Pelo menos 20 mulheres terão sido raptadas na Nigéria pelo grupo islamita Boko Haram, que recentemente raptou 200 raparigas, noticia hoje a BBC, citando testemunhas.

As mulheres foram colocadas dentro de carrinhas com armas apontadas e levadas para local incerto no estado de Borno, disseram as mesmas fontes.

O exército nigeriano ainda não comentou o incidente, que ocorreu na quinta-feira no acampamento nómada de Garkin Fulani.

As forças armadas nigerianas enfrentam duras críticas por não conseguirem pôr cobro aos ataques de militantes no nordeste do país.

Apesar de decretado o estado de emergência na região, os habitantes dizem que o exército está inativo ou mesmo ausente, permitindo que os militantes do Boko Haram continuem os seus ataques.

O grupo tem levado a cabo uma rebelião cada vez mais sangrenta desde 2009, numa tentativa de criar um estado islâmico na Nigéria.

Milhares de pessoas já morreram nos seus ataques e na subsequente resposta das autoridades.

O último incidente ocorreu perto do local onde 200 raparigas foram raptadas da aldeia remota de Chibok, perto da fronteira com os Camarões, a 14 de abril.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR