O Estado Islâmico (EI) publicou um vídeo onde mostra dezenas de pessoas alegadamente capturadas da comunidade Yazidi, cuja maioria é de etnia curda, a converterem-se ao Islamismo. Intitulado “Centenas de Yazidis convertidos ao Islão”, o vídeo está editado com legendas em inglês e tem como cenário várias bandeiras negras do EI.

https://www.youtube.com/watch?v=3ncgsmK1DGI

Depois do grupo ser recebido por membros do EI que estão armados, podem ouvir-se algumas palavras de um homem vestido de preto, com barba e uma AK 47 na mão direita. “O que tem sido dito é o oposto da verdade”, disse. “Homens, mulheres e crianças converteram-se e eu estava com eles, e eles estão contentes com as suas conversões. (…) Nós aconselhamos os yazidis a descer das montanhas e a converterem-se. Se eles ficarem na montanha, morrerão de fome e sede. Esta conversa da ajuda do Ocidente é mentira. Se eles se converterem, nós dar-lhe-emos tudo o que precisarem. Viverão uma vida feliz”, afirmou.

Têm havido relatos de ameaças de morte aos membros da comunidade Yazidi por parte dos militares do Estado Islâmico, caso estes não se convertam ao Islão, segundo a Sky News. O EI tem sido acusado de matar centenas de yazidis desde que os seus militares mobilizaram para o norte do Iraque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR