Iraque
Médio Oriente

Estados Unidos condenam violência no Iraque

Os Estados Unidos condenaram esta terça-feira a violência no Iraque, após protestos que causaram mais de 100 mortos em apenas uma semana, e pediram contenção ao Governo iraquiano.
Iraque

Iraque. 100 mortos em protestos contra corrupção

Mais de seis mil pessoas, incluindo mais de 1.200 elementos das forças de segurança, ficaram feridas nos confrontos. O anterior balanço era de pelo menos 99 mortos e perto de 4 mil feridos.
Iraque

Iraque. Manifestações fazem 93 mortos

Feridos rondam os 4.000, anunciou a comissão governamental iraquiana dos direitos humanos. Os manifestantes protestam contra a corrupção, o desemprego e a degradação dos serviços públicos.
Iraque

Iraque. Pelo menos 19 mortos em manifestações

Pelo menos 19 pessoas morreram desde o início de manifestações que ocorrem desde terça-feira em Bagdad e em cidades do sul do Iraque.
Entrevista

Europa no Médio Oriente? "Impossível até existir" /premium

Deixou a vida confortável na Califórnia e voltou ao sul do Iraque para recuperar os pântanos onde cresceu, destruídos a mando de Saddam Hussein. Prémio Goldman, Azzam pede cooperação no Médio Oriente.
Iraque

Debandada causa 31 mortos no Iraque

A debandada causou igualmente 100 feridos, dez em estado grave. O Ministério da Saúde iraquiano diz que números podem aumentar.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Prémio Nobel

Trump pergunta a ativista: ganhou um Nobel porquê?

3752
Nádia Murad foi uma das vítimas de perseguição religiosa recebidas pelo presidente Trump. Contou que foi raptada e lhe mataram a família. O líder do EUA perguntou: "Porque é que ganhou um Nobel?"
Terrorismo

Iraque. Diplomata turco morto em ataque

Conflito entre turcos e curdos causam pelo menos mais três mortes, incluindo a de um diplomata turco, depois de um ataque a restaurante nesta quarta-feira, revelam oficiais de segurança.
Nações Unidas

Extremistas: ONU quer repatriamento de familiares

197
Além do repatriamento dos familiares de combatentes extremistas islâmicos, Michelle Bachelet pede um acordo entre os Estados para a nacionalidade das crianças que nasceram nas zonas de conflito.
Guerra

O Irão de 2019 é igual ao Iraque de 2003? /premium

251
O Irão e os EUA podem estar à beira de uma guerra, mas olhar para um possível conflito pelo prisma do Iraque de 2003 é errado. Desta vez, EUA não têm aliados — e enfrentam um inimigo muito mais forte.
Estado Islâmico

EUA transportam suspeitos do Daesh para o Iraque

Há pelo menos 30 prisioneiros de guerra do Estado Islâmico que foram levados pelos EUA da Síria para o Iraque, após captura pelos curdos. Processo levanta dúvidas nas Nações Unidas.
Estado Islâmico

Franceses condenados à morte por ligações ao ISIS

107
Os condenados, Kévin Gonot, Léonardo Lopez e Salim Machou têm agora 30 dias para recorrer da pena. A sentença está a ser considerada inédita pelos cidadãos iraquianos.
Estados Unidos da América

Herói ou assassino? O SEAL que Trump quer perdoar /premium

377
Era uma lenda entre os SEALs, mas foi denunciado por eles. Acusado de 14 crimes, Eddie Gallagher está preso, mas ainda pode ser amnistiado por Trump. Ao Observador, o seu advogado fala numa invenção.
Iraque

Iraque. Lançado rocket perto da embaixada dos EUA

O rocket não fez vítimas ao cair no centro da Zona Verde, onde estão também localizados o governo e o parlamento iraquianos bem como a embaixada da Grã-Bretanha.
Reino Unido

Reino Unido reforça segurança das tropas no Iraque

Trump retirou os EUA do acordo nuclear com o Irão e, desde então, a tensão no Golfo Pérsico tem aumentado. O Reino Unido entende que a tensão representa uma ameaça para as tropas inglesas.
Irão

EUA retiram pessoal diplomático do Iraque

São invocadas razões de segurança devido à escalada da tensão com o Irão. Serviços de emissão de vistos serão temporariamente suspensos. Capacidade de fornecer serviços de emergência será limitada.
Iraque

Iraque aprova lei que compensa mulheres abusadas

O projeto-lei pretende indemnizar, reabilitar e reintegrar na sociedade as mulheres yazidis que foram sequestradas e sofreram abusos pelo Estado Islâmico. Está previsto um salário mensal de 294 euros.
Irão

Irão e Iraque comprometem-se a fortalecer relações

Ambos os países procuram aumentar as relações bilaterais e os laços económicos com vista a "atingir um volume comercial de 20 mil milhões de dólares nos próximos meses.
Naufrágios

Iraque. Mortos em naufrágio sobe para 100

A maioria das vítimas mortais em consequência do naufrágio de uma embarcação no rio Tigre, em Mossul, são mulheres e crianças. O balanço anterior apontava para 83 mortos.
Iraque

Pelo menos 83 mortos no naufrágio em Mossul

Pelo menos 83 mortos no naufrágio no Iraque. O barco transportava "mais de uma centena" de passageiros para um complexo turístico em Mossul.
Iraque

Iraque tortura crianças suspeitas de terrorismo

A Human Rights Watch revela que centenas de crianças e jovens foram acusados de terrorismo por ligação ao Estado Islâmico em processos "frequentemente baseados em acusações duvidosas".
Forças Armadas

Chefe das FA diz que "Exército não é Tancos"

António Silva Ribeiro diz que o problema de Tancos pertence agora à justiça e avisa que a não renovação das fragatas quando Portugal reivindica a plataforma marítima na ONU é preocupante.
Iraque

Bagdad. Centenas de crianças estudam em autocarros

Mais de cem menores estão a estudar em escolas móveis no Iraque. Muitos são órfãos ou sem-abrigo, vítimas do Estado Islâmico. Sem documentos de identificação não se podem inscrever na escola pública.
Iraque

Tropas norte-americanas começam a retirar da Síria

Os EUA começaram o processo de retirada deliberada da Síria na quinta-feira à noite. Não há pormenores sobre o movimento de tropas por razões de segurança. Os EUA têm cerca de 2 mil soldados na Síria.
Iraque

Os rostos de quem fugiu da guerra no Iraque /premium

No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. Os retratos de quem fugiu.
Iraque

Filha de Saddam divulga as últimas palavras do pai

338
Raghad Hussein, que vive na Jordânia desde 2003, utilizou a sua conta pessoa no Twitter - que já foi suspensa pela rede-social - para transmitir as últimas palavras do ex-líder do Iraque
Forças Armadas

Chefe do Estado-Maior visita portugueses no Iraque

181
O Chefe do Estado-Maior do Exército acompanhou o 8.º Contingente Nacional da Força Nacional Destacada, que se insere no âmbito dos compromissos assumidos por Portugal para a segurança das populações.
Estados Unidos da América

Vídeo: "Já não somos totós, pessoal, eu adoro-vos"

157
Ao ver que a maioria abanava a cabeça, Trump empolgou-se. Dizia aos militares que o mundo voltou a respeitar os EUA, que deixaram de ser totós. Mas, primeiro, quis deixar todos "à vontade".
Donald Trump

Trump no Iraque: "Já não somos mais os totós"

132
O presidente dos EUA realizou a primeira visita a uma zona de combate desde que está no poder, acompanhado da primeira dama Melania Trump. E disse não ter planos para retirar os militares do Iraque.
Iraque

Mais de 200 valas com milhares de corpos no Iraque

As valas descobertas terão sido da responsabilidade do Estado Islâmico entre 2014 e 2017, segundo anuncia a ONU, que estima que existam "muitas mais". Até agora, prevê-se que sejam 12 mil corpos.
Iraque

Parlamento iraquiano confirma novo PM 

O parlamento iraquiano confirmou como primeiro-ministro Adel Abdul-Mahdi, mas vetou nomeações importantes, incluindo ministros de defesa, justiça e interior.
Nobel da Paz

Nadia, a mulher que partilhou a dor com o mundo

1867
Foi sequestrada pelo Estado Islâmico e usada como escrava sexual, como muitas outras mulheres da mesma minoria religiosa. Desde a sua fuga, usou todos os momentos para denunciar o que lhes aconteceu.
Turquia

Turquia. Renovada autorização para ações militares

A proposta, que todos os anos é submetida à votação para renovar a autorização anual que termina a 30 de outubro, foi aprovada com os votos de quatro dos cinco partidos representados no hemiciclo.
Iraque

Fotos. O património cristão destruído no Iraque /premium

646
Durante 3 anos, a região do Iraque onde se concentra a minoria cristã viveu subjugada ao Daesh. Os jihadistas foram derrotados, mas deixaram um rasto de destruição. Reportagem fotográfica em Ninawa.
Iraque

“O Estado Islâmico queria eliminar o Cristianismo"

635
Cerca de 150 mil cristãos foram forçados a fugir do Estado Islâmico no Iraque. Agora, voltaram e estão a reconstruir as comunidades. Apesar de perseguidos durante séculos, mantêm uma fé inabalável.
Iraque

Iraque. O drama de ser cristão em terras da Bíblia /premium

1035
Cenário de alguns dos principais episódios bíblicos e casa dos primeiros cristãos, o Iraque é hoje um lugar perigoso para o Cristianismo. Reportagem com os cristãos que resistem na planície de Nínive.
Donald Trump

Trump: invadir Iraque e Afeganistão foi um erro

324
O Presidente americano criticou a decisão de George W. Bush numa entrevista a um jornal digital. E disse-se "muito, muito dececionado" com o procurador-geral Jeff Sessions.
Estado Islâmico

Mataram-lhe os 5 filhos. Avó cuida de 22 netos

197
Sana tem 60 anos e ficou a tomar conta de 22 netos quando o Estado Islâmico assassinou os seus 5 filhos, pais das crianças. Sobrevive de donativos e aguarda ajuda do governo.
Iraque

Iraque. O português que levou água aos refugiados /premium

4908
Pedro Santos vive no Iraque, onde trabalha para dar saneamento e higiene a quem fugiu da guerra e do Estado Islâmico, e conta ao Observador como um boné do Benfica lhe abriu um check-point iraquiano.
Iraque

Iraque. Estes monges resistiram ao Estado Islâmico /premium

877
É um dos mosteiros cristãos mais antigos do mundo e esteve quase a ser invadido e destruído pelo Estado Islâmico, mas os seis monges que lá vivem mantiveram-se irredutíveis. Reportagem no Iraque.
Reino Unido

Museu devolve peças pilhadas após queda de Saddam

Objetos com 5.000 anos, saqueados do Iraque após a queda do regime de Saddam Hussein, vão ser devolvidos ao país de origem depois de terem sido identificados por peritos do British Museum.
Austrália

Austrália revê cidadania de cinco pessoas

158
A Austrália revogou a cidadania a cinco pessoas por terem lutado nas fileiras do Estado Islâmico no Iraque e Síria. "A Austrália é um lugar mais seguro por eles não voltarem", disse ministro.
Estado Islâmico

As imagens do regresso dos iraquianos a casa

Há quatro anos, cerca de 150 mil pessoas residentes em Mossul tiveram de fugir do Estado Islâmico. Agora, milhares de famílias cristãs começam, lentamente, a voltar.
Iraque

Voltar a casa 4 anos depois do Estado Islâmico /premium

264
No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. A reportagem do Observador acompanhou-as.
Iraque

Primeiro-ministro iraquiano suspende ministro

Durante os protestos que ocorreram no sul do país, mas também em Bagdad, os manifestantes pediram a demissão de al-Fahdaoui, alegando que as famílias só têm acesso a algumas horas de eletricidade.
Estado Islâmico

Filho de líder do Estado Islâmico morto em ataque

Um dos cinco filhos de Al-Baghdadi, apontado como líder do Estado Islâmico, terá sido morto durante um ataque. A informação foi avançada pelo grupo terrorista através de um site especializado.
Iraque

Atentado no Iraque faz um morto e 20 feridos

Pelo menos uma pessoa morreu e 20 ficaram feridas num ataque suicida em Kirkuk, num espaço onde as urnas eleitorais estão armazenadas, dois dias antes da recontagem manual dos votos.
Estado Islâmico

Iraque executa 300 membros do Estado Islâmico

480
Primeiro-ministro iraquiano ordenou execução "imediata" de todos os condenados à morte pertencentes ao grupo. Anúncio surge depois de grupo ter matado oito reféns.
Iraque

Jolie em Mossul: "É a pior devastação que já vi"

Angelina Jolie visitou Mossul e disse que nunca viu tal devastação como até aquele momento, onde ainda se sente "o cheiro dos corpos". A atriz apelou a que não se esqueçam dos iraquianos.
Iraque

Guterres apela à manutenção da paz no Iraque

António Guterres apelou à manutenção da paz no Iraque, depois das legislativas que aconteceram no sábado e considerou as eleições um novo avanço para a construção de uma democracia mais consolidada.
Iraque

Eleições no Iraque. Urnas fechadas

As urnas para as legislativas no Iraque encerraram. Eleições marcadas por confrontos e atentados em várias províncias que fizeram pelo menos seis mortos.
Iraque

Iraque. Seis mortos em ataques em dia de eleições 

Pelo menos seis pessoas morreram, entre as quais dois alegados terroristas, em confrontos e atentados em províncias do Iraque, coincidindo com a realização das eleições legislativas no país.
Iraque

Primeiro-ministro pede a cidadãos para votarem

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, pediu aos iraquianos para participarem nas eleições legislativas que estão a decorrer, depois ter votado na capital do país.
Iraque

Missão: formar iraquianos e sobreviver ao inferno

215
São cerca de 30. Partiram para o Iraque para render a força portuguesa que está no país desde novembro e vão formas as tropas iraquianas no combate contra o terrorismo.
Iraque

Amnistia denuncia abusos contra mulheres no Iraque

Mulheres que vivem em campos de deslocados no Iraque são forçadas a ter relações sexuais para conseguirem ajuda humanitária. Foram registados estes abusos em oito campos, de acordo com a Amnistia.
Iraque

Iraque aumenta clima de tensão com a Turquia

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, disse ter ordenado aos militares que assumissem o controlo completo das fronteiras do país, num contexto de crescente tensão com a Turquia.
Conflito na Síria

Erdogan promete expandir ofensiva militar na Síria

A Turquia vai expandir a sua ofensiva a outras regiões curdas na Síria e também no Iraque. Ancara lançou uma ofensiva terrestre e aérea a 20 de janeiro e, no domingo, assumiu o controlo de Afrine.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
NATO

NATO pondera criar programa de treino no Iraque

A NATO espera começar a desenhar um programa de treino para o Iraque, em resposta a um pedido do primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, e da coligação internacional "anti-Estado Islâmico".
Estado Islâmico

Iraque garante: líder do Estado Islâmico está vivo

Um alto responsável do Ministério do Interior iraquiano afirmou que Abu Bakr al-Baghdadi está vivo e em tratamento num hospital de campanha na Síria.
Iraque

EUA estão a diminuir o número de tropas no Iraque

O número de tropas norte-americanas destacadas no Iraque diminuiu desde que foi proclamada a derrota sobre o Estado Islâmico. Armas e equipamento militar estão a ser transferidos para o Afeganistão.
Arábia Saudita

Camelos cobertos de neve na Arábia Saudita

237
Nevou na Arábia Saudita, onde a temperatura média nesta altura do ano costuma ser de 20 graus. Veja as imagens das montanhas completamente brancas e os camelos cobertos de neve
Iraque

Ataque americano mata, por engano, oito iraquianos

Oito militares iraquianos que prestavam apoio a operação contra o estado islâmico foram mortos por ataque americano. Oficial local afirma "parece que o ataque foi um erro".
Estado Islâmico

Iraque. Alemã condenada à morte por ligação ao EI

354
Cidadã alemã de origem marroquina foi condenada por "apoio logístico e ajuda à organização terrorista para cometer crimes". É a primeira mulher europeia condenada à pena capital no Iraque.
Crime

Pedida ajuda para encontrar filhos de embaixador

115
A procuradora do processo solicitou à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem os gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio.
Justiça

Diligência junto de Iraque será imediata

Santos Silva disse que realizará "imediatamente" a diligência que a Procuradoria-Geral da República peça no processo que envolve os filhos do antigo embaixador iraquiano.
Iraque

Bagdad. 26 mortos e 75 feridos em atentado

Um duplo atentado suicida em Bagdad fez pelo 26 mortos e 75 feridos. Este é o segundo ataque deste tipo na capital iraquiana nos últimos três anos.
Sismo

Oito terramotos atingem fronteira Irão-Iraque

Sete dos terramotos ocorreram a 120 quilómetros da capital iraquiana, Bagdad. O oitavo ocorreu em Mehran, no oeste do Irão, onde quatro pessoas sofreram ferimentos ligeiros.
Iraque

Iraque. 3.300 civis mortos em 2017

3.298 civis morreram e outros 4.781 ficaram feridos durante o ano de 2017 no Iraque. Ainda assim, a ONU realça que a estatística não inclui as regiões sob controlo do Estado Islâmico.
Estado Islâmico

Há menos de mil terroristas no Iraque e Síria

"Estamos a trabalhar com nossos parceiros para eliminar ou capturar todos os terroristas restantes do Estado Islâmico", acrescentou a coligação em comunicado.
Estado Islâmico

9 mil mortos em batalha contra Estado Islâmico

Pelo menos 9 mil civis morreram em Mossul, na batalha final para eliminar o Estado Islâmico da cidade iraquiana. O número de mortos será dez vezes superior àquilo que foi anteriormente reportado.
Estado Islâmico

Vitória sobre o Daesh não muda missão portuguesa

111
A declaração de vitória do governo iraquiano sobre o Daesh não altera a missão de coligação internacional no terreno. Nesta operação estão integrados 32 militares portugueses.
Iraque

Miss Iraque foge do país por causa de uma foto

130
Sarah Idan e a família foram ameaçadas de morte por causa da polémica selfie que a modelo tirou com Adar Gandelsman, a Miss Israel.
Estado Islâmico

Autor de blogue sobre Mossul revela a identidade

241
O autor do Mosul Eye chama-se Omar Moahmmed — e se isso tivesse sido divulgado antes já não estaria vivo. Agora, conta como fez o blogue que permitiu ao mundo conhecer Mossul sob o Estado Islâmico.
Iraque

PM do Iraque anuncia "fim da guerra" contra EI

Haider al-Abadi, o primeiro-ministro iraquiano, anunciou "o fim da guerra" contra o grupo jihadista Estado Islâmico naquele país.
Estado Islâmico

Iraque. Ofensiva para eliminar Estado Islâmico

O Iraque lançou uma ofensiva no deserto para eliminar os últimos bastiões do Estado Islâmico no país. O Comando Conjunto das Operações diz que é uma ofensiva para "limpar a região".
Mundo

Hezbollah vai sair do Iraque após derrota do Daesh

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah afirmou estar pronto para retirar os seus combatentes do Iraque após uma derrota total do grupo extremista Estado Islâmico.
Iraque

Iraque recupera última localidade do Daesh

As forças iraquianas retomaram em algumas horas a última localidade do país controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico, Rawa, na província de Al-Anbar, anunciou o Ministério da Defesa do Iraque.
Sismo

Presidente do Irão promete reconstrução rápida

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, prometeu esta terça-feira reconstruir a área devastada pelo sismo de domingo no período mais curto possível.
Estado Islâmico

Descobertas valas com 400 corpos no Iraque

As forças de segurança iraquianas encontraram valas comuns numa zona recentemente recuperada ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) que conterão "pelo menos 400" corpos.
Estado Islâmico

Iraque recupera um dos últimos bastiões jihadistas

As forças iraquianas recuperaram a localidade de al-Qaïm, próxima da fronteira com a Síria. Al-Qaïm era um dos últimos bastiões do Estado Islâmico no Iraque.
Mundo

Governo iraquiano e curdos acordam cessar-fogo

A coligação liderada pelos Estados Unidos informou esta sexta-feira que foi alcançado um acordo de cessar-fogo entre Bagdad e a minoria curda no Iraque, interrompendo temporariamente os confrontos.
Cessar-fogo

Cessar fogo entre Iraque e curdos foi engano

A informação de que houve um cessar-fogo entre curdos e o Governo iraquiano estava, afinal, incorreta. O anúncio tinha sido feito pelo porta-voz da coligação.
Médio Oriente

Curdistão propõe congelar resultados do referendo

O Curdistão iraquiano propôs "congelar os resultados" do referendo de independência, realizado há um mês, e que esteve na origem de uma grave crise política com o governo federal de Bagdad.
Médio Oriente

A ida quase secreta de Tillerson ao Médio Oriente

O Secretário de Estado norte-americano visitou, em poucas horas, o Afeganistão e o Iraque. Ninguém sabia da viagem de Rex Tillerson nem o porquê de tanto mistério.
Estado Islâmico

EUA exigem saída de "milícias iranianas" do Iraque

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, defendeu que as "milícias iranianas" presentes no Iraque deverão sair, agora que o combate contra o Estado Islâmico "chegou ao fim".
Iraque

Combatentes curdos fazem subir tensão no Iraque

O Governo do Iraque considerou uma "declaração de guerra" a presença de combatentes curdos, nomeadamente do ilegalizado partido curdo da Turquia PKK, na província disputada de Kirkuk (norte).
Estado Islâmico

Quase 700 mil iraquianos continuam deslocados

Quase 700 mil iraquianos de Mossul e dos arredores ainda estão deslocados devido à guerra e metade perdeu documentos oficiais, anunciou o Conselho Norueguês para os Refugiados.
Médio Oriente

Curdos cortam estradas entre Curdistão e Mossul

Um responsável militar curdo confirmou que as duas principais estradas que ligam o Curdistão e o Iraque estão cortadas por combatentes. Os curdos votaram a favor da independência em referendo.
Iraque

Curdistão e Bagdad reunidos sobre independência

As autoridades da região autónoma do Curdistão e o Governo central de Bagdad reuniram-se em Saladin, para debater a situação política, após o referendo sobre a independência.
Estado Islâmico

Vídeo do Estado Islâmico lança novas ameaças

Suposto líder do Estado Islâmico, declarado morto pelas autoridades russas e iranianas, será o protagonista de um novo vídeo em que o grupo terrorista fala sobre as ameaças a países como EUA e Japão.
Iraque

Confrontos violentos entre miltares e EI no Iraque

Os confrontos aconteceram esta quarta-feira em Ramadi, a cerca de 100 quilómetros a oeste de Bagdade, depois de os jihadistas se terem infiltrado na localidade de Al Tach.
Catalunha

Referendo. Presidente catalão felicita curdos

Carles Puigdemont telefonou ao Presidente do Curdistão, Masoud Barzani, para o felicitar pelo referendo à independência da região. Maioria dos responsáveis políticos mundiais criticam o ato eleitoral.
Médio Oriente

Independência em referendo no Curdistão iraquiano

A região curda do Iraque diz que a parceria com Bagdad falhou e que chegou a hora de aquele território se tornar independente. Os curdos representam 20% da população iraquiana.
Imigração Ilegal

Alemanha. 51 imigrantes ilegais intercetados

As autoridades alemãs intercetaram este sábado, junto à fronteira com a Polónia, um camião onde seguiam 51 alegados imigrantes ilegais de nacionalidade iraquiana. 17 são menores.
Terrorismo

Iraque. 50 mortos e 87 feridos em duplo atentado

O duplo atentado à cidade de Nassiriyah, no Iraque, fez 50 mortos e feriu 87 pessoas. Vários feridos estão em estado crítico. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Terrorismo

França. Ministro quer franceses julgados no Iraque

Os terroristas franceses que combatem pelo Estado Islâmico que sejam detidos no Iraque devem ser julgados nesse país. O apelo foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês.
Iraque

Estado Islâmico. Tal Afar foi "libertada"

As forças iraquianas recuperaram a cidade de Tal Afar, na província de Nineveh, que estava sob ocupação do auto-proclamado Estado Islâmico desde 2014. Era a última cidade ocupada na província.
Estado Islâmico

Fábrica do Estado Islâmico descoberta em Mossul

A polícia iraquiana descobriu uma fábrica de agentes químicos pertencente ao grupo extremista Estado Islâmico numa "campanha de limpeza" que está a realizar na parte antiga da cidade de Mossul.
Estado Islâmico

Forças iraquianas anulam ataque do Estado Islâmico

Os serviços de informações do Iraque informaram este domingo que frustraram as tentativas do grupo do Estado Islâmico (EI) de atacar santuários xiitas e o seu líder espiritual.
Estado Islâmico

Alemã que se juntou ao Daesh encontrada em Mosul

Autoridades alemães estão a tentar confirmar se se trata efetivamente de Linda W, uma jovem de 16 anos que fugiu do país há um ano para se juntar ao Estado Islâmico.
Iraque

Sonangol quer recuperar investimento no Iraque

A administração da Sonangol admite que a estabilização da situação no Iraque permitirá recuperar o investimento realizado em campos petrolíferos naquele país.
Estado Islâmico

Mais de um milhão de pessoas fugiram de Mossul

Mais de um milhão de pessoas fugiram da cidade iraquiana de Mossul desde o início, em outubro, da ofensiva para a reconquista, e mais de 825 mil ainda não regressaram.
Estado Islâmico

Vídeo. Homens do Daesh agredidos em Mossul

1083
As imagens têm estado a circular nas redes sociais nos últimos dias. Ministro da Defesa iraquiano diz que abusos não serão tolerados e que os militares que cometerem violações vão ser julgados.
Estado Islâmico

Iraque anuncia vitória sobre Estado Islâmico

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou esta segunda-feira a vitória "sobre a brutalidade e o terrorismo" do grupo jihadista Estado Islâmico, com a libertação total de Mossul.
Estado Islâmico

Iraquianos tentam eliminar resistência em Mossul

As forças iraquianas tentavam eliminar, esta segunda-feira, a última bolsa de resistência do grupo Estado Islâmico em Mossul, após a visita do primeiro-ministro.
Iraque

Estado Islâmico oficialmente derrotado em Mossul

404
Primeiro-ministro iraquiano chegou este domingo à cidade e anunciou no Twitter a vitória sobre os jihadistas, que ocuparam a cidade há três anos, provocando mais de um milhão de deslocados.
Nações Unidas

ONU alerta para 20 mil civis retidos em Mossul

A coordenadora humanitária das Nações Unidas para o Iraque alertou para a hipótese de haver civis bloqueados em Mossul. Lise Grande diz que "podem encontrar-se no local 15 mil civis, ou mesmo 20 mil".
Estado Islâmico

27 fotografias de Mossul que ninguém quis comprar

176
O fotojornalista norte-americano Kaiona Little esteve em Mossul, no Iraque, a fotografar os esforços da polícia iraquiana para libertar a cidade. Ninguém lhe quis comprar estas fotografias.
Iraque

Exército do Iraque ocupa mesquita do Daesh

106
Foi em Al-Nuri que Bakr al-Baghdadi declarou o califado há precisamente três anos. O Exército iraquiano garante, depois da tomada da mesquita: "O Estado Islâmico está acabado".
Segurança

Iraque. Visita de ministro preocupou segurança

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, à base militar de Besmayah suscitou preocupações de segurança. A visita ocorreu na segunda-feira ao contingente português.
NATO

Portugal pode reforçar contingente no Iraque

O ministro da Defesa disse que Portugal está disponível para integrar uma força da NATO na coligação internacional que combate o grupo Estado Islâmico no Iraque, na vertente da formação e treino.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa visita militares no Iraque

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, fez uma visita de três horas às tropas portuguesas em missão na coligação internacional contra o grupo Estado Islâmico, no Iraque.
Estado Islâmico

"Líder destacado" do Estado Islâmico abatido

Yasem Mohamed Asqul e um dos seus "assistentes" foram abatidos pela polícia iraquiana quando se dirigiam para a zona libertada de Yarmaga, no sudeste de Mossul.
Iraque

Explosão de mesquita: "derrota dos terroristas?"

As forças iraquianas e americanas continuam a reivindicar que foram combatentes islâmicos que destruíram a mesquita de Mossul. Para o primeiro-ministro do Iraque simboliza a derrota dos terroristas.
Nações Unidas

ONU. EI usa crianças para travar fugas de civis

A agência das Nações Unidas para as crianças disse que documentou uma série de casos de combatentes do Estado Islâmico que mataram os filhos das famílias que tentam fugir dos bairros.
Iraque

EUA ou Estado Islâmico? Quem explodiu a mesquita?

O exército do Iraque acusa o Estado Islâmico. O grupo terrorista atribuía a responsabilidade do ataque aos Estados Unidos. A construção da mesquita Grand al-Nuri data do século XII.
Estado Islâmico

Forças iraquianas atacam Daesh em Mossul

As forças iraquianas lançaram um ataque para expulsar o Estado Islâmico (EI) da cidade velha de Mossul, o que permitirá, em princípio, o controlo da totalidade da segunda cidade do país.
Estado Islâmico

Estado Islâmico. Quem é Abu Bakr al-Baghdadi?

102
A Rússia diz ter abatido o líder do Estado Islâmico na Síria, Abu Bakr al-Baghdadi, um dos mais esquivos e brutais líderes jihadistas de sempre. Quem é Baghdadi e como chegou onde chegou?
Crise dos Refugiados

Refugiados. Intoxicação alimentar faz dois mortos

Um intoxicação alimentar fez dois mortos e pelo menos 725 vítimas num campo para refugiados perto de Mossul, no Iraque, anunciou esta terça-feira o ministro da Saúde iraquiano.
Iraque

31 mortos em ataque suicida no centro do Iraque

Pelo menos 31 pessoas morreram e 24 ficaram feridas num ataque suicida num mercado da cidade de Musaib, na província de Babilónia, no centro do Iraque.
Estado Islâmico

Estado Islâmico assassinou 163 pessoas

O grupo Estado Islâmico assassinou pelo menos 163 pessoas para as impedir de fugir de Mossul, norte do Iraque, confirmou o Alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al Hussein.
Iraque

31 mortos em ataques suicidas no Iraque

Dois ataques suicidas em Bagdade e Bassora fizeram pelo menos 31 mortos e 50 feridos. Na capital iraquiana morreram 18 pessoas depois de um carro ter chocado contra um posto de controlo.
Iraque

Ataques suicidas no Iraque fazem 22 mortos

Uma série de atentados suicidas, na terça-feira, em Tikrit, no norte do Iraque, fizeram pelo menos 22 mortos, disse à Associated Press uma fonte da autoridade provincial iraquiana.
Síria

Síria: 50 anos para tirar explosivos do país

A ONU estima que serão necessários entre 40 a 50 anos para retirar da Síria e do Iraque as minas, explosivos e outros dispositivos que não detonaram nos conflitos.
Estado Islâmico

Estado Islâmico voltou a usar escudos humanos

O grupo terrorista Estado Islâmico voltou a usar civis como escudos humanos. As imagens foram captadas, em exclusivo, pela BBC através do helicóptero do exército iraquiano.
Presidente Trump

Genro (e conselheiro) de Trump visita Iraque

Jared Kushner está no Iraque em visita oficial, informou no domingo um funcionário da administração norte-americana.
Iraque

"Número dois" do Estado Islâmico morto no Iraque

O homem apontado como o "número dois" do grupo terrorista Estado Islâmico, identificado como Ayad Hamed al Yamili e apelidado de Abu Yehia, morreu num ataque aéreo no oeste de Iraque.
António Guterres

Secretário-geral da ONU aterra no Iraque

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta".
Iraque

EUA podem ser os autores do maior ataque a Mossul

Os EUA estão a investigar a morte de cerca de 200 civis em Mossul ocorrida alegadamente durante bombardeamentos norte-americanos. Mas há a hipótese de se tratar de uma armadilha do Estado Islâmico.
Iraque

300 civis mortos no espaço de um mês em Mossul

Mais de 300 civis foram mortos desde o mês passado numa ofensiva contra o Estado Islâmico na parte ocidental de Mossul, segundo a ONU. O balanço poderá subir para mais de 400 pessoas.
Iraque

Como Bagdade será reconstruída depois da guerra

Naseer Shamma, natural do Iraque e conhecido por ser um dos maiores mestres de alaúde árabe já chegou a estar condenado à morte. Agora, lidera um projeto para reconstruir Bagdade depois da guerra.
Iraque

Centenas de civis morrem em Mossul

Centenas de civis morreram em bombardeamento no interior das suas casas ou em refúgios depois de o Governo do Iraque lhes ter pedido para não fugirem durante a ofensiva na cidade de Mossul.
Terrorismo

23 mortos em atentado bombista em Bagdad

Um ataque suicida com carro armadilhado numa zona comercial do subúrbio de Amil, sudoeste de Bagdad, provocou esta segunda-feira pelo menos 23 mortos e 43 feridos.
Iraque

Mossul: 100 mil pessoas fugiram desde fevereiro

Perto de 100 mil pessoas abandonaram as suas casas na zona oeste de Mossul desde o início da ofensiva das forças iraquianas para expulsar o grupo extremista Estado Islâmico daquela parte da cidade.
Estado Islâmico

Nem tudo o que o Estado islâmico destruiu era arte

102
Nem tudo o que o Estado islâmico destruiu eram mesmo obras de arte com milhares de anos de história. Novos dados revelam que parte das peças destruídas em 2015 eram, afinal, falsificações.
Presidente Trump

Enviado de Trump sobre Mossul: "Vão morrer ali"

113
Nos últimos meses o exército iraquiano, apoiado pela coligação anti-jihadista, tem vindo a reconquistar a segunda cidade do país. Brett McGurk confirmou que a última via de saída foi cortada.
Iraque

Forças iraquianas reconquista parte de Mossul

Três líderes do Estado Islâmico morreram em bombardeamentos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, avançou o ministério da Defesa iraquiano
Iraque

Bagdade. Atentado mata 26 pessoas em casamento

Um duplo atentado suicida num casamento no norte de Bagdade, matou pelo menos 26 pessoas e feriu outras dezenas, quando os convidados se juntavam para a festa.
Irão

Irão. Milhares de combatentes mortos na Síria

Mais de 2 mil combatentes enviados pelo Irão foram mortos nos conflitos no Iraque e na Síria, disse o chefe da fundação dos mártires e veteranos iranianos, citado esta terça-feira pela imprensa.
Iraque

Mais de 57 mil civis abandonaram Mossul

Mais de 57.000 civis abandonaram a parte ocidental de Mossul (Iraque) desde o início da ofensiva das forças iraquianas a esta zona da cidade, informou hoje o Ministério das Migrações iraquiano.
Iraque

Líder do Estado Islâmico admite derrota em Mossul

Abu Bakr al-Baghdadi deu ordens para que os combatentes "fujam e se escondam nas zonas montanhosas" e que se façam explodir caso sejam capturados pelas forças do regime iraquiano.
Iraque

Cerca de 26 mil pessoas já fugiram de Mossul

Cerca de 26 mil civis fugiram da parte ocidental de Mossul nos dez primeiros dias da operação, lançada no dia 19 de fevereiro pelas forças iraquianas, para retomar a cidade sob controlo do grupo Estado Islâmico.
Iraque

Centenas de civis abandonam Mossul

Centenas de civis fugiram de Mossul no meio de combates entre as forças iraquianas e os 'jihadistas' do grupo radical Estado Islâmico, constatou um jornalista da agência de notícias francesa AFP.
Iraque

100 pessoas enterradas em vala comum no Iraque

As forças de segurança iraquianas revelaram terem descoberto uma vala comum, no lado oeste da cidade de Mossul, com mais de 100 pessoas enterradas.
Estado Islâmico

Tropas iraquianas tentam libertar Mossul do EI

Tropas iraquianas apoiadas pela aviação e helicópteros militares combatem os rebeldes 'jihadistas' a oeste de Mossul, mas a batalha para retomar o último grande bastião no Iraque está a ser difícil.
Iraque

Mossul. Forças iraquianas retomam ofensiva

Forças iraquianas apoiadas por aviões de combate entraram, esta segunda-feira, nos arredores sul de Mossul, no segundo dia de uma grande ofensiva para expulsar o grupo do Estado Islâmico.
Iraque

Iraque anuncia nova ofensiva contra Mossul

O primeiro-ministro iraquiano anunciou o lançamento de operações militares para recuperar a parte ocidental da cidade de Mossul controlada pelo Estado Islâmico.
Iraque

Guerra. 350 mil crianças presas em Mossul

Cerca de 350 mil crianças estão presas a oeste de Mossul devido aos bombardeamentos contra o Estado Islâmico, alertou hoje a organização não-governamental britânica Save the Children.
Iraque

Bagdade. Carro bomba mata 48 pessoas

Uma explosão num carro bomba matou 48 pessoas e feriu pelo menos 56 no sudoeste de Bagdade, no distrito de Shiite al-Bayaa. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Venezuela

Como a Venezuela vendeu passaportes a terroristas

138
Investigação da CNN. Diplomata venezuelano que trabalhou na Embaixada do Iraque tentou denunciar esquema de venda de passaportes. Mas em vez de ser apoiado, foi perseguido pelo governo. Está exilado.
Tribunal

Ponte de Sor. Processo continua ou é arquivado?

O processo judicial que envolve os filhos do diplomata iraquiano que agrediram um jovem em Ponte de Sor deverá seguir no Iraque. Em Portugal o Ministério Público terá agora de decidir o arquivamento.
Diplomacia

MP diz que houve tentativa de homicídio

Nos autos do processo, o Ministério Público diz que há "fundada suspeita e fortes indícios de que os irmãos Haider e Ridha tenham praticado um crime de homicídio na forma tentada".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Iraque retira embaixador (e o processo) do país

203
Iraque não levantou imunidade de embaixador, mas retirou-o de Portugal. Caso contrário, seria declarado "persona non grata" em Lisboa. Processo será agora conduzido pelas autoridades iraquianas.
Iraque

Forças iraquianas retomam universidade de Mossul

As forças iraquianas retomaram a universidade de Mossul ao grupo extremista Estado Islâmico durante a progressão na reconquista da totalidade da zona oeste da segunda cidade do Iraque.
Crise dos Refugiados

Refugiada fugiu do Iraque aos 116 anos

Zafir nasceu em 1900, muito antes de o próprio estado do Iraque ter sido fundado. Aos 116 anos, viu-se obrigada a fugir do seu país e a encontrar refúgio na ilha grega de Lesbos.
Sonangol

Iraque quer Sonangol de novo nos poços de petróleo

O ministro do Petróleo iraquiano, Jabbar al-Luaibi, pediu à petrolífera angolana Sonangol para retomar a operação nos campos petrolíferos que detém a sul de Mossul, região libertada dos jihadistas.
Estado Islâmico

Estado Islâmico tem "os dias contados" em Mossul

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos assegurou que o grupo extremista tem os dias contados. Este anúncio surge depois das forças iraquianas alcançarem pela primeira vez o sudeste da cidade.
Diplomacia

Embaixador iraquiano já regressou a Lisboa

Embaixador iraquiano tinha saído de Portugal com a família, incluíndo os dois filhos, em meados de dezembro e devia regressar a 5 de janeiro. Saad Mohammed Ali voltou esta sexta-feira.
Diplomacia

Agressão. Iraque continua sem levantar imunidade

122
Autoridades iraquianas "suscitam questões jurídicas" sobre processo que envolve filhos do embaixador em Portugal e voltam a adiar decisão.
A página está a demorar muito tempo.