437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Guerra Civil

Guatemala

Julgados por violar 36 mulheres há 40 anos 

Durante a guerra civil, entre 1960 e 1996, as mulheres maias “eram violadas pelos militares e paramilitares depois do desaparecimento (forçado) dos seus maridos”.
Iémen

ONG do Iémen vence prémio atribuído pelo ACNUR

A organização Jeel Albena, fundada em 2017, é composta por 160 trabalhadores e 230 voluntários e auxilia habitantes do Iémen num conflito que já desalojou 4 milhões de pessoas.
África

Forças rebeldes na Etiópia aceitem cessar-fogo

As forças rebeldes da região de Tigray, na Etiópia, comunicaram que aceitam um "cessar-fogo de princípio", mas impõem uma lista de condições apertadas para o formalizarem.
Conversas à Quinta

A curta e trágica vida da II República espanhola

A 14 de Abril de 1931 Espanha voltou a ser uma República. O rei foi para o exílio mas o novo regime nunca se consolidaria, terminando numa sangrenta guerra civil. Como é que um povo se dividiu tanto?
Iémen

Iémen. 17.000 civis mortos em ataques sauditas 

Huthis avançam que a aliança árabe destruiu 50% das instalações de saúde do Iémen e matou 3821 crianças e 2892 mulheres. Acusam também a Arábia Saudita de bombardear e de impedir ajuda humanitária.
Myanmar

Myanmar: polícia mata a tiro dois manifestantes

Num dia em que os sindicatos cumprem uma greve geral contra a Junta Militar que tomou o poder na antiga Birmânia, dois manifestantes foram mortos a tiro pela polícia na cidade de Myitkina.
Somália

Somália: tiroteio após governo fechar ruas

Explosões e tiroteios ocorreram esta sexta-feira na capital da Somália, após tensões entre as forças do governo somali e apoiantes da oposição indignados com o adiamento das eleições presidenciais.
Crise humanitária

Iémen: a humanidade esquecida

Mais de 13 milhões de habitantes do Iémen encontram-se privados de água, comida e eletricidade. E cerca de 80% dos 29 milhões de habitantes do Iémen dependem de ajuda humanitária.
África

Exército etíope bombardeia capital do Tigray

O exército etíope bombardeou com artilharia pesada a cidade de Mekele, a capital regional de Tigray, onde o Governo iniciou uma guerra com a Frente Popular de Libertação do Tigray.
África do sul

África do Sul. Ex-Presidente fala de guerra civil

O ex-Presidente sul-africano Kgalema Motlanthe advertiu esta quinta-feira que o agravamento da situação económica e da violência racial na África do Sul pode precipitar o país para uma "guerra civil".
Espanha

Encontradas 5 mil fotos da Guerra Civil espanhola

Foi o neto de Antoni Campañà quem encontrou o material fotográfico na garagem da casa do avô, trinta anos depois da sua morte. Imagens ilustram "a vida quotidiana" entre 1935 e 1940.
Iémen

Iémen. Guerra matou pelo menos 100 mil pessoas

O projeto ACLED relata a morte de aproximadamente 20.000 pessoas desde janeiro, tornando 2019 o segundo ano que regista o maior número de mortes desde o início da guerra.
Conversas à Quinta

A guerra acabou há 80 anos, Espanha não a esqueceu

A Guerra Civil de Espanha acabou há 80 anos, mas há feridas e divisões que não desapareceram. E a memória de Franco nem é o maior dos problemas: o drama aparentemente irresolúvel é o dos nacionalismos
Conflito na Síria

2018 foi o ano com menos mortos na guerra da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos assegura que morreram quase 20 mil pessoas em 2018 -- o ano menos mortífero desde o início da guerra civil síria em 2011.
Espanha

Toledo: ponto crucial da Guerra Civil

A Guerra Civil espanhola (1936-1939) colocou frente a frente republicanos e nacionalistas. Toledo foi mais político do que militar. Foi o marco da reviravolta no poder. Ensaio de José Luís Andrade.
Espanha

Talibãs no Valle de los Caídos

Sem cair na propaganda, e independentemente dos números correctos, a última guerra civil de Espanha foi um conflito terrível e selvagem, com demasiados actos canalhas e com pouca misericórdia presente
UNITA

UNITA elogia regresso do corpo do general Ben Ben

O presidente da UNITA considerou que o regresso do corpo do general "Ben Ben" a Angola representa "mais um passo" na remoção dos obstáculos para a reconciliação nacional dos angolanos.
Angola

Angola recebe apoio britânico para desminagem

O governo britânico anunciou a concessão de mais 46 milhões de libras (51 milhões de euros) para a remoção de minas terrestres em nove países, incluindo Angola.
Ucrânia

Ucrânia. Líder separatista morto em explosão

"O dirigente da República Popular de Donetsk, Alexander Zakharchenko, morreu num ataque terrorista", anunciou a agência DAN, acrescentando que as "circunstâncias estão a ser averiguadas".
Conflito na Síria

Rebeldes chegam a acordo sobre a rendição na Síria

Os rebeldes no sul da Síria chegaram a um acordo com a Rússia, aliado de Damasco, para uma rendição negociada numa área sensível de fronteira com os montes Golã, na parte anexada por Israel.
Síria

EUA atacam dois alvos do exército sírio

As forças norte-americanas terão atacado dois alvos do exército sírio durante a madrugada desta quinta-feira. Esta é a terceira vez que os EUA atacam o regime de Bashar al-Assad.
Conflito na Síria

Acordo para evacuar reduto rebelde de Ghouta

Um "acordo final" apoiado pela Rússia para retirar os rebeldes sírios do grupo Jaich al-Islam, que controlam Douma, foi conseguido este domingo, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Putin encontrou-se com homólogo sírio

Os Presidentes da Rússia, Irão e Turquia vão reunir-se na quarta-feira em Sochi para abordar os mais recentes desenvolvimentos na Síria e região.
Síria

Japão pede 30 dias para investigar armas químicas

O Japão entregou no Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que pede uma extensão de 30 dias do mandato dos especialistas internacionais que investigam armas químicas na Síria.
Fome

Como está o menino faminto do Iémen um ano depois?

Em 2016, a história de Saleem chocou o mundo e alertou para o terror da guerra civil no Iémen e as suas consequências para a população. Agora, um ano depois, a BBC descobriu o menino.
Guerra na Ucrânia

Membro da missão da OSCE morto em explosão

A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa informou que um dos seus membros morreu na explosão de uma mina à passagem de uma patrulha no leste da Ucrânia.
Venezuela

Venezuela: População teme "uma guerra civil"

A conselheira das comunidades portuguesas na Venezuela Maria de Lurdes Traça considerou que a situação no país "é muito grave" e que a população teme mesmo "uma guerra civil".
Mundo

40 000 pessoas deixadas a morrer à fome no Sudão 

Pelo menos 40 000 pessoas estão a ser deixadas a morrer à fome nas zonas de guerra do Sudão do Sul, alerta relatório das Nações Unidas, num apelo às forças rivais para que deixem entrar ajuda.
Síria

Rebeldes retiram-se de Aleppo. Curdos avançam

Os rebeldes da província síria de Aleppo (norte) retiraram-se de três localidades ameaçadas pelos ataques russos, o que permitiu o avanço das forças curdas, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Crise dos Refugiados

Ilha de Guernsey recusa acolher refugiados

Território alega "islamofobia" para não receber refugiiados, disse o ministro-chefe Jonathan Le Tocq, de acordo com a estação britânica BBC.
Conflito na Síria

Vídeo mostra a destruição em Homs, dura e crua

Um repórter de imagem da Russia Works filmou a destruição na cidade síria pelo ar. E o que se vê é desolador. Mais: é devastador. Enquanto isso, a Europa não se entende quanto à crise dos migrantes.
Conflito na Síria

Início de negociações de paz na Síria esta sexta

A ONU afirmou que não houve um adiamento das negociações para a paz na Síria, que devem ter início esta sexta-feira, mas a oposição ao regime de Damasco já informou que não vai comparecer.
Síria

Centenas precisam de ser retirados de Madaya

O embaixador neozelandês na ONU, Gerard van Bohemen, diz que cerca de 400 civis têm de ser retirados "com urgência" da cidade de Madaya, na Síria. É necessária a autorização do governo.
Moçambique

Antigo hotel de luxo dá abrigo a 4.000 pessoas

É o que resta de um dos projetos hoteleiros de luxo em Moçambique. O Grande Hotel da Beira está em avançado estado de degradação e dá abrigo a 4.000 moradores.
Refugiados

Morreram mais 13 crianças no Mar Egeu

Esta manhã seis crianças perderam a vida quando tentavam chegar à Grécia. Na quarta, outras sete crianças morreram na travessia. O Inverno não tem travado o fluxo de migrantes que quer entrar na UE.
Rússia

UE prolonga sanções à Rússia por mais seis meses

A UE decidiu prolongar por mais seis meses as sanções económicas à Rússia, devido à implicação de Moscovo na crise no leste da Ucrânia, segundo fontes comunitárias.
Síria

Assad diz que ganha a guerra em menos de 1 ano

A guerra na Síria pode acabar em menos de um ano, mas os esforços para uma mudança de regime podem prolongá-la, disse ao fim de quinta-feira o Presidente sírio, Bashar al-Assad.
Guerra na Ucrânia

Conflito na Ucrânia atinge mais de 9000 mortos 

Mais de nove mil pessoas morreram desde o início do conflito no leste da Ucrânia, em abril de 2014, segundo um novo balanço publicado hoje pela Organização das Nações Unidas.
Reino Unido

Milhares na rua contra bombardeamentos à Síria

Milhares manifestaram-se em Londres contra plano britânico de bombardeamento do Estado Islâmico. No mesmo dia, o consulado português e outros edifícios foram evacuados por risco de bomba.
Diplomacia

EUA esperam Irão seja nas negociações

Os Estados Unidos esperam que o Irão seja convidado para as conversações multilaterais sobre a Síria que vão ter lugar em Viena esta semana, revelou o Departamento de Estado norte-americano.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.