O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, afirmou à agência Lusa que os portugueses que residem na Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria — países afetados por uma epidemia de ébola que já fez mais de 700 mortos -, em caso de “problema grave, que justifique uma emergência, devem contactar o gabinete de emergência consular”, através dos números de telefone 707202000 ou 961706472 ou pelo endereço eletrónico gab.emergencia@mne.pt.

“É aquilo que se deve fazer em qualquer ponto do mundo, esse gabinete tem um atendimento permanente”, disse o governante.

Uma vez que nestes países Portugal não possui representação diplomática, os cidadãos nacionais podem contactar a embaixada em Dacar, capital do Senegal, ou dirigir-se a uma embaixada de países da União Europeia nas zonas onde residem.

Em caso de doença, “qualquer pessoa que ali esteja nessas circunstâncias, tem em primeiro lugar de recorrer aos serviços médicos locais”, disse, acrescentando: “Se for uma situação extrema, terá de ser avaliada”, mas excluindo a possibilidade de o Executivo providenciar a retirada do cidadão do local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Isso nunca acontece, até porque há transportes aéreos”, afirmou, acrescentando que a saída do país depende da situação de saúde: “Há pessoas que podem voar e outras que não”, referiu.

Questionado sobre a comunidade portuguesa naqueles países, José Cesário referiu que há “umas escassíssimas dezenas de portugueses, como residentes permanentes”, mas afirmou desconhecer em concreto o número de cidadãos que vivem nestes Estados da África Ocidental, até porque em alguns casos, “as pessoas vão trabalhar para lá e não se registam em lado nenhum”.

O secretário de Estado referiu que desde abril “o Governo recomenda que os portugueses não vão para aquela zona, por causa do ébola”.

A epidemia de ébola nestes três países africanos já contabilizou 1.323 contágios e 729 mortos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Nigéria só contabilizou um caso, de uma pessoa que chegou a Lagos, oriunda da Libéria.