Jacqui Lambie, uma senadora do parlamento australiano, escandalizou muitas pessoas ao perguntar num programa de rádio, em direto, se um jovem chamado à estação era fisicamente e psicologicamente “bem abonado”, nesta terça-feira. A senadora do partido Palmer United, eleita em setembro, é solteira há 11 anos. Queixa-se de estar desgastada e sem energia devido a ter criado dois filhos sozinha, o que a deixou “fisicamente e psicologicamente ferida durante demasiado tempo.”

Questionada se andava à procura de um companheiro, Lambie não hesitou: “Ele tem de ter pilhas de dinheiro e um belo pacote entre as pernas, temos ser honestos”. E acrescentou que eles nem “precisam de falar.” Jamie, 22 anos, um ouvinte chamado à estação ao acaso, foi questionado por Lambie se era rico.“Estou só um pouco preocupada por teres 22 anos e estares a viver na Tasmania”, disse Lambie. Por sua vez, Jamie assegurou-lhe que tinha herdado uma pequena fortuna. E podia ele lidar com as exigências de namorar uma mulher poderosa de 43 anos? “Já tive mais”, confessou Jamie.

“És bem abonado?”, perguntou a senadora. “Como um burro”, respondeu Jamie. Após esta emissão que causou polémica no país, mas que também já chegou a jornais internacionais, Lambie emitiu um pedido de desculpas, dizendo que tentou encobrir o embaraço de ser interrogada sobre a sua vida amorosa ao fazer uma piada. “Muitas pessoas riram”, disse, mas admitiu que “muitas pessoas podem ter ficado ofendidas”. Em junho a senadora Lambie já tinha sido alvo de uma polémica quando chamou o primeiro ministro Tony Abbot, de “psicopata político”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR