O ministro da Educação e Ensino Superior garantiu esta sexta-feira que “as universidades não têm problemas de rutura financeira”, nem devido ao Tribunal Constitucional (TC) nem ao reforço de 30 milhões de euros que vai ser reposto na próxima semana.

“Posso garantir que as universidades, neste momento, não têm problemas de rutura financeira. O que vai acontecer é que podem pedir um reforço da dotação disponível, que é algo que a secretaria de Estado do Orçamento despacha quase automaticamente e, através disso, cumprir o que foi decidido pelo TC”, explicou Nuno Crato, à margem da tomada de posse no novo reitor da Universidade do Porto.

Quanto aos 30 milhões de euros reclamados ao Governo devido ao Orçamento do Estado para este ano (OE2014), o governante assegurou ter garantias do ministério das Finanças de que “vão ser transferidas” na “semana que vem”.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas tinha avisado que as instituições estavam em rutura financeira, agravada pela reposição dos salários da função pública.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR