José Maria Ricciardi quer dedicar-se em exclusivo ao Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) e renuncia a outros cargos no Grupo Espírito Santo (GES), disse numa nota escrita enviada às redações.

“Reconhecida que foi a minha idoneidade como gestor do Banco, e tendo prevalecido um projeto alternativo para o qual não fui chamado a intervir, não se justifica que continue a participar nos órgãos sociais das empresas do Grupo, mas impõe-se sim que me dedique em exclusivo ao programa de futuro traçado pelo BESI, que já mereceu a adesão de princípio do Banco de Portugal”, avançou.

O presidente do BESI acrescentou que foi convidado por alguns membros da família a assumir a liderança do setor financeiro do grupo, a 8 de Junho de 2014, mas perfilha o entendimento de que para fazer face aos desafios “é indispensável não só a coesão de todos os ramos familiares representados no Conselho Superior, como ainda a unanimidade do seu voto”.

José Maria Ricciardi adiantou que pode contribuir de forma mais incisiva para a estabilidade e valorização do grupo, concentrando-se no projecto de aumento de capital e consequente expansão do BESI e recordou que tem vindo a defender uma alteração do modelo de governação e da composição da gestão do grupo desde 2013.

“Há mais de um ano que venho pugnando no quadro do conselho superior do Grupo Espírito Santo pela modificação estrutural da governance, quer ao nível da colegialidade das decisões, quer em termos da sua composição. Este esforço tem-se pautado por iniciativas sistemáticas, algumas delas do conhecimento público, que infelizmente não produziram os resultados propostos em tempo útil”, referiu o banqueiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR