A milícia islamita líbia anunciou a tomada de controlo do aeroporto de Trípoli, depois de dez dias de confrontos com os antigos rebeldes de Zenten, uma cidade a 170 quilómetros do sudoeste da capital líbia. De acordo com a France Press, o anúncio foi feito num canal de televisão utilizado pelos islamitas. “Anunciamos que tomamos o controlo total do aeroporto de Trípoli”.

Ainda não existe uma confirmação oficial por parte das autoridades líbias. Mas caso se confirme a tomada do aeroporto, significa um retrocesso para os antigos rebeldes de Zenten que controlam o aeroporto desde a queda de Muammar Kadhafi, em 2011. Este sábado, líderes das milícias islamitas disseram que as suas forças estavam a conseguir apertar o cerco ao aeroporto e que já tinham tomado controlo de uma ponte e de uma base militar.

O aeroporto, situado a 30 quilómetros a sul da capital da Líbia, está encerrado desde 13 de julho, na sequência de um ataque levado a cabo por uma aliança de milícias islamitas e de grupos de Misrata para expulsar as brigadas de antigos rebeldes de Zenten que controlam o aeroporto desde a queda de Muammar Kadhafi, em 2011.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR