Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Iraque
Iraque

Iraquianas protestam contra segregação em comícios

Centenas de mulheres sairam à rua, esta quinta-feira, em Bagdad, para se manifestarem contra uma medida do líder militar xiita Moqtada Sadr: separar homens e mulheres durante os comícios.
Iraque

Iraque. Rocket atinge base com tropas dos EUA

A agência de notícias France-Presse avança que o ataque foi feito com um rocket e na noite passada. Em dezembro, a base tinha sido atacada e os EUA culparam uma fação com afinidades com o Irão.
Iraque

Ministro: militares deverão ficar no Iraque

140
Ministro da Defesa afirmou que “as principais missões continuarão todas", destacando a continuidade na República Centro-Africana, Afeganistão e Iraque, que atravessa uma situação de imprevisibilidade.
Defesa

Conselho de Defesa discute situação no Iraque

Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu-se "para se inteirar sobre a situação político-militar no Iraque", tendo sido informado "sobre o ponto de situação das forças nacionais destacadas".
Iraque

Iraque. Mohammed Allawi nomeado primeiro-ministro

O presidente iraquiano tinha estabelecido este sábado como prazo limite para o parlamento designar um novo chefe de Governo. Allawi foi ministro das Comunicações em 2006 e entre 2010 e 2012.
Iraque

EUA quer instalar sistemas antimíssil no Iraque

Em causa estão os 11 mísseis lançados pelo Irão sobre bases aéreas dos EUA no Iraque. Washington quer agora proteger melhor essas bases, instalando sistemas de defesa antiaérea Patriot.
Iraque

Três granadas-foguete atingem embaixada dos EUA

Três granadas-foguete atingiram este domingo a embaixada norte-americana em Bagdad, mas sem causar vítimas. É a primeira vez que os projéteis atingem diretamente a embaixada na "Zona Verde".
Iraque

Iraque: três manifestantes mortos

A polícia iraquiana lançou operações em Bagdad e no sul do país para desmantelar acampamentos de protesto contra o governo, registando-se confrontos que fizeram pelo menos três mortos.
Estados Unidos da América

EUA. 34 soldados com traumatismos após ataque

122
O Pentágono divulgou que 34 militares foram diagnosticados com traumatismos cranianos após os ataques do Irão contra duas bases dos Estados Unidos da América, ao contrário do que Trump tinha dito.
Iraque

Três mísseis caem junto a embaixada dos EUA 

142
A informação está a ser avançada pelas agências France Press e Reuters, citando fontes das autoridades de segurança locais. Não há vítimas nem é conhecida a origem dos rockets.
Médio Oriente

Síria acusa Israel de ter atacado base aérea 

Agência de notícias diz que foram disparados quatro mísseis contra a base Tiyas, usada por iranianos. No mesmo dia uma base norte-americana foi também atacada no Iraque.
Irão

Irão. Países afetados por queda de avião reunem-se

Responsáveis de países cujos cidadãos morreram devido à queda do avião no Irão vão reunir-se na quinta-feira, em Londres, para coordenar esforços para manter pressão sobre Teerão.
Iraque

Iraquianos protestam contra Washington e Teerão

Iraquianos manifestaram-se esta sexta-feira, acusando EUA e Irão de transformarem o Iraque "num lugar para acertarem contas entre si" e chamando "corruptos" aos políticos iraquianos.
Síria

Ataques visam milícias iranianas na Síria e Iraque

Vários ataques aéreos ao longo da fronteira entre a Síria e o Iraque atingiram diferentes alvos, incluindo depósitos de armas e viaturas pertencentes às milícias iranianas. Oito pessoas terão morrido.
Ministério da Defesa

34 portugueses no Iraque nunca tiram o colete

152
O ministro da Defesa garantiu horas antes do ataque que os militares portugueses no Iraque estão “em segurança”. Não podem despir o colete, tirar os óculos ou largar a arma. Costa deu-lhes relógios.
França

França sem planos para retirar tropas do Iraque

França "não tem intenção" de retirar os militares destacados no Iraque. Ministra da Defesa garante que "nível de proteção" foi reforçado. Macron pede a Rohani que não contribua para violência.
Iraque

Iraque desmente versão do Pentágono sobre carta

O primeiro-ministro iraquiano desmentiu a versão do Pentágono e assegura que recebeu uma carta "assinada" anunciando o plano de saída. Trump garante que momento de saída ainda não chegou.
Iraque

NATO anuncia retirada de forças do Iraque

Depois de ter suspendido a sua missão de treino de militares iraquianos, a NATO anunciou a retirada temporária de parte da sua força do Iraque. Em causa está a segurança dos seus funcionários.
Iraque

Alemanha retira parte das tropas do Iraque

As forças armadas alemãs anunciaram a retirada de parte dos soldados estacionados no Iraque em missões de formação e a transferência para a Jordânia e para o Koweit, devido as tensões na região.
Nações Unidas

Iraque pede à ONU que condene o ataque americano

O pedido veio numa carta enviada às Nações Unidas. O Iraque quer que a Organização das Nações Unidas condene o homicídio de Qassem Soleimani e do tenente Abu Mehdi al-Muhandis.
Iraque

Ministro: militares no Iraque estão salvaguardados

O ministro da Defesa Nacional garante que os 35 militares portugueses destacados no Iraque estão salvaguardados e espera que a formação possa ser retomada "dentro das próximas semanas".
Médio Oriente

EUA. Anúncio de retirada do Iraque foi "engano"

388
EUA enviaram carta às autoridades iraquianas a anunciar retirada mas, a seguir, o Pentágono negou. No fim, confirmou a veracidade do texto, que terá sido enviado "por engano". Será?
Iraque

EUA. Embaixador criticado por governo iraquiano

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Iraque, Abdulkarim Hashem Mustafa, convocou o embaixador Matthew Tueller, para falar de ""uma violação flagrante da soberania do Iraque".
Iraque

Parlamento iraquiano expulsa tropas dos EUA

628
O parlamento iraquiano votou favoravelmente uma proposta no sentido de expulsar do Iraque as tropas norte-americanas, na sequência da decisão de matar o líder militar iraniano.
Irão

UE. É preciso travar violência no Médio Oriente

103
Josep Borrell, o principal responsável da diplomacia europeia, fez saber esta intenção depois de uma reunião de urgência com o homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif.
Iraque

Rocket caiu perto da embaixada dos EUA em Bagdad

O ataque deu-se dentro da chamada "Green Zone", área fortificada e pacificada da capital iraquiana, no mesmo dia em que milhares de pessoas gritaram "morte à América" no funeral de Qassem Soleimani.
Irão

Grita-se "morte à América" no funeral de Soleimani

293
População seguiu em procissão a carrinha com o caixão de Soleimani no Iraque. Corpo segue este sábado para o Irão. Mas também houve celebrações pela morte do general.
Geopolítica

NATO suspende operações de treino no Iraque

A NATO suspendeu as operações de treino no Iraque, disse hoje o porta-voz da organização, Dylan White, após a morte do general iraniano Qassem Soleimani num ataque norte-americano a Bagdad.
Estados Unidos da América

General iraniano foi identificado por anel 

2160
Milhares de pessoas nas ruas após EUA matarem general iraniano, identificado por anel. Irão reagiu: "Vingança será dura". Trump tweetou: "Irão nunca venceu uma guerra mas nunca perdeu uma negociação".
Estados Unidos da América

Washington espera novos ataques pró-iranianos

Dois dias depois do ataque à embaixada americana no Iraque, o líder do Pentágono espera novas investidas de que as forças pró-iranianas "se vão arrepender". No dia 27, uma outra ofensiva fez um morto.
Iraque

Iraque. Segurança em causa após ataque a embaixada

O facto de altos responsáveis estarem do lado dos atacantes "mostra a que ponto Teerão tem autoridade em Bagdade", afirmam os especialistas, para quem em 2020 poderá haver um "isolamento do país".
Iraque

Embaixada dos EUA encerrada após ataque no Iraque

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdade suspendeu as suas atividades consulares até novo aviso, pedindo aos cidadãos norte-americanos que não se aproximem das suas imediações.
Irão

Ataque à embaixada dos EUA: Irão nega envolvimento

Irão negou estar envolvido no ataque contra a embaixada dos EUA no Iraque e alertou as autoridades americanas sobre qualquer erro de cálculo e ato imprudente.
Estados Unidos da América

Trump: ataque a embaixada orquestrada pelo Irão

Manifestantes atacaram esta terça-feira a embaixada dos EUA em Bagdade gritando "morte à América". Donald Trump diz que incidente foi orquestrado pelo Irão. "Serão responsabilizados", garantiu.
Estados Unidos da América

EUA bombardeiam milícia apoiada pelo Irão

Os Estados Unidos bombardearam cinco locais, na Síria e no Iraque, associados a uma milícia apoiada pelo Irão, depois de ataques contra a coligação internacional que vitimaram um norte-americano.
Exército

Costa elogia militares portugueses no Iraque

António Costa falou no Iraque e dirigiu-se aos militares portugueses em missões externas que elevam o prestígio nacional e que contribuem para a segurança coletiva.
Militares

Costa visita militares portugueses no Iraque

O primeiro-ministro está esta quarta-feira no Iraque a visitar o contingente militar português, que tem como principal missão a formação das forças iraquianas para que combatam eficazmente o "Daesh".
Estado Islâmico

Escravas sexuais confrontam violadores na TV

É um dos programas mais vistos da televisão iraquiana. "Olha para mim. Porque me fizeste isto? Tinha 14 anos quando me violaste". Escravas sexuais confrontam jihadistas presos do EI que as violaram.
Iraque

Doze manifestantes mortos em Bagdad

Um dia depois de desacatos com armas brancas numa praça em Bagdad, 12 pessoas foram abatidas a tiro e outras 30 ficaram feridas. Não se sabe quem são os autores do ataque.
Iraque

Iraque. Consulado do Irão incendiado pela 2.ª vez

Um grupo de pessoas não identificadas incendiou o consulado depois de, esta semana, manifestantes em protesto terem também tentado destruir aquele edifício, provocando mais de 30 feridos.
Iraque

Iraque. Parlamento aceita demissão do governo

Cabe agora ao Presidente a designação do novo primeiro-ministro. Desde outubro que o Iraque enfrenta uma vaga de contestação popular devido ao que os iraquianos consideram uma corrupção generalizada.
Iraque

Manifestações continuam no sul do Iraque

Centenas de iraquianos continuaram a manifestar-se na cidade de Nasiriya, no sul do país, onde nos últimos dias, pelo menos, 46 pessoas foram mortas pelas forças de segurança.
Iraque

Primeiro-ministro do Iraque demite-se

O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, anunciou esta sexta-feira que vai apresentar a demissão ao parlamento, segundo as agências internacionais.
Iraque

Mais 27 mortos. O que se passa no Iraque?

Nova onda de protestos em Nasiriya, no Iraque, elevou para mais de 350 o número de mortos desde outubro. Manifestações anti-corrupção e contra a interferência iraniana têm incendiado o país.
Iraque

Iraque. Pelo menos 27 mortos em manifestação

Um protesto no Iraque resultou em 27 pessoas mortas e outras 180 feridas pelas forças de segurança. Os manifestantes pediam a queda do regime, um ano depois da sua tomada de posse.
Iraque

Pelo menos seis mortos em confrontos no Iraque

Os confrontos entre polícias e manifestantes que exigem a queda do regime iraquiano fizeram seis mortos nas últimas 24 horas. Os protestos já provocaram mais de 350 mortos e 15.000 feridos.
Estados Unidos da América

Mike Pence faz visita não anunciada ao Iraque

Pence deverá encontrar-se com o Presidente do Curdistão iraquiano, Nechirvan Barzani, numa tentativa de tranquilizar os aliados dos Estados Unidos na luta contra o Estado Islâmico no Iraque.
Iraque

Iraque. Quatro manifestantes mortos em confrontos

Os confrontos nas duas pontes principais na capital iraquiana também provocaram pelo menos 44 feridos.
Iraque

Iraque. Estradas de ligação a dois portos cortadas

Manifestantes cortaram esta quarta-feira as estradas de ligação a dois grandes portos e a um campo petrolífero no sul do Iraque, causando uma breve interrupção da atividade.
Estado Islâmico

Estado Islâmico prepara ressurgimento, diz Iraque

O chefe dos serviços secretos do Iraque diz em entrevista à CNN que o Estado Islâmico está a planear vários atentados e fugas da prisão. E tem acesso a valores "enormes" de financiamento.
Iraque

Cinco mortos em explosão em Bagdad

Pelo menos cinco pessoas morreram após a explosão de um engenho que estava numa viatura em Bagdad, capital do Iraque, perto do local onde têm estado a decorrer protestos desde o dia 1 de outubro.
Iraque

Iraque. Dois mortos em novos confrontos

Dois manifestantes foram mortos e pelo menos 25 ficaram feridos em novos confrontos com as forças policiais, que dispararam balas reais e granadas de gás lacrimogéneo.
Crise No Iraque

Quatro mortos com gás lacrimogéneo no Iraque

Quatro manifestantes morreram atingidos por bombas de gás lacrimogéneo disparadas pela polícia no Iraque. Desde 1 de outubro, 20 manifestantes foram mortos por estas bombas.
Iraque

Explosão no Iraque feriu cinco militares italianos

O Ministério da Defesa italiano explicou que engenho explosivo artesanal deflagrou durante a passagem de um grupo das forças especiais italianas no Iraque.
Iraque

Iraque. Forças políticas chegam a acordo

Com este acordo, que surge depois de três semanas de intensos protestos que paralisaram uma parte do país, as principais forças políticas aceitaram manter o primeiro-ministro Adel Abdelmahdi no poder.
FIFA

FIFA quer Iraque a jogar em terreno neutro

A Federação Internacional de Futebol aponta razões relacionadas com a segurança face às manifestações que se têm concretizado no país e que resultaram já em dezenas de mortos.
Iraque

Iraque. Pelo menos sete mortos e 12 feridos

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas devido ao pânico formado na multidão quando a polícia usou gás lacrimogéneo e jatos de água para dispersar quem se acumulava na ponte.
Iraque

Onda de violência faz mais vítimas no Iraque

Os últimos dias trouxeram mais violência ao Iraque, com quatro mortos e centenas de feridos. No último mês, morreram 250 pessoas nos protestos contra o Governo.
Iraque

Iraque: maior manifestação desde há um mês

Dezenas de milhares de iraquianos concentraram-se esta sexta-feira na Praça Tahrir, em Bagdad, na maior manifestação desde que, há um mês, começaram os protestos contra o Governo e a corrupção.
Iraque

Iraque. Presidente a favor de eleições antecipadas

"Afirmo o meu apoio às eleições antecipadas, com uma comissão eleitoral nova e independente, porque a legitimidade do Governo vem do povo", declarou o Presidente do Iraque.
Iraque

Iraquianos saem às ruas pelo sexto dia consecutivo

Os milhares de manifestantes que saíram pelo sexto dia consecutivo concentraram-se na praça central Tahrir e nos arredores. As forças de segurança usaram gás lacrimogéneo. 30 pessoas ficaram feridas.
Iraque

Iraque. Protestos violentos já deixaram 240 mortos

Milhares de iraquianos estão em protesto contra a corrupção e a classe política. As autoridades estão a ser acusadas de usar força excessiva, numa das manifestações mais mortíferas dos últimos anos.
Iraque

Papa pede que Iraque ouça "o grito da população"

O Papa expressou o seu pesar pelas vítimas e pelos feridos e convidou "as autoridades a ouvirem o grito da população a pedir uma vida digna e pacífica".
Iraque

Iraque. Número de mortes sobe para 239

Na sequência dos protestos, o exército decretou esta segunda-feira um recolher obrigatório entre a meia-noite e as seis da manhã em Bagdad. Desde quinta-feira, o número de mortos subiu para 82.
Estado Islâmico

Iraque diz que disse a EUA onde al-Baghdadi estava

O comando militar do Iraque forneceu a localização do líder do grupo 'jihadista' Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, na Síria, o que permitiu a sua morte numa operação militar dos EUA.
Mundo

Iraque. Manifestações fazem 24 mortos

As manifestações concentraram-se contra as instituições públicas, as sedes de partidos políticos e grupos armados. Os protestos duram desde 1 de outubro e fizeram já centenas de mortos.
Síria

Ofensiva turca faz mais de 7 mil refugiados sírios

A maioria destas pessoas encontra-se neste momento no campo de refugiados de Bardarash, a cerca de 140 quilómetros a leste da fronteira sírio-iraquiana.
Iraque

Manifestações no Iraque causaram 157 mortos

Um relatório oficial divulgado esta terça-feira indica que 157 pessoas morreram nas manifestações no Iraque entre 1 e 6 de outubro. 149 eram civis e oito eram membros das forças de segurança.
Conflito na Síria

MSF prestam cuidados médicos a refugiados sírios

Os Médicos Sem Fronteiras estão desde sábado a prestar cuidados aos refugiados sírios que fogem para o Iraque, resultado da ofensiva turca sobre os curdos no Norte da Síria.
Militares

Militares regressam do Iraque. "Dever cumprido"

167
Militares portugueses regressaram do Iraque com "sentimento de dever cumprido. O contigente partiu em abril para o país do Médio Oriente, para "ministrar treino e formação às tropas iraquianas".
DocLisboa

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Médio Oriente

Estados Unidos condenam violência no Iraque

Os Estados Unidos condenaram esta terça-feira a violência no Iraque, após protestos que causaram mais de 100 mortos em apenas uma semana, e pediram contenção ao Governo iraquiano.
Iraque

Iraque. 100 mortos em protestos contra corrupção

Mais de seis mil pessoas, incluindo mais de 1.200 elementos das forças de segurança, ficaram feridas nos confrontos. O anterior balanço era de pelo menos 99 mortos e perto de 4 mil feridos.
Iraque

Iraque. Manifestações fazem 93 mortos

Feridos rondam os 4.000, anunciou a comissão governamental iraquiana dos direitos humanos. Os manifestantes protestam contra a corrupção, o desemprego e a degradação dos serviços públicos.
Iraque

Iraque. Pelo menos 19 mortos em manifestações

Pelo menos 19 pessoas morreram desde o início de manifestações que ocorrem desde terça-feira em Bagdad e em cidades do sul do Iraque.
Entrevista

Europa no Médio Oriente? "Impossível até existir" /premium

Deixou a vida confortável na Califórnia e voltou ao sul do Iraque para recuperar os pântanos onde cresceu, destruídos a mando de Saddam Hussein. Prémio Goldman, Azzam pede cooperação no Médio Oriente.
Iraque

Debandada causa 31 mortos no Iraque

A debandada causou igualmente 100 feridos, dez em estado grave. O Ministério da Saúde iraquiano diz que números podem aumentar.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Prémio Nobel

Trump pergunta a ativista: ganhou um Nobel porquê?

3752
Nádia Murad foi uma das vítimas de perseguição religiosa recebidas pelo presidente Trump. Contou que foi raptada e lhe mataram a família. O líder do EUA perguntou: "Porque é que ganhou um Nobel?"
Terrorismo

Iraque. Diplomata turco morto em ataque

Conflito entre turcos e curdos causam pelo menos mais três mortes, incluindo a de um diplomata turco, depois de um ataque a restaurante nesta quarta-feira, revelam oficiais de segurança.
Nações Unidas

Extremistas: ONU quer repatriamento de familiares

197
Além do repatriamento dos familiares de combatentes extremistas islâmicos, Michelle Bachelet pede um acordo entre os Estados para a nacionalidade das crianças que nasceram nas zonas de conflito.
Guerra

O Irão de 2019 é igual ao Iraque de 2003? /premium

251
O Irão e os EUA podem estar à beira de uma guerra, mas olhar para um possível conflito pelo prisma do Iraque de 2003 é errado. Desta vez, EUA não têm aliados — e enfrentam um inimigo muito mais forte.
Estado Islâmico

EUA transportam suspeitos do Daesh para o Iraque

Há pelo menos 30 prisioneiros de guerra do Estado Islâmico que foram levados pelos EUA da Síria para o Iraque, após captura pelos curdos. Processo levanta dúvidas nas Nações Unidas.
Estado Islâmico

Franceses condenados à morte por ligações ao ISIS

107
Os condenados, Kévin Gonot, Léonardo Lopez e Salim Machou têm agora 30 dias para recorrer da pena. A sentença está a ser considerada inédita pelos cidadãos iraquianos.
Estados Unidos da América

Herói ou assassino? O SEAL que Trump quer perdoar /premium

377
Era uma lenda entre os SEALs, mas foi denunciado por eles. Acusado de 14 crimes, Eddie Gallagher está preso, mas ainda pode ser amnistiado por Trump. Ao Observador, o seu advogado fala numa invenção.
Iraque

Iraque. Lançado rocket perto da embaixada dos EUA

O rocket não fez vítimas ao cair no centro da Zona Verde, onde estão também localizados o governo e o parlamento iraquianos bem como a embaixada da Grã-Bretanha.
Reino Unido

Reino Unido reforça segurança das tropas no Iraque

Trump retirou os EUA do acordo nuclear com o Irão e, desde então, a tensão no Golfo Pérsico tem aumentado. O Reino Unido entende que a tensão representa uma ameaça para as tropas inglesas.
Irão

EUA retiram pessoal diplomático do Iraque

São invocadas razões de segurança devido à escalada da tensão com o Irão. Serviços de emissão de vistos serão temporariamente suspensos. Capacidade de fornecer serviços de emergência será limitada.
Iraque

Iraque aprova lei que compensa mulheres abusadas

O projeto-lei pretende indemnizar, reabilitar e reintegrar na sociedade as mulheres yazidis que foram sequestradas e sofreram abusos pelo Estado Islâmico. Está previsto um salário mensal de 294 euros.
Irão

Irão e Iraque comprometem-se a fortalecer relações

Ambos os países procuram aumentar as relações bilaterais e os laços económicos com vista a "atingir um volume comercial de 20 mil milhões de dólares nos próximos meses.
Naufrágios

Iraque. Mortos em naufrágio sobe para 100

A maioria das vítimas mortais em consequência do naufrágio de uma embarcação no rio Tigre, em Mossul, são mulheres e crianças. O balanço anterior apontava para 83 mortos.
Iraque

Pelo menos 83 mortos no naufrágio em Mossul

Pelo menos 83 mortos no naufrágio no Iraque. O barco transportava "mais de uma centena" de passageiros para um complexo turístico em Mossul.
Iraque

Iraque tortura crianças suspeitas de terrorismo

A Human Rights Watch revela que centenas de crianças e jovens foram acusados de terrorismo por ligação ao Estado Islâmico em processos "frequentemente baseados em acusações duvidosas".
Forças Armadas

Chefe das FA diz que "Exército não é Tancos"

António Silva Ribeiro diz que o problema de Tancos pertence agora à justiça e avisa que a não renovação das fragatas quando Portugal reivindica a plataforma marítima na ONU é preocupante.
Iraque

Bagdad. Centenas de crianças estudam em autocarros

Mais de cem menores estão a estudar em escolas móveis no Iraque. Muitos são órfãos ou sem-abrigo, vítimas do Estado Islâmico. Sem documentos de identificação não se podem inscrever na escola pública.
Iraque

Tropas norte-americanas começam a retirar da Síria

Os EUA começaram o processo de retirada deliberada da Síria na quinta-feira à noite. Não há pormenores sobre o movimento de tropas por razões de segurança. Os EUA têm cerca de 2 mil soldados na Síria.
Iraque

Os rostos de quem fugiu da guerra no Iraque /premium

No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. Os retratos de quem fugiu.
Iraque

Filha de Saddam divulga as últimas palavras do pai

338
Raghad Hussein, que vive na Jordânia desde 2003, utilizou a sua conta pessoa no Twitter - que já foi suspensa pela rede-social - para transmitir as últimas palavras do ex-líder do Iraque
Forças Armadas

Chefe do Estado-Maior visita portugueses no Iraque

181
O Chefe do Estado-Maior do Exército acompanhou o 8.º Contingente Nacional da Força Nacional Destacada, que se insere no âmbito dos compromissos assumidos por Portugal para a segurança das populações.
Estados Unidos da América

Vídeo: "Já não somos totós, pessoal, eu adoro-vos"

157
Ao ver que a maioria abanava a cabeça, Trump empolgou-se. Dizia aos militares que o mundo voltou a respeitar os EUA, que deixaram de ser totós. Mas, primeiro, quis deixar todos "à vontade".
Donald Trump

Trump no Iraque: "Já não somos mais os totós"

132
O presidente dos EUA realizou a primeira visita a uma zona de combate desde que está no poder, acompanhado da primeira dama Melania Trump. E disse não ter planos para retirar os militares do Iraque.
Iraque

Mais de 200 valas com milhares de corpos no Iraque

As valas descobertas terão sido da responsabilidade do Estado Islâmico entre 2014 e 2017, segundo anuncia a ONU, que estima que existam "muitas mais". Até agora, prevê-se que sejam 12 mil corpos.
Iraque

Parlamento iraquiano confirma novo PM 

O parlamento iraquiano confirmou como primeiro-ministro Adel Abdul-Mahdi, mas vetou nomeações importantes, incluindo ministros de defesa, justiça e interior.
Nobel da Paz

Nadia, a mulher que partilhou a dor com o mundo

1867
Foi sequestrada pelo Estado Islâmico e usada como escrava sexual, como muitas outras mulheres da mesma minoria religiosa. Desde a sua fuga, usou todos os momentos para denunciar o que lhes aconteceu.
Turquia

Turquia. Renovada autorização para ações militares

A proposta, que todos os anos é submetida à votação para renovar a autorização anual que termina a 30 de outubro, foi aprovada com os votos de quatro dos cinco partidos representados no hemiciclo.
Iraque

Fotos. O património cristão destruído no Iraque /premium

646
Durante 3 anos, a região do Iraque onde se concentra a minoria cristã viveu subjugada ao Daesh. Os jihadistas foram derrotados, mas deixaram um rasto de destruição. Reportagem fotográfica em Ninawa.
Iraque

“O Estado Islâmico queria eliminar o Cristianismo"

635
Cerca de 150 mil cristãos foram forçados a fugir do Estado Islâmico no Iraque. Agora, voltaram e estão a reconstruir as comunidades. Apesar de perseguidos durante séculos, mantêm uma fé inabalável.
Iraque

Iraque. O drama de ser cristão em terras da Bíblia /premium

1035
Cenário de alguns dos principais episódios bíblicos e casa dos primeiros cristãos, o Iraque é hoje um lugar perigoso para o Cristianismo. Reportagem com os cristãos que resistem na planície de Nínive.
Donald Trump

Trump: invadir Iraque e Afeganistão foi um erro

324
O Presidente americano criticou a decisão de George W. Bush numa entrevista a um jornal digital. E disse-se "muito, muito dececionado" com o procurador-geral Jeff Sessions.
Estado Islâmico

Mataram-lhe os 5 filhos. Avó cuida de 22 netos

197
Sana tem 60 anos e ficou a tomar conta de 22 netos quando o Estado Islâmico assassinou os seus 5 filhos, pais das crianças. Sobrevive de donativos e aguarda ajuda do governo.
Iraque

Iraque. O português que levou água aos refugiados /premium

4908
Pedro Santos vive no Iraque, onde trabalha para dar saneamento e higiene a quem fugiu da guerra e do Estado Islâmico, e conta ao Observador como um boné do Benfica lhe abriu um check-point iraquiano.
Iraque

Iraque. Estes monges resistiram ao Estado Islâmico /premium

877
É um dos mosteiros cristãos mais antigos do mundo e esteve quase a ser invadido e destruído pelo Estado Islâmico, mas os seis monges que lá vivem mantiveram-se irredutíveis. Reportagem no Iraque.
Reino Unido

Museu devolve peças pilhadas após queda de Saddam

Objetos com 5.000 anos, saqueados do Iraque após a queda do regime de Saddam Hussein, vão ser devolvidos ao país de origem depois de terem sido identificados por peritos do British Museum.
Austrália

Austrália revê cidadania de cinco pessoas

158
A Austrália revogou a cidadania a cinco pessoas por terem lutado nas fileiras do Estado Islâmico no Iraque e Síria. "A Austrália é um lugar mais seguro por eles não voltarem", disse ministro.
Estado Islâmico

As imagens do regresso dos iraquianos a casa

Há quatro anos, cerca de 150 mil pessoas residentes em Mossul tiveram de fugir do Estado Islâmico. Agora, milhares de famílias cristãs começam, lentamente, a voltar.
Iraque

Voltar a casa 4 anos depois do Estado Islâmico /premium

264
No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. A reportagem do Observador acompanhou-as.
Iraque

Primeiro-ministro iraquiano suspende ministro

Durante os protestos que ocorreram no sul do país, mas também em Bagdad, os manifestantes pediram a demissão de al-Fahdaoui, alegando que as famílias só têm acesso a algumas horas de eletricidade.
Estado Islâmico

Filho de líder do Estado Islâmico morto em ataque

Um dos cinco filhos de Al-Baghdadi, apontado como líder do Estado Islâmico, terá sido morto durante um ataque. A informação foi avançada pelo grupo terrorista através de um site especializado.
Iraque

Atentado no Iraque faz um morto e 20 feridos

Pelo menos uma pessoa morreu e 20 ficaram feridas num ataque suicida em Kirkuk, num espaço onde as urnas eleitorais estão armazenadas, dois dias antes da recontagem manual dos votos.
Estado Islâmico

Iraque executa 300 membros do Estado Islâmico

480
Primeiro-ministro iraquiano ordenou execução "imediata" de todos os condenados à morte pertencentes ao grupo. Anúncio surge depois de grupo ter matado oito reféns.
Iraque

Jolie em Mossul: "É a pior devastação que já vi"

Angelina Jolie visitou Mossul e disse que nunca viu tal devastação como até aquele momento, onde ainda se sente "o cheiro dos corpos". A atriz apelou a que não se esqueçam dos iraquianos.
Iraque

Guterres apela à manutenção da paz no Iraque

António Guterres apelou à manutenção da paz no Iraque, depois das legislativas que aconteceram no sábado e considerou as eleições um novo avanço para a construção de uma democracia mais consolidada.
Iraque

Eleições no Iraque. Urnas fechadas

As urnas para as legislativas no Iraque encerraram. Eleições marcadas por confrontos e atentados em várias províncias que fizeram pelo menos seis mortos.
Iraque

Iraque. Seis mortos em ataques em dia de eleições 

Pelo menos seis pessoas morreram, entre as quais dois alegados terroristas, em confrontos e atentados em províncias do Iraque, coincidindo com a realização das eleições legislativas no país.
Iraque

Primeiro-ministro pede a cidadãos para votarem

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, pediu aos iraquianos para participarem nas eleições legislativas que estão a decorrer, depois ter votado na capital do país.
Iraque

Missão: formar iraquianos e sobreviver ao inferno

215
São cerca de 30. Partiram para o Iraque para render a força portuguesa que está no país desde novembro e vão formas as tropas iraquianas no combate contra o terrorismo.
Iraque

Amnistia denuncia abusos contra mulheres no Iraque

Mulheres que vivem em campos de deslocados no Iraque são forçadas a ter relações sexuais para conseguirem ajuda humanitária. Foram registados estes abusos em oito campos, de acordo com a Amnistia.
Iraque

Iraque aumenta clima de tensão com a Turquia

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, disse ter ordenado aos militares que assumissem o controlo completo das fronteiras do país, num contexto de crescente tensão com a Turquia.
Conflito na Síria

Erdogan promete expandir ofensiva militar na Síria

A Turquia vai expandir a sua ofensiva a outras regiões curdas na Síria e também no Iraque. Ancara lançou uma ofensiva terrestre e aérea a 20 de janeiro e, no domingo, assumiu o controlo de Afrine.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
NATO

NATO pondera criar programa de treino no Iraque

A NATO espera começar a desenhar um programa de treino para o Iraque, em resposta a um pedido do primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, e da coligação internacional "anti-Estado Islâmico".
Estado Islâmico

Iraque garante: líder do Estado Islâmico está vivo

Um alto responsável do Ministério do Interior iraquiano afirmou que Abu Bakr al-Baghdadi está vivo e em tratamento num hospital de campanha na Síria.
Iraque

EUA estão a diminuir o número de tropas no Iraque

O número de tropas norte-americanas destacadas no Iraque diminuiu desde que foi proclamada a derrota sobre o Estado Islâmico. Armas e equipamento militar estão a ser transferidos para o Afeganistão.
Arábia Saudita

Camelos cobertos de neve na Arábia Saudita

237
Nevou na Arábia Saudita, onde a temperatura média nesta altura do ano costuma ser de 20 graus. Veja as imagens das montanhas completamente brancas e os camelos cobertos de neve
Iraque

Ataque americano mata, por engano, oito iraquianos

Oito militares iraquianos que prestavam apoio a operação contra o estado islâmico foram mortos por ataque americano. Oficial local afirma "parece que o ataque foi um erro".
Estado Islâmico

Iraque. Alemã condenada à morte por ligação ao EI

354
Cidadã alemã de origem marroquina foi condenada por "apoio logístico e ajuda à organização terrorista para cometer crimes". É a primeira mulher europeia condenada à pena capital no Iraque.
Crime

Pedida ajuda para encontrar filhos de embaixador

115
A procuradora do processo solicitou à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem os gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio.
Justiça

Diligência junto de Iraque será imediata

Santos Silva disse que realizará "imediatamente" a diligência que a Procuradoria-Geral da República peça no processo que envolve os filhos do antigo embaixador iraquiano.
Iraque

Bagdad. 26 mortos e 75 feridos em atentado

Um duplo atentado suicida em Bagdad fez pelo 26 mortos e 75 feridos. Este é o segundo ataque deste tipo na capital iraquiana nos últimos três anos.
Sismo

Oito terramotos atingem fronteira Irão-Iraque

Sete dos terramotos ocorreram a 120 quilómetros da capital iraquiana, Bagdad. O oitavo ocorreu em Mehran, no oeste do Irão, onde quatro pessoas sofreram ferimentos ligeiros.
Iraque

Iraque. 3.300 civis mortos em 2017

3.298 civis morreram e outros 4.781 ficaram feridos durante o ano de 2017 no Iraque. Ainda assim, a ONU realça que a estatística não inclui as regiões sob controlo do Estado Islâmico.
Estado Islâmico

Há menos de mil terroristas no Iraque e Síria

"Estamos a trabalhar com nossos parceiros para eliminar ou capturar todos os terroristas restantes do Estado Islâmico", acrescentou a coligação em comunicado.
Estado Islâmico

9 mil mortos em batalha contra Estado Islâmico

Pelo menos 9 mil civis morreram em Mossul, na batalha final para eliminar o Estado Islâmico da cidade iraquiana. O número de mortos será dez vezes superior àquilo que foi anteriormente reportado.
Estado Islâmico

Vitória sobre o Daesh não muda missão portuguesa

111
A declaração de vitória do governo iraquiano sobre o Daesh não altera a missão de coligação internacional no terreno. Nesta operação estão integrados 32 militares portugueses.
Iraque

Miss Iraque foge do país por causa de uma foto

130
Sarah Idan e a família foram ameaçadas de morte por causa da polémica selfie que a modelo tirou com Adar Gandelsman, a Miss Israel.
Estado Islâmico

Autor de blogue sobre Mossul revela a identidade

241
O autor do Mosul Eye chama-se Omar Moahmmed — e se isso tivesse sido divulgado antes já não estaria vivo. Agora, conta como fez o blogue que permitiu ao mundo conhecer Mossul sob o Estado Islâmico.
Iraque

PM do Iraque anuncia "fim da guerra" contra EI

Haider al-Abadi, o primeiro-ministro iraquiano, anunciou "o fim da guerra" contra o grupo jihadista Estado Islâmico naquele país.
Estado Islâmico

Iraque. Ofensiva para eliminar Estado Islâmico

O Iraque lançou uma ofensiva no deserto para eliminar os últimos bastiões do Estado Islâmico no país. O Comando Conjunto das Operações diz que é uma ofensiva para "limpar a região".
Mundo

Hezbollah vai sair do Iraque após derrota do Daesh

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah afirmou estar pronto para retirar os seus combatentes do Iraque após uma derrota total do grupo extremista Estado Islâmico.
Iraque

Iraque recupera última localidade do Daesh

As forças iraquianas retomaram em algumas horas a última localidade do país controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico, Rawa, na província de Al-Anbar, anunciou o Ministério da Defesa do Iraque.
Sismo

Presidente do Irão promete reconstrução rápida

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, prometeu esta terça-feira reconstruir a área devastada pelo sismo de domingo no período mais curto possível.
Estado Islâmico

Descobertas valas com 400 corpos no Iraque

As forças de segurança iraquianas encontraram valas comuns numa zona recentemente recuperada ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) que conterão "pelo menos 400" corpos.
Estado Islâmico

Iraque recupera um dos últimos bastiões jihadistas

As forças iraquianas recuperaram a localidade de al-Qaïm, próxima da fronteira com a Síria. Al-Qaïm era um dos últimos bastiões do Estado Islâmico no Iraque.
Mundo

Governo iraquiano e curdos acordam cessar-fogo

A coligação liderada pelos Estados Unidos informou esta sexta-feira que foi alcançado um acordo de cessar-fogo entre Bagdad e a minoria curda no Iraque, interrompendo temporariamente os confrontos.
Cessar-fogo

Cessar fogo entre Iraque e curdos foi engano

A informação de que houve um cessar-fogo entre curdos e o Governo iraquiano estava, afinal, incorreta. O anúncio tinha sido feito pelo porta-voz da coligação.
Médio Oriente

Curdistão propõe congelar resultados do referendo

O Curdistão iraquiano propôs "congelar os resultados" do referendo de independência, realizado há um mês, e que esteve na origem de uma grave crise política com o governo federal de Bagdad.
Médio Oriente

A ida quase secreta de Tillerson ao Médio Oriente

O Secretário de Estado norte-americano visitou, em poucas horas, o Afeganistão e o Iraque. Ninguém sabia da viagem de Rex Tillerson nem o porquê de tanto mistério.
Estado Islâmico

EUA exigem saída de "milícias iranianas" do Iraque

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, defendeu que as "milícias iranianas" presentes no Iraque deverão sair, agora que o combate contra o Estado Islâmico "chegou ao fim".
Iraque

Combatentes curdos fazem subir tensão no Iraque

O Governo do Iraque considerou uma "declaração de guerra" a presença de combatentes curdos, nomeadamente do ilegalizado partido curdo da Turquia PKK, na província disputada de Kirkuk (norte).
Estado Islâmico

Quase 700 mil iraquianos continuam deslocados

Quase 700 mil iraquianos de Mossul e dos arredores ainda estão deslocados devido à guerra e metade perdeu documentos oficiais, anunciou o Conselho Norueguês para os Refugiados.
A página está a demorar muito tempo.