Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Jacqui Lambie, uma senadora do parlamento australiano, escandalizou muitas pessoas ao perguntar num programa de rádio, em direto, se um jovem chamado à estação era fisicamente e psicologicamente “bem abonado”, nesta terça-feira. A senadora do partido Palmer United, eleita em setembro, é solteira há 11 anos. Queixa-se de estar desgastada e sem energia devido a ter criado dois filhos sozinha, o que a deixou “fisicamente e psicologicamente ferida durante demasiado tempo.”

Questionada se andava à procura de um companheiro, Lambie não hesitou: “Ele tem de ter pilhas de dinheiro e um belo pacote entre as pernas, temos ser honestos”. E acrescentou que eles nem “precisam de falar.” Jamie, 22 anos, um ouvinte chamado à estação ao acaso, foi questionado por Lambie se era rico.“Estou só um pouco preocupada por teres 22 anos e estares a viver na Tasmania”, disse Lambie. Por sua vez, Jamie assegurou-lhe que tinha herdado uma pequena fortuna. E podia ele lidar com as exigências de namorar uma mulher poderosa de 43 anos? “Já tive mais”, confessou Jamie.

“És bem abonado?”, perguntou a senadora. “Como um burro”, respondeu Jamie. Após esta emissão que causou polémica no país, mas que também já chegou a jornais internacionais, Lambie emitiu um pedido de desculpas, dizendo que tentou encobrir o embaraço de ser interrogada sobre a sua vida amorosa ao fazer uma piada. “Muitas pessoas riram”, disse, mas admitiu que “muitas pessoas podem ter ficado ofendidas”. Em junho a senadora Lambie já tinha sido alvo de uma polémica quando chamou o primeiro ministro Tony Abbot, de “psicopata político”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR