A comissão de inquérito à compra dos submarinos  decidiu esta quarta-feira, na sua quarta reunião, aguardar pela documentação pedida a diversas entidades para requerer as audições pretendidas pelos diversos partidos.

O presidente da comissão, o deputado do CDS Telmo Correia, sugeriu uma reunião informal no final da semana com os diversos deputados-coordenadores para um “ponto da situação”, uma vez que a maior parte da informação foi pedida ao Ministério da Defesa Nacional e ainda não houve resposta.

A criação desta comissão foi aprovada em 21 de março, com o voto favorável de todas as bancadas e a abstenção da deputada do PS Isabel Moreira.

O âmbito do inquérito, inicialmente apresentado pelo PS, era a compra de submarinos e viaturas blindadas PANDUR durante o Governo de coligação liderado por Durão Barroso e no qual Paulo Portas era ministro da Defesa.

O texto sofreu depois modificações por proposta da maioria PSD/CDS-PP para abranger todos os contratos desde há cerca de 15 anos: P3 Orion, helicópteros EH101, Torpedos, C295, aviões F-16, submarinos e PANDUR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR