A caminhada do Rio Ave na Liga Europa vai arrancar a 31 de julho. Isso é certo. Agora só falta saber contra quem. O sorteio da 3.ª pré-eliminatória da competição, que decorreu esta sexta-feira na sede da UEFA, em Nyon, apenas indiciou que o adversário dos vila-condenses será húngaro, ou sueco — portanto, será o Gyor ETO ou o IFK Gotemburgo.

Do duelo entre estas duas equipas sairá o primeiro adversário europeu da equipa portuguesa que, por ter sido finalista da última Taça de Portugal (perdeu 1-0, contra o Benfica, no Jamor), se qualificou, pela primeira vez, para a Liga Europa.

Agora, venha o jogo e escolha. De um lado estará o Gyor ETO, equipa que, na temporada passada, terminou com número de pontos suficiente para ser campeã da Hungria. Certo, mas não o foi — o Debreceni acabou com os mesmos 62 pontos e venceu o campeonato graças à vantagem na diferença de golos. O segundo lugar valeu-lhe a qualificação para a Liga Europa onde, na primeira mão da 2.ª pré-eliminatória, perdeu 3-0 com o IFK Gotemburgo, em casa.

A coisa, portanto, está mais favorável para o clube sueco, que entrou já teve de ultrapassar a 1.ª pré-eliminatória da prova (venceu os luxemburgueses do Fola Hesh, por um total de 2-0). O IFK Gotemburgo chegou à Liga Europa à boleia do 3.º lugar que conseguiu na última edição da liga sueca e, para já, vai no 6.º posto da edição atual — o campeonato na Suécia costuma arrancar no início de Março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 31 de julho, os vila-condenses vão visitar o vencedor da eliminatória, cuja segunda mão se disputa a 24 de julho, sendo que o IFK Gotemburgo venceu o primeiro jogo, por 3-0, na Hungria, decidindo o apuramento para o play-off em casa a 7 de agosto.

O Nacional da Madeira, 5.º classificado na última Liga Zon-Sagres, vai entrar na competição no play-off, enquanto o Estoril-Praia, 4.º, tem entrada direta na fase de grupos da Liga Europa.