267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Sindicatos

Trabalhadores

Trabalhadores dos impostos agredidos

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos tem vindo a registar agressões a funcionários à porta de Serviços Locais de Finanças, devido à crescente afluência de contribuintes.
Trabalho

CGTP promove jornada de luta de mais de 3 semanas

Entre 21 de junho e 15 de julho "deverão ocorrer greves, plenários e concentrações junto às empresas". A CGTP reivindica, entre outras coisas, aumentos de salários e "emprego com direitos".
Resposta Pronta

Desvio de funções dos médicos. "Vai causar mortes"

Secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos queixa-se de desvios para áreas relacionadas com a Covid-19 e diz que a situação vai causar atrasos no acompanhamento e na resposta aos utentes.
Censura

Carta dos Direitos Digitais é "regresso à censura"

174
Várias e entidades, como o Sindicato do Jornalistas. "É um texto que facilmente passava como lei em qualquer regime ditatorial", diz antigo líder da ERC.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Futuro do SEF não pode ser "decidido num gabinete"

Presidente do SINSEF, Artur Jorge Girão, disse que os funcionários "continuam sem perceber quais os motivos para a extinção do SEF" e lamenta que persistam dúvidas sobre futuro do SEF.
CGTP

CGTP. Acórdão do Constitucional é "insuficiente"

A CGTP considera que o acórdão do Tribunal Constitucional "é muito insuficiente", mas considera-o um sinal indicativo da "fragilidade constitucional" do alargamento do período experimental.
Greve

Trabalhadores da CP e IP vão estar em greve dia 25

O pré-aviso de greve abrange trabalhadores da CP, IP e empresas filiadas. Isto depois de uma greve de 3 dias de revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP com adesão de 90%, diz o sindicato.
Enfermeiros

Enfermeiros são ultrapassados por contratos Covid

O Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP), mais conhecido por hospital de Santo António, tem 86 enfermeiros "em risco" de perder o emprego, denunciou esta terça-feira o sindicato.
TAP

Pilotos acusam TAP de violar acordo de emergência

O Sindicato dos Pilotos considera que "a forma como este processo está a ser conduzido é uma verdadeira declaração de guerra ao Sindicato, pois constitui uma violação" do acordo de emergência.
Greve

Greve dos trabalhadores Super Bock: adesão de 80%

Os trabalhadores cumprem uma greve entre esta terça e quarta-feira, em protesto contra os aumentos salariais de "0%" propostos pela administração, à qual se somará a greve ao trabalho suplementar.
Justiça

Greve já suspendeu mais de 2.000 diligências

"Há mais de meio ano que a ministra da Justiça e o Governo a que pertence quebra a palavra dada e faz letra morta do compromisso assumido em 2018, para rever o Estatuto", critica o sindicato.
CP

CP realizou 203 comboios de 810 programados

Fonte da CP adiantou que, até às 16h desta segunda-feira, foram realizados 203 dos 810 comboios que estavam programados. Ainda assim, foram realizados mais 24 do que os previstos nos serviços mínimos.
CP

CP. Greve dos revisores é "injusta e inoportuna"

Administração da CP classificou greve de três dias dos trabalhadores das bilheteiras e revisores, que começa no domingo, como "desproporcional, injusta e inoportuna".
CP

Greve na CP pode ter impactos já este sábado

Trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP iniciam uma greve este domingo. Perturbações na circulação de comboios pode fazer-se sentir já neste sábado.
Ministério Administração Interna

Sindicato do SEF satisfeito com abertura do MAI

Renato Mendonça disse que o sindicato não tinha quaisquer expectativas para o encontro com o Ministério da Administração Interna, mas notou como positivo o primeiro passo do Governo.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Sindicato desagradado com reunião com MAI

No encontro, Eduardo Cabrita terá defendido que o SEF é uma organização do Estado e que pode ser reestruturado sem o aval da Assembleia da República. Uma posição frontalmente contra a dos sindicatos.
Enfermeiros

Enfermeiros. Sindicato pede retoma das negociações

313
"Em causa está o estabelecimento de uma carreira de enfermagem, destruída no Governo de Sócrates e a consagração de aspetos como remunerações e ajudas de custo", diz o Sindicato dos Enfermeiros.
Sindicatos

Altice. Sindicatos querem salário de 850 euros 

Para além do salário mínimo, devem ser garantidas a "progressão para o nível seguinte aos trabalhadores que tenham 5 avaliações positivas", explicam os sindicatos que fazem parte da Frente Sindical.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Tribunal impede requisição civil à greve

153
Os juízes julgaram "procedente a intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias, condenando a entidade demandada a não executar a requisição". Costa já anunciou que Governo vai recorrer.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Inspetores recorrem para travar extinção do SEF

A providência cautelar foi apresentada na segunda-feira no Supremo Tribunal Administrativo e tem como objetivo "travar a extinção do SEF pelo Governo", diz Acácio Pereira.
Carreira

Investigadores exigem fim da precariedade laboral 

Segundo a presidente do Sindicato Ensino Superior, o combate à precariedade da carreira é o principal foco, e diz que há investigadores com 50 anos que continuam a candidatar-se a novas bolsas.
Pesca

Sindicato defende valorização do preço do pescado 

O sindicato considera “fundamental” tabelar o preço de certas espécies e ainda “salvaguardar também os interesses dos pescadores, cujo trabalho merece ser mais compensado em toda a faina”.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

"Inaceitável" requisição civil dos inspetores SEF

A Frente Comum considera que a ausência de vontade do Governo em envolver os trabalhadores do SEF na reestruturação é um comportamento que nega o "direito à negociação coletiva" no trabalho.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Sindicato do SEF acusa ministro de "fazer birra"

A resolução que recomenda ao Governo que apresente uma proposta de lei foi aprovada pelo parlamento, mas o ministro da Administração Interna considera que a reforma não tem de passar pela Assembleia.
Groundforce

Groundforce. Adiantamentos da TAP saldados 2ªfeira

Os adiantamentos da TAP à Groundforce ficam saldados na segunda-feira, "passando os serviços de 'handling' a ser pagos normalmente daí em diante".
CGTP

CGTP. Uma em 4 trabalhadoras ganha salário mínimo

Mulheres continuam a ganhar menos do que os homens. Cerca de 8,5% das mulheres estão em situação de pobreza, apesar de trabalharem, refere estudo da CGTP.
Noticiário

7h. Greve no Metro. Barreiras impedem entrada

Paralisação deve prolongar-se até às 10:15 da manhã depois de trabalhadores e empresa não terem chegado a acordo sobre valorizações salariais. Reportagem da Rádio Observador em direto
CGTP

CGTP discorda de compensação às empresas 

A CGTP não concorda com a compensação às empresas pelo aumento do salário mínimo, dizendo que é uma "obrigação" que lhes compete exclusivamente enquanto beneficiárias da prestação dos trabalhadores.
TAP

Representante de trabalhadores na gestão da TAP

"Os trabalhadores devem estar representados" na administração visto que "são parte determinante do sucesso de uma empresa", afirmou Pedro Nuno Santos. O representante tem que ser escolhido até dia 27.
RTP

Representante dos trabalhadores na administração

Os órgãos pediram uma reunião à ministra de Estado e da Presidência com o propósito de "estudar a aplicação ao caso da RTP dos critérios que o Governo entendeu oportuno aplicar na TAP".
Governo

Luta dos trabalhadores nas mãos do Governo 

A Frente Comum atira ao Governo a responsabilidade de optar por "negociar com os sindicatos e a Frente Comum" ou "comprar o caminho da luta" e ser "obrigado a dar uma resposta".
Sindicato dos Jornalistas

Filipe Simões presidente Sindicato dos Jornalistas

A estrutura explicou que, tendo em conta que a composição da Direção é apurada pelo método de Hondt, a Lista B elegeu três membros, um deles o presidente, e a Lista A dois.
Greve

Greve paralisa recolha do lixo e fecha escolas

Os funcionários públicos estão em luta pela valorização dos salários e carreiras. Até às 07h00 registou-se 80% de adesão à greve que paralisou a recolha de lixo. Várias escolas no país estão fechadas.
Polícia

Sindicato realiza protesto em desfile automóvel 

Os polícias exigem a pré-aposentação aos 55 anos de idade e 36 anos de serviço, o fim da impunidade nas agressões aos polícias, compensações por risco permanente e melhorias no serviço de saúde.
INEM

Técnicos do INEM contra suspensão da formação

Formação abrangia 16 técnicos que transitaram para a carreira em 2016. Sindicato diz que vai pedir explicações ao INEM e a intervenção do Ministério da Saúde.
Greve

Funcionários judiciais iniciam greve parcial

A paralisação de uma hora diária é justificada pela "injustiça de um estatuto não aprovado, de uma carreira subvalorizada, de ausência de respeito por quem administra a justiça", defende o sindicato.
Greve

Trabalhadores de cantinas e refeitórios em greve

Em causa estão "aumentos salariais dignos e justos para 2021, na defesa dos direitos e pela negociação do contrato coletivo de trabalho", de acordo com um comunicado divulgado pela CGTP.
Saúde

Açores inicia a regularização de remunerações

472
Também o Sindicato Democrático dos Enfermeiros revela que estes profissionais açorianos vão receber os retroativos de acordo com a atualização da carreira, após uma reunião com o Governo Regional.
TAP

TAP. Ajuste de quadros sem despedimento coletivo

Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil considera que despedimento coletivo é um "processo perfeitamente evitável" e defende que "há soluções benéficas para ambas as partes".
CGTP

Trabalhadores de cantinas em greve 

280
Em causa estão "aumentos salariais dignos e justos para 2021, na defesa dos direitos e pela negociação do contrato coletivo de trabalho", segundo um comunicado da CGTP.
Justiça

Falta de "vontade" para combater corrupção

O SMMP transmitiu à ministra da Justiça "profunda preocupação pela gritante falta de magistrados do Ministério Público, que põe em causa, nomeadamente, o combate à corrupção e à criminalidade".
Enfermeiros

Hospital acusado de "sonegar" dias de férias

112
O Sindicato dos Enfermeiros afirma que não está a ser respeitada lei que prevê que profissionais de saúde, que não puderam gozar férias no período normal, têm direito a um dia extra por cada 5 dias.
Casa da Música

Trabalhadores aprovam caderno reivindicativo

O documento foi enviado ao conselho de administração que, "mais uma vez, se remeteu ao silêncio", avançou o sindicato. Fonte da Casa da Música disse ter recebido o caderno, estando a analisá-lo.
TAP

TAP. Suspensão de contratos põe em causa segurança

Para o sindicato, a comunicação da suspensão de contratos configura um cenário muito grave de segurança de voo". TAP diz que foi caso único, um lapso que foi logo corrigido.
Justiça

Organização vai apresentar queixa contra Portugal 

Emmanuel Jacob diz que "os militares portugueses têm o direito a juntar-se a associações, mas são banidos de integrar sindicatos". O responsável diz que Portugal nega o direito à negociação coletiva.
Santander

Sindicato inicia protestos contra despedimentos

O banco Santander Totta disse que adiou "temporariamente" a aplicação das medidas e que pretende evitar um despedimento coletivo. Esta terça-feira começa a primeira das quatro manifestações.
Função Pública

Avaliação no Estado. Governo ainda sem proposta

Na reunião desta segunda-feira, os sindicatos não receberam nenhuma proposta concreta. Projeto de diploma está a ser negociado com o ministério das Finanças, diz José Abraão, da FESAP.
CGTP

CGTP aponta "caráter perverso" do plano de ação

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, apontou o "caráter limitado e perverso" do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e do plano de ação que lhe dá forma.
Salários

Banca. 0% de aumento, não obrigado

Os três sindicatos consideram que a proposta dos bancos "se traduz num congelamento da tabela salarial, das pensões de reforma e sobrevivência, bem como das cláusulas de expressão pecuniária"
Sindicatos

Global Media não cumpre pagamentos a trabalhadores

O SJ denunciou a Global Media por não cumprir com pagamentos a alguns trabalhadores alvo de despedimento coletivo. "Não foi dada justificação aos lesados para a falta de pagamento", alega sindicato.
EDP

Sindicatos recusam fim das negociações na EDP

A Fiquimetal, "para mostrar a sua disponibilidade para a negociação", baixou a sua proposta de aumentos salariais de 90 euros para 60 euros por trabalhador.
Prisões

Faltam 820 guardas prisionais em Portugal

"Faltam neste momento 820 guardas ao todo para garantir a segurança e o bom funcionamento dos Estabelecimentos Prisionais portugueses", revela o sindicato na sequência da fuga de um recluso em Aveiro.
CGTP

CGTP prevê "grande manifestação" no sábado

"Estamos convictos de que vamos ter uma grande manifestação nacional no Porto, com trabalhadores vindos de todo o país, para reafirmar as nossas reivindicações", disse a secretária-geral da CGTP.
Migração

Declarações de governantes são "hipócritas"

Federação afeta à CGTP considera um "exercício de hipocrisia e falta de vergonha" declarações de autoridades sobre os imigrantes agrícolas, referindo que até aqui sempre desvalorizaram o problema.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Governo tem permitido "escravização" de migrantes

299
"O Governo tem andado a dormir, mais concretamente o senhor ministro da Administração Interna fazendo de conta que a situação não existe, permitindo que se escravizem os trabalhadores", diz sindicato.
CGTP

CGTP defende teletrabalho por acordo reversível

"Teletrabalho não deve ser generalizado, mas apenas usado em situações pontuais e excecionais, porque tem consequências nocivas para os trabalhadores" disse Ana Pires, da comissão executiva da CGTP.
Justiça

Oficiais exigem condições para "mitigar" processos

O Sindicato dos Oficiais de Justiça disse que "os oficiais de justiça sentem na pele que são o parente pobre da Justiça" — dando como exemplo o processo de vacinação contra a Covid-19.
Greve

Panasqueira. Mineiros anunciam nova greve

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira explica que os trabalhadores decidiram "intensificar a luta", face "à ausência de respostas" da administração da empresa para aumento de salários.
Cimeiras

Cimeira do Porto. CGTP critica ingerências

Para Isabel Camarinha, as intenções "num sentido são positivas", apesar de matérias como salários serem matérias nacionais e que, por isso, a Europa não pode definir como devem ser implementadas.
Resposta Pronta

CGTP. Aumentos em crise? "É possível e necessário"

210
Líder da CGTP diz que "serão garantidas todas as medidas de proteção da saúde" na manifestação da Alameda. "Para haver recuperação económica aumento dos salários é fundamental
Noticiário

11h. No 1º de maio "podem participar todos"

Na manifestação da Alameda, em Lisboa, líder da CGTP assegura: "Vamos garantir o distanciamento, o uso de máscara e desinfeção dos transportes para a ação". "É possível e necessário exigir aumentos"
Coronavírus

Sindicato alerta para despedimento de enfermeiros 

Centro Hospitalar de Leiria vai dispensar até agosto 19 enfermeiros, alerta do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses: "São enfermeiros dispensados, descartados."
CP

Trabalhadores ferroviários em greve às horas extra

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário, afeto à CGTP, entregou um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário entre as 00h00 da próxima segunda-feira e as 24h00 de 17 de maio.
Comunicação Social

BE quer audição urgente de SJ e Marco Galinha

A Global Media Group anunciou que vai avançar com o plano de apoio à retoma progressiva. Já o Sindicado dos Jornalistas denunciou atrasos no pagamento aos colaboradores do grupo.
Trabalho

Teletrabalho. UGT e CGTP pedem regulação ponderada

As centrais sindicais e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal assumiram esta posição convergente na reunião de concertação social para discutir o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho.
Transtejo

Transtejo. Trabalhadores ameaçam com paralisações

"Ou há de facto resposta às reivindicações salariais, ou então iniciamos um processo de luta, com paralisações de três horas por turno" a partir de 20 de maio, avisa sindicalista da FECTRANS.
Sindicatos

SINTTAV alerta João Leão para processo da RTP

O sindicato recorda o ministro que "este processo já deveria, por lei, ter sido concluído em 2017 e, quase quatro anos depois, continua sem fim à vista". 
EMEL

Funcionários EMEL. Aumento salarial "insuficiente"

De acordo com responsável sindical, a sugestão apresentada pela empresa, tutelada pela Câmara Municipal de Lisboa, é desequilibrada e injusta, porque não abrange todos os cerca de 800 trabalhadores.
Castelo Branco

Minas da Panasqueira. Greve com adesão quase total

123
A greve de duas horas diárias começou esta segunda-feira, com adesão "quase total", e prolonga-se até ao dia 8 de maio. Os mineiros exigem aumentos salariais de 50 euros por cada trabalhador.
TAP

SPAC acusa TAP de criar "ansiedade" nos pilotos 

Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil considera que forma como está a ser comunicada reestruturação está a criar "aflição" entre os pilotos da companhia aérea.
Futebol

Sindicato dos futebolistas. Evangelista reeleito

Joaquim Evangelista, na liderança do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol há 17 anos, foi novamente reeleito no cargo, depois de vencer Ibraim Cassamá com 98% dos votos.
Sindicato dos Jornalistas

Global Media preocupa Sindicato dos Jonalistas

O Sindicato dos Jornalistas salienta o impacto que a decisão da Global Media Group vai ter na vida pessoal dos trabalhadores, "aos quais se vai pedir maior esforço pelo mesmo ou menor salário".
Polícia

Sindicato da polícia perdeu "confiança" na tutela

566
O Sindicato denuncia que existe "uma desmotivação generalizada no efetivo da PSP" e que a legislação referente às promoções e pré-aposentação não foi cumprida.
Noticiário

11h. CGTP repete 1º de maio "sem multidões"

Com lugares marcados, máscara e distanciamento social. Isabel Camarinha explica que, no caso de Lisboa, os desfiles vão ser divididos antes de convergirem nos relvados da Alameda.
Resposta Pronta

CGTP volta à Alameda. "Vamos garantir a distância"

Secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, revela que, no caso de Lisboa, os desfiles do Dia do Trabalhador vão ser divididos, antes de convergirem nos relvados da Alameda Afonso Henriques.
Resposta Pronta

UGT. "Quem garante que o vírus está controlado?"

140
Carlos Silva explica que a UGT está atenta à situação do país e entende que não há condições para sair à rua no Dia do Trabalhador. "Ninguém garante que o vírus estaria controlado", defende dirigente.
INEM

INEM. Técnicos pedem esclarecimento sobre formação

Na sequência da abertura de um concurso para contratação de 178 técnicos, o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar vai pedir ao INEM esclarecimentos sobre a formação dos novos elementos.
Coronavírus

1º de Maio: CGTP na rua, UGT em conferência

A CGTP vai assinalar o Dia do Trabalhador deste ano com concentrações, desfiles e manifestações. Já a UGT vai comemorar com uma conferência sobre os desafios da negociação coletiva.
Enfermeiros

Enfermeiros criticam hospital de Évora

O Hospital do Espírito Santo deu seguimento à decisão tomada em 2018 para o descongelamento das carreiras dos trabalhadores da administração pública. Contudo, não contabilizou o ano de 2004.
TAP

TAP. Sitava exige conhecer mais critérios 

O Sindicato reiterou que considera "criminoso" o que está a acontecer na TAP, que, no âmbito do processo de reestruturação de que está a ser alvo, está a reduzir o número de postos de trabalho.
Sindicato dos Pilotos

SPAC. Pilotos rejeitam destituição da direção

Os autores da moção que foi chumbada defendiam que os "direitos e interesses profissionais, sociais e morais" dos associados do sindicato não estavam a ser protegidos.
Sindicato dos Jornalistas

Sindicato critica "total ausência de medidas"

O Sindicato dos Jornalistas considera que o Plano de Recuperação e Resiliência não tem em consideração o setor e já enviou propostas, que “espera ver acrescentadas ao plano inicial”.
TAP

Pilotos votam destituição da direção de sindicato

Num requerimento, endereçado ao presidente da mesa da assembleia-geral, "os signatários concluem que os princípios fundamentais do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) não estão garantidos".
Saúde

Técnicos de emergência convocam manifestação

O sindicato reivindica a revisão da carreira especial de técnico de emergência médica pré-hospitalar, o melhoramento do equipamento de ambulâncias e a formação de técnicos de emergência, entre outros.
Segurança

Sindicato alerta para esquadras em más condições

Associação Sindical dos Profissionais da Polícia alertou para esquadras "velhas e degradadas". Ainda continuam a existir um conjunto de estabelecimentos "com condições muito deficientes".
Despedimentos

Sindicato dos Jornalistas pede reunião com Cofina

"O Sindicato manifesta solidariedade com os trabalhadores, estando já a prestar apoio jurídico aos associados", comunicou recordando que há apenas 4 anos o grupo fez um despedimento de 65 pessoas.
Pobreza

Pobreza. CGTP culpa política de baixos salários

O estudo diz que um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha. A CGTP culpa bloqueio da contratação coletiva e a política de baixos salários.
Fact Check

Nenhum sindicato foi às ruas nos últimos meses?

Cultura, SEF, educação, função pública, administração local, médicos e enfermeiros foram alguns sectores que protestaram na rua nos últimos meses, sob a batuta das respectivas organizações sindicais.
TAP

Sindicato diz que TAP está a ser alvo de "purga"

O sindicato dos trabalhadores da aviação acusa a administração e o Governo de quererem reduzir a companhia a uma "TAP pequenina que não incomode e dê mais espaço aos grandes grupos internacionais".
Justiça

Oficiais de Justiça em greve

O Sindicato exige o cumprimento da lei do Orçamento do Estado de 2020, considerando que esta não está a ser cumprida pelo Ministério da Justiça, e luta contra o "regime de trabalho forçado".
Sindicatos

Inspetores recusam extinção sem aprovação da AR

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) considera que, com esta decisão, está comprometida a liberdade de circulação de e para Portugal.
Coronavírus

CGTP marca protesto para 8 de maio

A Cimeira Social, marcada para 7 e 8 de maio no Porto, é considerada pelo Governo português "o coração" e "momento alto" da presidência portuguesa do Conselho da UE.
Função Pública

Governo e sindicatos discutem sistema de avaliação

Três estruturas sindicais que representam funcionários públicos reúnem-se esta sexta-feira com o Governo para discutir a revisão do sistema de avaliação e sua substituição por outro mais justo.
Saúde

Sindicatos manifestam-se em defesa do SNS

Vários sindicatos do setor da saúde uniram-se para uma manifestação, onde exigiram a contratação de mais profissionais para o SNS, a regularização dos vínculos precários e a valorização das carreiras.
Groundforce

Sindicatos exortam Groundforce a garantir liquidez

Sindicatos admitem que os trabalhadores não devem "encarar a ausência de informação com o facto de nada estar a acontecer", até por se tratarem de matérias sensíveis "envolvendo sigilo bancário".
Sindicatos

Frente Comum marca ação nacional de luta para maio

Ações de luta são para exigir aumentos salariais para a função pública, a valorização das carreiras e a revogação do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração (SIADAP).
Noticiário

10h. Há desfile do 25 de Abril. UGT e APRE não vão

Dizem que tendo em conta a situação pandémica, não é ainda o tempo de voltar às manifestações de rua. Vasco Lourenço anunciou que Associação 25 de Abril está em conversações com DGS, PSP e câmara.
Médicos

SIM critica imposição retroativa de objetivos

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) critica que os objetivos a cumprir pelos clínicos nas Unidades de Saúde Familiar em 2021 e em 2020 tenham sido definidos com mais de um ano de atraso.
Viana do Castelo

Sapadores de Viana do Castelo: comandante acusado

Trabalhadores dizem-se vítimas do "autoritarismo e abuso de poder" do comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, António Cruz, e afirmam que a situação atingiu proporções insustentáveis.
CGTP

CGTP salienta importância de reforço de apoios

A CGTP salientou a importância da promulgação dos diplomas que vão reforçar os apoios sociais e diz que não há justificação para o Governo os enviar para o Tribunal Constitucional.
UGT

UGT: teletrabalho obrigatório deve ser ponderado

A UGT defende que a decisão do Governo de prolongar o teletrabalho obrigatório "merece ponderação e moderação". As matérias laborais devem ser discutidas previamente em sede de concertação social.
UGT

Governo não deve enviar reforço de apoios para TC

O secretário-geral da UGT disse que o Governo "não faz bem" se decidir enviar ao Tribunal Constitucional para fiscalização os diplomas aprovados pelo parlamento que reforçam os apoios sociais.
Coronavírus

Moratórias. Parceiros sociais pedem prolongamento

O período para particulares e empresas aderirem ao regime das moratórias bancárias - que permitem o adiamento temporário do pagamento das prestações - termina no final do corrente mês de março.
Saúde

Sindicato alerta para dispensa de enfermeiros

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal denunciou que há 15 enfermeiros que vão ser dispensados do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira em abril, apesar de serem necessários.
UGT

UGT quer alargamento de moratórias 

A UGT defende que os trabalhadores também devem beneficiar do alargamento dos prazos das moratórias por estarem a passar momentos difíceis devido à Covid-19.
Empresas Públicas

TAP: eficiência e meritocracia para quem fica

176
Esta crise é a oportunidade para abandonarmos modelos antigos, que promoveram amadorismos e clientelismos à boa maneira da pior administração pública.
Despedimentos

Sindicato repudia despedimento na TSF/Madeira

"Como é que se pode manter uma rádio de informação, sem jornalistas no seu quadro de pessoal", questiona a Direção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas.
Ministério Público

SMMP. Procurador Adão Carvalho é o novo presidente

O procurador Adão Carvalho foi eleito presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), para os próximos três anos, encabeçando uma lista que obteve 343 votos, de 368 eleitores
Carris

Sindicato pede prioridade para trabalhadores

Para a Fectrans faz "faz todo o sentido" os trabalhadores da Carris serem inseridos nas listas prioritárias de vacinação por estarem sujeitos à possibilidade de contágio enquanto prestam um serviço.
Sindicatos

Vacina. Oficiais de justiça queixam-se à Provedora

O Sindicato dos Funcionários Judiciais salienta que os funcionários de justiça são aqueles que "primeiramente se mostram em contacto com o cidadão, por estarem na linha da frente".
Justiça

Sindicato admite recorrer ao Tribunal Europeu

O Sindicato dos Jornalistas não concorda com arquivamento da averiguação do Ministério Público às procuradoras que mandaram vigiar jornalistas no caso e-toupeira e admite recorrer ao Tribunal Europeu.
Magistrados

Lista única dos magistrados exige transparência

Adão Carvalho alerta para uma "grave crise de falta de magistrados", "um volume de trabalho manifestamente incomportável", ataques à sua autonomia e quer condições para que possam ter vida familiar.
Coronavírus

Sindicato: enfermeiros estão exaustos da retórica

Mais de 30 enfermeiros "cansados" da "retórica política" organizaram uma vigília em frente ao Hospital de Santa Maria, reivindicando uma carreira para todos estes profissionais de saúde.
Uber

Sindicato Motoristas TVDE quer tarifas mínimas

António Fernandes, porta-voz do sindicato, frisou que a precariedade "não interessa a ninguém". Pandemia trouxe redução de clientes e de tarifas, fazendo com que os motoristas trabalhem horas a mais.
Sindicatos

Sindicalistas exigem aumentos salariais ao Governo

A estrutura sindical exige o aumento de 90 euros para todos os trabalhadores e um salário mínimo de 850 euros "no curto prazo", bem como a correção da tabela remuneratória única.
Vacinas

SIM acusa Governo de propaganda sobre vacinação

233
Jorge Roque da Cunha diz que só cerca de 75 a 80 % dos médicos, 20% dos elementos da PSP e GNR e cerca de 25% dos bombeiros estão vacinados.
Coronavírus

UGT quer apoios para trabalhadores

A UGT considerou positivo o alargamento das medidas de apoio às empresas, para salvaguardar os postos de trabalho, mas "não há uma palavra para os trabalhadores", queixa-se.
Coronavírus

Enfermeiros subscrevem o plano de desconfinamento

O presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal manifestou concordância com o plano e sublinha a importância de um desconfinamento cauteloso e sustentado nas evidências científicas.
Coronavírus

Sindicato dos Médicos acusa Governo de propaganda

O Sindicato Independente dos Médicos considera que a definição de um incentivo excecional para a recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários é uma "ação de propaganda".
Concertação Social

Como sindicatos e patrões querem desconfinar país /premium

O Governo dá a conhecer, esta quarta-feira, o plano de desconfinamento aos parceiros sociais, que querem prioridade para escolas e cabeleireiros. Critério deve ser parecido ao de maio, pede comércio.
Médicos

Sindicato fala em pressão de decreto de emergência

Em causa está o "crime de desobediência" previsto nos decretos presidenciais para os casos de violação do estado de emergência. O sindicato alertou para a falta de "instrumentos essenciais".
Jornalismo

Sindicato exige auditorias salariais nos media

"O Sindicato dos Jornalistas apoia a campanha #PayMeEqual" da Federação Internacional de Jornalistas que exige auditorias salariais e o combate à desigualdade de género nos media.
TAP

Sindicato critica "comportamento arrogante" da TAP

O sindicato responsabiliza a empresa em caso de fracasso do programa de medidas voluntárias, sustentando que "não ouviu os sindicatos e ignorou as legítimas expectativas dos trabalhadores".
Coronavírus

Governo: corte de subsídios de Natal é ilegal

Ministério do Trabalho diz que cortes feitos por empresas nos subsídios de Natal de funcionários que faltaram ao trabalho no primeiro confinamento, para dar assistência aos filhos, não é legal.
CGTP

CGTP inicia Semana da Igualdade com iniciativas

Semana da Igualdade decorre até sexta-feira com mais de 900 iniciativas em todo o país e serão feitos 70.000 contactos diretos com trabalhadoras, para além de concentrações, plenários e greves.
Sindicatos

1.800 enfermeiros poderão ser despedidos

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denunciam possíveis despedimentos dos enfermeiros que tenham assinado contrato entre maio e dezembro de 2020, tanto no público como no privado.
Direitos das Mulheres

Mulheres trabalham mais que os homens 

624
De acordo com a CGTP, 78% das mulheres fazem pelo menos uma hora de trabalho doméstico por dia, contra 19% dos homens. Estudo conclui que existe uma grande distância na partilha de responsabilidades.
Formação

UGT pede reforço dos cheques-formação nas empresas

A central sindical liderada por Carlos Silva quer que os cheques-formação, que podem ser pagos diretamente aos trabalhadores, sejam "uma realidade" e reforçados no Plano de Recuperação e Resiliência.
Sindicatos

Motoristas TVDE trabalham quase 17 horas

Fernando Fidalgo, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal alertou para o excesso de trabalho dos motoristas TVDE que lutam para subsistir.
CGTP

CGTP: Portugal não pode ficar sujeito a restrições

"O Governo tem que decidir o que é necessário para o desenvolvimento do país, não pode ficar submetido a estas restrições que nos são impostas", pela Comissão Europeia afirma Isabel Camarinha.
Novo Banco

Trabalhador avança para tribunal contra Novo Banco

A mulher do dirigente sindical foi despedida em 2019 e agora foi a vez de Nuno Matos. O sindicato fala em perseguição e o dirigente relaciona o seu despedimento com propostas que fez à administração.
Enfermeiros

Enfermeiros exigem fim da PPP do Hospital Loures 

Está previsto que hospital Beatriz Ângelo passe para o Governo em 2022 mas a intenção é fazer uma nova gestão privada. Para os enfermeiros, isso "não favorece nem enfermeiros nem população".
CGTP

CGTP volta à rua com greves e concentrações

A valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos são os motivos que levam a CGTP a voltar à rua. Estão marcadas concentrações em 15 distritos.
CGTP

"É urgente outro rumo para o país" diz CGTP

São necessárias medidas urgentes de apoio aos trabalhadores e famílias, e um outro rumo para o país, onde a valorização do trabalho e dos trabalhadores seja um dos eixos centrais, afirma a CGTP.
CGTP

Mais de 136 mil precários perderam o emprego  

Mais de 136 mil trabalhadores com vínculos precários perderam em 2020 o emprego, onde mais de metade são mulheres. Medidas do Governo não foram suficientes, acusa CGTP.
TAP

Ramiro Sequeira e Miguel Frasquilho no parlamento 

Os dois responsáveis irão prestar esclarecimentos a uma Comissão Parlamentar sobre o plano de reestruturação da TAP. Sindicatos adiaram ratificação dos acordos.
Educação

FNE quer regresso às aulas com medidas reforçadas

A Federação Nacional da Educação (FNE) argumenta que o regresso às aulas presenciais é desejável, mas a decisão de reabrir as escolas deve depender do parecer das autoridades científicas. 
Transportes

Sindicatos satisfeitos com promessa de legislação

O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas emitiram um comunicado conjunto que congratula a posição assumida pelo Governo.
TAP

TAP. Sindicato dos pilotos adia votação

A assembleia-geral prevista para este sábado onde se iria votar o acordo de emergência na TAP foi adiada para dia 26 deste mês, devido a "algumas fragilidades técnico informáticas".
União Europeia

Costa e CES preparam cimeira em maio no Porto

António Costa e o presidente da CES, Luca Visentini, reuniram-se para preparar uma cimeira no Porto, que irá servir para desenvolver o pilar social da União Europeia.
Frente Comum

Frente Comum. Ação de luta nacional a 17 de março 

A jornada nacional de luta, marcada para 17 de março, será à partida em Lisboa e terá "expressão de rua". A jornada é uma resposta à "ausência de respostas do Governo".
Coronavírus

CGTP exige pagamento dos custos com o teletrabalho

A central sindical vincou que os direitos laborais não foram suspensos para os trabalhadores em teletrabalho e que por essa razão todos os acréscimos na despesa devem ser pagos pelos patrões.
Coronavírus

CGTP pede coragem para valorizar trabalho 

Isabel Camarinha, a secretária-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses pede coragem para investir na valorização do trabalho, garantindo o emprego.
Sindicatos

Uso de bodycam pela PSP é "medida acertada"

167
O ministro da Administração Interna anunciou que vai estar prevista na proposta da nova lei de videovigilância a possibilidade de os polícias usarem bodycams, pequenas câmaras de vídeo nos uniformes.
CGTP

CGTP: novas medias de apoio são "um avanço" 

A CGTP considera "um avanço" o alargamento das medidas de apoio ao pais que tenham de deixar o teletrabalho para cuidar dos filhos: "Corresponde a uma reivindicação nossa já do ano passado."
UGT

UGT. Alargar opção de apoio à família ao 2º ciclo

O secretário-geral da UGT exigiu que o Governo alargue aos pais com filhos até ao 2.º ciclo a possibilidade de optarem entre teletrabalho e o apoio à família.
PCP

PCP apela a que comunistas saiam à rua no dia 25

2699
Jerónimo de Sousa apela a que os comunistas saiam à rua e se juntem à ação nacional da CGTP de dia 25 de fevereiro, numa luta em que é necessário "um empenhamento prioritário na mobilização".
Sindicato dos Jornalistas

SJ pede esclarecimentos ao Governo sobre a Lusa 

O Sindicato dos Jornalistas pediu "esclarecimentos urgentes" sobre a situação financeira da Lusa, considerando "inaceitável" que a Lusa "esteja a laborar sem contrato-programa" com o estado.
Concertação Social

Teletrabalho. Governo não resolveu conciliação

Secretária-geral da CGTP critica que o Governo ainda não tenha dado resposta aos pais em teletrabalho e a cuidar de filhos pequenos. "Os trabalhadores estão a passar grandes necessidades", diz.
Trabalhadores

Sindicato exige apoio à família de call-centers 

129
O apoio à família não se aplica aos pais em teletrabalho, mas o Sindicato dos Trabalhadores de Call-Center exige a alteração da lei. Denuncia ainda casos de desrespeito pelo horário de trabalho.
Saúde

80% das trabalhadoras expostas a risco de saúde

Mais de 80% das trabalhadoras estão expostas, no local de trabalho, a fatores que podem afetar a saúde, de acordo com a CGTP, e 7,8% do total tinham algum problema causado pelo trabalho.
TAP

O que significa o acordo na TAP e próximos passos  /premium

Há um mês poucos acreditavam que fosse possível negociar estas "medidas muito duras" com os sindicatos da TAP. Dez pontos que explicam os acordos, como lá se chegou e o que ainda é preciso fazer.
Coronavírus

Covid-19. UGT exige apoio aos pais pago a 100%

A UGT exige que o apoio excecional às família por causa do encerramento das escolas seja pago a 100% e que passe a abranger filhos maiores de 12 anos e trabalhadores em teletrabalho.
TAP

Tripulantes contestam acordo de emergência da TAP

315
Sindicato acusa a TAP de querer "reduzir de forma brutal o rendimento dos tripulantes e as suas condições de trabalho", apelidando a proposta de "copy-paste" de outra proposta que já tinha sido feita.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Sindicatos do SEF contra extinção do organismo

301
"A extinção do SEF é o pior que o Governo pode fazer", considera o presidente de um dos sindicatos — que diz que "se não fosse sinistra" a intenção de acabar com o órgão "era anedótica".
Groundforce

Groundforce perto de ter aval do Banco de Fomento

324
A empresa de handling está a perto de obter um aval do Estado, através do Banco de Fomento, para um empréstimo de até 35 milhões de euros. Situação da empresa é preocupante.
TAP

TAP. Cláusula só limita greve nos temas do acordo  /premium

Sindicatos confirmam propostas da TAP com cláusula de "paz social" que limita recurso a greve. Governo esclarece que greve só é condicionada nas matérias que constarem do acordo se a empresa cumprir.
CGTP

CGTP exige que novo mandato defenda a constituição

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses exige que os próximos cinco anos de Marcelo Rebelo de Sousa sejam de defesa e cumprimento da Constituição da República Portuguesa.
INEM

Faltam monitores de sinais vitais nas ambulâncias 

Monitores foram retirados há três anos por não oferecerem garantias de qualidade e segurança. De acordo com o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, o equipamento ainda não foi reposto.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Sindicato do SEF mantém hipótese de greve

Sindicato saiu da reunião "com uma sensação de revolta" e acusa o Governo de mentir e de pôr em causa a segurança da União Europeia. As alterações propostas pelo surgiram após a morte de Ihor Homeniuk
A página está a demorar muito tempo.