O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) decidiram esta quarta-feira desconvocar a greve ao trabalho extraordinário entre 13 e 22 de junho e à limpeza urbana de dia 14, mas mantêm a paralisação agendada para esta noite. As greves do Regimento de Sapadores Bombeiros também foram suspensas.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o STML chegaram a acordo sobre várias questões, entre as quais se destaca um novo concurso para entrada de 150 cantoneiros. Na reunião com o STML, realizada na tarde de terça-feira, o executivo municipal “propôs a implementação de um conjunto de medidas que traduzem um forte investimento nos trabalhadores e nos serviços municipais”, lê-se num comunicado publicado na página oficial da autarquia. Assim, a direção do STML esteve reunida para debater estas propostas, tendo decidido manter apenas a greve de dia 12 de junho, que se estende a todos os funcionários do município de Lisboa e das juntas de freguesia, à exceção dos sapadores bombeiros.

A greve dos trabalhadores do município de Lisboa e das juntas acontece entre as 22h de quarta-feira e as 20h de quinta-feira, afetando os turnos que começam às 22h, 05h30 e 12h30, no caso dos condutores dos carros de limpeza, e das 23h, 06h30 e 13h dos cantoneiros. Na tradicional noite de Santo António, de 12 para 13 de junho, em que são esperadas milhares de pessoas nas ruas lisboetas, já se realizará a recolha do lixo.

“Consideramos que são avanços importantes. No entanto, como há uma série de questões que vão ser negociadas e discutidas mais à frente, mantemos o dia 12 [de junho] como greve para toda a câmara, à exceção do RSB”, explicou Vítor Reis, dirigente do STML, afirmando que “os trabalhadores ficaram apreensivos” quanto a estas propostas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Das medidas apresentadas na terça-feira à noite, e que geraram consenso entre o STML e a CML, destaca-se “a abertura imediata de concurso para recrutamento e seleção de 150 cantoneiros de limpeza na modalidade de contrato de trabalho para o mapa de pessoal do município de Lisboa”, de acordo com o comunicado emitido pela câmara. Segundo a mesma nota, em cima da mesa esteve também “a admissão imediata de 150 cantoneiros de limpeza, 125 em regime de contrato de prestação de serviços e 25 em regime de contrato de emprego e inserção”.

Estas propostas vêm responder a uma das reivindicações do STML, que se centra na falta de pessoal e que tem vindo a gerar um elevado número de horas de trabalho e más condições laborais.

De acordo com o comunicado da CML, as medidas apresentadas naquele encontro passaram também “pelo pagamento do respetivo suplemento, no trabalho extraordinário realizado por todos os trabalhadores em período noturno”.

Quanto ao RSB, a CML assegurou, naquele comunicado, que “vai abrir de imediato concurso para uma recruta de 50 bombeiros sapadores, tendo em vista igualmente a celebração de contrato de trabalho para o mapa de pessoal do município de Lisboa e ainda vai abrir concurso para adquirir equipamentos de fardamento, botas e proteção individual para os bombeiros, de forma a cobrir a totalidade do regimento”.

A CML e o STML voltam a reunir-se a 30 de junho para tentar chegar a acordo sobre as restantes questões levantadas pelos representantes dos funcionários.