482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Salário Mínimo Nacional

Produtividade

Subida do salário mínimo – um choque virtuoso?

Ficar como estamos, eternamente à espera de que a produtividade suba, deixando sair do país os mais qualificados e/ou não conseguindo atrair outros de fora, é que duvido que resolva alguma coisa.
Salário Mínimo Nacional

Salários mínimos na UE. Ministra saúda acordo

A ministra do Trabalho saudou acordo em torno de uma lei sobre salários mínimos adequados na União Europeia, considerando "histórico" o processo que contou com "grande empenho" de Portugal.
E o vencedor é...

Portugal, o país das instituições de papel

Mecanismo anticorrupção entrou em vigor mas autoridade fiscalizadora não existe. Faltam pessoas no Banco de Fomento e psicólogos no SNS. O espelho da "degradação e incompetência" que há no nosso país.
Boa moeda, má moeda

Salário mínimo fez quase metade dos aumentos 

O salário mínimo foi responsável por 40% do aumento das remunerações médias entre 2006 e 2019.
Rádio Observador

Aumentos de 20% em 4 anos? Ligue 910024185 

António Costa diz que Portugal deve fazer um um esforço coletivo para aumentar os salários em 20% nos próximos 4 anos. Como? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10.
Salário Mínimo Nacional

As Jóias da Coroa

O pobre é o melhor trabalhador, mas o menos reconhecido. É enganado por sindicatos e explorado por patrões. No final, é considerado substituível por gestores que se acham insubstituíveis.
PCP

PCP quer SMN de 800 euros já em julho

O PCP exigiu o aumento extraordinário do salário mínimo para 800 euros já em julho e de todas as pensões no mínimo em 20 euros para contrariar o "empobrecimento acelerado" da população.
Noticiário

20h. Acolhimento de refugiados segue para CNPD

Primeiro-ministro volta a sublinhar que Câmara de Setúbal não pediu ao Governo qualquer esclarecimento sobre associação pró-russa. E, CGTP quer atualização do salário mínimo para 800 euros em julho
Noticiário

19h. CGTP exige 800 euros de salário mínimo 

No discurso do 1.º de Maio, Isabel Camarinha defende que a prioridade deve passar pela subida de rendimentos, face à escalada da inflação. Ainda neste jornal, a UGT pede um aumento do salário médio.
PCP

PCP critica silência de partidos sobre salários

"Cada um faz as escolhas que entende", afirmou Jerónimo de Sousa, em jeito de crítica aos restantes partidos por ainda não se terem pronunciado sobre o aumento do salário mínimo.
Economia

Salário mínimo subiu 19,4% entre 2017 e 2021

O nível de preços, em 2020, no caso de Portugal só não foi superior ao da Espanha nos agregados (da contabilidade nacional) em "Acessórios para o lar", "Comunicações" e "Restaurantes e hotéis".
Salário Mínimo Nacional

705 euros um custo ou um investimento: as IPSSs

As subidas do salário mínimo não são acompanhadas por acordos de cooperação realistas face ao aumento das despesas das IPSSs asfixiando respostas sociais e levando à diminuição da qualidade do serviço
Madeira

Aprovado aumento do salário mínimo na Madeira

Os 723 euros representam um acréscimo de 41 euros em relação ao salário mínimo em 2021 na Madeira. O aumento foi aprovado com os votos de PSD, CDS-PP, PS e JPP.
Caixa Geral de Depósitos

CGD "manipuladora" quando fala de salário mínimo

Para o Mais Sindicato, quando a CGD divulga que o salário mínimo dos trabalhadores é 1.359 euros está a "desvirtuar completamente a realidade" e a "causar confusão".
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo. Patrões rejeitam quantificar meta 

António Saraiva defende que uma coisa é o objetivo ambicioso de lá chegar, outra é quantificar "sem ter em conta problemas que possam surgir", discordando assim da meta para subida do salário mínimo.
Impostos

Ganhar mais e receber menos que o salário mínimo

Mais de 200 mil agregados podem ter um rendimento líquido inferior a quem ganha menos. É uma distorção do IRS que o aumento do salário mínimo agravou. Governo PS estudou uma solução.
Salário Mínimo Nacional

UE. 13 países com salário mínimo abaixo de 1000€

Na União Europeia há 13 países com salário mínimo abaixo de mil euros. Portugal é um deles. Face ao Luxemburgo, o salário mínimo em Portugal é quase três vezes inferior.
Salário Mínimo Nacional

Virar a página dos baixos salários

Entre 2015 e 2019 vimos o nosso salário médio subir apenas 4,2%, em contraste com todos os países do antigo Bloco de Leste que registaram crescimentos de dois dígitos.
Salário Mínimo Nacional

A esquerda quer nivelar por baixo

Enquanto o cavalo de batalha da esquerda for apenas o salário mínimo, sem uma estratégia de crescimento económico, teremos um país cada vez mais empobrecido e carente do estado.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Até onde vão as propostas do salário mínimo?

Em tempo de campanha eleitoral o salário mínimo sobe, pelo menos nas propostas. É fácil fazer propostas, difícil é arranjar capacidade para pagar.
Salários

Salários baixos?

Não é estar contra aumentos de salários ou diminuição da precariedade, é salientar que a causa dos salários baixos não está aí. Está nas taxas e impostos que as empresas devem suportar para sobreviver
Salário Mínimo Nacional

O mito do salário mínimo nacional

O aumento do salário mínimo nacional, mais do que uma esmola, será um presente envenenado que irá ser derretido nos primeiros dias do mês com o brutal aumento do custo de vida.
Fact Check

Fact Check à campanha para as legislativas

Entre debates a dois, debates alargados e afirmações na rua, o Observador segue a corrida até às eleições de dia 30. E faz a verificação dos factos das alegações dos protagonistas políticos.
Fact Check

Subida do salário mínimo é a maior de sempre? 

António Costa lembrou a Jerónimo de Sousa que a subida de 40 euros no salário mínimo para os 705 euros é a maior desde que foi criado, em 1974, uma afirmação que corresponde à verdade.
Fact Check

Rendimento das famílias subiu 25% em quatro anos?

António Costa, no debate com Rui Tavares, do Livre, realçou a subida do salário mínimo nacional, mas foi mais longe dizendo que em quatro anos o rendimento das famílias aumentou 25%.
Salário Mínimo Nacional

Subida do salário mínimo impulsiona ordenados

António Costa, primeiro-ministro, escolheu a subida do salário mínimo para falar este domingo no Twitter. Dizendo que a subida para 705 euros em 2022 impulsiona os restantes ordenados.
Salário Mínimo Nacional

Misericórdias preocupadas com salário mínimo

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) disse hoje à Lusa que o setor está preocupado com o impacto que terá o aumento do salário mínimo na tesouraria das instituições.
Salário Mínimo Nacional

IPSS. 200 mil trabalhadores com salário mínimo

Cerca de 200 trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) protestaram no Porto no âmbito da greve nacional de 24 horas contra os baixos salários.
Salário Mínimo Nacional

Mais 570 mil famílias isentas de IRS em 2022

Subida do salário mínimo para 705 euros e a atualização do mínimo de existência vai fazer com que em 2022 fiquem isentas de IRS mais 570 mil agregados familiares, segundo o Ministério das Finanças.
UGT

UGT defende salário mínimo europeu

A UGT saudou a decisão do Conselho Europeu de Ministros do Trabalho e Segurança Social (EPSCO) que decidiu iniciar negociações com o Parlamento Europeu, que deliberou no mesmo sentido.
Salário Mínimo Nacional

PR: Conjuntura pós-pandemia explica salário mínimo

A propósito do aumento do SMN para 705 euros a partir de 1 de janeiro de 2022, o PR referiu que "alguns ambicionariam que se fosse mais longe outros pensavam que não se devia ir tão longe."
Salário Mínimo Nacional

Presidente dá luz-verde a novo salário mínimo

O salário mínimo vai aumentar para 705 euros a 1 de janeiro de 2022. E os funcionários públicos terão atualizações salariais de 0,9%. Presidente promulgou as duas medidas.
Catarina Martins

BE defende aumento de "todos os salários"

Catarina Martins afirmou que o salário mínimo "não previne que uma pessoa que trabalha a tempo inteiro não seja pobre", e pediu um aumento generalizado dos salários.
Resposta Pronta

SMN. "Aumento vai diluir-se em preços mais caros"

O economista João Cerejeira alerta que o aumento do Salário Mínimo Nacional pode "diluir-se na sociedade" através de "preços mais caros", mas que não deve gerar onda de desemprego.
Emprego

Salário mínimo nos 705 euros

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo para 705 euros. Aprovou a atualização salarial da função pública. Será assinada a portaria para subir pensões sem extras.
Salário Mínimo Nacional

Fazer de conta

A ideia com que naturalmente se fica, considerando os apoios às empresas prometidos pelo Governo, é que não estamos num quadro em que o aumento do salário mínimo não produzisse maior desemprego.
Salário Mínimo Nacional

O salário mínimo e a ilusão de justiça

O aumento do salário mínimo está a criar incentivos perversos e injustiças que não se vêem. O combate à desigualdade e aos salários baixos não se faz assim.
Salário Mínimo Nacional

Empresas compensadas pela subida do salário mínimo

Apoio deste ano será replicado no próximo para as empresas que pagam o novo salário mínimo (705 euros). Introduzido "mecanismo de discriminação positiva" para as que subiram salário acima do mínimo.
Concertação Social

Concertação Social discute salários e apoios

A reunião da Concertação Social desta sexta-feira terá como temas o aumento do salários mínimo para 705 euros e os apoios às empresas para poderem suportar esta subida.
Concertação Social

Governo e parceiros discutem salário mínimo dia 26

O aumento do salário mínimo nacional dos atuais 665 euros para 705 euros em 2022 foi proposto na terça-feira pelo Governo na CPCS e desagradou às centrais sindicais e às confederações patronais.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.