A Pousada do Porto Freixo Palace Hotel entrou na prestigiada rede The Leading Hotels of The World, que apenas admite hotéis depois de uma criteriosa análise. A pousada passa, assim, a figurar entre outras 430 unidades exclusivas em todo o mundo. Em Portugal, fazem parte desta rede, por exemplo, o Vidago Palace, Pousada de Cascais – Cidadela Historic Hotel & Art District e o Bairro Alto Hotel. Os hotéis da rede estão espalhados pelo mundo fora, de África à América do Sul, passando ainda pelo médio oriente.

O Freixo Palace Hotel, instalado sobre o rio Douro, foi inaugurado em outubro de 2009 e é a primeira, e até agora única, Pousada de Portugal na Invicta. Mas a história do edifício começa muitos anos antes: o palácio foi construído em 1742, um projeto da autoria do conhecido arquiteto Nicolau Nasoni, autor da Torre dos Clérigos. “Mais tarde, o edifício e os jardins foram vendidos à Companhia Harmonia que aí instalou uma fábrica de moagem, ampliada entre as décadas de 1950 e 1960”, pode ler-se na página oficial da unidade.

INTERIOR FREIXO

D.R.

Classificado como monumento nacional em 1910, o edifício foi transformado há cinco anos na pousada que nasceu assim de uma junção curiosa: entre o palácio de estilo barroco, onde fica o restaurante, bar, salas de estar e salas de reuniões, e a antiga fábrica de moagem, que agora acolhe os 87 quartos existentes. Ainda hoje, as fachadas de ambos os edifícios permanecem preservadas, suscitando a ideia de uma viagem no tempo. No exterior, os 4 mil metros quadrados de jardins, com piscina e um deck privado com vista sobre o rio, captam as atenções.

Para a Condé Nast Traveller, este é um dos hotéis acessíveis e chiques da Europa e, já em 2012, a pousada tinha sido eleita pela revista Taschen, do New York Times, como um dos locais de passagem obrigatória no continente europeu.

restaurante freixo

D.R.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR