A Espírito Santo Saúde (ESS) informou nesta quarta-feira que o grupo mexicano Ángeles, que na terça-feira anunciou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a empresa portuguesa, adquiriu perto de 3,32% do seu capital social no último mês.
A Ángeles anunciou na terça-feira o lançamento de uma OPA voluntária sobre o capital da ESS, oferecendo 4,30 euros por cada ação, condicionando a oferta a um conjunto de condições, nomeadamente a aquisição de “um número de ações representativas de, pelo menos, 50,01% do capital social” da empresa portuguesa.
Segundo um comunicado divulgado hoje através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a ESS dá conta de uma informação da Ángeles, datada de terça-feira, referindo que o grupo já detém “uma participação qualificada de cerca de 3,32% dos diretos de voto da Espírito Santo Saúde, correspondente a 3.172.355 ações ordinárias representativas do respetivo capital social”.
A informação dá conta de que o grupo mexicano, mas também o presidente e o vice-presidente do grupo adquiriram ações da empresa portuguesa liderada por Isabel Vaz entre 18 de julho e 14 de agosto. A participação da Ángeles tornou-se qualificada (superou os 2%) a 13 de agosto, segundo o mesmo comunicado. O presidente e o vice-presidente da Ángeles, Olegário Vásquez Aldir e Olegário Vásquez Raña, respetivamente, foram responsáveis pela aquisição de mais de três milhões dessas ações que pertencem ao grupo mexicano.
A ESS é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures. A ESS é atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES) que, a pedido da própria, se encontra sob gestão controlada pelo Tribunal do Comércio do Luxemburgo desde 29 de julho de 2014.