Guerra Civil
Conversas à Quinta

A guerra acabou há 80 anos, Espanha não a esqueceu

A Guerra Civil de Espanha acabou há 80 anos, mas há feridas e divisões que não desapareceram. E a memória de Franco nem é o maior dos problemas: o drama aparentemente irresolúvel é o dos nacionalismos
Conflito na Síria

2018 foi o ano com menos mortos na guerra da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos assegura que morreram quase 20 mil pessoas em 2018 -- o ano menos mortífero desde o início da guerra civil síria em 2011.
Espanha

Toledo: ponto crucial da Guerra Civil /premium

137
A Guerra Civil espanhola (1936-1939) colocou frente a frente republicanos e nacionalistas. Toledo foi mais político do que militar. Foi o marco da reviravolta no poder. Ensaio de José Luís Andrade.
Espanha

Talibãs no Valle de los Caídos

305
Sem cair na propaganda, e independentemente dos números correctos, a última guerra civil de Espanha foi um conflito terrível e selvagem, com demasiados actos canalhas e com pouca misericórdia presente
UNITA

UNITA elogia regresso do corpo do general Ben Ben

O presidente da UNITA considerou que o regresso do corpo do general "Ben Ben" a Angola representa "mais um passo" na remoção dos obstáculos para a reconciliação nacional dos angolanos.
Angola

Angola recebe apoio britânico para desminagem

O governo britânico anunciou a concessão de mais 46 milhões de libras (51 milhões de euros) para a remoção de minas terrestres em nove países, incluindo Angola.
Ucrânia

Ucrânia. Líder separatista morto em explosão

"O dirigente da República Popular de Donetsk, Alexander Zakharchenko, morreu num ataque terrorista", anunciou a agência DAN, acrescentando que as "circunstâncias estão a ser averiguadas".
Conflito na Síria

Rebeldes chegam a acordo sobre a rendição na Síria

Os rebeldes no sul da Síria chegaram a um acordo com a Rússia, aliado de Damasco, para uma rendição negociada numa área sensível de fronteira com os montes Golã, na parte anexada por Israel.
Síria

EUA atacam dois alvos do exército sírio

As forças norte-americanas terão atacado dois alvos do exército sírio durante a madrugada desta quinta-feira. Esta é a terceira vez que os EUA atacam o regime de Bashar al-Assad.
Conflito na Síria

Acordo para evacuar reduto rebelde de Ghouta

Um "acordo final" apoiado pela Rússia para retirar os rebeldes sírios do grupo Jaich al-Islam, que controlam Douma, foi conseguido este domingo, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Putin encontrou-se com homólogo sírio

Os Presidentes da Rússia, Irão e Turquia vão reunir-se na quarta-feira em Sochi para abordar os mais recentes desenvolvimentos na Síria e região.
Síria

Japão pede 30 dias para investigar armas químicas

O Japão entregou no Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que pede uma extensão de 30 dias do mandato dos especialistas internacionais que investigam armas químicas na Síria.
Fome

Como está o menino faminto do Iémen um ano depois?

430
Em 2016, a história de Saleem chocou o mundo e alertou para o terror da guerra civil no Iémen e as suas consequências para a população. Agora, um ano depois, a BBC descobriu o menino.
Conflito na Ucrânia

Membro da missão da OSCE morto em explosão

A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa informou que um dos seus membros morreu na explosão de uma mina à passagem de uma patrulha no leste da Ucrânia.
Venezuela

Venezuela: População teme "uma guerra civil"

A conselheira das comunidades portuguesas na Venezuela Maria de Lurdes Traça considerou que a situação no país "é muito grave" e que a população teme mesmo "uma guerra civil".
Mundo

40 000 pessoas deixadas a morrer à fome no Sudão 

Pelo menos 40 000 pessoas estão a ser deixadas a morrer à fome nas zonas de guerra do Sudão do Sul, alerta relatório das Nações Unidas, num apelo às forças rivais para que deixem entrar ajuda.
Síria

Rebeldes retiram-se de Aleppo. Curdos avançam

Os rebeldes da província síria de Aleppo (norte) retiraram-se de três localidades ameaçadas pelos ataques russos, o que permitiu o avanço das forças curdas, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Crise dos Refugiados

Ilha de Guernsey recusa acolher refugiados

Território alega "islamofobia" para não receber refugiiados, disse o ministro-chefe Jonathan Le Tocq, de acordo com a estação britânica BBC.
Conflito na Síria

Vídeo mostra a destruição em Homs, dura e crua

Um repórter de imagem da Russia Works filmou a destruição na cidade síria pelo ar. E o que se vê é desolador. Mais: é devastador. Enquanto isso, a Europa não se entende quanto à crise dos migrantes.
Conflito na Síria

Início de negociações de paz na Síria esta sexta

A ONU afirmou que não houve um adiamento das negociações para a paz na Síria, que devem ter início esta sexta-feira, mas a oposição ao regime de Damasco já informou que não vai comparecer.
Síria

Centenas precisam de ser retirados de Madaya

O embaixador neozelandês na ONU, Gerard van Bohemen, diz que cerca de 400 civis têm de ser retirados "com urgência" da cidade de Madaya, na Síria. É necessária a autorização do governo.
Moçambique

Antigo hotel de luxo dá abrigo a 4.000 pessoas

É o que resta de um dos projetos hoteleiros de luxo em Moçambique. O Grande Hotel da Beira está em avançado estado de degradação e dá abrigo a 4.000 moradores.
Refugiados

Morreram mais 13 crianças no Mar Egeu

Esta manhã seis crianças perderam a vida quando tentavam chegar à Grécia. Na quarta, outras sete crianças morreram na travessia. O Inverno não tem travado o fluxo de migrantes que quer entrar na UE.
Rússia

UE prolonga sanções à Rússia por mais seis meses

A UE decidiu prolongar por mais seis meses as sanções económicas à Rússia, devido à implicação de Moscovo na crise no leste da Ucrânia, segundo fontes comunitárias.
Síria

Assad diz que ganha a guerra em menos de 1 ano

A guerra na Síria pode acabar em menos de um ano, mas os esforços para uma mudança de regime podem prolongá-la, disse ao fim de quinta-feira o Presidente sírio, Bashar al-Assad.
Conflito na Ucrânia

Conflito na Ucrânia atinge mais de 9000 mortos 

Mais de nove mil pessoas morreram desde o início do conflito no leste da Ucrânia, em abril de 2014, segundo um novo balanço publicado hoje pela Organização das Nações Unidas.
Reino Unido

Milhares na rua contra bombardeamentos à Síria

Milhares manifestaram-se em Londres contra plano britânico de bombardeamento do Estado Islâmico. No mesmo dia, o consulado português e outros edifícios foram evacuados por risco de bomba.
Diplomacia

EUA esperam Irão seja nas negociações

Os Estados Unidos esperam que o Irão seja convidado para as conversações multilaterais sobre a Síria que vão ter lugar em Viena esta semana, revelou o Departamento de Estado norte-americano.
Líbia

EUA e UE exigem à Líbia acordo para Governo

Os Estados Unidos, a União Europeia e uma coligação de países árabes exigiram às partes em conflito na Líbia para aprovarem e aplicarem o acordo para a criação de um Governo de unidade nacional.
Srebrenica

Sérvia indica 8 suspeitos por massacre na Bósnia

Os suspeitos estão indiciados por terem ordenado e participado no massacre de Srebrenica, onde foram mortos cerca de 8.000 muçulmanos bósnios em 1995.
Mundo

A fortuna de Franco. De onde lhe vinha?

181
Antigo ditador espanhol fez fortuna durante a Guerra Civil. Novo livro desvenda como Franco - que sempre passou uma imagem de frugalidade - acumulou fortuna de formas que hoje seriam ilegais.
Diplomacia

ONU quer acordo de paz no Sudão do Sul

O Conselho de Segurança da ONU estabeleceu o dia 01 de setembro como a data limite para que o Presidente do Sudão do Sul retire as reservas que colocou ao acordo de paz que assinou com os rebeldes.
MH17

Míssil que causou queda do avião pode ser russo

A equipa "investiga sobre certos elementos que são talvez originários de um sistema de míssil terra-ar de tipo BUK". O relatório final sobre a queda do avião da Malaysia Airlines chega no outono.
Terrorismo

Bombardeamentos no Iémen fazem mais de 100 mortos

Mais de 100 pessoas, na sua maioria civis, morreram e dezenas ficaram feridas num bombardeamento da coligação internacional, no norte e sul do Iémen.
Síria

Maio foi o mês mais sangrento de 2015 na Síria

Houve pelo menos 6.657 mortos na guerra no país, segundo informação divulgada do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Conflito na Ucrânia

Merkel critica ausência de progressos na Ucrânia

A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou hoje a ausência de progressos na crise ucraniana, lamentando que "ainda não se tenha verificado um cessar-fogo", após um encontro em Moscovo com Vladimir Putin.
Diplomacia

ONU vota sanções aos Houthis iemenitas

O Conselho de Segurança da ONU vai votar hoje um projeto de resolução que visa aplicar sanções ao chefe das milícias xiitas Houthis e ao filho do ex-Presidente iemenita.
África

A nova face da Somália no Instagram

Ugaaso Abukar Boocow tem 27 anos, vive na Somália e tem 70.000 seguidores na sua conta de Instagram, que tem projetado uma imagem diferente do seu país, marcado pela guerra.
Conflitos

Unicef. 60 crianças mortas no Iémen numa semana

Os conflitos no Iémen, iniciados em janeiro deste ano, têm feito muitas vítimas. Só na última semana morreram 62 crianças e 30 ficaram feridas e num ataque a um campo de refugiados morreram 29 civis.
Guerra Civil

ONU classifica cessar-fogo na Birmânia histórico

A ONU classificou de "histórico" o projeto de cessar-fogo na Birmânia entre o Governo e diferentes grupos étnicos do país, para por termo à guerra-civil que dura há décadas.
Rússia

Crimeia. Putin admitiu usar força nuclear

247
Putin indicou que o exército russo tinha posicionado na Crimeia baterias de mísseis de defesa costeira "Bastion", armas capazes de dissuadir um navio de guerra dos Estados Unidos de intervir.
Guerra Civil

Iraque promete libertar Tikrit em três dias

As forças de segurança iraquianas que estão a sitiar Tikrit, onde há centenas de combatentes do stado Islâmico, vão libertar esta cidade do norte do Iraque em três dias, afirmou um porta-voz à AFP.
Rússia

McDonald's e Coca-Cola em "guerra contra a Rússia"

Um conselheiro do primeiro-ministro russo acusou as norte-americanas McDonald's e Coca-Cola de travarem "uma guerra" contra a Rússia, tendo como pano de fundo a guerra civil na Ucrânia.
Estado Islâmico

Dinamarca: tinha 15 anos e queria ir para a Síria

As autoridades dinamarquesas colocaram um adolescente de 15 anos numa instituição de jovens para evitar que partisse para a Síria, pressionado pelo pai, noticiou o diário Jyllands-Posten.
Síria

Turquia e EUA vão treinar e equipar oposição síria

As autoridades norte-americanas pretendem treinar cerca de cinco mil rebeldes sírios por ano, durante três anos. Esta é uma aproximação na forma como os dois países têm atuado na região.
Mundo

Sri Lanka pede adiamento de relatório da ONU

O Sri Lanka pediu às Nações Unidas para adiarem um relatório sobre alegados crimes de guerra durante o conflito civil do país, de modo a permitir ao novo Governo completar a sua própria investigação.
Conflito na Ucrânia

Rebeldes avançam e EUA preparam ajuda ao Exército

Os separatistas pró-russos anunciaram a mobilização de mais cem mil homens para o conflito. Do outro lado, os EUA começam a defender uma ajuda ao exército ucraniano que está e dificuldades.
Síria

20 mortos em ataques aéreos na Síria

Pelo menos 20 pessoas morreram na quarta-feira em ataques aéreos do regime de Bashar al-Assad em duas localidades de Aleppo e Homs, na Síria, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
Conflito na Ucrânia

13 mortos em bombardeamento que atingiu autocarro

Treze pessoas morreram esta quinta-feira em Donetsk, no leste da Ucrânia, num bombardeamento que atingiu um autocarro, disse à agência noticiosa AFP um responsável daquela autarquia.
Conflito na Ucrânia

Kremlin preocupado com violência na Ucrânia

Porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, expressou a preocupação da Rússia pela "escalada das ações militares" nas regiões leste da Ucrânia.
Terrorismo

Estado Islâmico liberta 200 iraquianos

Mais de 200 iraquianos da minoria religiosa yazidi foram libertados por um grupo do Estado Islâmico no norte do Iraque, muitos com problemas psíquicos e mentais.
Guerra

Intensos bombardeamentos no leste da Ucrânia

Intensos bombardeamentos foram hoje registados no leste separatista pró-russo da Ucrânia e, particularmente, na zona do aeroporto de Donetsk, disputado entre o exército ucraniano e os rebeldes.
Boko Haram

Extremistas raptam 40 crianças na Nigéria

Homens armados do grupo radical islâmico Boko Haram raptaram 40 rapazes de uma remota aldeia do estado de Borno, no nordeste da Nigéria, na véspera do Ano Novo.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: Cessar fogo está a ser respeitado

O Presidente ucraniano, Petro Porochenko, declarou que o cessar-fogo decretado ao princípio da manhã no leste da Ucrânia, com os separatistas pró-russos, está a ser respeitado.
Amnistia Internacional

O mundo abandonou os refugiados sírios

860
"Não se compreende que estas pessoas estejam entregues a si próprias", comenta a responsável da organização de direitos humanos em Portugal. Resposta da UE é "chocante", acrescenta.
Guerra

Guerra civil na Síria fez mais de 200 mil mortos

Mais de 200 mil pessoas, incluindo cerca de 63 mil civis, foram mortas desde o início da guerra civil na Síria em março de 2011, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Ucrânia

Viaturas da OSCE alvejadas na Ucrânia

As viaturas em que seguia a delegação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa foram alvejadas por "uma pessoa de uniforme" no leste da Ucrânia. Não há vítimas a registar.
Nigéria

Exército recuperou a cidade das alunas raptadas

A cidade de Chibok, no nordeste da Nigéria, caída nas mãos do grupo islamita Boko Haram na passada quinta-feira, foi retomada pelo exército e por milicianos locais.
Guerra Civil

Sírios enfrentam dificuldades para sair do país

Os sírios têm cada vez mais dificuldade em encontrar um país de acolhimento quando procuram fugir do seu país devido à guerra civil, indicou um relatório divulgado esta quinta-feira.
Terrorismo

Jihadistas executaram 200 elementos de tribo

Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) executaram nos últimos dois dias mais de 200 elementos de uma tribo na província iraquiana de al-Anbar, no oeste do país.
Estado Islâmico

EUA fazem 1º ataque ao EI perto de Bagdade

Os EUA atacaram pela primeira vez posições do Estado Islâmico perto de Bagdade, depois de 160 operações no norte e oeste do país.
Estado Islâmico

19 civis mortos nos combates entre curdos e o EI

Pelo menos 19 civis foram hoje assassinados por milícias curdas na província de Al Hasaka, no noroeste da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Ucrânia

Acusações mútuas de violação de cessar-fogo

As autoridades de Kiev acusaram os separatistas rebeldes de terem desrespeitado o cessar-fogo, pouco depois de os separatistas terem assegurado que as forças governamentais é que violaram o acordo.
Mundo

A Rússia começou uma "grande guerra" 

231
Kremlin criticou a publicação na imprensa italiana de declarações "tiradas do contexto" de Vladimir Putin, nas quais terá afirmado que a Rússia pode conquistar Kiev "em duas semanas".
Conflito na Ucrânia

Rússia "praticamente em guerra" contra a Europa

Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité, considera que a Rússia está "praticamente em guerra contra a Europa" e pediu aos europeus que enviem material militar para a Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

NATO aberta à adesão da Ucrânia

Em 2008, na cimeira de Bucareste, a NATO concordou que a Ucrânia tinha condições para integrar a Aliança Atlântica. Mas, em 2010, o Governo pró-russo do ex-presidente Viktor Ianukovich.
Conflito na Ucrânia

Conflito na Ucrânia regista 2.593 mortos 

O aumento das hostilidades nas últimas 6 semanas, com o recurso a artilharia pesada pelos separatistas pró-russos e pelas forças governamentais, em zonas fortemente povoadas, causou 36 mortos por dia.
Conflito na Ucrânia

Intensos combates e numerosas baixas

A informação indica que o elevado número de baixas resultou do uso de artilharia contra milicianos pró-russos nos arredores das localidades de Gorlovka e Ilovaisk, na região de Donetsk.
Conflito na Ucrânia

Presidente da Ucrânia dramatiza negociações

O Presidente da Ucrânia declarou hoje que "o destino do mundo e da Europa" vai decidir-se na cimeira de Minsk, com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, e dirigentes da União Europeia.
Conflitos

Obama pondera ataques aéreos à Síria

O Presidente norte-americano, Barack Obama, "ainda não tomou uma decisão" quanto a eventuais ataques aéreos norte-americanos na Síria para combater os 'jihadistas' do Estado Islâmico.
Conflitos

Rússia quer voltar a enviar ajuda para Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, confessou ter ficado "altamente preocupado" com a intenção manifestada pela Rússia de voltar a enviar ajuda humanitária ao país vizinho.
Moçambique

Governo e Renamo assinam cessar-fogo

Governo moçambicano e a Renamo assinaram em Maputo, ao fim de mais de um ano de negociações, um cessar-fogo e a base de entendimento para o fim das hostilidades no país.
Líbia

Islamitas anunciam tomada do aeroporto de Trípoli

159
O anúncio foi feito num canal de televisão utilizado pelos islamitas mas ainda não existe confirmação por parte das autoridades líbias. O aeroporto encontra-se encerrado desde 13 de julho.
Negociações de Paz

Ucrânia: Reunião difícil, mas com alguns progresso

A negociação quadripartida entre ministros dos Negócios Estrangeiros, no domingo, em Berlim, sobre a situação na Ucrânia "foi difícil", declarou no final o MNE alemão Frank-Walter Steinmeier.
Guerra Civil

Islamitas executaram mais de 700 sírios em 15 dias

Os islamitas da organização Estado Islâmico (EI) executaram mais de 700 pessoas, na sua maioria civis, nas duas últimas semanas na Síria, afirmou hoje Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Conflito na Ucrânia

Artilharia ucraniana destrói veículos russos

Rússia negou notícias da destruição de veículos e voltou a dizer que não houve entrada de caravanas russas na Ucrânia.
Negociações de Paz

ONU pouco otimista sobre acordo no Sudão do Sul

A delegação da ONU deixou claro a Kiir e Machar "que haverá consequências para quem minar o processo de paz e não quer pôr de lado interesses pessoais no interesse da população".
Mundo

Secretário-geral cessante da NATO visita Ucrânia

A visita, a convite do Presidente ucraniano, servirá para preparar uma reunião de uma comissão entre a Aliança Atlântica e Kiev (que não é membro), num momento em decorrem combates no leste do país.
Guerra Civil

Ucrânia: 14 mortos em combates no leste

O Estado-maior ucraniano tinha indicado que as suas tropas haviam sucumbido numa "emboscada" de separatistas, na localidade a cerca de 25 quilómetros do local da queda do avião da Malaysia Airlines.
Incêndios

7 aviões italianos em combate a incêndio na Líbia

O incêndio ocorre num momento de grande incerteza e de crescente instabilidade em Trípoli, que levou vários países a retirar cidadãos e parte ou a totalidade do pessoal diplomático.
Conflito na Síria

Tropas estão a atacar hospitais e clínicas

Ban Ki-moon disse que tanto as forças governamentais como as rebeldes estavam a atacar, de forma crescente, serviços vitais, como estações de tratamento de água e fios de transmissão de eletricidade
MH17

Presidente ucraniano ordena cessar-fogo

Os combates entre as forças governamentais e os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia intensificaram-se após a queda do MH17, apesar de entidades internacionais pedirem trégua para investigar.
MH17

Reunião de emergência da OSCE

Depois do acidente do avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia, o conselho permanente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa vai reunir-se em Viena.
Mundo

Quando é que uma guerra não basta?

78 anos depois do início da Guerra Civil, alguns dos consensos que tornaram possível a transição para a democracia estão a ser postos em causa pelos que contestam o regime constitucional espanhol.
Líbia

Líbia: Milícias lutam pelo controlo de aeroporto

Confrontos entre grupos armados foram registados junto ao aeroporto de Trípoli, e os voos foram suspensos, informou fonte aeroportuária.
Síria

6,6 milhões de crianças precisam de ajuda na Síria

Cerca de 6,6 milhões de crianças vítimas da guerra civil na Síria precisam de ajuda, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), receando que a falta de fundos obrigue a uma redução da ajuda.
Refugiados

500 mil refugiados regressaram a Angola

Mais de meio milhão de refugiados angolanos regressaram ao país desde o fim da guerra, em 2002, divulgou hoje o Executivo de Luanda, que está a preparar a viagem dos últimos cerca de 26 mil cidadãos na mesma situação.
Iraque

O que é que se está a passar no Iraque?

Passados 11 anos da segunda guerra do golfo, o Iraque encontra-se na iminência de uma guerra civil.
A página está a demorar muito tempo.