Banhos gelados há muitos. Há uns que são mais criativos e divertidos do que outros. E depois há aquele que está a desafiar o propósito de todos os outros. O ator Matt Damon é o protagonista do banho gelado (Ice Bucket Challenge) que, em vez de conter a água potável habitual a escorrer pelo corpo, têm a água da sanita como objeto.

A escolha prende-se com a sensibilização da população para a escassez de água no mundo. O ator é co-fundador da Water.org, a organização sem fins lucrativos cujo objetivo é providenciar água potável e condições de saneamento para pessoas que vivem em África, na Ásia e na América Central.

No vídeo, Matt Damon explica, em nome da associação: “Nós queremos que chegue o dia em que toda a gente terá acesso a um copo de água limpa, e há cerca de 800 milhões de pessoas no mundo que não têm ainda.” O ator de 43 anos decidiu, então, aceitar o desafio feito pelos amigos e atores Ben Affleck e Jimmy Kimmel para alertar o mundo para o problema mundial. Embora admita que a sua mulher “achou a ideia nojenta”, Matt Damon desvaloriza. “A água das nossas sanitas, nas nações ocidentais, consegue ser mais limpa do que a água consumida em muitas comunidades carentes dos países em vias de desenvolvimento”, revela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR