Ao todo, nos três aeroportos foram canceladas 27 partidas e 34 chegadas, sendo o aeroporto de Lisboa o mais afetado pela paralisação: foram canceladas 13 ligações de partida para outros destinos e mais 19 ligações de chegada aos terminais aeroportuários da capital.

No aeroporto do Porto, foram canceladas 12 partidas e 13 chegadas, ao passo que no aeroporto de Faro não se efetuaram duas partidas e duas chegadas, de acordo com a mesma fonte, que adiantou que os voos tinham como destino e origem sobretudo países europeus, maioritariamente França, Inglaterra e Irlanda.

As consequências da greve dos controladores de tráfego aéreo franceses, que se estendem a outros aeroportos europeus, levaram hoje a AEA-Associação das Companhias Aéreas Europeias a emitir um comunicado, no qual acusa estas paralisações de serem “inaceitáveis” e de estarem “mais uma vez” a prejudicar transportadoras e passageiros.

A AEA “condena fortemente esta ação setorial injustificada que afeta toda a indústria durante uma das semanas com maior tráfego de passageiros do ano”, acusa a associação, alertando para a greve de controladores aéreos belgas que deverá iniciar-se hoje à noite, juntando-se à paralisação convocada por um dos sindicatos do setor em França.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ANA-Aeroportos de Portugal aconselhou os passageiros que vão viajar hoje a informarem-se “junto das suas companhias ou agências de viagem sobre o estado do seu voo antes de se deslocarem para os aeroportos”.

Durante a tarde de hoje realizou-se também uma greve e uma concentração de trabalhadores de ‘handling’ no aeroporto de Lisboa, que poderá estar a contribuir para o agravamento da situação nos voos, admitiu hoje a TAP.

Já a paragem dos controladores aéreos franceses – convocada pelo sindicato Unsa-ICNA em protesto contra a falta de investimento na navegação aérea – está marcada até domingo.