Líbia

Conflitos

G7 quer discutir Líbia e Síria com países vizinhos

Os membros do G7 acordaram pedir à ONU e aos países da região para participarem em reuniões internacionais que conduzam a solução para as crises na Líbia e na Síria.
Líbia

Líbia. Governo e Haftar aceitam trégua temporária

Forças do marechal Khalifa Haftar aceitaram as tréguas temporárias pedidas pela ONU por ocasião da grande festa muçulmana do Eid al-Adha. Governo disse estar pronto a respeitar, sob condições.
Líbia

Pelo menos 321 assassinatos na Líbia 

No primeiro semestre de 2019 foram registados na Líbia pelo menos 321 assassinatos e 424 ataques violentos, revela o último relatório de uma Organização líbia.
Terrorismo

Atentado de Manchester. Irmão do autor extraditado

Hashem Abedi, irmão de Salman Abedi, autor do atentado em Manchester, foi detido por "morte, tentativa de morte e conspiração destinada a provocar uma explosão suscetível de colocar vidas em perigo".
Líbia

Paris: mísseis "não estavam em mãos líbias"

"As declarações que podem ser lidas 'aqui ou ali' sobre o facto de esses mísseis estarem em 'mãos líbias' são falsas. Não foi esse o caso", afirmou a ministra das Forças Armadas francesas.
Líbia

Mais de mil mortos em confrontos na Líbia

Morreram mais de mil pessoas, incluindo mais de uma centena de civis, e mais de 5.500 ficaram feridas desde que as forças de Khalifa Haftar avançaram contra Tripoli.
Migrações

Navio resgata 44 pessoas ao largo da Líbia

44 migrantes, entre os quais quatro mulheres e três crianças, que se encontravam em risco no Mediterrâneo, foram resgatados pelo navio humanitário Alan Kurdi.
Líbia

Dezenas de migrantes mortos na Líbia numa semana

167
Primeiro um bombardeamento que matou dezenas num centro de detenção, depois um naufrágio com mais de 80 desaparecidos. Todos vinham ou estavam detidos na Líbia.
Líbia

Líbia: Alvejados migrantes que fugiam de ataques

Um relatório da ONU cita relatos que indicam que foram alvejados migrantes e refugiados que tentavam fugir da zona afetada por ofensivas aéreas. Morreram pelo menos 53 pessoas, 6 das quais crianças.
Nações Unidas

EUA impediram condenação de ataque na Líbia

Os EUA impediram, sem qualquer explicação, a aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de uma condenação do ataque que matou
Líbia

Líbia. Haftar nega autoria de ataque a migrantes

As forças do marechal Khalifa Haftar negam qualquer responsabilidade no ataque que matou 44 migrantes. Grupos rivais tentaram responsabilizar Haftar, diz porta-voz do marechal.
António Guterres

Líbia. Guterres quer investigação a ataque aéreo

O ataque aéreo de terça-feira matou pelo menos 44 pessoas e feriu mais de 130 num centro de migrantes na Líbia. Secretário-geral da ONU quer apurar circunstâncias do ataque.
Líbia

ONU reúne após ataque a migrantes na Líbia

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se de emergência para avaliar a situação na Líbia após a morte de 44 pessoas num ataque aéreo que atingiu um centro de detenção de migrantes perto de Tripoli.
Líbia

Líbia. 40 mortos em ataque a centro de migrantes

138
Segundo as autoridades líbias, o ataque terá sido orquestrado pelo Exército Nacional da Líbia, força rebelde que tem combatido o governo apoiado pelas Nações Unidas.
Líbia

O "piloto português" detido na Líbia é americano

367
Dúvida existe desde que um piloto capturado pelo autodenominado Exército Nacional da Líbia afirmou ser "Jimmy Reis" natural de Portugal. Americanos só confirmaram identidade depois da libertação.
Líbia

Líbia propõe eleições até ao final do ano

O chefe do governo líbio reconhecido pela ONU anunciou a criação de um "Fórum Líbio" para negociar uma solução pacífica para o conflito. Eleições deverão ocorrer até ao final do ano.
Líbia

Líbia. Guterres quer fim do armamento ilegal 

O território libanês é disputado por vários grupos armados. Para o secretário-geral da ONU, só o embargo de armas pode pôr fim aos conflitos do país e garantir a segurança dos civis.
Líbia

Rebeldes: há mais mercenários portugueses na Líbia

Uma milícia rebelde líbia revelou ter capturado a 7 de maio um piloto chamado "Jimmy Reis" que viria de Portugal. Este estará numa prisão em Benghazi e terá confessado "informações sérias".
ONG

"Vidas estão em perigo na Líbia", alertam ONG

As organizações dizem que a falta de água, alimentos e serviços médicos estão a aumentar. Alertam ainda que há crianças sujeitas a "detenções arbitrárias e ilimitadas na Líbia".
Emmanuel Macron

Líbia. Macron pede fim do conflito a Haftar

Macron apelou a Haftar para que o fim das hostilidades "seja uma realidade o mais cedo possível". Durante uma reunião, Haftar terá explicado as razões da ofensiva militar que tem protagonizado.
Líbia

Líbia. ONU fala em "guerra longa e sangrenta"

"A Líbia está a caminho de uma guerra civil que poderá conduzir a uma divisão permanente do país", disse Ghassan Salamé. Há já 510 mortos e 2.467 feridos devido aos ataques de Khalifa Haftar
Militares

Mercenários portugueses no mundo: quanto ganham

971
Os contratos costumam ser de quatro a nove semanas. Quem os contrata? Empresas e governos de países africanos e do Médio Oriente. Salário de pilotos pode superar 15 mil euros, revela o Expresso.
Líbia

"Piloto português" na Líbia ainda não foi julgado

Fonte do Exército Nacional da Líbia referiu que as investigações sobre Jimmy Reis "ainda estão a decorrer" e que o piloto será tratado "de acordo com a lei internacional humanitária e as leis líbias".
Líbia

Primeiro-ministro líbio é recebido por Macron

O presidente líbio reconhecido pela comunidade internacional vai estar com o presidente francês para fazer "um balanço da situação ao nível da segurança e militar".
Líbia

"Piloto português": o que falta saber

O autodenominado Exército Nacional da Líbia diz que capturou um piloto pró-governo líbio no país. Este disse que vinha de Portugal. Mais ninguém confirmou: nem o Governo líbio, nem o português.
Líbia

Líbia. MNE não confirma "piloto português"

289
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português afirmou que a nacionalidade portuguesa de piloto alegadamente capturado "ainda" não está confirmada. Governo líbio e ONU ainda não reagiram.
Líbia

Quatro mortos e 20 feridos em ataques aéreos

Ataques aéreos noturnos mataram quatro pessoas e feriram 20 na capital da Líbia, Tripoli, disse o Governo de Acordo Nacional que culpa as forças do marechal Haftar.
Líbia

Itália espera migrante da Líbia e avisa UE

A Comissão Europeia recomendou ao Governo italiano que dirija aos Estados-membros o seu pedido de preparação de um plano de emergência para um eventual aumento do fluxo de migrantes.
Líbia

Líbia. Líderes africanos defendem fim dos combates

Numa reunião no Cairo sobre a crise da Líbia, o presidente do Egito defendeu que o país deve ser protegido dos “perigos do terrorismo e da intervenção estrangeira permanente nos últimos anos".
Líbia

Tripoli. Combates causam 264 mortos e 1266 feridos

A ofensiva do marechal Khalifa Haftar para conquistar a capital líbia provocou ainda 35.000 deslocados, disse a Organização Mundial de Saúde que voltou a pedir uma pausa temporária nas hostilidades.
Sudão

União Africana discute crises no Sudão e Líbia 

As reuniões pretendem discutir "a evolução da situação no Sudão", depois de os protestos contra o ex-presidente continuarem. A ofensiva de Haftar sobre a capital da Líbia também será avaliada.
Líbia

Ofensiva de Haftar na Líbia já causou 174 mortos 

O exército do marechal Khalifa Haftar quer conquistar Tripoli, a capital libanesa. O confronto já causou também 758 feridos e 18.000 deslocados. O ataque começou a 4 de abril.
Líbia

Abatido avião de combate das forças de Haftar

Forças do Governo de Acordo Nacional (GNA) anunciaram ter abatido um caça do Exército Nacional Líbio (ANL) do marechal Khalifa Haftar, a sul de Tripoli.
Líbia

Ofensiva em Tripoli já fez 121 mortos

A ofensiva levada a cabo pelo marechal Khalifa Haftar contra Tripoli, capital da Líbia, já provocou a morte de 121 pessoas e 561 feridos desde o seu início, a 4 de abril. Há 13.500 pessoas deslocadas.
Crise dos Refugiados

Líbia. Violência pode aumentar fluxo de migrantes

O presidente do Governo italiano, Giuseppe Conte, advertiu para a possibilidade de a escalada de violência na Líbia provocar uma crise humanitária e uma chegada massiva de migrantes à costa italiana.
Líbia

Combates na Líbia provocam 56 mortos e 266 feridos

Os combates na capital líbia provocaram 56 mortos e 266 feridos nos últimos seis dias, indicou a Organização Mundial de Saúde, e quando a ONU se mobiliza para apoiar os superlotados hospitais do país.
Líbia

"Estamos profundamente preocupados com a Líbia"

Secretário-geral da NATO apela a uma solução política como "a única maneira de garantir paz e estabilidade para todos os líbios". Conselho de Segurança da Nações Unidas vai discutir o tema.
Líbia

Líbia. ONU pede proteção dos civis

"A população líbia está há muito tempo presa entre as diferentes fações do conflito e os mais vulneráveis sofrem as piores violações dos direitos humanos", disse a Alta Comissária Michelle Bachelet.
Líbia

Líbia. Guterres condena escalada de violência

O secretário-geral das Nações Unidas lembra que não há solução militar para o conflito na Líbia e pede a todas as partes que se envolvam imediatamente em diálogos para encontrar uma solução política.
Líbia

"Mercenário português". O que se passa na Líbia? /premium

133
Um grupo militar de oposição ao governo líbio garante ter capturado um piloto português no país. Oito anos depois da Primavera Árabe, a Líbia está de novo em guerra civil. Saiba o que está em causa.
Líbia

ONU. Pelo menos 2.800 pessoas fugiram de Tripoli

A ONU alertou esta segunda-feira para a "escalada da violência" que tem vindo a aumentar na capital da Líbia e que está a afetar refugiados e migrantes arbitrariamente detidos em centros de detenção.
Estados Unidos da América

EUA pedem "cessação imediata" da ofensiva militar

O secretário de Estado dos Estados Unidos reafirma ainda o pedido para que os líderes líbios "regressem às negociações políticas sob a mediação do Representante Especial do Secretário-Geral".
Líbia

ONU apela a trégua humanitária de 2 horas na Líbia

O objetivo das Nações Unidas é permitir a retirada em segurança de feridos e de civis por equipas de socorro e pelo Crescente Vermelho líbio.
Mediterrâneo

Rapaz náufrago tinha boas notas cosidas no casaco 

5.937
Um rapaz do Mali que queria chegar à Europa coseu no casaco o boletim escolar. Morreu no Mediterrâneo, quando o barco onde viajava se afundou. A sua história chegou ao Papa e agora ao mundo.
Itália

Itália acusa migrantes de sequestro

O ministro italiano, Matteo Salvini, acusou um grupo de migrantes de ter sequestrado um navio quando se aperceberam de que iam regressar à Líbia. O navio estava a meio caminho entre Tripoli e Malta.
Líbia

Líbia. Associação alerta para condições desumanas

Os Médicos Sem Fronteiras dizem que "quase uma em quatro pessoas estão subnutridas ou abaixo do peso" nos centros de detenção de Sabaa e "dezenas foram fechadas em pequenos espaços".
Líbia

Líbia. Mais de 40 mil migrantes repatriados

Só em 2018, regressaram cerca de 17.500 migrantes em situação irregular, oriundos de 32 países de África e da Ásia, regressaram voluntariamente para os respetivos países de origem.
Jornalismo

Informar na Líbia "é quase impossível"

A declaração foi proferida pela associação Repórteres Sem Fronteiras no dia em que se celebra o oitavo aniversário da revolta que acabou com o regime de Mouammar Kadhafi.
Líbia

Líbia. Mais de 16 mil migrantes regressam ao país

O programa de regressos voluntários ajuda aos migrantes, que correm risco de vida ao tentar chegar à Europa através da travessia do Mediterrâneo, voltar ao seu país de origem.
Líbia

Navio mercante resgata 100 pessoas no Mediterrâneo

A embarcação estava a 60 milhas da costa da cidade de Misurata e nela encontravam-se 60 pessoas. O pedido de socorro às 9h (hora de Lisboa) de domingo e foi respondido pelas autoridades líbias.
Líbia

Ataque na Líbia faz três mortos e 21 feridos

Um ataque contra o Ministério dos Negócios Estrangeiros líbio fez três mortos e 21 feridos, segundo as autoridades líbias.
Líbia

Líbia. 100 corpos encontrados em vala comum

Mais de 100 corpos foram descobertos numa vala comum perto de Sirte, antigo bastião do grupo extremista Estado Islâmico na Líbia recuperado pelas forças governamentais no final de 2016.
Líbia

Vala comum encontrada por tropas líbias em Sirte

As tropas líbias encontraram uma vala comum na cidade costeira de Sirte, aparentemente usada pelo grupo extremista Estado Islâmico para enterrar os seus combatentes durante a ocupação da cidade.
Líbia

500 mil crianças líbias em "perigo imediato"

Os combates entre milícias rivais, que decorrem desde 27 de outubro, já provocaram pelo menos 115 mortos e cerca de 400 feridos, indica o último balanço do ministério da Saúde líbio.
Líbia

Confrontos em Tripoli provocaram 50 mortos

Os combates irromperam na semana passada, quando a Sétima Brigada, milícias de Tarhouna, uma cidade a cerca de 60 quilómetros a sul de Tripoli, atacou os bairros do sul da capital.
Conflitos

Cerca de 400 presos fogem de prisão na Líbia

Os homens conseguiram forçar as portas da prisão e fugir. Os guardas prisionais, temendo pela sua vida, foram incapazes de controlar os tumultos, explicou a polícia local.
Líbia

Recomeçaram os combates perto da capital da Líbia

Combates entre milícias rivais recomeçaram na quinta-feira à tarde a sul da capital da Líbia, Tripoli, algumas horas apenas após o anúncio de um cessar-fogo para acabar com a violência.
Crise dos Refugiados

Salvini ameaça reenviar migrantes para a Líbia

O ministro do Interior de Itália ameaçou reenviar para a Líbia os migrantes, entre os quais os 177 que estão num navio no porto de Catânia, na Sicília, sem autorização para desembarcar.
Líbia

Condenados à morte 45 militantes pró-Kadhafi

Um tribunal líbio condenou à morte 45 militantes acusados de terem matado manifestantes na capital líbia, Tripoli, durante a revolta contra o regime de Muammar Kadhafi em 2011.
Migrações

Cerca de 670 mil migrantes irregulares na Líbia

A Líbia acolhe cerca de 679.000 pessoas em situação irregular, das quais 8% são menores, indicou a Organização Internacional das Migrações (OIM).
Líbia

Representantes da UE e ONU debatem situação líbia

A Alta-representante da UE para a Política Externa e o enviado especial da ONU para a Líbia analisaram o processo de reconciliação líbio, durante a inauguração da embaixada da UE em Tripoli.
Crise dos Refugiados

Sete mortos e 123 migrantes resgatados na Líbia 

Pelo menos sete pessoas, duas delas crianças, morreram e outras 123 foram resgatadas do mar após o naufrágio da embarcação em que seguiam ao largo da Líbia, anunciou a guarda-costeira líbia.
Naufrágios

63 desaparecidos em naufrágio na costa líbia

A embarcação tinha a bordo 104 pessoas e afundou no domingo em Garaboulli, a cerca de 50 quilómetros a leste de Tripoli.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)