Livius J. Kooy, secretário-geral da FEDECRAIL, disse à agência Lusa que o conselho realiza quatro reuniões por ano, sempre em localidades diferentes, tendo em conta que está presente em 27 países europeus, além de promover o que designou por “visitas amigáveis”.

A realização da 76.ª reunião da direção da FEDECRAIL no Entroncamento visa conhecer um pouco melhor o Museu Nacional Ferroviário (MNF), que é associado da federação, em particular o Comboio Presidencial, adiantou.

Na reunião vão participar o presidente, David Morgan (Reino Unido), os vice-presidentes Heimo Echensperger (Alemanha) e Jacques Daffis (França), Livius Kooy (Holanda) e os vogais Guido Rossi (Itália) e Sten Erson-Wester (Suécia), além de colaboradores como os britânicos John Fuller (responsável de projetos) e Peter Ovenston e o austríaco Josef Sabor (editor).

Fundada em 1994, a federação, constituída exclusivamente por voluntários, tem por objetivo promover a cooperação entre os seus membros e, sobretudo, assumir a representação dos seus interesses a um nível europeu, frisou Livius Kooy.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O número de países aderentes tem vindo a crescer, sendo atualmente 27, num total de cerca de 640 organizações, na sua maioria museus e organizações turísticas ligados ao caminho-de-ferro, nomeadamente museus nacionais como o do Entroncamento e os de York (Reino Unido) e Mulhouse (França).

Livius Kooy, destacando o estatuto recentemente conquistado pela federação de Organização Representativa junto da Agência Europeia de Caminhos-de-Ferro, o que obriga a que se pronuncie sobre qualquer proposta de lei neste setor antes do seu envio para a Comissão e para o Parlamento Europeu.

O secretário-geral da FEDECRAIL realçou ainda o papel da organização a nível nacional, referindo a intervenção junto dos parlamentos da Suécia, do Reino Unido, da Lituânia e da Bulgária, bem como no apoio local aos seus membros. “Frequentemente, o nosso apoio representa a diferença entre a existência ou o encerramento de uma linha férrea”, frisou.

A federação procura promover o restauro e a operacionalização do património ferroviário da Europa, bem como a cooperação entre museus ferroviários e associações congéneres.

Além destas reuniões da direção nos vários países, a federação organiza anualmente uma conferência internacional sobre temas de interesse para os operadores turísticos na área do caminho-de-ferro, produz um relatório anual e boletins informativos e realiza investigação na área do património ferroviário.

A reunião decorrerá durante o dia de sábado, na sede da Fundação Museu Nacional Ferroviária, sendo o almoço servido na Sala do Comboio Real e o jantar no Salão Restaurante do Comboio Presidencial, que estará para o efeito parqueado no complexo museológico ferroviário. À tarde realiza-se uma visita ao museu, acompanhada por técnicos.