351
Congresso da Fenprof vai fazer avaliação da legislatura, definir a continuidade da luta sindical em agenda e também eleger Mário Nogueira para o último mandato como secretário-geral.
Greve

Trabalhadores de limpeza dos aviões em greve

499
Os trabalhadores da Iberlim e ISS que fazem a limpeza dos aviões no aeroporto de Lisboa vão estar em greve esta sexta-feira. Está ainda agendada uma concentração junto ao aeroporto de Lisboa.
Madeira

Mais direitos para oficiais de justiça deslocados

Sindicato alerta que "os oficiais de justiça da Madeira que estão colocados no Continente não têm os mesmos direitos que os do Continente que estão na Região Autónoma, como o direito ao transporte".
Soflusa

Soflusa. Reunião sobre salários termina sem acordo

Sindicato diz que vai avançar com nova greve parcial a 18 de junho. Trabalhadores estão descontentes com os prémios dos mestres. Sindicato fala em reunião "frustrante".
Médicos

Médicos mantêm greve marcada para julho

Os sindicatos falam em intransigência de Marta Temido. Foi marcada uma nova reunião para 9 de julho. Médicos exigem revisão dos salários, das carreiras e da legislação laboral.
CGTP

CGTP vai contestar legislação laboral do Governo

Segundo a CGTP, os problemas da legislação laboral dos trabalhadores não foram resolvidos pelo Governo. A CGTP quer melhorar a resposta dos serviços de apoio aos sócios e delegados sindicais.
CGTP

CGTP consegue 82.000 sindicalizações em três anos

A CGTP conseguiu cerca de 82.000 sindicalizações entre 2016 e 2018. No entanto, um documento da unidade descreve conquistas como " insuficientes para superar problemas e dificuldades".
Prisões

Guardas Prisionais anunciam greve

O Sindicato Nacional da Guarda Prisional convocou uma greve nacional que começa às 16h00 de sexta-feira e só termina às 08h00 de terça-feira.
Polícia

Sindicalista demite-se após polémica sobre racismo

419
Manuel Morais deixa o cargo de vice-presidente da Associação Sindical de Profissionais de Polícia depois de declarações feitas à SIC sobre preconceito e racismo na PSP.
Hospital de São João

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João

Trabalhadores da limpeza do hospital iniciaram greve de três dias com uma adesão "próxima dos 70 por cento". Instituição "para completamente" na segunda-feira, diz sindicato.
Hospital Amadora-Sintra

Cerca de 300 cirurgias adiadas no Amadora-Sintra

215
Esta sexta-feira chega ao fim a greve levada a cabo pelos médicos anestesistas do Hospital Amadora-Sintra. Ao fim de cinco dias de paralisação, os "serviços mínimos" adiaram cerca de 300 cirugias.
Indústria

Metalúrgica British Steel declara insolvência

212
A British Steel que enfrentou problemas durante anos e ultimamente acusou os efeitos do processo do 'Brexit' declarou insolvência pondo em risco mais de 5.000 postos de trabalho.
Sindicatos

Sindicato condena agressão a equipa da CMTV

Segundo o sindicato, "um dos adeptos, que aparentava estar embriagado, começou por dizer ao repórter de imagem que não gostava da CMTV" tendo, de seguida, dado um soco ao operador de câmara.
Justiça

Funcionários em vigília por causa de Centeno

122
Os funcionários têm ainda como objetivo alertar para a falta de condições materiais e de recurso humanos nos tribunais e serviços do Ministério Público. A vigília dura até sexta-feira.
Polícia

Nova lei da sindical da PSP aprovada no parlamento

A lei sindical da PSP apresentada pelo Governo foi, esta quarta-feira, aprovada por todos os partidos com representação parlamentar. A legislatura limita poderes de negociação e créditos sindicais.
Frente Comum

Ana Avoila diz que luta ainda não acabou 

458
Ana Avoila diz que a luta ainda não acabou e que o chumbo da recuperação total do tempo dos professores "não é o fim de coisíssima nenhuma". A manifestação da Frente Comum marcha rumo a São Bento.
Combustível

Matérias perigosas. Sindicato não desmarca greve

Pedro Pardal Henriques, do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), disse que o pré-aviso de greve se mantém "até que haja uma resposta definitiva dos associados da ANTRAM.
Greve

Governo quer acordo entre motoristas e patrões

A ministra da Presidência e Modernização Administrativa diz que "o Governo tem estado a acompanhar muito proximamente esse conflito" e que tem contactado regularmente com a ANTRAM e com o sindicato.
Greve

Motoristas já entregaram pré-aviso de greve

178
O SNMMP entregou esta quinta-feira o pré-aviso de greve que terá inicio dia 23 de maio. Francisco São Bento frisa que "não há qualquer fim à vista para a greve, depende das negociações".
Greve

Governo mantém "esforços" para evitar greve

O Ministério diz que o "Governo está em contacto" com os envolvidos na negociação, destacando que o executivo "continuará os esforços para que as partes se entendam e a greve seja desconvocada".
Professores

Professores. Não é justo pagar hoje nem no futuro

2148
Disseram-nos que não se podia pagar aos professores porque não havia dinheiro. É verdade mas não é o mais importante. Este nunca foi um problema de dinheiro, foi sempre um problema de escolhas.
Frente Comum

Frente Comum. Manifestação terá "muitos milhares"

213
Ana Avoila considera a postura do Governo no caso "inqualificável". Os manifestantes deslocam-se rumo à residência do primeiro-ministro e exigem uma reunião para discutir os aumentos salariais.
Sindicatos

Sindicalismo e liberdade

Tem-se tornado notória a relação direta entre períodos de maior intervenção coletiva organizada de profissionais de algum setor e a caricatura da acção sindical associada no epitoma “os sindicalistas”
1 de maio

UGT rejeita "mexidas na Lei da Greve"

O líder da central sindical espera que os novos sindicatos "mais agressivos e descontrolados" não levem o parlamento a "embalar" na restrição dos direitos dos trabalhadores.
1 de maio

CGTP e PCP defendem salário mínimo de 850€

1417
Os secretários-gerais da CGTP e do PCP defenderam um aumento do salário mínimo nacional para 850 euros. Posição foi tomada na manifestação em Lisboa do 1.º de Maio.
CGTP

CGTP. 8 dirigentes sobem ao palco pela última vez 

Arménio Carlos e outros sete dirigentes deixam a direção do CGTP em 2020 e sobem ao palco do 1.º de Maio pela última vez. A revisão da legislação laboral será um dos temas a abordar.
A página está a demorar muito tempo.