A final da Liga dos Campeões de futebol, em Lisboa, entre Real Madrid e Atlético de Madrid, vai ser acompanhada por 550 jornalistas da imprensa escrita e 200 repórteres fotográficos, segundo os números revelados pela UEFA.

O jogo da Luz, a realizar pelas 19:45 de 24 de maio, deverá ser visto por cerca de 380 milhões de espetadores em 200 países e a sua transmissão envolverá 1.500 profissionais de todas as estações licenciadas pela UEFA.

A tribuna de imprensa contará com 350 lugares sentados, 130 postos para os comentadores das televisões e relatadores das rádios e 220 posições para profissionais ligados às televisões e a outras plataformas dos media.

A organização da final da Liga dos Campeões, que envolve 260 elementos do “staff” e 500 voluntários, proporciona aos repórteres fotográficos 160 lugares ao nível da relva e 10 na tribuna.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A transmissão da final envolve, como meios técnicos, 33 câmaras com transmissão ao vivo e inclui “spidercam”, que permite movimentos telecomandados verticais e horizontais, bem como câmaras montadas em meios aéreos.

A final espanhola dos portugueses Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe, pelo Real Madrid, e Tiago, pelo Atlético de Madrid, deverá ter casa cheia no Estádio da Luz, que apresenta como lotação máxima para este jogo 61 mil lugares.

As equipas do Real e do Atlético receberam 17 mil ingressos cada, num total de 34 mil, tendo sido os restantes destinados a público em geral, patrocinadores, parceiros e convidados.

O Real Madrid, no aspeto administrativo, foi designado pela UEFA como equipa da casa, pelo que irá ocupar o vestiário do Benfica, enquanto o Atlético de Madrid utilizará o do visitante.

O banco de suplentes do Real Madrid será a sul do túnel de acesso aos balneários, lado em que se encontrarão os seus adeptos, e o do Atlético de Madrid será o do lado norte, onde ficarão os seus apoiantes.

Integrado no programa da final da Liga dos Campeões, decorrerá em Lisboa, de 22 a 25 de maio, o festival anual da UEFA, com um conjunto de várias iniciativas musicais e culturais a desenvolver na Praça do Comércio.