A portuguesa Ana Cabecinha alcançou esta quinta-feira o seu melhor resultado em 20 km marcha em campeonatos Europeus de atletismo, ao ser sexta classificada em Zurique, na Suíça, numa prova ganha pela russa Elmira Alembekova.

A recordista nacional terminou com o tempo de 1h28.40 horas, mais 44 segundos do que a vencedora, enquanto Inês Henriques, a outra portuguesa em prova, chegou na 13.ª posição, com 1h31.32, depois de ter começado a perder o contacto com as primeiras a meio da prova.

Ana Cabecinha integrou o grupo da frente, composto por oito atletas, até aos 16 km, mas o conjunto desfez-se pouco depois, quando Alembekova acelerou o ritmo e partiu em definitivo para a medalha de ouro. A ucraniana Lyudmila Olyanovska e a checa Enezka Drahotova ficaram com a prata e o bronze, chegando a 11 e 12 segundos da russa, respetivamente.

A atleta do Pechão, de 30 anos, que esta época já fez 1h27.49 – quinto tempo entre as inscritas -, não conseguiu acompanhar o andamento da luta pelo pódio, mas fez o seu melhor resultado em Europeus, superando o oitavo lugar alcançado em 2010.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sessão matinal ficou marcada pela eliminação de Carla Tavares nos 200 metros. A atleta do Sporting foi quinta da sua série, com 23,90 segundos, depois de ter chegado aos Europeus a “valer” 23,48, marca que lhe valia a repescagem para a final.

Ainda de manhã, Portugal está representado por David Lima nas qualificações dos 200 metros e por Edi Maia e Diogo Ferreira na qualificação dom salto com vara. À tarde, Vera Barbosa disputa as meias-finais dos 400 m barreira e Nelson Évora tenta as medalhas na final do triplo salto.